SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 24, 2011 2:52 pm

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por CesarFerreira »

No meu caso ficou melhor do que nova. A borracha parece ser bem melhor.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm

Mensagem por augsantos »

pafi Escreveu:Em princípio deve ficar resolvido aqui. Se o César conseguiu não deve haver motivo para que não resulte. Mas obrigado por mais esse contacto.
Olá Pafi!

Se quiseres, tenho aqui penduradinho na minha garagem dois kits de reparação de manete de travão. Posso dispensar-te um. Quaisquer 5€ te resolvem o problema e já com portes incluidos e acho que estou a exagerar porque já não me lembro do preço.

Se quiseres é só dizeres...
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Viva Augusto!
Uma semana passou, e tempo para tratar disto, zero! Se tiveres um para o lado esquerdo, claro que aceito. Na oficina onde fui trocam-me isso. Depois combinamos com mais tempo por mp. Obrigado também.
Amanhã será o regresso às aventuras quilométricas :) Dolce Vita Ovar, here I go!! (E entretanto continuo à espera de novidades elétricas do Dolce Vita Coimbra... quase dois anos depois...)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Dia 2 de dezembro neste DB, é dia de aniversário :D

Imagem

Parabéns aos seus (quase...) 22000km!

Quanto à viagem do encontro de Ovar, a branquinha resolveu pregar uma partida ao dono, e o dono para não passar vergonha, resolveu continuar com a partida e... fazer a chegada ao Dolce Vita com ela a pé... O pessoal mandou as bocas do costume "aproximação stealth... e afins :lol: ", quando afinal tinha mesmo ficado sem carga! O local do crime foi ali:
dv_ovar.jpg
dv_ovar.jpg (138.62 KiB) Visto 2442 vezes
Saí de Coimbra pelas 10h30. Demorei meia a hora a vestir o fato, as botas e a colocar os alforges... Depois segui o percurso Coimbra-Cantanhede-Aveiro-Estarreja-Ovar. Como já fiz Coimbra-Aveiro muitas vezes e sabendo que sobra sempre imensa carga, toca de viajar a 70-80 por aí acima. Em Aveiro, olhadela para o CB - 55km - siga...! Em Estarreja, parei no túnel e liguei o gps. Faltavam 16km e o CB dizia uns 30km. Siga novamente! (O ano passado cheguei a Ovar na companhia do nosso jornalista (por onde andará?) e este ano o percurso foi outro). À chegada a Ovar, passei uma rotunda, e esperei por outra com um belo viaduto para passar por cima da linha do comboio. Deambulei pela cidade, e dirigi-me para a praia, pois sabia que era próxima do DV. Resolvi parar e perguntar, e estava perto - mas na direção errada! 500 m para a frente, 500 m para trás e durante essas manobras quebra súbita da tensão. Olhei para o ponteiro do voltímetro e lá estava ele próximo do meio! "Mau! Queres ver!". "É melhor seguir a 30-40 até ao destino. Com 71V no CB não deve haver surpresas". Última rotunda, DV à vista e eu "Yes!". Mais metro menos metro pufff! Morta! Esperei uns minutos para ver se voltava a bufar mais uns metros, mas nada. "Bem, lá terá que ser". À la pate estacionamento adentro enquanto o pessoal estava de volta da mota do XaYu (nem me ligaram quando me viram chegar a pé com ela). Ligo o primeiro carregador, nada. Ligo o segundo, nada. Queria atenção especial, mas levou com uma ligação direta no bms e arrebitou logo!!! Aquele pequeno pedaço de fio condutor tem ficado debaixo do banco e pelos vistos irá continuar por lá. Nunca se sabe.
Resumindo. Tinha ainda dois traços no CB, mas quem manda mesmo é a tensão.
O encontro foi passando. Foi ligando e desligando por causa dos disparos dos disjuntores do DV, até que à hora de saída tinha uns 93km no CB. O plano era ir com o Alcino até ao Glicíneas. Dava e sobrava, pois fomos devagar. Em Aveiro, só carregou uns 20 minutos, e depois da Mealhada comecei a ver que a tensão estava novamente em valores baixos demais para a distância que faltava. Abrandei nos últimos 15km e na última subida antes de chegar a casa, comecei novamente a ter 70-71V no CB. "Duas vezes no mesmo dia!!!". Desliguei o xénon para diminuir o consumo, e os últimos metros foram percorridos à fantástica velocidade de 1m/s mais ou menos...
Estranhei, por duas vezes, ter bastantes km no CB e ficar 'apeado' e 'quase apeado'. Sei que já fiz viagens bem mais frias que esta e bem menos à tangente. Espero que a branquinha não esteja a padecer de nenhum mal.
E assim foi mais um belo encontro. Pela primeira vez repetimos um local, mas consolidámos laços e relações. Viemos para mostrar que os nossos VE rolam e rolarão por muitos mais km 8-)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Tens que verificar como estão as células uma a uma no final do carregamento! Ela merece esse mimo! Deve haver alguma célula com valor inferior, pela certa...

