Depois de um amigo meu me ter posto o bichinho desta coisa dos paineis solares, comecei a investigar e descobri o vosso fórum.
Pelo que vi tem muita informação relevante, portanto deste já os meus parabéns e obrigado pela vosso empenho!
O meu 1º passo foi definir o objectivo da minha instalação.
Basicamente quero cobrir o meu consumo "normal" durante o dia. Medindo os aparelhos que normalmente tenho ligados em casa e fazendo as contas pela factura da electricidade, tenho entre 100 a 150W/H em média durante o dia. Com esta medida conseguiria ser mais amigo do ambiente e poupar uns 5/10 euritos por mês na minha factura da EDP.
Encontrei este sistema (250W), cujo preço (450€) e qualidade do material me parecem bem:
http://www.custojusto.pt/Lisboa/Equipam ... tm?xtcr=31&
É bom material e bom preço?
Como isto tem 250 Watts de pico, se tudo correr bem, num bom dia de sol devo consigo cobrir os 150W, o que cumpre o meu objectivo.
Agora tenho uma série de dúvidas, que gostava de esclarecer.
O diagrama do sistema que pretendo montar é o seguinte:

O painel será montado na cobertura do prédio (4º andar), ao lado do de aquecimento de água

Eu moro no 3º e tenho uma arrecadação lá em cima, bem como um terraço. A arrecadação tem ligação ao meu quadro, tenho uma ficha prontinha para ligar o inversor.
1. É legal montar um sistema destes?
2. Nesta arquitectura, como tenho a garantia que os equipamentos dentro do meu apartamento vao puxar electricidade em 1º lugar do painel e não da EDP? Os dijuntores pelo meio atrapalham? Devo ligar o inversor directamente cá em baixo, no 3º andar?
3. Se tiver a garantia que em 1º lugar consumo o que o painel está a produzir, e só caso necessite mais é que puxo da EDP, qual a explicação física da coisa? É por os electrões vindos do painel percorrerem menor distancia (logo terem menor resistencia) desde a fonte de energia até ao consumidor, quando comparado com os da EDP que percorrem alguns kms?
Assumindo que produzo 150W, e se só consumir 100W, os restantes 50W vao escoar para a rede da EDP. Ora, tenho um contador bi-horario JANZ laranja. Já li várias coisas acerca de contadores digitais no forúm, e nunca encontrei uma resposta às seguintes perguntas:
4. Li que o contador faz inibição de contagem quando detecta corrente a seguir no sentido contrário. O que é isso e qual a consequência?
5. Li também que este contador tem um led que indica que se está a injectar corrente. É verdade? Se sim, o que acontece se chegar cá o tipo das contagens e vir isso?
Obrigado pessoal!