Scooter de gasolina, para electrica?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça abr 03, 2012 12:14 pm
Viva companheiros,
Tenho andado assim vagamente a tentar saber mais algumas informações e muito pouco ainda sei sobre estes veículos, não sei se pelo algarve existe algum representante ou alguém conhecer deste tipo de veículos?
Bem, vou deixar aqui algumas dúvidas que eu tenho… para que os mais entendidos me esclareçam, uma vez que já são uns profissionais nesta área.
Eu tenho uma scooter 125 da Yamaha, modelo cygnus, do ano 2006 na qual é praticamente o meu transporte diário para o trabalho, com a distância de 60km ida e volta e por vezes aos fins-de-semana dou umas voltas com a malta das Maxiscooters, dos fóruns MSP e CPM atingindo cerca de 150km por cada passeio pelo algarve.
- Eu gostava de saber se é possível modificar a cygnus para baterias e em que valor € me poderá ficar?
- Qual o nº de baterias e voltagem?
- Qual a distância máxima = km possível a percorrer?
- Qual o tipo de motor eléctrico, aplicar na roda ou no chassi?
- Qual o tempo de carga?
Ou optar por um veiculo electrico? e qual o que satisfaça esta distância…
Companheiros, espero que não levem a mal… estas minhas perguntas, pois isto para mim é ainda novidade, apesar de ter acompanhado alguns diários de bordo de alguns companheiros, mas sem ver ainda ao vivo as máquinas, mas tenho mostrado bastante interesse! para me ligar ao mundo dos veículos eléctricos, os valores é que me têm atrasado na compra.
Bem em princípio já estive em contacto os companheiros Jorge Rocha e o Markito,
Horácio
Tenho andado assim vagamente a tentar saber mais algumas informações e muito pouco ainda sei sobre estes veículos, não sei se pelo algarve existe algum representante ou alguém conhecer deste tipo de veículos?
Bem, vou deixar aqui algumas dúvidas que eu tenho… para que os mais entendidos me esclareçam, uma vez que já são uns profissionais nesta área.
Eu tenho uma scooter 125 da Yamaha, modelo cygnus, do ano 2006 na qual é praticamente o meu transporte diário para o trabalho, com a distância de 60km ida e volta e por vezes aos fins-de-semana dou umas voltas com a malta das Maxiscooters, dos fóruns MSP e CPM atingindo cerca de 150km por cada passeio pelo algarve.
- Eu gostava de saber se é possível modificar a cygnus para baterias e em que valor € me poderá ficar?
- Qual o nº de baterias e voltagem?
- Qual a distância máxima = km possível a percorrer?
- Qual o tipo de motor eléctrico, aplicar na roda ou no chassi?
- Qual o tempo de carga?
Ou optar por um veiculo electrico? e qual o que satisfaça esta distância…
Companheiros, espero que não levem a mal… estas minhas perguntas, pois isto para mim é ainda novidade, apesar de ter acompanhado alguns diários de bordo de alguns companheiros, mas sem ver ainda ao vivo as máquinas, mas tenho mostrado bastante interesse! para me ligar ao mundo dos veículos eléctricos, os valores é que me têm atrasado na compra.
Bem em princípio já estive em contacto os companheiros Jorge Rocha e o Markito,
Horácio
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Viva Horácio.
.
Acho essa mota pequena para fazer conversões. E depois, onde é que queres meter as baterias? Vais meter muito peso nela e nem vai ser em bom local, pois o centro de gravidade disso vai ficar marado. Claro que já há aqui muitas motas chinesas que descuram este tipo de "pormaiores", mas tu que ainda por cima és um tipo habituado a motas de boa qualidade, calculo que não te adaptarás a isso.
O que fizeste à T-Max? Essa seria uma excelente mota para converter. Embora eu ache que a conversão, mesmo numa japonesa, nunca fica tão bem como comprar uma mota já pensada de raiz como eléctrica.
.
Se quiseres te aventurar na mesma numa conversão, já sabemos que o custo de mudar de conceito é muito importante, e uma Vectrix seria um pouco cara, embora eu ache que seria a melhor solução para ti. Há usadas a bons preços, sei de quem já as conseguiu comprar abaixo dos 3 mil, mas depois requerem modificações para ter a autonomia que pretendes. O melhor seria pensares em ter uma mota eléctrica com menor autonomia para o dia-a-dia, e uma a gasolina para as viagens maiores.
