Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Desculpe discordar, mas visto que os motores ficam com mais curso, os apoios ficam mais afastados do ponto de apoio (neste caso o sitio onde oscila) e isso faz com que a força exercida seja bem maior, è o principio das alavancas.
Isto na minha modesta opinião, mas certamente á quem patinhe da minha ideia.
-
- Membro Silver
desculpe amigo Ferra, não tinha reparado que já tinha respondido.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Não há nada a desculparAlves10 Escreveu:desculpe amigo Ferra, não tinha reparado que já tinha respondido.

Vejo que continuamos sincronizados nas ideias

Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Desculpa, mas só agora tenho tempo de responder.
Primeiro vou responder ao (Alves10)
Eu não trabalho com eletricidade, mas sim com eletrónica, que é um complemento da minha atividade profissional (informático) mais nas áreas de hardware e programação.
A respeito dos teus anteriores comentários, sobre como fazer as coisas com as resistências!
Não vou dizer que a tua real intenção não seja mesmo ajudar, porque afinal de contas não me conheces, nem sabes se estou dentro do assunto ou não.
Mas ao ler aqueles comentários fiquei com a sensação que estavas a passar-me um atestado de incompetência, de assuntos mesmo básicos...
Quanto a dizeres que colocando os motores em carga teriam diferença de em vazio (mesmo com resistências), mais uma vez te digo que estas enganado!!!
E ainda dando o benefício da dúvida, ontem fiz um teste com eles em carga, em questão de segundos, deu um grande estrondo, o motor mais rápido fez tanta força em relação ao outro, que rebentou com os pingos de solda da fixação.
O papel das resistências, em série na alimentação dos motores, só vai funcionar como um "fusível". Quando o motor entrar em "sobre esforço" elas queimarão, dependendo do seu valor ôhmico.
(Quando colocamos dois motores em paralelo, eles tem que estar mesmo sincronizados!!
Senão vão entrar em contra força, e em pouco tempo estão no lixo)
Respondendo ao (CrOhN)!
Achas que tens mais vontade, do que eu, para que um motor seja o suficiente!!!
Com apenas um motor a coisa ficava bem mais simplificada..
Vou contar um pequeno episódio do que se passou (mesmo com a antiga estrutura). Houve um dia de tempestade, em que o vento era tão forte, que foi necessário ir acima da placa ajudar o motor de modo a colocar a estrutura em modo de defesa! Levei um grande caganço... julgava que ia tudo pelos ares.
Por este fato, fiz modificações nas fixações dos motores!
Anteriormente o motor que fazia a elevação da estrutura, estava mais próximo do eixo, no interior do círculo de ferro, na zona fixa.
Abandonei esta fixação na parte fixa da estrutura, e afastei-me do centro, colocando esta na parte da estrutura móvel, facilitando o trabalho do motor, mas tive que fazer uma peça, tipo dobradiça, para não partir, quando a estrutura rodava.
Agora com esta alteração, apesar da elevação da estrutura ser muito mais lenta pois o veio do motor como ficou mais afastado do centro, tem que fazer um maior percurso.
Agora eu pergunto!
Será que com esta alteração, o motor vai ter capacidade de suportar mesmo com ventos fortes o dobro do volume !!!!!
Acho que não! Mas só há uma maneira de saber! (Montar apenas um motor) Depois se não der o (CrOhN) vai ouvir...
Respondendo ao (Ferra)!
És mesmo bom nas contas, e conversões! Nem precisas calculadora.
E folgo em saber que até durante a noite, estiveste a pensar no meu caso...
Sim, é uma boa idéia.
Mas a questão de ter mais curso dos veios dos motores, não seria muito relevante!
Pois os meus são de (36") muito compridos, e tb não posso me afastar mais do centro! Se assim fosse, teria que fixar o motor num dos aumentos.
Abaixo, mostro umas fotos dos testes de ontem, em mais medições, pois hoje não tive tempo de fazer nada.
E também outra foto, para terem uma idéia da alteração que fiz à uns meses.
O desenho do Alves10, dá bem para ter a idéia dos motores em série.
O que vou fazer!
Vou seguir o conselho do CrOhN, e colocar apenas um motor, vamos lá ver o que vai acontecer!
