Cuidados com celulas de litio, Balanceamento por baixo
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Cuidados com celulas de litio, Balanceamento por baixo
Que raio de mania de fazerem comparações absurdas. Se as Vectrix tivessem as limitações das chinesas, nunca teriam problemas. Mas eu percebo. Na natureza há muito a tendência do pequeno se colocar em bicos de pés para comparar-se com os grandes. Infelizmente, ainda há muita gente que não distingue a altura sem batota.
Sent from my iPad using Tapatalk
Sent from my iPad using Tapatalk
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Á minha tem quase 30.000 e nunca troquei bms nem qualquer outra peça de origem salvo uma limpeza ao canhão.marcopns Escreveu:Não, não é a única. Ha tambem a do Rocker que vai com mais de 50 000km.
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Meus caros...não vamos recomeçar tudo de novo pois não?!!!!
O Volt tem pelo menos alguma razão...
Se não houver muito cuidado com alguns produtos chineses...tá bem tá. É que há uma variável muito importante. Chama-se controlo de qualidade. Que costuma funcionar! Costuma!Volt Escreveu:Que raio de mania de fazerem comparações absurdas. Se as Vectrix tivessem as limitações das chinesas, nunca teriam problemas....
Mas...será que não andamos com produto chinês, nas marcas de topo?
E então os que não tem dinheiro para comprar "topo de gama" só tem direito a andar a pé?
Na verdade temos que dar saída ao assunto com as opções que temos, (às vezes isso é tamanho da carteira).
O tamanho da nossa carteira não deve entrar aqui no fórum.
Eu tenho que ser mais comedido na utilização que o Volt. Mas consigo resolver as minhas necessidades com o meu produto. E isso tem que merecer respeito. Ninguém aqui contraria a diferença que existe nos produtos, mas temos que garantir a diversidade, (por causa das carteiras tb). E muito mais que isso proteger/apoiar quem queira entrar nos VE, mesmo que seja de bicicleta!
Evitem as comparações do tipo... a do meu pai é maior que a do teu...
Há muitos que nem estão para nos aturar, não mostram o que compraram e que ainda não avariou. Tiverem que ser menos exigentes, sim...mas estão na rua sim!
Vão todas avariar, sabeis muito bem. Façam prevalecer mostrando o grau de exigência/esforço a que submetem os vossos "brinquedos" mas parem de chamar aos restantes, os "menos exigentes" de PELINTRAS. Isso ofende.Fiz-me entender?
BondadeSua
PS: No meu caso, o BMS foi reparado, (parece que não houve danos) e voltou para o lugar. Não é o melhor bem sei mas tem que servir!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Obrigado bondadesua
Voltando ao tema!
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Voltando ao tema!
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Tudo dito!! Concordo a 200%!!!BondadeSua Escreveu:![]()
Meus caros...não vamos recomeçar tudo de novo pois não?!!!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Voltando a este tópicomuito interesante sobre celulas de lítio...
Mais uma testemunha que pode ajudar a compreender o balanceamento por baixo.
http://www.evtv.me/
É fascinante como este senhor tem milhares de km feitos (sem BMS, mas ele tb não precisa dele, tem as suas próprias ferramentas) e continua com as baterias chinesas impecáveis. Será que seguindo um pouco a sua ideia conseguiríamos longevidade? É claro que sim, visto praticar descargas entre 0.5 e 1C a DOD a 80%....e mesmo preconizando 70%.
Mas não dá para todos. lol
PS: desculpa tb te ter esquido Iceman ou outros, mas não tenho estado mt atento, as minhas desculpas.
Mais uma testemunha que pode ajudar a compreender o balanceamento por baixo.
http://www.evtv.me/
É fascinante como este senhor tem milhares de km feitos (sem BMS, mas ele tb não precisa dele, tem as suas próprias ferramentas) e continua com as baterias chinesas impecáveis. Será que seguindo um pouco a sua ideia conseguiríamos longevidade? É claro que sim, visto praticar descargas entre 0.5 e 1C a DOD a 80%....e mesmo preconizando 70%.
Mas não dá para todos. lol
PS: desculpa tb te ter esquido Iceman ou outros, mas não tenho estado mt atento, as minhas desculpas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
O balanceamento por baixo pode não ser practico mas é a opção mais segura para quem não usa BMS. Aí o low voltage cut-off do controlador (como última segurança) pode funcionar da forma para a qual foi pensado. As baterias chegam ao fim com tensões "mais ou menos" similares naqueles rates de descarga (0,5 a 1C). Digo mais ou menos porque na zona final das curvas mais inclinada tudo se altera muito rápido.

