Para construir esse motor o material mais indicado é cerâmico.
http://abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2 ... 1_1975.pdf
Esses motores cerâmicos estão em fase de desenvolvimento, porém alguns componentes como blocos do motor, válvulas e pistões já foram projetados e testados. Esses materiais também estão sendo testados em turbinas, com rotores e câmaras de combustão de cerâmica.
A cerâmica é o material cuja aplicação mais vai crescer nos próximos anos dentro da indústria automobilística. E os motores serão os maiores beneficiados. As peças internas feitas desse material vão precisar de menos lubrificação, durar mais e ser mais leves que as similares de ferro e alumínio. Por serem mais resistentes às altas temperaturas que as feitas de metal, são mais estáveis e não se deformam nem dilatam quando em condições críticas de uso. Além disso, o calor dissipa melhor nas peças cerâmicas que nas metálicas, o que é importante em componentes que sofrem atritos severos – como é o caso dos discos de freio.
Na lista de peças de cerâmica que já estão sendo testadas, além destes últimos estão ainda os anéis, válvulas, pistões, camisas (o revestimento interno dos cilindros, quando este pode ser removido), polias e até mesmo componentes grandes, como cabeçotes e blocos de motores.
Componentes cerâmicos apresentam uma combinação atrativa de propriedades vantajosas como baixa densidade, boa temperatura e resistência à corrosão. Portanto, ele tem um alto potencial para aplicação em motores a combustão. Válvulas feita de nitreto de silício são os principais interesses. Uma simples substituição de válvulas metálica é planejada como primeiro passo. As válvulas cerâmicas prometem economia de combustível e redução de emissão de poluentes. Para um maior uso de tais válvulas, sua produção em massa e seu controle de qualidade tem que ser bastante eficientes a fim de assegurar a confiabilidade do produto, o que, em se tratando de material cerâmico, envolve um custo elevado.
Há também um grande esforço sendo feito, na fabricação de compósitos metal-cerâmicos (metal-matrix composites, MMC), usando precursores cerâmicos. Aqui, o principal problema é a dificuldade de dar forma a cerâmicas (cristalinas) em temperaturas suficientemente baixas para não ocorrer dano ao metal. Outro problema (no caso dos precursores do carbeto de silício) é a formação de carbetos metálicos, durante a formação do compósito.
Zircônia / parcialmente e / totalmente estabilizada:
Dureza Vickers HV10 (GPa) / 1,4 / 1,5
Resistência à Flexão (MPa) / 1200 / 350
Resistência à Compressão (GPa) / 2 / 2
Temperatura de Utilização (ºC) / 1400 / size=150]
2600[/size]
Fabricante de peças
http://www.jomon.com.br/index.php?optio ... 0&Itemid=3
Preço para importar da china R$220,00 ou U$100 a tonelada.