Em caso de avançares com a conversão, acho que já estás a falar com uma das pessoas certas, o Jorge Rocha já passou por isso em algumas motas e tem muito conhecimento, especialmente nas chinesas que tem ajudado a manter vivas pela zona norte do país. Tens também o jmal que tem igualmente um grande conhecimento em conversões, especialmente se te decidires por uma Vectrix, e que trabalha com uma loja no Algarve, a fuelfreemotos, a qual não me recordo bem da localização, mas há-de ser perto de ti. Tu estás em Faro não é?
Boa sorte com a procura. Qualquer coisa que precises, estamos aqui dispostos a ajudar. Este fórum é uma ajuda preciosa a quem procura esta aventura e mundo novo. Foi aqui que encontrei ajuda e amigos, que me ajudaram a ultrapassar muitas das dificuldades inerentes ao passo pioneiro que dei, quando comprei a minha primeira Vectrix no Verão de 2008.
1 abraço.

Acho essa mota pequena para fazer conversões. E depois, onde é que queres meter as baterias? Vais meter muito peso nela e nem vai ser em bom local, pois o centro de gravidade disso vai ficar marado. Claro que já há aqui muitas motas chinesas que descuram este tipo de "pormaiores", mas tu que ainda por cima és um tipo habituado a motas de boa qualidade, calculo que não te adaptarás a isso.
O que fizeste à T-Max? Essa seria uma excelente mota para converter. Embora eu ache que a conversão, mesmo numa japonesa, nunca fica tão bem como comprar uma mota já pensada de raiz como eléctrica.

Se quiseres te aventurar na mesma numa conversão, já sabemos que o custo de mudar de conceito é muito importante, e uma Vectrix seria um pouco cara, embora eu ache que seria a melhor solução para ti. Há usadas a bons preços, sei de quem já as conseguiu comprar abaixo dos 3 mil, mas depois requerem modificações para ter a autonomia que pretendes. O melhor seria pensares em ter uma mota eléctrica com menor autonomia para o dia-a-dia, e uma a gasolina para as viagens maiores.
Em caso de avançares com a conversão, acho que já estás a falar com uma das pessoas certas, o Jorge Rocha já passou por isso em algumas motas e tem muito conhecimento, especialmente nas chinesas que tem ajudado a manter vivas pela zona norte do país. Tens também o jmal que tem igualmente um grande conhecimento em conversões, especialmente se te decidires por uma Vectrix, e que trabalha com uma loja no Algarve, a fuelfreemotos, a qual não me recordo bem da localização, mas há-de ser perto de ti. Tu estás em Faro não é?
Boa sorte com a procura. Qualquer coisa que precises, estamos aqui dispostos a ajudar. Este fórum é uma ajuda preciosa a quem procura esta aventura e mundo novo. Foi aqui que encontrei ajuda e amigos, que me ajudaram a ultrapassar muitas das dificuldades inerentes ao passo pioneiro que dei, quando comprei a minha primeira Vectrix no Verão de 2008.
1 abraço.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Re: Scooter de gasolina, para electrica?
As conversões saem sempre mais caras, mas são nossas!!!
It's up to you!
It's up to you!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
Saem mais caras as conversões? Como assim? Não vale a pena andar a baralhar as pessoas.
A conversão é a opção mais barata, mas não acredito que seja a melhor para o caso do Horácio.
Uma incógnita da qual pouco se tem falado e que também pode ser um entrave, é a burocracia. Mudar a mota de combustível tem dificuldades nesse aspecto. Eu não sei muito sobre isso, mas há aqui pessoas dispostas a ajudar. Infelizmente há também quem vem baralhar, mas há que ter calma e ignorar isso.
A conversão é a opção mais barata, mas não acredito que seja a melhor para o caso do Horácio.
Uma incógnita da qual pouco se tem falado e que também pode ser um entrave, é a burocracia. Mudar a mota de combustível tem dificuldades nesse aspecto. Eu não sei muito sobre isso, mas há aqui pessoas dispostas a ajudar. Infelizmente há também quem vem baralhar, mas há que ter calma e ignorar isso.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Bem vindo a este forum Horácio!
Ainda bem que abriste este topico! Assim poderás ter a opinião de varias pessoas experientes ou não, e desse modo poderes fazer bem as contas ao que te parece melhor.
A minha ideia já ta transmiti, dizendo que para fazer uma conversão de uma CI para VE, implica muitos conhecimentos, investimento financeiro alto e burocracias para a documentação.
As possibilidades que recomendaria seria pegares numa já eléctrica, de preferência de grande porte (para albergar muita capacidade de energia) e equipar com uns 6,5 a 8KWh para que possas andar tranquilo seja para qual lado for (Este ou Oeste do Algarve) para ir ter com os amigos, podendo fazer os 150km seguidos como me referiste.
Digo muito por alto que não se fará a festa por menos de 6k€ (um valor que poderá assustar muitos, mas ser rentabilizado por outros em poucos anos).
Outra solução seria uma mota para metade da autonomia e com uns carregadores rápidos fazer uma carga em 2h30m ou menos. Sabendo que metade de 150km são 75km, isso já é bem mais fácil de encontrar. Existem muitas motas que já são vendidas com autonomia para isso e algo mais, mesmo sem abdicar de alguma velocidade (na casa dos 80km/h).
Boa escolha!
Ainda bem que abriste este topico! Assim poderás ter a opinião de varias pessoas experientes ou não, e desse modo poderes fazer bem as contas ao que te parece melhor.
A minha ideia já ta transmiti, dizendo que para fazer uma conversão de uma CI para VE, implica muitos conhecimentos, investimento financeiro alto e burocracias para a documentação.
As possibilidades que recomendaria seria pegares numa já eléctrica, de preferência de grande porte (para albergar muita capacidade de energia) e equipar com uns 6,5 a 8KWh para que possas andar tranquilo seja para qual lado for (Este ou Oeste do Algarve) para ir ter com os amigos, podendo fazer os 150km seguidos como me referiste.
Digo muito por alto que não se fará a festa por menos de 6k€ (um valor que poderá assustar muitos, mas ser rentabilizado por outros em poucos anos).
Outra solução seria uma mota para metade da autonomia e com uns carregadores rápidos fazer uma carga em 2h30m ou menos. Sabendo que metade de 150km são 75km, isso já é bem mais fácil de encontrar. Existem muitas motas que já são vendidas com autonomia para isso e algo mais, mesmo sem abdicar de alguma velocidade (na casa dos 80km/h).
Boa escolha!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Acho que a primeira ideia do Volt é uma boa opçao, mas tudo depende do tamanho da tua carteira.
Teres uma para o dia a dia e deixas essa a gasolina para os passeios.(2500 a 4000e fazes a festa)
Se conseguires a carga intermedia e ninguem se importar pelo o tempo de espera consegues fazer tudo com apenas uma mota eletrica .(tudo depende da velocidade do passeio, muitos de Ci nao abrandam o ritmo pra nós de Ve )
Teres uma para o dia a dia e deixas essa a gasolina para os passeios.(2500 a 4000e fazes a festa)
Se conseguires a carga intermedia e ninguem se importar pelo o tempo de espera consegues fazer tudo com apenas uma mota eletrica .(tudo depende da velocidade do passeio, muitos de Ci nao abrandam o ritmo pra nós de Ve )
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
O ladrão responde:
-
Autor do tópico - Membro
Viva companheiros.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos, pelos vossos comentários e ajuda, para eu ter um pouco mais de noção desde tipo de veículo.
- Volt, sim realmente a cignus para o que eu pretendo deve de ser um pouco limitada??? e á também o problema da legalização.
Pelo que eu tenho estado a ler, parece-me que o pessoal está mais virado para as Vectrix? Embora eu veja também, bons resultados nas outras marcas… agora é tudo uma questão de€…
Sim eu já estive em contacto com o companheiro Jorge Rocha e gostei muito de falar com ele, mostrou-se disponível para me orientar em qualquer dúvida…
Em relação á Tmax “nuvem branca” aquilo é um mimo… para grandes eventos e o próximo é para África, alias já a conheces bem… quando realizamos o evento aos Picos da Europa.