-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Eu faço o balanceamento por cima na minha Swen (porque me é muito mais fácil fazer a verificação neste nível, e menos danoso para as células).
Em dois anos vai com 40 mil km, e mesmo tendo 17 células em série, e cada uma composta por 4 GBS de 20Ah em paralelo, e um controlador que corta apenas aos 42V, por vezes chego a descarregar o pack de modo a que todas as células fiquem com valores inferiores a 3,00V e nenhuma fica com menos de 2,60v (claro que não descarrego tudo até não poder mais, mas como se nota a diferença de potencia assim que a tensão desce dos 50V, é notório saber que é necessário carregar, ficando assim com uma boa reserva).
Portanto, um balanceamento por cima quando as células são muito idênticas em sua capacidade, é como um balanceamento por baixo, só que com a vantagem de se poder verificar isso a cada pequena descarga, logo após o carregamento.
Como tenho autonomia minima para 2h30, a descarga média é de 0,4C, o que deixa muito tranquilo o pack, mesmo com temperaturas a baixo de zero graus!
Em dois anos vai com 40 mil km, e mesmo tendo 17 células em série, e cada uma composta por 4 GBS de 20Ah em paralelo, e um controlador que corta apenas aos 42V, por vezes chego a descarregar o pack de modo a que todas as células fiquem com valores inferiores a 3,00V e nenhuma fica com menos de 2,60v (claro que não descarrego tudo até não poder mais, mas como se nota a diferença de potencia assim que a tensão desce dos 50V, é notório saber que é necessário carregar, ficando assim com uma boa reserva).
Portanto, um balanceamento por cima quando as células são muito idênticas em sua capacidade, é como um balanceamento por baixo, só que com a vantagem de se poder verificar isso a cada pequena descarga, logo após o carregamento.
Como tenho autonomia minima para 2h30, a descarga média é de 0,4C, o que deixa muito tranquilo o pack, mesmo com temperaturas a baixo de zero graus!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
O_volt
- Membro Platinium

Agora imagina isso aliado ao facto de limitar a descarga a 3v cada celulas....MVS Escreveu:O balanceamento por baixo pode não ser practico mas é a opção mais segura para quem não usa BMS. Aí o low voltage cut-off do controlador (como última segurança) pode funcionar da forma para a qual foi pensado. As baterias chegam ao fim com tensões "mais ou menos" similares naqueles rates de descarga (0,5 a 1C). Digo mais ou menos porque na zona final das curvas mais inclinada tudo se altera muito rápido.
Mas estamos a falar de bricoleurs, que nada mais têm a fazer do que mimar a mota todos os dias (exagero....1 x por mês)....mas para o comum dos mortais, não dá....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Existem alguns packs que são tão uniformes na auto-descarga que mesmo ao final de um ano o desbalanceamento é quase nulo.O_volt Escreveu: Mas estamos a falar de bricoleurs, que nada mais têm a fazer do que mimar a mota todos os dias (exagero....1 x por mês)....mas para o comum dos mortais, não dá....
Aspirar o carro demora muito mais a fazer que um balanceamento destes a cada 6 meses!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
O_volt
- Membro Platinium

MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion