o novo cmt-380 da capstone turbine corporation excede os limites dos carros híbridos de alta performance.
além do sistema elétrico, o carro também está equipado com um motor a jato muito eficiente e silencioso, que lhe permitirá atingir velocidades superiores a 300 km/h e uma aceleração de 0 a100 km/h em 3,9 segundos. a sua autonomia é de quase 1000 km com apenas um tanque de combustível.
a micro-turbina de 30 kw funciona a diesel, ou biodiesel, e é tão eficiente que as emissões não necessitam de qualquer tratamento para cumprir com os requisitos ambientais da califórnia. o sistema elétrico utiliza baterias de polímeros de lítio, que podem ser recarregadas com a tensão da rede elétrica. o carro pode funcionar apenas com a energia das baterias, sem qualquer tipo de emissões, durante mais de 100 km. quando as baterias atingem um valor muito baixo, a micro-turbina entra em funcionamento automaticamente e as recarrega, conseguindo-se assim uma autonomia superior a 1000 km. esta turbina alimentada a diesel requer menos manutenção que um automóvel convencional e é muito menos poluente. ela está acoplada a um gerador elétrico suportado por rolamentos a ar, o que elimina os líquidos para lubrificar ou arrefecer o sistema.
mais informações
capstone turbine corp.
Carro híbrido com microturbina e autonomia de 1000 km
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Carro híbrido com microturbina e autonomia de 1000 km
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Carro híbrido com microturbina e autonomia de 1000 km
e com umas fotos?http://veiculoeletrico.org/2009/12/caps ... -supercar/
ler mais em
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
É bem legal esse conceito de micro turbina conectada a um gerador elétrico para recarregar a bateria e mover o carro de motor elétrico.
Tem varias pesquisas envolvendo caminhões e ônibus com o mesmo principio.(Porque nunca foi implantado se a ideia é antiga???)
Eu tenho duvidas sobre a eficiência.
Micro turbina +- 90% de eficiência
Gerador elétrico +- 90%
Bateria +- 90%
Motor elétrico +- 90%
-------------------
Logo micro turbina + gerador elétrico + motor elétrico=perda de 27%
Rendimento=1*0,9*0,9*0,9=72,9% de rendimento e perda de 27%
-------------------
Se usar a energia da bateria
Micro turbina + gerador elétrico + bateria + motor elétrico=perda de 35%
Rendimento=1*0,9*0,9*0,9*0,9=65,61% de rendimento e perda de 35%
Concluo que turbina é bem melhor que o motor diesel ou gasolina atual nos híbridos em produção atualmente.
Mas a eficiência para converter em movimento é inferior a um motor que eu proponho conforme o tópico.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=75&t=17172
A eficiência é maior porque a conversão em movimento é direta, pode armazenar energia do freio e pode trabalhar em baixa rotação.
Um pouco de historia:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... flite.html
Tem varias pesquisas envolvendo caminhões e ônibus com o mesmo principio.(Porque nunca foi implantado se a ideia é antiga???)
Eu tenho duvidas sobre a eficiência.
Micro turbina +- 90% de eficiência
Gerador elétrico +- 90%
Bateria +- 90%
Motor elétrico +- 90%
-------------------
Logo micro turbina + gerador elétrico + motor elétrico=perda de 27%
Rendimento=1*0,9*0,9*0,9=72,9% de rendimento e perda de 27%
-------------------
Se usar a energia da bateria
Micro turbina + gerador elétrico + bateria + motor elétrico=perda de 35%
Rendimento=1*0,9*0,9*0,9*0,9=65,61% de rendimento e perda de 35%
Concluo que turbina é bem melhor que o motor diesel ou gasolina atual nos híbridos em produção atualmente.
Mas a eficiência para converter em movimento é inferior a um motor que eu proponho conforme o tópico.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=75&t=17172
A eficiência é maior porque a conversão em movimento é direta, pode armazenar energia do freio e pode trabalhar em baixa rotação.
Um pouco de historia:
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... flite.html
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Pois é Romão, apesar dos calculos estarem bem feitos não acredito que na realidade o rendimento efectivo de alguns componentes rondem os 90% como afirmas, sem contar com a flutuação do rendimento consoante factores como quilometros percorridos, temperatura e desgaste vão se fazendo sentir....
Todavia... existe uma ideia que utiliza uma eletronica inteligente para alimentar directamente o motor electrico do gerador fazendo um bypass às baterias que poderia trazer uma vantagem no aspecto de evitar a "perda do intermediário"... é só uma ideia...
Todavia... existe uma ideia que utiliza uma eletronica inteligente para alimentar directamente o motor electrico do gerador fazendo um bypass às baterias que poderia trazer uma vantagem no aspecto de evitar a "perda do intermediário"... é só uma ideia...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
No catalogo http://www.capstoneturbine.com/_docs/Pr ... ISH_LR.pdf
Mostra eficiência elétrica de apenas “26%” para o modelo c30 que gera 30KW de energia
Não menciona consumo de combustível nem eficiência da micro turbina.
Informação que não ajuda no site
“Enquanto o custo de capital inicial(preço do onibus pronto) de um híbrido Capstone sem energia é um pouco maior do que um motor e gerador convencional, os custos do serviço(manutenção) são 70% mais baixos. Eficiência do combustível em um veículo híbrido Capstone energizado é 40-80% maior do que os veículos convencionais”.
Eu quero saber ele rodando apenas com combustível e sem bateria carregada para saber a real eficiência na conversão de combustível em movimento, “bateria carregada para apresentar bom resultados é trapaça e todo mundo fica fazendo isso quando apresenta 1000km por litro” ou pelo menos rodar uns 2000km sem recarregar a bateria na tomada para media correta consumo.
http://www.capstoneturbine.com/prodsol/ ... ns/hev.asp
Tem esse estudo por modelagem matemática, que afirma que mesmo em varias configurações e ate mesmo uma bem vantajosa para os movido à turbina com CVT, mas os resultados sempre são negativos a apresenta maior consumo que os motores a explosão.
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... rtacao.pdf
Mas eu acho que esse estudo precisa ser melhor analisado.
Mostra eficiência elétrica de apenas “26%” para o modelo c30 que gera 30KW de energia
Não menciona consumo de combustível nem eficiência da micro turbina.
Informação que não ajuda no site
“Enquanto o custo de capital inicial(preço do onibus pronto) de um híbrido Capstone sem energia é um pouco maior do que um motor e gerador convencional, os custos do serviço(manutenção) são 70% mais baixos. Eficiência do combustível em um veículo híbrido Capstone energizado é 40-80% maior do que os veículos convencionais”.
Eu quero saber ele rodando apenas com combustível e sem bateria carregada para saber a real eficiência na conversão de combustível em movimento, “bateria carregada para apresentar bom resultados é trapaça e todo mundo fica fazendo isso quando apresenta 1000km por litro” ou pelo menos rodar uns 2000km sem recarregar a bateria na tomada para media correta consumo.
http://www.capstoneturbine.com/prodsol/ ... ns/hev.asp
Tem esse estudo por modelagem matemática, que afirma que mesmo em varias configurações e ate mesmo uma bem vantajosa para os movido à turbina com CVT, mas os resultados sempre são negativos a apresenta maior consumo que os motores a explosão.
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... rtacao.pdf
Mas eu acho que esse estudo precisa ser melhor analisado.
-
- Membro
- Registado: quinta out 17, 2013 4:48 pm
Olá!
Como já vi turbinas da Capstone em funcionamento, vou comentar este tópico, uma vez que já tinha conhecimento que o carro havia sido lançado como protótipo.
Esse carro projetado pela Capstone tem como base a utilização de turbinas a gás (natural, GPL, biógas, etc.) para produção de energia.
A turbina tem um rendimento de 26-28%, ou seja, para 100Nm3/h de gás produz 26-28kWh (dependendo das caracterirticas do gás).
As grandes duvidas que tenho sobre esta solução prende-se com o facto de as chumaceiras serem de "AR", sim o ar que respiramos, e com uma velocidade de rotação da turbina que pode atingir os 92.000 rpm.
Imaginemos que estavamos a andar numa estrada em paralelo, como será que funciona uma turbina àquela rotação???
Não me parece que seja muito saudável.
Mas não deixa de ser uma ideia interessante, apesar de necessitarmos de gás...
Os valores carecem de confirmação, mas não estão muito longe das carateristicas oficiais dos modelos da Capstone.
Como já vi turbinas da Capstone em funcionamento, vou comentar este tópico, uma vez que já tinha conhecimento que o carro havia sido lançado como protótipo.
Esse carro projetado pela Capstone tem como base a utilização de turbinas a gás (natural, GPL, biógas, etc.) para produção de energia.
A turbina tem um rendimento de 26-28%, ou seja, para 100Nm3/h de gás produz 26-28kWh (dependendo das caracterirticas do gás).
As grandes duvidas que tenho sobre esta solução prende-se com o facto de as chumaceiras serem de "AR", sim o ar que respiramos, e com uma velocidade de rotação da turbina que pode atingir os 92.000 rpm.
Imaginemos que estavamos a andar numa estrada em paralelo, como será que funciona uma turbina àquela rotação???
Não me parece que seja muito saudável.
Mas não deixa de ser uma ideia interessante, apesar de necessitarmos de gás...
Os valores carecem de confirmação, mas não estão muito longe das carateristicas oficiais dos modelos da Capstone.