Parabéns aos dois!
Tudo por um mundo mais limpo!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Falta de utilização. :lol:

Eu já vi uma mota SW de 60ah com 1300kms em que as baterias incharam e acabaram a sua vida por falta de uso e de carga. :o :shock:

Veiculo eléctrico quer utilização frequente... :roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Isso quer dizer que houve células a baixar dos 2v, verifica como elas estão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Comentários baseados em conhecimentos que nada estejam relacionados com o actual apenas servem para assustar utilizadores menos experientes deste forum e desta mobilidade.

Isto de o bms desligar com alguma célula mais descarregada, acontece a todos os bons bms! Até aos menos bons também...
Só em caso de avaria é que qualquer bms pode perder esse efeito, se a avaria for nessa parte, e isto até mesmo aos melhores pode acontecer.

Neste caso não será nada disso, mas apenas uma ou duas células com uma auto-descarga maior, ou o bms alimentar-se por apenas algumas células, e que isso, em conjunto com um longo período de parada sem carregamentos diários, pode ser o suficiente para que uma célula fique com menos uns 10 a 20% de sua capacidade.

Pode ainda haver situações em que o bms nunca consiga fazer o balanceamento a todas as células por falta de tensão ajustada ao pack e suas tensões de balanceamento, ou porque sua fase terminal de carregamento diminui muito rapidamente a corrente até fazer o corte por tensão alta, não dando tempo suficiente para o balanceamento terminar.

O pack continua sempre bem protegido embora não se disponha de total capacidade, assim como quando se coloca num pack células de diferentes capacidades, e o pack ficará sempre limitado pela célula de menor capacidade.

Pedrito, se necessitares de uma ajudita para fazer essas verificações, dedica um dia para um passeio a Aveiro, que tudo se resolve facilmente!
Abraço

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Comentários baseados em conhecimentos que nada estejam relacionados com o actual apenas servem para assustar utilizadores menos experientes deste forum e desta mobilidade.

Isto de o bms desligar com alguma célula mais descarregada, acontece a todos os bons bms! Até aos menos bons também...
Só em caso de avaria é que qualquer bms pode perder esse efeito, se a avaria for nessa parte, e isto até mesmo aos melhores pode acontecer.

Neste caso não será nada disso, mas apenas uma ou duas células com uma auto-descarga maior, ou o bms alimentar-se por apenas algumas células, e que isso, em conjunto com um longo período de parada sem carregamentos diários, pode ser o suficiente para que uma célula fique com menos uns 10 a 20% de sua capacidade.

Pode ainda haver situações em que o bms nunca consiga fazer o balanceamento a todas as células por falta de tensão ajustada ao pack e suas tensões de balanceamento, ou porque sua fase terminal de carregamento diminui muito rapidamente a corrente até fazer o corte por tensão alta, não dando tempo suficiente para o balanceamento terminar.

O pack continua sempre bem protegido embora não se disponha de total capacidade, assim como quando se coloca num pack células de diferentes capacidades, e o pack ficará sempre limitado pela célula de menor capacidade.

Pedrito, se necessitares de uma ajudita para fazer essas verificações, dedica um dia para um passeio a Aveiro, que tudo se resolve facilmente!
Abraço
Então ele corta tanto a descarga como carga a que tensão ?

PS: Eu não disse se era bom ou mau, apenas referi a causa.
Cumps Inovadores

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu:Então ele corta tanto a descarga como carga a que tensão ?
Aquele bms faz o corte por tensão baixa aos 2,20V e aos 3,90V por tensão alta!
Neste tipo de baterias LiFePO4 e tendo em conta o frio que estava (menos de 10ºC), quando a célula que está mais baixa, com o consumo do andamento do veiculo (mesmo sem ir a grande velocidade) de 0,5C, faz com que quando chega aos 2,20V, momento quando o bms faz o corte, a tensão da célula suba automaticamente para perto dos 3,00V (com o circuito desligado pelo bms).
Se a aquecêssemos a uns 40ºC, ainda lhe poderíamos retirar mais uns 5% de energia com uma descarga de 0,1C para que a sua tensão baixasse dos 3,00V.
Logo o corte a 2,20V, quando estas temperaturas e dadas as descargas de corrente cheias de picos (os de qualquer VE), não são motivos alguns para preocupação de risco num pack.

jmal Escreveu:PS: Eu não disse se era bom ou mau, apenas referi a causa.
Não me pareceu uma causa, mas sim uma afirmação sem sentido. Afinal das contas não terá havido nenhuma célula com valores inferiores a 2,00V, quanto muito ficou-se perto dos 3,00V e que com um pico de corrente a fez baixar para os 2,20V (pela sua alta resistência interna) e por efeito, o corte do bms.
jmal Escreveu:Isso quer dizer que houve células a baixar dos 2v, verifica como elas estão.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Aquele bms faz o corte por tensão baixa aos 2,20V e aos 3,90V por tensão alta!
Neste tipo de baterias LiFePO4 e tendo em conta o frio que estava (menos de 10ºC), quando a célula que está mais baixa, com o consumo do andamento do veiculo (mesmo sem ir a grande velocidade) de 0,5C, faz com que quando chega aos 2,20V, momento quando o bms faz o corte, a tensão da célula suba automaticamente para perto dos 3,00V (com o circuito desligado pelo bms).
Se a aquecêssemos a uns 40ºC, ainda lhe poderíamos retirar mais uns 5% de energia com uma descarga de 0,1C para que a sua tensão baixasse dos 3,00V.
Logo o corte a 2,20V, quando estas temperaturas e dadas as descargas de corrente cheias de picos (os de qualquer VE), não são motivos alguns para preocupação de risco num pack.
Esse bms não tem programação como outros e corta aos 2v tanto a descarga como a carga, depois aos 3.9 corta apenas a carga. Duvido que estivessem a essa temperatura, visto que elas a partir dos 3.10 volts começam a aquecer, e cuidado, porque estás a errar quando dizes que se aquecesses a celula a 40 ºC poderias tirar mais, é exactamente o contrário, quanto mais baixa a temperatura, mais baixa pode ser a tensão de corte.

Segundo li no post do pafi, ele disse que quando ligou os carregadores, nenhum ligou, portanto nesta altura ainda o corte estava a ser efetuado, ou então a tensão era baixa para que qualquer um dos carregadores ligasse. Daí o fio para chantar resulte.

Não me pareceu uma causa, mas sim uma afirmação sem sentido. Afinal das contas não terá havido nenhuma célula com valores inferiores a 2,00V, quanto muito ficou-se perto dos 3,00V e que com um pico de corrente a fez baixar para os 2,20V (pela sua alta resistência interna) e por efeito, o corte do bms.
Então nesse caso não precisas de acertar as células.

PS: Eu baseio-me sobre fisica, ao que parece baseias-te sobre presupostos.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Pois, parece que terei de as medir individualmente. Sem isso não saberei o que se passa.
Depois das largas semanas sem utilização no verão e início das aulas, tenho-lhe dado uso aos fds. Semanalmente, estará a fazer uns 30-40km, e sempre a carregá-la mal chega à garagem. Pelos vistos não tem sido suficiente para recuperar do défice quilométrico. Aguardemos por novidades.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jmal Escreveu: Esse bms não tem programação como outros e corta aos 2v tanto a descarga como a carga, depois aos 3.9 corta apenas a carga. Duvido que estivessem a essa temperatura, visto que elas a partir dos 3.10 volts começam a aquecer, e cuidado, porque estás a errar quando dizes que se aquecesses a celula a 40 ºC poderias tirar mais, é exactamente o contrário, quanto mais baixa a temperatura, mais baixa pode ser a tensão de corte.

