SW COBRA em Évora
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Re: SW COBRA em Évora
escuta Jorge, quanto à ultima foto que coloquei, é aquele o shunt que queres, certo ?
é que enquanto refaço o esquema, gostava de avançar na resolução do problema e o teste que sugeriste parece-me crucial
é que enquanto refaço o esquema, gostava de avançar na resolução do problema e o teste que sugeriste parece-me crucial
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Re: SW COBRA em Évora
Sim é esse mesmo! Podes verificar que estão ao mesmo potencial (com o voltímetro dará zero volts).
Um desses fios vem do negativo do pack e o outro irá para o controlador (onde está marcado B -).
Um desses fios vem do negativo do pack e o outro irá para o controlador (onde está marcado B -).
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Re: SW COBRA em Évora
shunt feito !
como queremos sobretudo testar o bms em andamento, e manter a sua capacidade de proteger as baterias durante a carga, lembrei-me de fazer o bypass com um disjuntor
assim, posso activar o bypass para circular, e desactiva-lo para carregar as baterias
amanha vai a testes !
como queremos sobretudo testar o bms em andamento, e manter a sua capacidade de proteger as baterias durante a carga, lembrei-me de fazer o bypass com um disjuntor
assim, posso activar o bypass para circular, e desactiva-lo para carregar as baterias
amanha vai a testes !
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Re: SW COBRA em Évora
sim, também me ocorreu, mas são deslocações de 3 km, espero que nao aqueça de maisvisitante2 Escreveu:Esse fio é capaz de aquecer um bocadinho
hoje tenho circulado com o BMS off (shunt activo) e já tive as tais quebras de potencia no arranque, pelo que parece que ainda não demos com a causa desta avaria intermitente
hoje devo fazer ai uns 10 km, tinha as baterias completamente carregadas quando comecei
logo vou medir voltagens, para ver se alguma das baterias está desproporcionalmente mais "vazia" que as restantes
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Re: SW COBRA em Évora
bom, ....
nao tive tempo de medir voltagens logo que parei
passado duas horas é que medi
estao todas as baterias a 3.38
nao tive tempo de medir voltagens logo que parei
passado duas horas é que medi
estao todas as baterias a 3.38
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Re: SW COBRA em Évora
bom, este fim de semana, estive a "bricolar"
passei fios entre cada bateria e uma régua de ligação, para facilitar as leituras de voltagens
(tive de desmanchar bastante as carenagens, mas depois tudo se montou, sem sobrarem peças nem partir nada, vá lá)
seguem umas fotos do serviço pormenor das reguas no link abaixo referido estão as imagens maiores, para que tiver curiosidade
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
acho que escolhi fio com calibre demasiado forte, tornam-se mais dificeis de manejar/enrolar, e não acertei bem nos tamanhos, mas isso corrige-se com tempo e trabalho
quanto ao problema em sim, tudo igual, acho que preciso de apoio profissional
torna-se perigoso circular assim, posso entrar numa situação dificil, na qual preciso que a mota ande, e ela recusar-se a andar a mais de 1 km/hora, e ainda causo um acidente
porque a situação ocorre quer com baterias cheias quer vazias, e com shunt no bms, penso nao tratar-se de nada relacionado com as baterias
outra forma de descrever-vos o problema poderia ser dizer-vos que o motor, quando lhe dá na telha, depois de ir a rotação zero, "fica preso"
partindo de acelerador zero, ao dar acelerador, ele (o motor) começa com um zumbido de fraca intensidade (velocidade de deslocamento equivalente ao caracol, mas existe, o motor puxa), e mantendo o punho enrolado o ruido vai intensificando (velocidade aumenta muito lentamente), intensificando, até que, de repente, volta ao normal e a mota quase pula para a frente
cumprimentos a todos
passei fios entre cada bateria e uma régua de ligação, para facilitar as leituras de voltagens
(tive de desmanchar bastante as carenagens, mas depois tudo se montou, sem sobrarem peças nem partir nada, vá lá)
seguem umas fotos do serviço pormenor das reguas no link abaixo referido estão as imagens maiores, para que tiver curiosidade
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
acho que escolhi fio com calibre demasiado forte, tornam-se mais dificeis de manejar/enrolar, e não acertei bem nos tamanhos, mas isso corrige-se com tempo e trabalho
quanto ao problema em sim, tudo igual, acho que preciso de apoio profissional
torna-se perigoso circular assim, posso entrar numa situação dificil, na qual preciso que a mota ande, e ela recusar-se a andar a mais de 1 km/hora, e ainda causo um acidente
porque a situação ocorre quer com baterias cheias quer vazias, e com shunt no bms, penso nao tratar-se de nada relacionado com as baterias
outra forma de descrever-vos o problema poderia ser dizer-vos que o motor, quando lhe dá na telha, depois de ir a rotação zero, "fica preso"
partindo de acelerador zero, ao dar acelerador, ele (o motor) começa com um zumbido de fraca intensidade (velocidade de deslocamento equivalente ao caracol, mas existe, o motor puxa), e mantendo o punho enrolado o ruido vai intensificando (velocidade aumenta muito lentamente), intensificando, até que, de repente, volta ao normal e a mota quase pula para a frente
cumprimentos a todos
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Re: SW COBRA em Évora
esqueci-me de acrescentar uma coisa
- quem pode dar assistência em Évora ?? estou aberto a propostas
(não estou a pedir trabalho gratuito, atenção, é um serviço como qualquer outro, apliquem-se os custos normais do material e do trabalho, claro)
infelizmente nao tenho reboque nem engate no carro, mas posso pensar em alugar uma carrinha para deslocar a mota para fora do seu raio de alcance
aqui em évora, não conheço ninguem capaz de lidar com esta tecnologia
ps: espero que isto não vá contra as regras do forum, julgo que não, mas se assim for , por favor chamem-me à atenção
- quem pode dar assistência em Évora ?? estou aberto a propostas
(não estou a pedir trabalho gratuito, atenção, é um serviço como qualquer outro, apliquem-se os custos normais do material e do trabalho, claro)
infelizmente nao tenho reboque nem engate no carro, mas posso pensar em alugar uma carrinha para deslocar a mota para fora do seu raio de alcance
aqui em évora, não conheço ninguem capaz de lidar com esta tecnologia
ps: espero que isto não vá contra as regras do forum, julgo que não, mas se assim for , por favor chamem-me à atenção
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Re: SW COBRA em Évora
Em Évora, não conheço ninguém a dar assistência... Quanto muito, conheço quem tenha carrinha que te possa alugar para transportares a mota, mas isso também conheces.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: SW COBRA em Évora
Já experimentaste desligar os contactos da regenerativa nas manetes de travão?
Isso pode estar a acontecer pelo accionamento da regeneração... por vezes até um mau contacto na lampada dos STOPs pode ser motivo.
Isso pode estar a acontecer pelo accionamento da regeneração... por vezes até um mau contacto na lampada dos STOPs pode ser motivo.
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Re: SW COBRA em Évora
Obrigado Volt, até a malta da Motodiana me poderia ajudar, são muito prestáveis como sabes, gracias pela dica, vamos ver.Volt Escreveu:Em Évora, não conheço ninguém a dar assistência... Quanto muito, conheço quem tenha carrinha que te possa alugar para transportares a mota, mas isso também conheces..
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
não, confesso que já me lembrei de ser algo com a regenerativa, mas nao me lembrei de desligar os contactosJorge Rocha Escreveu:Já experimentaste desligar os contactos da regenerativa nas manetes de travão?
Isso pode estar a acontecer pelo accionamento da regeneração... por vezes até um mau contacto na lampada dos STOPs pode ser motivo.

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Re: SW COBRA em Évora
Por acaso não tens leds nos stops?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
não, postos por mim, ou mandados por por mim, nao haNunio Escreveu:Por acaso não tens leds nos stops?
a mota está como me foi vendida pela SW, e acho que não há leds no conjunto original
para que nao haja dúvidas, fui confirmar
segue a foto
a lampada estava bem presa, sem problema aparente de mau contacto ou folga
(para a colocar de volta é que tive de empurrar um bocadito para a poder rodar e algo se soltou, o encaixe onde ela se fixa ficou solto, agora ficou a abanicar o conjunto, (lampada+casquilho)....... material fracote...

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Re: SW COBRA em Évora
Olá a todos
antes de mais, desculpem a longa pausa, mas entre os afazeres e outros interesses, este ficou em pausa.
Este forum foi muito importante para mim, ao logo destes anos, sobretudo ao inicio, quer na "entrada no assunto" e na tomada de decisão da compra da mota eléctrica, quer com as minhas dúvidas iniciais e com os problemas que me foram surgindo.
Não quero portanto deixar de agradecer, e uma forma de o fazer é dar este testemunho, mas quero também dar uma pequena contribuição, neste caso, com a solução que encontrei para o problema da dureza da suspensão.
Como já passaram cerca de 5 anos desde a última intervenção, vamos rapidamente por a matéria em dia.
1. quanto ao assunto do problema de "energia" que tive com a mota, não era das baterias, nem de maus contactos, era do BMS de origem.
Recorri a ajuda profissional, e graças ao excelente apoio da FuelFreeMotos, e a um novo BMS, o assunto ficou resolvido, até hoje.
2. Entretanto, em 2015, já tive um problema adicional, um dos depósitos de óleo de travão estragou-se (o vidro de inspeção partiu). E foi a saga previsível para arranjar um para substituir, porque não é um "standard" habitual e as lojas de peças não têm. Mas lá consegui e ficou resolvido.
Nas andanças de monta/desmonta os plásticos vão-se estragando, e lá fui tendo que fazer reparações, com fibra de vidro, já que não consigo comprar substitutos para as peças que se vão estragando.
Bem sei que não está bonito, mas peço a vossa indulgência, foi a minha primeira reparação com fibra. Entretanto já tive de fazer mais algumas reparações do mesmo tipo, porque os plásticos se vão mostrando quebradiços, até mesmo com as vibrações normais de circulação ..... paciência.
3. Mas o assunto mais importante que quero partilhar convosco tem a ver com os amortecedores.
Como sabem, estas motas chinesas (jonway e similares), pelo menos as da geração da minha, são muito duras de suspensão. O assunto foi abordado neste forum varias vezes, por vários membros. Nunca cheguei a perceber claramente se alguem tinha conseguido comprar uns amortecedores melhores, penso que não, porque não se encontravam com as dimensoes e forma adequada.
Em 2017, decidi fazer novo esforço e tirei um dos amortecedores traseiros da mota e andei por empresas "da especialidade" aqui na zona sul do país, a tentar arranjar uns para trocar, ou para "personalizar" aqueles, e fazê-los mais macios. Sem sucesso.
Depois mandei-o para o Porto, zona onde a oferta é muito maior, para o meu irmão, e pedi para perguntarem nalgumas casas se conseguiam arranjar amortecedores de marca, decentes, para substituir aqueles originais. Não se arranjava nada, ou por causa do tamanho, ou por causa de ter olhal numa ponta e forqueta noutra (pelos vistos o habitual agora é olhal nas duas pontas). Mesmo no Jorge Amortecedores também não me encontraram solução, a não ser fazer um par à medida, o que ficava "carote".
Acabei por me decidir a fazer uma experiência. Comprei um par de amortecedores vulgares, com olhal nas duas pontas , de dimensão similar aos originais. Não investi muito nos amortecedores, porque não sabia como ia correr a coisa.
Depois foi-se a um serralheiro, sempre com um dos originais ao lado, e mandou-se cortar o olhal inferior, e fez-se uma forqueta de chapa, que se soldou no local.
O resultado foi muito satisfatório, como se pode ver na imagem seguinte.
(cortou-se um pouco abaixo do depósito do óleo, para não estragar o óleo por excesso de calor, ao fazer a soldadura da nova forqueta)
Temos na imagem um dos amortecedores originais, e o par modificado.
O custo foi cerca de 52 euros (20 euros de serralheiro e 32 dos par de amortecedores)
Tenho usado essa solução até hoje, e estou satisfeito. Melhorei a macieza da circulação.