De qualquer maneira, ainda vou fazer mais um teste no motor problemático, como podem ver na foto, este motor está a fazer mais esforço que o outro, e pode ser derivado de um mau funcionamento do parafuso sem fim do veio, ou da engrenagem.
Só há uma maneira de saber, trocar os veios dos motores, e ver de onde está o problema responsável pelo aumento de esforço (ou no veio) (ou no motor)
Obrigado pelos comentários para a resolução do meu problema.
Primeiro vou responder ao (Alves10)
Eu não trabalho com eletricidade, mas sim com eletrónica, que é um complemento da minha atividade profissional (informático) mais nas áreas de hardware e programação.
A respeito dos teus anteriores comentários, sobre como fazer as coisas com as resistências!
Não vou dizer que a tua real intenção não seja mesmo ajudar, porque afinal de contas não me conheces, nem sabes se estou dentro do assunto ou não.
Mas ao ler aqueles comentários fiquei com a sensação que estavas a passar-me um atestado de incompetência, de assuntos mesmo básicos...
Quanto a dizeres que colocando os motores em carga teriam diferença de em vazio (mesmo com resistências), mais uma vez te digo que estas enganado!!!
E ainda dando o benefício da dúvida, ontem fiz um teste com eles em carga, em questão de segundos, deu um grande estrondo, o motor mais rápido fez tanta força em relação ao outro, que rebentou com os pingos de solda da fixação.
O papel das resistências, em série na alimentação dos motores, só vai funcionar como um "fusível". Quando o motor entrar em "sobre esforço" elas queimarão, dependendo do seu valor ôhmico.
(Quando colocamos dois motores em paralelo, eles tem que estar mesmo sincronizados!!
Senão vão entrar em contra força, e em pouco tempo estão no lixo)
Respondendo ao (CrOhN)!
Vou contar um pequeno episódio do que se passou (mesmo com a antiga estrutura). Houve um dia de tempestade, em que o vento era tão forte, que foi necessário ir acima da placa ajudar o motor de modo a colocar a estrutura em modo de defesa! Levei um grande caganço... julgava que ia tudo pelos ares.
Por este fato, fiz modificações nas fixações dos motores!
Anteriormente o motor que fazia a elevação da estrutura, estava mais próximo do eixo, no interior do círculo de ferro, na zona fixa.
Abandonei esta fixação na parte fixa da estrutura, e afastei-me do centro, colocando esta na parte da estrutura móvel, facilitando o trabalho do motor, mas tive que fazer uma peça, tipo dobradiça, para não partir, quando a estrutura rodava.
Agora com esta alteração, apesar da elevação da estrutura ser muito mais lenta pois o veio do motor como ficou mais afastado do centro, tem que fazer um maior percurso.
Agora eu pergunto!
Será que com esta alteração, o motor vai ter capacidade de suportar mesmo com ventos fortes o dobro do volume !!!!!
Acho que não! Mas só há uma maneira de saber! (Montar apenas um motor) Depois se não der o (CrOhN) vai ouvir...
Respondendo ao (Ferra)!
Sim, é uma boa idéia.
Mas a questão de ter mais curso dos veios dos motores, não seria muito relevante!
Pois os meus são de (36") muito compridos, e tb não posso me afastar mais do centro! Se assim fosse, teria que fixar o motor num dos aumentos.
Abaixo, mostro umas fotos dos testes de ontem, em mais medições, pois hoje não tive tempo de fazer nada.
E também outra foto, para terem uma idéia da alteração que fiz à uns meses.
O desenho do Alves10, dá bem para ter a idéia dos motores em série.
O que vou fazer!
Vou seguir o conselho do CrOhN, e colocar apenas um motor, vamos lá ver o que vai acontecer!
De qualquer maneira, ainda vou fazer mais um teste no motor problemático, como podem ver na foto, este motor está a fazer mais esforço que o outro, e pode ser derivado de um mau funcionamento do parafuso sem fim do veio, ou da engrenagem.
Só há uma maneira de saber, trocar os veios dos motores, e ver de onde está o problema responsável pelo aumento de esforço (ou no veio) (ou no motor)
Obrigado pelos comentários para a resolução do meu problema.
- Anexos
-
- Reparação final.jpg (110.16 KiB) Visto 1756 vezes
-
- estrutura com os rotores.jpg (123.25 KiB) Visto 1756 vezes

