Espero que a partir de agora possas desfrutar da mota em pleno!
Erider Thunder @Madeira
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Re: Ekoway ML 5000 @ Madeira
Então agora passou a ser uma ML8000! Tens de pedir para atualizar o titulo do DB!
-
MRider
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Re: Ekoway ML 8000 @ Madeira
Hehe não era esse título que tinha em mente mas obrigado por tomarem a liberdade de o modificar.
Pode ficar assim por uns tempos até a próxima evolução.
Obrigado
Obrigado
Live long and prosper!
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Isto não são evoluções, mas sim revoluções...visitante2 Escreveu:Hehe não era esse título que tinha em mente mas obrigado por tomarem a liberdade de o modificar.
Obrigado
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
MRider

A minha mota é unica na Madeira
Só isso já é uma evolução
Só isso já é uma evolução
Live long and prosper!
-
O_volt
- Membro Platinium

És o novo João Gonçalves Zarco aí da Zona.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Não te esqueças de ir fazer uns picanços com os Twizy's da Bubbles 
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
MRider

Quando levar os upgrades todos um caso a pensarpafi Escreveu:Não te esqueças de ir fazer uns picanços com os Twizy's da Bubbles
Vou ver quando houver tempo se começo a conquistar a Madeira em VE
Live long and prosper!
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Eu até pareço bruxo! Estava a ver o filme todo ainda muitos estavam a comprar as pipocas!
Isto é uma grande prova que as empresas de VE´s também amadurecem e que cada vez mais estão à altura de nossas divulgações. É que nós gostamos de recomendar e depois não ficarmos mal vistos! (eu, pelo menos)
Muitos parabéns pela boa atitude!
Continuação de bons kms.
Isto é uma grande prova que as empresas de VE´s também amadurecem e que cada vez mais estão à altura de nossas divulgações. É que nós gostamos de recomendar e depois não ficarmos mal vistos! (eu, pelo menos)
Muitos parabéns pela boa atitude!
Continuação de bons kms.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Se tivermos uma atitude pro-activa e divulgarmos "sempre", opcções "novaenergia", as marcas acabam por perceber que só ganham se nos mostrarem/fornecerem produto ajustado às necessidades de cada um. Desde que não se desresponsabilizem, arranja-se solução, e ainda BEM!
Os produtos são diferentes, mas nós, "NovaEnergia", também temos que saber viver com a diferênça e ajudar à diversidade, mantendo e suportando a "economia verde". Destruí-la só nos prejudica!
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
marciopinto
- Membro Silver

- Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm
Boas noticias, agora é que não paras... De certeza que chegas ao Pico do Areeiro...
Sent from my MID705 using Tapatalk 4
Márcio
-
MRider

Boas Marcio
Com uma carga só não sei . É uma questão de fazer um teste
A ver se arranjo tempo para isso
Com uma carga só não sei . É uma questão de fazer um teste
A ver se arranjo tempo para isso
Live long and prosper!
-
marciopinto
- Membro Silver

- Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm
Uma das vantagens da ilha é o relevo...sobes quanto a mota puder, caso contrario, é só descer...
Márcio
-
sugarstorm
- Membro Silver

- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Sim, nunca ficas no caminho. Se ficares sem bateria a caminho do Pico do Areeiro é só fazer meia volta que ainda chegas ao Funchal com meia cargamarciopinto Escreveu:Uma das vantagens da ilha é o relevo...sobes quanto a mota puder, caso contrario, é só descer...
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
O_volt
- Membro Platinium

Para baixo, todos os santos ajudam!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
MRider