- O-volt, pelo que os companheiros dizem, parece-me que o melhor é mesmo ir directamente para as eléctricas.
- Jorge Rocha, sim resolvi abri este tópico, para ser ajudado por todos os companheiros com os seus conhecimentos.
Claro que em relação á cygnus, já a estou a por de parte, desde logo que o amigo me informou por telefone, vi logo que iria ser uma trabalheira… com os documentos.
Pois o que eu pretendo mesmo é um veículo que faça esta distância 150/160km sem ter que andar a carregar pelo caminho, por vezes tenho que me despachar o mais rápido possível, claro que agora o que ainda pesa são os €€€
- david-neves, sim a Tmax é mais para outras viagens, mas para o meu dia a dia tem de ser mesmo uma eléctrica! porque eu só para o trabalho faço cerca de 1200km mês.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos, pelos vossos comentários e ajuda, para eu ter um pouco mais de noção desde tipo de veículo.
- Volt, sim realmente a cignus para o que eu pretendo deve de ser um pouco limitada??? e á também o problema da legalização.
Pelo que eu tenho estado a ler, parece-me que o pessoal está mais virado para as Vectrix? Embora eu veja também, bons resultados nas outras marcas… agora é tudo uma questão de€…
Sim eu já estive em contacto com o companheiro Jorge Rocha e gostei muito de falar com ele, mostrou-se disponível para me orientar em qualquer dúvida…
Em relação á Tmax “nuvem branca” aquilo é um mimo… para grandes eventos e o próximo é para África, alias já a conheces bem… quando realizamos o evento aos Picos da Europa.
- O-volt, pelo que os companheiros dizem, parece-me que o melhor é mesmo ir directamente para as eléctricas.
- Jorge Rocha, sim resolvi abri este tópico, para ser ajudado por todos os companheiros com os seus conhecimentos.
Claro que em relação á cygnus, já a estou a por de parte, desde logo que o amigo me informou por telefone, vi logo que iria ser uma trabalheira… com os documentos.
Pois o que eu pretendo mesmo é um veículo que faça esta distância 150/160km sem ter que andar a carregar pelo caminho, por vezes tenho que me despachar o mais rápido possível, claro que agora o que ainda pesa são os €€€
- david-neves, sim a Tmax é mais para outras viagens, mas para o meu dia a dia tem de ser mesmo uma eléctrica! porque eu só para o trabalho faço cerca de 1200km mês.
-
Autor do tópico - Membro
[quote="O_volt"][/quote]
Viva companheiro, parece-me que ainda não tenho permissão para enviar PM
Viva companheiro, parece-me que ainda não tenho permissão para enviar PM
-
- Membro Platinium
Já deves ter agora porque enviaste 5 mensagens...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
Isto é informaçao incompleta e assim é dificil de ajudar te:horacioalgar Escreveu:Viva companheiros.
queres 160km sem carga intermedia mas a que velocidade? com pendura? o percurso seria montanhoso?estrada nacional? auto estrada?
Penso que os 1200km/mes seria 60km por dia, uma meta nao muito dificil de conseguir mas tens que ter atençao a velocidade maxima em alguns modelos.
Porque nao ves a data por exemplo aqui do Volt o resto é fazer contas do primeiro ciclo.
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... n_US#gid=3
O ladrão responde:
O ladrão responde:
-
Autor do tópico - Membro
Viva companheiro,david_neves Escreveu:Isto é informaçao incompleta e assim é dificil de ajudar te:horacioalgar Escreveu:Viva companheiros.
queres 160km sem carga intermedia mas a que velocidade? com pendura? o percurso seria montanhoso?estrada nacional? auto estrada?
Penso que os 1200km/mes seria 60km por dia, uma meta nao muito dificil de conseguir mas tens que ter atençao a velocidade maxima em alguns modelos.
Porque nao ves a data por exemplo aqui do Volt o resto é fazer contas do primeiro ciclo.
- Velocidade na casa dos 80km/h
- 95% Sem pendura e o meu peso é pluma, na casa dos 60kg
- 85% Estrada nacional 125, percurso 90% plano
- Percurso diário 60km
Obs. eu muitas vezes irei necessitar da velocidade, para as ultrapassagens nesta estrada N125
-
- Membro Silver
Teres um baixo peso sem pendura e o caminho ser plano sao boas noticias, quando falas em precisar de velocidade tens que ter em ideia que as motas de 5kw apenas conseguem uma aceleraçao reduzida em reprises dos 70kmh(gps) para cima.horacioalgar Escreveu:Viva companheiro,david_neves Escreveu:Isto é informaçao incompleta e assim é dificil de ajudar te:horacioalgar Escreveu:Viva companheiros.
- Velocidade na casa dos 80km/h
- 95% Sem pendura e o meu peso é pluma, na casa dos 60kg
- 85% Estrada nacional 125, percurso 90% plano
- Percurso diário 60km
Obs. eu muitas vezes irei necessitar da velocidade, para as ultrapassagens nesta estrada N125
Vou dar te o exemplo da minha, mesmo estando alterada (mais arranque que algumas 125cc) e quase metade do peso de um vectrix nimh consigo fazer 0 aos 80km reais em 7 segundos se tiver tudo favoravel para isso, mas se ja tiver a 70km/h a velocidade sobe lentamente alem de que abaixo da meia carga perco 10kmh velocidade ponta.
vectrix nimh 234kg(90kg de baterias) 125v 30ah 3.7kwh
Quando novo
Em condições de velocidade constante, os dados
indicam as seguintes médias:
Velocidade constante Autonomia (condutor 83 kg)
40 km/h (25 mph) 105 km (65 milhas)
56 km/h (35 mph) 87 km (54 milhas)
64 km/h (40 mph) 77 km (48 milhas)
72 km/h (45 mph) 71 km (44 milhas)
81 km/h (50 mph) 58 km (36 milhas)
97 km/h (60 mph) 32 km (20 milhas)
mais dados aqui:
http://www.vectrix.com/pdf/manuals/Portugese-manual.pdf
3.7kwh da para 58km entao precisas 2.75 vezes a capacidade.(vais precisar de um pouco mais devido ao peso extra das baterias mesmo usado litio)
10.2kwh =160km de autonomia mas penso se queres comprar uma eletrica é para poupar dinheiro entao deves deixar 20 a 30% de reserva.
30% reserva = 3.06kwh mais 10.2kwh total 13.2kwh Life Cycles (70% DOD):≥ 3000 Times
Vamos dizer que usas a voltagem da vectrix li+ 128v 100ah 12.8kwh, sao(3.2v x) 40celulas de 3.13kg peso em baterias 125.2kg.
A vectrix teria 269.2kg sem contablizar toda a fabricaçao para colocar as baterias 100ah, bms etc...
Ou fazes a viagem sem paragens a gasolina,ou a uma velocidade mais reduzida ou carregas a meio ou vais gastar um disparate dinheiro.(Os valores sao todos por baixo faltando contablizar muita coisa)
ev-power
Weight of shipment: 165.05 kg
Grand Total: 4,723.63 €
vectrix nimh 234kg(90kg de baterias)
vectrix li+ 42ah
Capacity 5.4 kWh
Voltage 128V
Brand Name:SINOPOLY
Model Number:SP-LFP100AHA
Size:142 x 61 x 222mm
Weight:3.13 +/- 0.1kg
Nominal Capacity:100Ah
Max Charge Current:≤ 3C, 300A
Standard Charge / Discharge:0.3C, 30A
Life Cycles (80% DOD):≥ 2000 Times
Life Cycles (70% DOD):≥ 3000 Times
Operating Temperature:Discharge -20°c ~ +70°c
O ladrão responde:
O ladrão responde:
-
- Membro Platinium
A minha Vectrix com 5400 Wh tem 204 kg, se não estou em erro. Faz dos 0 aos 80 (reais!) em 6 segundos e corta aos 110 kph reais. Estás enganado em relação ao lítio. Quanto ao resto, claro que só a Vectrix satisfará este tipo de necessidades de aceleração. E a Vectrix não está ao alcance de todos. Ou se faz um bom negócio em usado, correndo alguns riscos, ou dificilmente se conseguirá algo que satisfaça a exigência dele. Claro que há aí quem ache que uma chinesa é quase uma Vectrix, mas vive na fantasia.
-
- Membro Platinium
Confirmo, há por aí cromos desses!Jorge Rocha Escreveu:Bem vindo a este forum Horácio!
Boa escolha!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Engraçado que a vectrix também traz material made in china

Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro
Viva companheiros, vocês conhecem este representante?
EcoGlady - Scooters e Bicicletas eléctricas
-
- Membro Silver
3.7kwh da para 58km entao precisas 2.75 vezes a capacidade.(vais precisar de um pouco mais devido ao peso extra das baterias mesmo usando litio)10.2kwh =160km de autonomia mas penso se queres comprar uma eletrica é para poupar dinheiro entao deves deixar 20 a 30% de reserva.
30% reserva = 3.06kwh mais 10.2kwh total 13.2kwh Life Cycles (70% DOD):≥ 3000 Times
Vamos dizer que usas a voltagem da vectrix li+ 128v 100ah 12.8kwh, sao(3.2v x) 40celulas de 3.13kg peso em baterias 125.2kg.
A vectrix teria 269.2kg sem contablizar toda a fabricaçao para colocar as baterias 100ah, bms etc...
Ou fazes a viagem sem paragens a gasolina,ou a uma velocidade mais reduzida ou carregas a meio ou vais gastar um disparate dinheiro.(Os valores sao todos por baixo faltando contablizar muita coisa)
Volt entao vamos la analisar o que eu escrevi:Volt Escreveu:A minha Vectrix com 5400 Wh tem 204 kg, se não estou em erro. Faz dos 0 aos 80 (reais!) em 6 segundos e corta aos 110 kph reais. Estás enganado em relação ao lítio. Quanto ao resto, claro que só a Vectrix satisfará este tipo de necessidades de aceleração. E a Vectrix não está ao alcance de todos. Ou se faz um bom negócio em usado, correndo alguns riscos, ou dificilmente se conseguirá algo que satisfaça a exigência dele. Claro que há aí quem ache que uma chinesa é quase uma Vectrix, mas vive na fantasia.
3.7kwh da para 58km entao precisas 2.75 vezes a capacidade.(vais precisar de um pouco mais devido ao peso extra das baterias mesmo usando litio)
Tendo um pack do dobro do tamanho nao da o dobro da autonomia, seja qual for a tecnologia das baterias isto porque para te deslocares tens que mexer o peso extra dessas baterias. Nunca disse aqui que o litio era mais pesado.
Ate a velocidade marcada da minha Evo é mais reduzida que gps, O importante nao é os 0 aos 80kmh em 6.8 ou 7seg que isso a minha tambem consegue eu queria informar alguem que nunca teve uma Ve, se quer fazer ultrapassagens rapidamente acima dos 70km/H uma 5kw nao serve...
nem vou falar do conforto numa viagem de 160km....
Se fosse eu ia para 8kw baterias e andava com dois carregadores brutais mas é bom ver os numeros em cima da mesa para concluir que euros e peso extra acabam por inviabilizar maior parte dos projectos.
david_neves Escreveu:Quando voltei para casa fui sempre por vias rapidas e afins acabei por reparar que estive este tempo todo enganado quanto ao velocimetro da bereco evo tanto o rufus como ja de carro tinha a noçao que o velocimetro estava certo por gps. a verdade e quando vou a 65kmh no velocimetro vou a 70kmh no gps e a 70kmh no velocimetro vou a 75km no gps so falta ser multado nos radares por isso.
O ladrão responde:
O ladrão responde:
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Não sei que contas andam para aí a fazer, mas...
Como até tinha respondido noutro topico, fui buscar:
Espero que tenham trabalhado para que tudo lhes corra bem, pois nos está a faltar muitos veículos eléctricos, que mesmo que não sejam do topo de gama, cumpram com o seu objectivo, a mobilidade, e sirvam para a diminuição da poluição e da dependência do petróleo.
É neste modelo http://www.ecoglady.com/produtos/ecomaxi.html
Como até tinha respondido noutro topico, fui buscar:
As minhas contas não são especulações, são mesmo baseadas em exemplos que até estão bem próximo de todos nós, aqui por estes diários de bordo fora!Jorge Rocha Escreveu:Bem vindo gbento!gbento Escreveu:... estive a ver o site ev power e existem dois tipos de LiFePo4, quantas baterias teria de comprar para fazer a conversão para litio.
Para esses kms tendo a possibilidade de carga no trabalho mesmo umas NiMh deverão cumprir com a função!
Em relação aos tipos de LiFePO4 na EV Power, penso ser até bem mais de 2... e as Sinopoly teriam a medida ideal.
Embora que para alguns esta possibilidade seja muito diminuída, ela existe, e para mim seria perfeita!
Dentro da máxima capacidade da caixa das VX1, confirmado por mim e sem alterar carnagens exteriores, cabem lá 8KWh de baterias Sinopoly (42 células de 60Ah Sinopoly).
Seu peso total ficaria inferior às de NiMh em 15Kg. A disponibilidade energética seria suficiente para deixar para trás qualquer maxi-scooter 125 a gasolina.
O comportamento destas baterias com esta capacidade também é fantástico (tenho verificado pela mota que o Markito tem, com 8KWh Sinopoly, de seus comportamentos mesmo com o frio que tem estado)
Claro que isto era para ter mesmo muita autonomia, e não sei se era isso que querias...
O investimento neste tipo de baterias, embora não seja exagerado, pode ser visto como escandaloso.
Estando a falar de 3,....K€ apenas em baterias, fora ligadores, pode parecer demasiado para uma mota.
Mas se considerarmos que este investimento irá proporcionar a amortização do investimento em poucos anos, em vez de se ficar com a ideia de se estar a gastar, sabe-se que se está a poupar.
Já para não falar da poluição que se deixa de fazer com este investimento, só entre óleos e gasolinas!
Desejos de uma boa escolha ambiental e muito kms electricos!
Do que ouvi falar deste representante é que após alguns anos de desembolvimentos, está a lançar agora um produto em que oferece 5 anos de garantia ou 100 mil km no iBMS e nas baterias de LiFePO4 GBS 4,6KWh.horacioalgar Escreveu:Viva companheiros, vocês conhecem este representante?
Espero que tenham trabalhado para que tudo lhes corra bem, pois nos está a faltar muitos veículos eléctricos, que mesmo que não sejam do topo de gama, cumpram com o seu objectivo, a mobilidade, e sirvam para a diminuição da poluição e da dependência do petróleo.
É neste modelo http://www.ecoglady.com/produtos/ecomaxi.html
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
GBS são boas, mas prefiro CALB....gostos....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
David, acho que não percebeste o que eu quis dizer (ou eu não expliquei bem). Por um lado, não interessa medires velocidade dos 0 aos 80, se a mota (chinesa) não conseguir atingir esses 80 (basta tentar numa subida com alguma inclinação). Por outro, estou a dizer o mesmo que tu, apenas referi que te enganas ao comparares esses valores de referência para as NiMH, com as Li. As Li têm muito menos peso, logo, com a mesma capacidade fazem mais quilómetros. Ele não precisa de 2.75 vezes a capacidade. Precisaria de bem menos. Acho que a mota do jmap já deve fazer isso e deve pesar o mesmo (ou ainda menos) que uma NiMH.
Quanto às chinesas, não vale a pena falar em coisas dessas, pois ele não está interessado nisso. Motores de 5kw são para ignorar quando se pretende performance. Tu mesmo o dizes e eu apenas reforcei essa ideia. No entanto, a maior parte das mensagens que por aqui estão a passar, continuam a falar nessas hipóteses que não lhe interessa...
PS: visitante2, e que tal se acordasses para a vida?
Quanto às chinesas, não vale a pena falar em coisas dessas, pois ele não está interessado nisso. Motores de 5kw são para ignorar quando se pretende performance. Tu mesmo o dizes e eu apenas reforcei essa ideia. No entanto, a maior parte das mensagens que por aqui estão a passar, continuam a falar nessas hipóteses que não lhe interessa...
PS: visitante2, e que tal se acordasses para a vida?