Segundo li no post do pafi, ele disse que quando ligou os carregadores, nenhum ligou, portanto nesta altura ainda o corte estava a ser efetuado, ou então a tensão era baixa para que qualquer um dos carregadores ligasse. Daí o fio para chantar resulte.
Estou a dizer que faz o corte aos 2,20V, eu mesmo já o verifiquei, e acompanhei passo a passo as tensões das células depois de uma vinda do Porto para Aveiro a temperaturas também inferiores a 10ºC e chegeui a casa com a primeira célula mais baixa que as outras. Fiz depois mais uns kms para verificar os comportamentos e liguei um voltimetro e um amperimetro para poder entender todo o funcionamento do bms.
Sua tensão variava entre os 3,05v em vazio e com descarga a 0,5C caia para 2,60V. Assim que a descarga aumentava para 1C a tensão descia para os 2,20V e o bms (igual ao do pafi) fazia o corte. Depois disto este bms não liga o circuito, nem mesmo que o pack fosse carregado com uma ligação directa às baterias, ele manteria o circuito desligado entre o B- e os P- e C- (é um dos defeitos dele).

Podes verificar as caracteristicas deste que é igual só que para menos células: http://www.lookbuying.com/by_1635134_SI ... BMS-12.htm

jmal Escreveu:Então nesse caso não precisas de acertar as células.
Se essa mais baixa estava a 3,00V (ou perto) as outras com 20 a 30% (entre o inicio e o fim de se ter 2 barras naquele CB) estariam com 3,15 e 3,20V (leituras em vazio). Logo há necessidade de carrega-la para ficar igual às outras e poder usufruir de total capacidade do pack.

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Só querem mimo estas motas! Parou umas semanas valentes e agora começa a fazer birra.
Estou como o Gonçalo, querem é andar todos os dias :) !

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Mas esperem aí .
O mínimo admissível para as células não é 2,50 v

Como o bms pode cortar aos 2,20 v ?
Nessa voltagem não danifica a células ?
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

visitante2,

Qual foi a parte de "as tensões das células só se medem em vazio" que ainda não compreendeste?

Para além disto, o facto de não lha dar saúde nenhuma chegar a tensões inferiores a 2,50V, mesmo que os valores desçam para 1,80V não representa que a célula tenha morrido.

Ou será que agora vamos todos pegar nas nossas células com meia carga e coloca-las no frigorífico para as manter de boa saúde por mais 50 anos (dando-lhe uma compensação de carga a cada ano)? Claro que não! Também estou de acordo que devemos saber quais as melhores condições para as poder usar, dando o seu melhor e por mais tempo possível.
Se as pessoas fossem assim tão cuidadosas não haveria tantos exageros nos modos de condução, na alimentação, no consumo de substancias quimicas, na sedentariedade, etc...

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Já percebi, Jorge.

Obrigado
Live long and prosper!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Ok, pensava que eram a 2.0v, essa SW é das ultimas, sei que a maioria dos bms que a SW usava era de 2.0v, já agora o o_volt que anda por aqui pode esclarecer isso, e também a avaria que dizes ser defeito, eu acho que é uma avaria, não faz sentido o veiculo numa subida acelerar-mos um pouco mais, cortar e ficar a pé, sem falar do perigo que é para o condutor.
Sua tensão variava entre os 3,05v em vazio e com descarga a 0,5C caia para 2,60V. Assim que a descarga aumentava para 1C a tensão descia para os 2,20V e o bms (igual ao do pafi) fazia o corte. Depois disto este bms não liga o circuito, nem mesmo que o pack fosse carregado com uma ligação directa às baterias, ele manteria o circuito desligado entre o B- e os P- e C- (é um dos defeitos dele).
Jorge Rocha Escreveu:visitante2,
Qual foi a parte de "as tensões das células só se medem em vazio" que ainda não compreendeste?.
Não sei onde obteste essa informação, mas os fabricantes dizem que:
Winston: http://www.i4wifi.cz/img.asp?attid=255154
Deep discharge voltage 2.5 V The cells is damaged if voltage drops bellow this level
As novas de itrium é aos 2.7v.
Discharging with just a BMS controlling the load (left). Discharging stops (right) when the least charged cell reaches its minimum voltage, even if the total pack voltage may still be above the low-voltage cut-off of the load.
Em descarga controlada com BMS (esquerda). A descarga pára (direita) quando a célula menos carregada atinge a sua tensão mínima, mesmo que a tensão total do pack seja ainda superior tensão de corte total.
Já agora:
In particular, in a vehicle, the BMS may gradually tell motor driver to the reduce the available drive, enabling the user to still get home.
Em particular, num veiculo, o bms pode gradualmente "dizer" ao controlador do motor para reduzir a potência no motor, permitindo o utilizador chegar a casa.