Para a próxima tentativa, agora que sei que resulta, já posso tentar uns amortecedores bons, eventualmente a gas, que sejam reguláveis.
Espero que com este exemplo, já outros membros se pensem em aventurar-se em solução similar.
Já agora, a motita está com quase 10 mil km, mas ainda não lá chegou.
Cumprimentos a todos
antes de mais, desculpem a longa pausa, mas entre os afazeres e outros interesses, este ficou em pausa.
Este forum foi muito importante para mim, ao logo destes anos, sobretudo ao inicio, quer na "entrada no assunto" e na tomada de decisão da compra da mota eléctrica, quer com as minhas dúvidas iniciais e com os problemas que me foram surgindo.
Não quero portanto deixar de agradecer, e uma forma de o fazer é dar este testemunho, mas quero também dar uma pequena contribuição, neste caso, com a solução que encontrei para o problema da dureza da suspensão.
Como já passaram cerca de 5 anos desde a última intervenção, vamos rapidamente por a matéria em dia.
1. quanto ao assunto do problema de "energia" que tive com a mota, não era das baterias, nem de maus contactos, era do BMS de origem.
Recorri a ajuda profissional, e graças ao excelente apoio da FuelFreeMotos, e a um novo BMS, o assunto ficou resolvido, até hoje.
2. Entretanto, em 2015, já tive um problema adicional, um dos depósitos de óleo de travão estragou-se (o vidro de inspeção partiu). E foi a saga previsível para arranjar um para substituir, porque não é um "standard" habitual e as lojas de peças não têm. Mas lá consegui e ficou resolvido.
Nas andanças de monta/desmonta os plásticos vão-se estragando, e lá fui tendo que fazer reparações, com fibra de vidro, já que não consigo comprar substitutos para as peças que se vão estragando.
Bem sei que não está bonito, mas peço a vossa indulgência, foi a minha primeira reparação com fibra. Entretanto já tive de fazer mais algumas reparações do mesmo tipo, porque os plásticos se vão mostrando quebradiços, até mesmo com as vibrações normais de circulação ..... paciência.
3. Mas o assunto mais importante que quero partilhar convosco tem a ver com os amortecedores.
Como sabem, estas motas chinesas (jonway e similares), pelo menos as da geração da minha, são muito duras de suspensão. O assunto foi abordado neste forum varias vezes, por vários membros. Nunca cheguei a perceber claramente se alguem tinha conseguido comprar uns amortecedores melhores, penso que não, porque não se encontravam com as dimensoes e forma adequada.
Em 2017, decidi fazer novo esforço e tirei um dos amortecedores traseiros da mota e andei por empresas "da especialidade" aqui na zona sul do país, a tentar arranjar uns para trocar, ou para "personalizar" aqueles, e fazê-los mais macios. Sem sucesso.
Depois mandei-o para o Porto, zona onde a oferta é muito maior, para o meu irmão, e pedi para perguntarem nalgumas casas se conseguiam arranjar amortecedores de marca, decentes, para substituir aqueles originais. Não se arranjava nada, ou por causa do tamanho, ou por causa de ter olhal numa ponta e forqueta noutra (pelos vistos o habitual agora é olhal nas duas pontas). Mesmo no Jorge Amortecedores também não me encontraram solução, a não ser fazer um par à medida, o que ficava "carote".
Acabei por me decidir a fazer uma experiência. Comprei um par de amortecedores vulgares, com olhal nas duas pontas , de dimensão similar aos originais. Não investi muito nos amortecedores, porque não sabia como ia correr a coisa.
Depois foi-se a um serralheiro, sempre com um dos originais ao lado, e mandou-se cortar o olhal inferior, e fez-se uma forqueta de chapa, que se soldou no local.
O resultado foi muito satisfatório, como se pode ver na imagem seguinte.
(cortou-se um pouco abaixo do depósito do óleo, para não estragar o óleo por excesso de calor, ao fazer a soldadura da nova forqueta)
Temos na imagem um dos amortecedores originais, e o par modificado.
O custo foi cerca de 52 euros (20 euros de serralheiro e 32 dos par de amortecedores)
Tenho usado essa solução até hoje, e estou satisfeito. Melhorei a macieza da circulação.
Para a próxima tentativa, agora que sei que resulta, já posso tentar uns amortecedores bons, eventualmente a gas, que sejam reguláveis.
Espero que com este exemplo, já outros membros se pensem em aventurar-se em solução similar.
Já agora, a motita está com quase 10 mil km, mas ainda não lá chegou.
Cumprimentos a todos
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Re: SW COBRA em Évora
Muito bem, bons olhos te vejam...
Parabéns pelos kms e pela partilha!
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: SW COBRA em Évora
elaaaaaaa muito fixe essa alteração aos amortecedores
é assim mesmo desistir nunca!!! ha que inventar 


Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
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Re: SW COBRA em Évora
Alo a todos, pessoal
estou meio desmorecido, porque a minha mota está queixosa
deixei de a usar porque o comportamento das baterias já não é o adequado
ela tem de origem (2010) 16 "baterias" de 3,3v 40Ah, Winston LFP040AHA cell
sao destas ( https://files.gwl.eu/inc/_doc/attach/St ... asheet.pdf )
medindo voltagens :
estive a medir as voltagens, e duas delas estao com 0,15 e 0,18 v
outra está com 2,58V
e as outras estão todas com cerca de 2,9V
não a carrego há umas semanas valentes
portanto julgo que há ali tres celulas a precisar de serem trocadas, e as restantes pode ser que se aguentem mais uns tempos
alguem me pode recomendar onde encomendar destas celulas ? iguais ou similares
julgo que a sua troca será relativamente fácil, com os cuidados normais
outras sugestões ?
obrigado a todos e boas passeatas
(PS: estas são um nadinha mais finas e mais altas, mas acham que servem para trocar aquelas 3 mais desgastadas ?? https://www.nkon.nl/pt/rechargeable/lif ... fepo4.html ) (estou sobretudo preocupado com a altura....)
ps2: alguem converteu um pack destes noutra solução ?? e tem algumas células destas ainda em boas condições que queira vender ?? fará sentido isto ?
estou meio desmorecido, porque a minha mota está queixosa

deixei de a usar porque o comportamento das baterias já não é o adequado
ela tem de origem (2010) 16 "baterias" de 3,3v 40Ah, Winston LFP040AHA cell
sao destas ( https://files.gwl.eu/inc/_doc/attach/St ... asheet.pdf )
medindo voltagens :
estive a medir as voltagens, e duas delas estao com 0,15 e 0,18 v
outra está com 2,58V
e as outras estão todas com cerca de 2,9V
não a carrego há umas semanas valentes
portanto julgo que há ali tres celulas a precisar de serem trocadas, e as restantes pode ser que se aguentem mais uns tempos
alguem me pode recomendar onde encomendar destas celulas ? iguais ou similares
julgo que a sua troca será relativamente fácil, com os cuidados normais
outras sugestões ?
obrigado a todos e boas passeatas
(PS: estas são um nadinha mais finas e mais altas, mas acham que servem para trocar aquelas 3 mais desgastadas ?? https://www.nkon.nl/pt/rechargeable/lif ... fepo4.html ) (estou sobretudo preocupado com a altura....)
ps2: alguem converteu um pack destes noutra solução ?? e tem algumas células destas ainda em boas condições que queira vender ?? fará sentido isto ?
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Re: SW COBRA em Évora
Se a mota está em boas condições. É melhor fazer um pack novo com céulas novas.
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: SW COBRA em Évora
obrigado pela sugestão
A mota boa está, como sempre esteve, nunca dormiu na rua, sempre na garagem, estimada
não caiu, não bateu, nem tem problemas relevantes
ainda não chegou aos 12 mil km
apenas problemas pequenos, normais, um deposito de óleo de travões aqui, um punho com mola partida ali, coisas simples, que fui resolvendo
a qestão do pack novo, é que apenas encontro baterias novas iguais a estas a um preço elevado
tão elevado que me faz considerar comprar uma bicicleta electrica e ainda poupo bastante dinheiro, não é a mesma coisa, mas para ir trabalhar (<3km) serve bem
daí a minha pergunta sobre sugestões sobre onde comprar células