
Venho apresentar o projeto de microprodução do meu condomínio, pois já vários utilizadores deste forum me perguntaram como foi desenvolvido.
Vou citar partes do relatório que deu origem ao projeto para elucidar as bases do mesmo.
Enquadramento
Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar, variando o número médio anual de horas de Sol entre 2.200 e 3.000, quando na Alemanha, líder mundial de potência fotovoltaica instalada, varia entre 1.200 e 1.700h. Assim, devido às nossas condições climáticas, possuímos excelentes condições para a conversão fotovoltaica com índices de produção entre os 1000 e os 1500 kWh por ano, por cada kWp instalado.
Neste contexto, a AMES - Agência Municipal de Energia de Sintra - elaborou, em 2007, um estudo de Análise da Estrutura Habitacional e soluções de Sustentabilidade Energética e Ambiental para o bairro. Deste estudo concluiu-se que a freguesia tem uma disposição e exposição solar excelente devido ao espaçamento e orientação dos edifícios, sendo o ponto de partida para o projecto “Um Bairro Sustentável”.
Condições de instalação
A instalação das unidades de microgeração foto-voltaica de 3,68 kW ficou a cargo da SelfEnergy e Sotecnisol, tendo estas empresas financiado a aquisição do material, suportando os custos para a sua instalação, licenciamento e manutenção, e recebendo, em contrapartida, 75% do valor resultante da energia vendida à rede durante 20 anos. Após este período, as receitas da venda de energia reverterão totalmente a favor do condomínio, sendo o período de vida expectável deste tipo de equipamento de 25 anos.
Resumindo, o condomínio fez um Acordo-Quadro com a AMES e 2 empresas instaladoras, onde se dispôs a ceder o espaço do telhado para a instalação das unidades foto-voltaicas, revertendo 25% da venda durante 20 anos, ou seja, a custo zero para o condomínio, passámos a produzir 18,4kW com 22000Wp de 100 painéis

Alguns detalhes técnicos:
- 5 edifícios com produção de 3,68kW cada
- Instalação fixa sobre telha
- Telhado com inclinação de 25º virado a sul
- Componentes de cada edifício:
- 20 Painéis foto-voltaicos (Suntech STP220)
- Inversor (KACO Powador 3600Xi)
- Contador (Actaris SL700) com Módulo GSM
- Seleccionador de corte geral
- Disjuntor diferencial
- Estrutura de suporte
- Cablagem de interligação

Caraterísticas por edifício

Detalhes dos painéis

Detalhes do inversor


Diagrama da instalação

Instalação do inversor e contador


Análise anual de um edifício