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
Pode ser impressão minha ou noto uma certa ironia nas primeiras palavras? É o que dá em responder a pessoas que não se conhece!Emanuel Couto Escreveu:
Respondendo ao (Ferra)!

Quanto a pensar no seu caso de noite posso-lhe dizer que há pessoas que quando têm um "problema" por vezes acordam com uma solução ou com uma ideia. Eu sou uma dessas pessoas, e apenas o alertei para uma situação. Não lhe vou cobrar horas extraordinarias !

Há problema em fixar os motores num dos aumentos? Só dessa maneira consegue aumentar a força (que pelo que li andam a pensar que não é suficiente senão não era preciso reforçar e pôr dois em paralelo). Se eu tivesse na sua situação era o que fazia! Aumenta a facilidade do motor mover a estrutura e a força dos impactos do vento era atenuada...
Um reforço nesse ponto não me parece que seja dificuldade para sí...
Fique bem.
PS: Estamos a tentar ajudar dando ideias, opiniões construtivas! Apenas isso!

-
Ferra!
Podes me tratar por tu!!
E a minha afirmação a respeito da facilidade em fazeres contas não teve nada de irónico!!!! Muito pelo contrário.
A respeito de não querer colocar a fixação dos motores nos aumentos deve-se, simplesmente ao fato dos aumentos serem fixados na estrutura mestra com parafusos, e assim fica menos resistente.
Mas como podes ver na foto, já está a uma boa distância do centro!
Agora não percebi o porquê desta afirmação!?
( PS: Estamos a tentar ajudar dando ideias, opiniões construtivas! Apenas isso!)
Uma vez que já expliquei porque tive aquela reação! e tb já agradeci os vossos comentários.
Podes me tratar por tu!!
E a minha afirmação a respeito da facilidade em fazeres contas não teve nada de irónico!!!! Muito pelo contrário.
A respeito de não querer colocar a fixação dos motores nos aumentos deve-se, simplesmente ao fato dos aumentos serem fixados na estrutura mestra com parafusos, e assim fica menos resistente.
( PS: Estamos a tentar ajudar dando ideias, opiniões construtivas! Apenas isso!)
Uma vez que já expliquei porque tive aquela reação! e tb já agradeci os vossos comentários.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Silver
Amigo Ferra é assim, muitas vezes perdemos por não estar calados, queremos ajudar e somos mal interpretados. Ficamos entusiasmados com estes projectos, quase que os tomamos como nossos, compreendo-o muito bem quando diz que de noite fica a pensar neles pois comigo é igual. Mas infelizmente há quem não aceite bem estas ajudas e ainda seja irónico. Pelo que o melhor a fazer é calar e tentar ajudar quem na realidade seja humilde e delas possa tirar alguma utilidade.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Boa sorte para a resolução!
Tens bons camaradas a ajudar, não desperdices!
Boas festas!
Tens bons camaradas a ajudar, não desperdices!
Boas festas!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Se isso estivesse feito COMO DEVE SER, a proteção já teria actuado muito antes disso. Existem seguidores bem maiores que o teu que só têm um motor.Emanuel Couto Escreveu:
Respondendo ao (CrOhN)!
Eu sei que a força, sendo os pontos de apoio mais distante, será inferior. Mas isso também era resolvido com um motor mais comprido, não colocando um em cima do outro. Acho que existem motores de 36'.Alves10 Escreveu:Desculpe discordar, mas visto que os motores ficam com mais curso, os apoios ficam mais afastados do ponto de apoio (neste caso o sitio onde oscila) e isso faz com que a força exercida seja bem maior, è o principio das alavancas.
Outro problema dessa solução, é que o comprimento minimo fica exagerado.
Resumindo, se a força do motor não é suficiente, não acho que a solução seja duplicar o motor. Se calhar era optar por um motor melhor.... Digo eu....
-
- Membro Silver
Respondendo ao CrOhN: eu só dei a ideia de dois motores para aproveitar o que já existia. Mas bem arrependido estou.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Eu também gostei da ideia e, mesmo tendo a mesma força, colocada mais afastada do eixo duplicará a força exercida!Alves10 Escreveu:Respondendo ao CrOhN: eu só dei a ideia de dois motores para aproveitar o que já existia. Mas bem arrependido estou.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Credo! Mas porquê!? Eu posso estar errado, tu podes estar errado! Tu deste a tua opinião, eu eu dei a minha! Estamos apenas a debater ideias!Alves10 Escreveu:Respondendo ao CrOhN: eu só dei a ideia de dois motores para aproveitar o que já existia. Mas bem arrependido estou.
O Emanuel é que tem que "descalçar a bota", e é quem tem que fazer o trabalho. A decisão final de como fazer é sempre dele. Compete-lhe avaliar e escolher a melhor solução.
-
- Membro Gold
Boas,Emanuel Couto Escreveu:Ferra!
Podes me tratar por tu!!
Emanuel Couto:
A minha afirmação era para que não houvesse duvidas acerca da minha intenção em ajudar (como leu, eu tive duvidas num elogio que julguei ironia). Como penso que a intenção dos outros amigos é igual (ajudar), falei no plural!
A fixação não tem de ser nos aumentos, basta soldar um apendice à estrutura mestra. A distancia, para mim, se era para aproveitar os dois motores em serie seria um equilibrio entre o curso dos motores e a necessidade de rotação da estrutura. Por exemplo, se ligando um motor a uma estrutura me sobrar curso eu criava o tal apendice para o utilizar! Maximizando o desempenho do material que disponho.
Quando trato as pessoas por você é a minha maneira de manter uma "distância de respeito". Sai sem querer... Fui educado para tratar por você quem não conheço e está tão enraizado que é espontâneo... Mas não me importo minimamente que me tratem por tu, até prefiro!
Última edição por Ferra em quarta dez 11, 2013 7:10 pm, editado 1 vez no total.