Nem mais , lembro me quando testei o twizy cheguei ao cabo girao com 3 km de autonomia e quando desci para câmara de lobos já tinha uns 17 km de autonomia hehe .
Live long and prosper!
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Li este teu DB com interesse. Foi pena na altura em que estavas a testar a configuração anterior eu ainda não ter regressado ao fórum pois podia pelo menos ter ajudado a abreviar este processo.
Acho que tomaste a atitude correcta face ao teu investimento já realizado. No entanto há assuntos que devem ser assinalados.
O controlador anterior provavelmente é uma cópia dos Kelly feita pelas empresas satélite do Mr. M. Chen. Tenho emails da Kelly enviados ao meu cuidado com imagens internas comparativas de ambos.
O tipo de ajustes que efectuaste á programação do controlador não foi o melhor.
Justificando:
1 - Esses controladores nunca funcionam bem em "speed mode" num VE. Nem vale a pena testar.
2 - Quando diminuis a motor current nesses controladores tens de aumentar a battery current pois esta é sempre uma percentagem da própria motor current. Não são independentes portanto. Caso contrário estás a fazer um derating enganador muito maior do que o desejado. Penso que isso até já está referido aqui no fórum.
Os motores eléctricos têm um limite de corrente que transformam rentávelmente em energia mecânica. A partir deste ponto todo o aumento de corrente contribui apenas para aquecer o motor, cabos e controlador. O controlador acaba por aquecer demasiado e diminuir a corrente para se proteger, o motor idem mas sem sensor de temperatura não tem forma de se proteger.
Poderia ter sido possível após muitos testes arranjar um tweak de configuração em que o conjunto funciona-se melhor mas longe do brilho que pretendes nessas subidas logo a decisão de aumentar a potência do controlador/motor foi acertada.
A optimização da configuração do novo controlador é bem mais complexa do que no caso anterior.
Sabes se o novo controlador é do tipo "sine wave" ou "FOC sine wave"?
(FOC = Field Oriented Control)
O novo controlador tem dissipador generoso e/ou ventilação de ar forçada sobre o dissipador?
Apesar do aumento de potência vai continuar a ser gerado muito calor nessas subidas.
Actua na programação do controlador para não gerares mais calor do que o estritamente necessário.
Como?
1 - Establece um percurso de 100m numa subida a partir do arranque parado e cronometra.
2 - Sobe a corrente do controlador sempre que conseguires melhorar o teu tempo.
3 - Quando não conseguires melhorar o tempo volta ao setting anterior e termina.
Convém vigiar no meio de tudo isto que valor de corrente estás a extrair das baterias.
Arrefece o controlador caso necessário para ele não entrar naquele modo em que limita adicionalmente a corrente.
Estes motores sem transmissão são muito ineficazes a baixa rotação. Limita a corrente na programação/punho nestas situações.
Tens a teu favor esse motor de 8KW single wire (enrolamento grosso = baixa resistência ohmica).
Partilha como de costume aqui as tuas dúvidas.
Acho que tomaste a atitude correcta face ao teu investimento já realizado. No entanto há assuntos que devem ser assinalados.
O controlador anterior provavelmente é uma cópia dos Kelly feita pelas empresas satélite do Mr. M. Chen. Tenho emails da Kelly enviados ao meu cuidado com imagens internas comparativas de ambos.
O tipo de ajustes que efectuaste á programação do controlador não foi o melhor.
Justificando:
1 - Esses controladores nunca funcionam bem em "speed mode" num VE. Nem vale a pena testar.
2 - Quando diminuis a motor current nesses controladores tens de aumentar a battery current pois esta é sempre uma percentagem da própria motor current. Não são independentes portanto. Caso contrário estás a fazer um derating enganador muito maior do que o desejado. Penso que isso até já está referido aqui no fórum.
Os motores eléctricos têm um limite de corrente que transformam rentávelmente em energia mecânica. A partir deste ponto todo o aumento de corrente contribui apenas para aquecer o motor, cabos e controlador. O controlador acaba por aquecer demasiado e diminuir a corrente para se proteger, o motor idem mas sem sensor de temperatura não tem forma de se proteger.
Poderia ter sido possível após muitos testes arranjar um tweak de configuração em que o conjunto funciona-se melhor mas longe do brilho que pretendes nessas subidas logo a decisão de aumentar a potência do controlador/motor foi acertada.
A optimização da configuração do novo controlador é bem mais complexa do que no caso anterior.
Sabes se o novo controlador é do tipo "sine wave" ou "FOC sine wave"?
(FOC = Field Oriented Control)
O novo controlador tem dissipador generoso e/ou ventilação de ar forçada sobre o dissipador?
Apesar do aumento de potência vai continuar a ser gerado muito calor nessas subidas.
Actua na programação do controlador para não gerares mais calor do que o estritamente necessário.
Como?
1 - Establece um percurso de 100m numa subida a partir do arranque parado e cronometra.
2 - Sobe a corrente do controlador sempre que conseguires melhorar o teu tempo.
3 - Quando não conseguires melhorar o tempo volta ao setting anterior e termina.
Convém vigiar no meio de tudo isto que valor de corrente estás a extrair das baterias.
Arrefece o controlador caso necessário para ele não entrar naquele modo em que limita adicionalmente a corrente.
Estes motores sem transmissão são muito ineficazes a baixa rotação. Limita a corrente na programação/punho nestas situações.
Tens a teu favor esse motor de 8KW single wire (enrolamento grosso = baixa resistência ohmica).
Partilha como de costume aqui as tuas dúvidas.