Não faz sentido essa afirmação, se as descarregares até 0 volts a 1 ou 2C, passados 10 minutos têm 3v novamente, os limites são sempre em funcionamento, tanto em carga como em descarga, se tentar-mos carregar uma celula a 3C, ela vai logo para os 3.6 e até mais, mas tem de ser controlada por tensão, senão quanto estivesse com uma tensão de 3.6 em vazio, já devia de ir nos 5v em carga.
Jorge Rocha Escreveu:Para além disto, o facto de não lha dar saúde nenhuma chegar a tensões inferiores a 2,50V, mesmo que os valores desçam para 1,80V não representa que a célula tenha morrido.
Não percebi, primeiro dizes:
Não entendo porque andas com esta conversa toda "religiosa" a tentar não assustar as pessoas e a passar informações erradas, quando afinal:
sabes que existe o problema, e também sabes que agora o bms é incapaz de balancear o pack tanto que:
isto porque, o carregador vai ser desligado aos
Over charge protection (V) 3.95±0.025
porque os
Charging balancing current (mA) 60
não chegam para balancear o pack, e o que acontece depois? as mais baixas não carregam e vão andar em valores mais baixos, chegando à tensão de corte (para lá do corte dos 2.5v) mais vezes, e as mais altas, sempre a a bater nos 3.9v, além de ir perdendo capacidade, o pack vai andar desforme, com cada vez com maiores diferenças entre elas, provocando o aumento de diferença das resistências internas e consecutivos efeitos disso (autodescarga, perda de capacidade, corrente instantanea,etc), até que uma simples troca de células nunca conseguirá recondicionar um pack em condições, e lá se vai o investimento.
Jorge Rocha Escreveu:Ou será que agora vamos todos pegar nas nossas células com meia carga e coloca-las no frigorífico para as manter de boa saúde por mais 50 anos (dando-lhe uma compensação de carga a cada ano)? Claro que não! Também estou de acordo que devemos saber quais as melhores condições para as poder usar, dando o seu melhor e por mais tempo possível.
Se as pessoas fossem assim tão cuidadosas não haveria tantos exageros nos modos de condução, na alimentação, no consumo de substancias quimicas, na sedentariedade, etc...
Não, o melhor é andar com conversas "religiosas" e deixar que os packs se detiorem, depois a culpa é do "governo anterior".

Ou será melhor informar e corrigir essas anomalias e defeitos ?

PS: Isto é um fórum, não um facebook,conversa de café. Serve para partilhar, dizer verdades e esclarecer duvidas, não para missas e conversas agradáveis.

PS2: Não, não estou aqui para vender um bms, o meu custa umas 8 a 10x mais que este e começo a achar que é barato demais.
Cumps Inovadores

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Jorge Rocha Escreveu:Comentários baseados em conhecimentos que nada estejam relacionados com o actual apenas servem para assustar utilizadores menos experientes deste forum e desta mobilidade.

Abraço
Concordo inteiramente.

Para toda a química LiFePO4 e independentemente da origem da célula:

O limite inferior da tensão são 2,0V
O limite superior de tensão são 4,2V

Não vale a pena carregar acima dos 3,65V. Apenas introduz stress adicional á célula particularmente acima dos 3,9V.

Os 2,5V a 2,8V são apenas uma margem de segurança por parte do fabricante. A célula (quando nova) entre esta tensão e os 2,0V não tem muito mais para dar.

Em packs novos respeito os 2,5V e isto não infuencia a capacidade do pack.

Quando as células estão velhas e maltratadas é necessário fazer outras considerações. Ás vezes entregam-me packs que rolaram sem BMS e em que o utilizador foi descuidado ou packs que sofrera acidentes diversos. Estes packs apresentam resistencias internas anormalmente elevadas com o frio. Deixar um low voltage cut-off cego aos 2,5V é muito castrador do ponto vista da utilização do pack.

Nestes casos programo o seguinte no BMS:

Temp Ambiente -> Low Voltage Cut-Off
> 19ºC -> 2,50V
19ºC a 15ºC -> 2,40V
14ºC a 10ºC -> 2,30V
9ºC a 5ºC -> 2,20V
4ºC a 0ºC -> 2,10V
< 0ºC -> 2,00V

Ainda sobre este tema. É normal um bom BMS ter alguns decimos de segundo programáveis na detecção da condição de low voltage cut-off. Um seja, apenas se a condição de low voltage se mantiver durante x decimos de segundo é feito o trigger do corte da descarga (e não da carga). Isto porquê? O consumo dos controladores é feito de forma pulsada muito rápida. Não é suposto serem estes pulses a fazerem o trigger do low voltage cut-off mas sim o efeito (queda de tensão) do valor médio da corrente ao fim de algum tempo.
Última edição por MVS em sexta dez 06, 2013 12:53 am, editado 1 vez no total.
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu: Concordo inteiramente.

Para toda a química LiFePO4 e independentemente da origem da célula:

O limite inferior da tensão são 2,0V
O limite superior de tensão são 4,2V

Não vale a pena carregar acima dos 3,65V. Apenas introduz stress adicional á célula particularmente acima dos 3,9V.

Os 2,5V a 2,8V são apenas uma margem de segurança por parte do fabricante. A célula (quando nova) entre esta tensão e os 2,0V não tem muito mais para dar.

Em packs novos respeito os 2,5V e isto não infuencia a capacidade do pack.

Quando as células estão velhas e maltratadas é necessário fazer outras considerações. Ás vezes entregam-me packs que rolaram sem BMS e em que o utilizador foi descuidado ou packs que sofrera acidentes diversos. Estes packs apresentam resistencias internas anormalmente elevadas com o frio. Deixar um low voltage cut-off cego aos 2,5V é muito castrador do ponto vista da utilização do pack.

Nestes casos programo o seguinte no BMS:

Temp Ambiente -> Low Voltage Cut-Off
> 19ºC -> 2,50V
19ºC a 15ºC -> 2,40V
14ºC a 10ºC -> 2,30V
9ºC a 5ºC -> 2,20V
4ºC a 0ºC -> 2,10V
< 0ºC -> 2,00V

Ainda sobre este tema. É normal um bom BMS ter alguns decimos de segundo programáveis na detecção da condição de low voltage cut-off. Um seja, apenas se a condição de low voltage se mantiver durante x decimos de segundo é feito o trigger do corte da descarga (e não da carga). Isto porquê? O consumo dos controladores é feito de forma pulsada muito rápida. Não é suposto serem estes pulses a fazerem o trigger do low voltage cut-off mas sim o efeito (queda de tensão) do valor médio da corrente ao fim de algum tempo.
Exactamente, são margens de segurança e não só, qualquer equipamento electrónico, tem tempos de leitura, detecção e reacção, nestas tensões a resistência interna é muito alta, o que faz com que o tempo da queda de tensão por variação de corrente seja muito menor, e quanto menor a cpacidade disponivel na celula, menor esse tempo, ou seja, o tempo disponivel à reacção do controlador para diminuir o pwm e consequente corrente para que a celula não baixe mais, é muito superior numa celula com 2.8, do que numa com 2.4, ou seja, a de 2.8 v poderá baixar 0.1, enquanto numa com 2.4v no mesmo tempo necessário poderá baixar 0.3 ou superior.
Basicamente, a maneira ideial de funcionar é em CV/CC, mas neste caso controlado pela tensão minima de ambos, célula menor e total do pack e corrente maxima.

Temos também a vertente funcionalidade, se o bms cortar a tensões mais altas, além de poder gerir melhor a capacidade que resta, o veiculo terá outra segurança, porque chegar ao minimo e cortar de repente, acho que é uma grande falha de segurança.

Jorge, não existem rodeios nenhuns, existem segredos, sim existem, como em tudo mais, alguns são aqui divulgados outros não, pela mesma razão que a coca-cola não divulga a real formula do seu produto, no dia em que a revelar deixará de haver coca-cola, passa a haver todo o tipo de mer..a com sabor a cola, temos de compreender que o segredo não protege apenas o fabricante, protege muito, mas muito mais o consumidor, porque um produto que todos sabem fabricar, comercializar e dar suporte, a única diferença que pode existir entre fabricantes é o preço, logo este vai baixando até se começar a cortar no controle de qualidade, investigação e por ai fora, não há milagres, é nisto que os chineses são muito bons, mas existem chineses espertos, e dedicados, para mim existem 50-50, os que produzem barato e mau, e os que produzem bom e caro.

Foi exactamente o que aconteceu com este tipo de bms, alguém o desenvolveu e divulgou o circuito com os seus segredos, tantos foram os fabricantes a produzirem, que a maioria nem sabe como funciona, como dar suporte, e até o simples esquema de como o ligar, muitos trazem o esquema, mas vem errado com o actual modelo.

À por aqui pessoas que não compreendem isso, existem custos de investigação, suporte e controle qualidade quando se quer produtos funcionais e que possam ter uma vida util de funciomamento.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”