-
- Membro Gold
Sem stress, ser radical também não ajuda! Eu devo ser dos gajos mais chatos por aqui, mas adoro isto, o que vou fazer?Alves10 Escreveu:Amigo Ferra é assim, muitas vezes perdemos por não estar calados, queremos ajudar e somos mal interpretados. Ficamos entusiasmados com estes projectos, quase que os tomamos como nossos, compreendo-o muito bem quando diz que de noite fica a pensar neles pois comigo é igual. Mas infelizmente há quem não aceite bem estas ajudas e ainda seja irónico. Pelo que o melhor a fazer é calar e tentar ajudar quem na realidade seja humilde e delas possa tirar alguma utilidade.

-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Esteves Escreveu:Boas!
Vais construir um andai-me!?!?!?
Não há por ai um empreiteiro que te empreste umas mesas para montares isso...
Olha que ainda continuo a dizer que se tivesses feito assim com o material que ai tens tinha ficado um pouco mais leve conforme está o exemplo das imagens que fiz aqui a pressa mas dá para entender.
Com são 8 que vais meter até nem ficava mal uma das configurações.
Emanuel acho que ainda estás a tempo....
Os motores que tens ai com um pouco de jeito aplicais os mesmos e fica com 2 eixos, quanto a forma de o fazeres se estiveres disposto a fazer pode-se dar uma ajuda.
Vais ver que resolves todos os problemas.
PS: As imagens que eu referi não mostra como fazer, ainda tens mais uma opção e funcional e também dá aproveitamento dos motores, e uma coisa parecida com o Mecapisa.
Há... já me estava a esquecer, eu quando disse que baixar a tenção ao motor para ter menos rotação, o que funciona, mas não me tinha apercebido que era para fixar um ao lado do outro.
Não mandem bitaites, não confundam o Homem, porque não é com aquele tipo de motores que alguma vez o vá conseguir.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Oh Alves10, ficaste sem argumentos na tua "teimosia" das resistências e motores, e agora vens "colocar achas na fogueira" a dizer que fui irónico com o ferra!!!!!!!!Alves10 Escreveu:Amigo Ferra é assim, muitas vezes perdemos por não estar calados, queremos ajudar e somos mal interpretados. Ficamos entusiasmados com estes projectos, quase que os tomamos como nossos, compreendo-o muito bem quando diz que de noite fica a pensar neles pois comigo é igual. Mas infelizmente há quem não aceite bem estas ajudas e ainda seja irónico. Pelo que o melhor a fazer é calar e tentar ajudar quem na realidade seja humilde e delas possa tirar alguma utilidade.
Dá uma olhada no meu painel de controlo, e ve os meus comentários aqui no fórum, e aponta-me (1) que tenha sido irónico!!!!!!
E digo mais.... admiro as pessoas que fazem cálculos rápidos, decifrar códigos etc, tem tudo a haver com informática.
Disseste que eu tinha falta de humildade!!! Porquê!??? Por ser informático? O que não falta são informáticos por aí, mesmo aqui no fórum há muitos... por ter quase 20 anos de eletrónica!!! É um fato, mas era apenas uma maneira de fazer-te perceber que já aprendi a ligar uma resistência.
Ou será porque não concordei com os teus argumentos!!
(Como sou teimoso ainda gostaria que entendesses como a carga no motor e as resistências funcionam. se ligares os dois motores em vazio sem carga eles vão girar a velocidades diferentes, mas se os (soldares ou os obrigares a trabalharem juntos) eles vão trabalhar á mesma velocidade forçosamente ( penso que até nem haveria mal em liga-los assim)
Ainda dei-me ao trabalho de colocar em prática, com o risco de danificar algum motor!!
Mais.. se tivesse tanta falta de humildade tanto quanto dizes, não pedia ajuda! E apesar de ser novo no fórum, o pessoal que me conhece, sabe que não iria pedir ajuda em como ligar uma resistência ou algo do género.
A minha pergunta inicial, era mais sobre a mecânica dos motores, se haveria alguma maneira de regular a velocidade nas engrenagens, ou mesmo se alguém já havia passado pelo mesmo, para poder ajudar-me a resolver o problema. Depois a coisa evoluiu para a melhor maneira de colocar os motores na estrutura.
Não digo que a idéia de colocar dois motores em série não seja boa! Mas se eu tivesse motores curtos, e não motores que todos esticados cada um, tem quase 2m, os dois em série seriam quase (4m)! E quando fosse para colocar na posição de inverno, com o sol baixo, cada um encolhido tem 1m! Sem falar que os veios com este comprimento todo ficariam muito fracos, porque as suas espessuras foram projetadas para aquele comprimento.
Tipo uma grua, quanto mais a lança estiver esticada, menos peso pega.
Mais uma! Reparaste tão bem que a resistência estava mal ligada (estava ligada da maneira correta, em série no motor mais rápido) e não reparaste na pergunta que te fiz!
(Já que falas nisso, o chip ideal para controlar estes motores seria o (microcontrolador atmega328P-PU). O teu arduino tem este chip !?) Enfim...
Mais uma vez! Obrigado pelos comentários......