-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Segundo o fabricante é FOC, só é pena não ter entrada analógica para a travagem regenerativa.
Vai sempre travar "aos solavancos".
Vai sempre travar "aos solavancos".
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Certo. Ser FOC é bom.
O próprio fabricante assume-o directamente como sendo uma "cópia" do Sevcon mas pelos vistos eliminiram grande parte do I/O de suporte que é um dos pontos fortes da flexibilidade do Sevcon.
O próprio fabricante assume-o directamente como sendo uma "cópia" do Sevcon mas pelos vistos eliminiram grande parte do I/O de suporte que é um dos pontos fortes da flexibilidade do Sevcon.

-
MRider

MVS muito obrigado pelo interesse no meu Db e pela sua valiosa opinião.
Permita me acrescentar que também o facto do controlador antigo ser de apenas 100 A e não ter os mosfet aparafusados na carcaça também contribuía para o seu aquecimento.
E realmente parecia ser uma cópia dos Kelly pois usava o mesmo Software.
Quanto ao novo controlador tem os mosfet directamente aparafusados numa grande superfície de alumínio que faz parte da carcaça.
De qualquer maneira quero arranjar maneira de monitorizar a temperatura do mesmo.
Este controlador parece muito mais robusto que o outro.
Quanto a programação foi feita pelo Sr Paulo da ecocriterio com um cabo próprio que eu não tenho.
É um adaptador de usb que liga a 2 fios que sai do controlador.
Quero ver se arranjo esse adaptador
Porque quero melhorar a travagem regenerativa .
Pelo que pude me aperceber este controlador tem muitos parâmetros e configuraçoes.
Quase que é preciso ser um técnico de programação.
Por ex podemos escolher a que velocidade queremos que a travagem regenerativa actue.
Permita me acrescentar que também o facto do controlador antigo ser de apenas 100 A e não ter os mosfet aparafusados na carcaça também contribuía para o seu aquecimento.
E realmente parecia ser uma cópia dos Kelly pois usava o mesmo Software.
Quanto ao novo controlador tem os mosfet directamente aparafusados numa grande superfície de alumínio que faz parte da carcaça.
De qualquer maneira quero arranjar maneira de monitorizar a temperatura do mesmo.
Este controlador parece muito mais robusto que o outro.
Quanto a programação foi feita pelo Sr Paulo da ecocriterio com um cabo próprio que eu não tenho.
É um adaptador de usb que liga a 2 fios que sai do controlador.
Quero ver se arranjo esse adaptador
Porque quero melhorar a travagem regenerativa .
Pelo que pude me aperceber este controlador tem muitos parâmetros e configuraçoes.
Quase que é preciso ser um técnico de programação.
Por ex podemos escolher a que velocidade queremos que a travagem regenerativa actue.
Live long and prosper!
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Agora é que vai ser..... 

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/