Mapa ventos dominantes de Portugal
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 02, 2007 8:52 pm
Mapa ventos dominantes de Portugal
olá.
onde posso encontrar um mapa de ventos dominantes em portugal, actualizado?
onde posso encontrar um mapa de ventos dominantes em portugal, actualizado?
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Staff Member
- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
-
- Staff Member
- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 02, 2007 8:52 pm
Obrigada
obrigada a ambos pelas dicas, ford fiesta for ever!!! e jossef .
de facto os comuns atlas que ilustram agumas variáveis climatológicas ou outras, que normalmente aparecem referidos estão editados desde 1971 ou até 60. vou "bater a algumas portas" institucionais/investigação para ver se consigo alguma coisa mais actual. tem de haver alguém a trabalhar ou que já trabalhou nisso cá em portugal!
obrigada
de facto os comuns atlas que ilustram agumas variáveis climatológicas ou outras, que normalmente aparecem referidos estão editados desde 1971 ou até 60. vou "bater a algumas portas" institucionais/investigação para ver se consigo alguma coisa mais actual. tem de haver alguém a trabalhar ou que já trabalhou nisso cá em portugal!
obrigada
-
- Novo membro
- Registado: segunda out 23, 2006 4:40 pm
Ajuda
olá albinoc não é muito mas penso que esta http://enggeografica.fc.ul.pt/documento ... simoes.pdf tese de mestrado te vai ser de ajuda... pelo menos assim espero.... [/img][/url]
-
- Membro
- Registado: quarta nov 15, 2006 11:32 pm
boas,
desde o sec xvii que se tem estudos estatisticos das direccoes predominante dos ventos no mundo inteiro, pelo que , se desenham rotas eolicas.........
noa é por acaso que vasco da gama partiu para a india a 9 de julho 1497 ( julho é regime de nortada), navegar sempre à popa para africa........
ja agora hoje faz anos........ a 20 de maio de 1498 chegamos a calecute!
dia da marinha- viva a marinha, e vivam os ventos........
ja agora:
em portugal continental temos nortada no verao e sw no inverno , regra geral.........
podemos ter leste no inverno (nem bom vento nem bom casamento).......
geralmente o gento roda com o sol e é mnuito influenciavel pelas mares (no preia-mar e baixa-mar é usual crescer ou cair o vento.........
junto à costa sei bem como é, no interior nao posso mandar palpites.....
mais uma coisa....... quando à passagens de frentes o vento ronda (gira) .
o efeito de curiolis (rotacao da terra) é fundamental para perceber a rotacao dos ventos e movimentos das altas e baixas depressoes e ipso facto dos ventos.......
é por isso que as altas e baixas no hemisferios tem rotacoes inversas/contrarias .... nada é por acaso
desde o sec xvii que se tem estudos estatisticos das direccoes predominante dos ventos no mundo inteiro, pelo que , se desenham rotas eolicas.........
noa é por acaso que vasco da gama partiu para a india a 9 de julho 1497 ( julho é regime de nortada), navegar sempre à popa para africa........
ja agora hoje faz anos........ a 20 de maio de 1498 chegamos a calecute!
dia da marinha- viva a marinha, e vivam os ventos........
ja agora:
em portugal continental temos nortada no verao e sw no inverno , regra geral.........
podemos ter leste no inverno (nem bom vento nem bom casamento).......
geralmente o gento roda com o sol e é mnuito influenciavel pelas mares (no preia-mar e baixa-mar é usual crescer ou cair o vento.........
junto à costa sei bem como é, no interior nao posso mandar palpites.....
mais uma coisa....... quando à passagens de frentes o vento ronda (gira) .
o efeito de curiolis (rotacao da terra) é fundamental para perceber a rotacao dos ventos e movimentos das altas e baixas depressoes e ipso facto dos ventos.......
é por isso que as altas e baixas no hemisferios tem rotacoes inversas/contrarias .... nada é por acaso
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm
-
- Novo membro
- Registado: sábado jul 21, 2007 9:17 pm
boas tambem já andei á procura disso, o melhor site k arranjei foi o www.windfinder.com tens lá as médias de vento de alguns lugares em portugal.
fica bem
fica bem