-
- Membro Gold
Emanuel Couto já te enganaram e tu nem deste conta.... esses motores que tens ai são hidráulicos, por isso é que se os soldares eles trabalham certinhos.
-
Esteves, já me enganaram!!!Esteves Escreveu:Emanuel Couto já te enganaram e tu nem deste conta.... esses motores que tens ai são hidráulicos, por isso é que se os soldares eles trabalham certinhos.

São elétricos!
Um motor hidráulico é um tipo de motor que converte o fluxo de um líquido sob pressão num movimento rotativo.
Em essência, um motor hidráulico é simplesmente uma bomba hidráulica trabalhando ao contrário, em vez das peças mecânicas movimentarem o fluido, o fluido de alta pressão é que empurra as peças mecânicas, levando-as a se mover.

-
- Membro Gold
Já me chamaram doutor com menos letrasEmanuel Couto Escreveu:Esteves, já me enganaram!!!Esteves Escreveu:Emanuel Couto já te enganaram e tu nem deste conta.... esses motores que tens ai são hidráulicos, por isso é que se os soldares eles trabalham certinhos.estes motores não são idraculos!!
São elétricos!
Um motor hidráulico é um tipo de motor que converte o fluxo de um líquido sob pressão num movimento rotativo.
Em essência, um motor hidráulico é simplesmente uma bomba hidráulica trabalhando ao contrário, em vez das peças mecânicas movimentarem o fluido, o fluido de alta pressão é que empurra as peças mecânicas, levando-as a se mover.

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Vamos lá acalmar isto tudo,
eu tenho uma ideia genial e barata!
o Emanuel trabalha mesmo por baixo do local onde está instalado o seguidor certo?
então é facil! prende duas cordas de nilon (daquelas que podem estar á chuva e tudo), uma do lado nascente, outra do lado poente, de vez em quando vai lá puxar um pouco a corda de acordo com a posição aproximada do sol.
É facil, é barato e funciona. Eu já vi um assim e é bem grande.
Mesmo que quando ele saia de casa o seguidor fique numa posição fixa não é muito grave...
Acaba por fazer exercicio ainda, o que é muito importante para manter a boa capacidade fisica e mental
Isto sim é uma boa ideia, surgiu-me já algum tempo mas só agora me decidi transmitir.
agora, o pior vem a seguir quando me perguntarem se não tinha nada mais importante para fazer do que estar a escrever cenas idiotas aqui!!
"Leia-se idiota de grandes ideias"
LOL
eu tenho uma ideia genial e barata!
o Emanuel trabalha mesmo por baixo do local onde está instalado o seguidor certo?
então é facil! prende duas cordas de nilon (daquelas que podem estar á chuva e tudo), uma do lado nascente, outra do lado poente, de vez em quando vai lá puxar um pouco a corda de acordo com a posição aproximada do sol.
É facil, é barato e funciona. Eu já vi um assim e é bem grande.
Mesmo que quando ele saia de casa o seguidor fique numa posição fixa não é muito grave...
Acaba por fazer exercicio ainda, o que é muito importante para manter a boa capacidade fisica e mental
Isto sim é uma boa ideia, surgiu-me já algum tempo mas só agora me decidi transmitir.
agora, o pior vem a seguir quando me perguntarem se não tinha nada mais importante para fazer do que estar a escrever cenas idiotas aqui!!
"Leia-se idiota de grandes ideias"
LOL
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW