Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por nunopaulo1975 »

Está muito apresentável, parabéns Emanuel .

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado Nuno!
Tendo em conta as circunstâncias como foi projetado/montado, e o pouco tempo que levou a construir, não está nada mal.

Agora não encontro uma caixa em condições para colocar aquilo!

A caixa, em que estava a fonte de alimentação que construi para os motores, era perfeita.

Mas a caixa tem umas fixações para colocar os parafusos da tampa, e a placa assim não cabe!

Talvez se eu experimentar cortar estas fixações! Mas depois como vou fixar a tampa?!

Não sei..... mas esta caixa era perfeita para o seguidor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Ufa....... Que trabalheira........ :roll:

Finalmente a placa do seguidor ficou pronta, só falta uma caixa para a colocar.

Falando um pouco sobre o mesmo.

Como já tinha falado, há uns tempos fiz um protótipo de um seguidor solar, e não fiquei muito agradado com os resultados.
Com o tempo bom, com o céu com poucas nuvens, este sistema trabalha bem.

Só quando começa a ficar nublado, o caso muda de figura, vários acionamentos desnecessários, por exemplo, na altura de acionamento se passar uma nuvem em frente ao sol, e se tiver mais luminosidade do lado contrário, lá manda a estrutura para o sítio contrário, gastando energia desnecessariamente, desgastes no motor, perdas de rendimento (watts)

E como o tempo dos Açores por vezes é muito inconstante, ainda pior!
Já um seguidor programado não tem estes inconvenientes.

Mas.... quando o tempo está limpo, o seguidor solar tem mais eficiência.

E aí pensei!!
(Porque não aproveitar o melhor dos dois mundos)
E foi assim que decidi construir um seguidor misto (programado, e por luminosidade)

Especificações do seguidor.

Seguimento programado.

Seguimento por luminosidade.

Mudança automática de seguimento programado para seguimento por luminosidade.

Mudança automática de seguimento por luminosidade para seguimento programado.

Regresso automático ao fim do dia para a posição nascente.

Aviso luminoso de seguimento, que aumenta de intensidade com o aumento de luminosidade.

Aviso sonoro de acionamento dos motores.

Aviso luminoso de acionamento dos motores.

Observações!

O seguimento standard é o programado, só depois se as condições meteorológicas o permitirem, passa automaticamente para o seguimento por luminosidade.

O aviso sonoro, está na frequência dos 850 herts, ajustável, fazendo um bip por segundo.

A placa tornou-se pequena para o queria fazer, por este facto, tentei reduzir os componentes ao máximo, e atribuído mais que uma função a alguns componentes/circuitos.

Apenas vou dar um exemplo!
Há um bloco de comando que é dedicado a colocar a estrutura ao fim do dia na posição nascente, que leva a maior parte do tempo inerte.

Aí pensei atribuir mais funções a este bloco, designadamente o aviso de luminosidade de seguimento, e o aviso quando o sistema entra em modo de espera (à noite).

O bloco de colocar a estrutura ao fim do dia na posição nascente é relativamente simples!
E os componentes são, apenas, (2) resistores, (1) potenciômetro, (1) transistor bipolar e (1) (LDR)

Criando um divisor de tensão, colocado em série os resistores e um potenciômetro no pino da base do transistor e em paralelo (base e coletor), um (LDR) em série com os resistores e potenciômetro, e em paralelo entre (base emissor) criamos um sensor sombra, que quando o (LDR) não detectar luminosidade aumenta a sua resistência, deixando a corrente passar, saturando a base do transistor, fazendo passar corrente entre a (base emissor) que por sua vez vai fazer circular uma corrente invertida entre (o coletor emissor) ativando o relé com a polaridade invertida, que vai acionar o motor até à sua zona de corte.

O que eu fiz!
Liguei o circuito excitador do (LED) no mesmo barramento do circuito de alimentação do circuito acima.

Mesmo quando ele se encontra em modo de espera (até chegar a noite, e mandar a estrutura para nascente) que só acontece quando o (LDR) vai aumentado a sua resistência, e aumentando a corrente (na base do transistor) até ao ponto de saturação, vai sempre havendo pequenas variações de corrente, que vão influenciar na frequência do excitador do (LED) já que se encontram no mesmo barramento de alimentação, fazendo-o piscar mais rápido com o aumento de luminosidade.

Quando chegar à noite, e quando o relé for acionado, que no meu caso são (2) as bobines absorverão a maior parte da corrente, criando uma grande impedância no circuito excitador do (LED) aumentando bastante a sua frequência, ficando o (LED) sempre aceso.

E assim, temos um aviso luminoso.
De dia quanto mais luminosidade, o (LED) pisca mais rápido, (modo seguimento) à noite, permanece aceso (modo de espera)

Foi uma maneira de atribuir mais funções a um circuito, e poupando espaço no (CI).
Anexos
Seguidor final2.jpg
Seguidor final2.jpg (149.99 KiB) Visto 2287 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Humm, parece-me bem!!
ainda vais fazer um para mim, eu pago-te!
é que tenho um dos seguidores parados por avaria do dito e tenho que arranjar alternativa, não gosto do modo de seguimento que traz...

Já agora porque apagaste as referencias dos integrados?? para a malta não copiar??
isso seri impossivel uma vez que dizes nem esquema teres feito!!

Outra coisa, deverias colocar freewheeling ou snubber como queiras chamar nos relés, como vão comutar muitas vezes ajuda na longevidade...
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas Paulo!

É com enorme satisfação que vejo uma pessoa com o teu conhecimento, e equipamentos nesta área, mostrar interesse pelo meu seguidor :)

Quando apresentei este projeto do seguidor aqui no fórum, nunca foi a minha intenção comercializar este equipamento (o que até não era nada mau, até podia ganhar uns trocos) :lol:

Mas infelizmente a coisa não é tão simples quanto parece!
Para fazer uma aposta neste sentido, nunca poderia ser nesses moldes!!!

Numa placa perfurada, com montes de fios cruzados para um lado e para o outro :oops:
Teria que obrigatoriamente  fazer um esquema, e depois converter este esquema para a impressão no (PCB)
Achar o melhor caminho para as várias trilhas dos vários (blocos/circuitos) com o menor número de pontes possíveis, e isto apesar de não ser fácil, dá muito trabalho...
Fora a responsabilidade de mandar um aparelho destes para o continente, sem saber o seu real comportamento, ou possíveis avarias que possam surgir etc.

Quanto à tua pergunta, porque apaguei as referências de alguns componentes!!
Então Paulo!! Não és um miúdo inocente para não saberes a resposta!!
Há muitos mirones por aí!!

Só a idéia que dei de fazer um seguidor misto (que acho que os comerciais não têm esta função !?) e mais umas dicas, fazendo a leitura visual dos componentes, já chegam lá!

Ao borrar as referências dos chips, a coisa fica bem mais complicada!
Apesar de apresentar este projeto aqui no fórum, não sou obrigado a revelar como o fiz.
Levei vários dias a queimar os meus neurónios, muitas horas pela noite dentro, atrasando outros trabalhos...

Podia simplesmente dizer que fiz um seguidor e nada mais, como muita gente faz por aí....

Quanto à tua pergunta porque não pus uns (snubber) para atenuar a formação de arco entre os contatos de relés!
Se reparares na placa, tem lá (2) indutores que fazem esta filtragem!
E para as correntes transitórias em questão dá perfeitamente.

Tens um seguidor avariado!!
Que tipo de seguimento ele faz!? (Por luminosidade, ou é programado)

Se for por luminosidade, já fizeste as medições nos variadores (AO) !? Ou pode ser nos receptores!!!

Abraço.
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Se não queres partilhar o teu projecto do seguidor porque te das ao trabalho de o colocar aqui ?
Live long and prosper!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Olha aqui um seguidor com tudo que tu mencionas ai no teu, aliás ainda tem mais funções, e traz um esquema super detalhado, e qual quer um dos componentes é comprado em qualquer loja de electrónica.

:arrow: http://www.ebay.es/itm/DUAL-AXIS-Solar- ... 2ecdb4eaf5" onclick="window.open(this.href);return false;
Live long and prosper!

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Tenho um igual
Ainda não está operacional.

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

visitante2 Escreveu:Se não queres partilhar o teu projecto do seguidor porque te das ao trabalho de o colocar aqui ?
Só podes estar a gozar com a minha cara !!!!!! :shock: :shock:

Logo tu a fazeres este comentário!!!!
Que meteste em todos típicos...... a fazer todo tipo de perguntas, alguns comentários parvos, e exigências, a querer saber as coisas ao mais infomo pormenor....

E no nos teus tópicos ocultas factos que se passaram com os teus negócios com as motas, não aceitas a ajuda (e ainda duvidas)  de pessoal sério que dá a cara por aquilo que faz...... preferes acreditar em batoreiros sem escrúpulos....

Então eu partilho tudo e mais alguma coisa, dou-me ao trabalho de explicar pormenores que muitos não teriam paciência para explicar, já ajudei muita gente mesmo gratuitamente.
E levo com comentários destes!!!

Que eu saiba não há uma regra neste fórum, que ao partilharmos as nossas experiências, projetos, somos obrigados a fornecer os dados técnicos dos mesmos! (OU SERÁ QUE SIM!?)

Críticas-me de querer ocultar detalhes técnicos do meu seguidor (que estou no meu direito).
Pois apaguei as referências de alguns componentes.

Por acaso reparaste na descrição que faço do seguidor!!!! :roll:

Não achas que já começo a explicar como fiz as coisas!? 
E aos poucos (era) para explicar muito mais... era só perguntar.....!

Para tua informação, já mandei uma (pm) dos ditos chips com as referências apagadas a um user aqui no fórum!

PS: ultimamente andas esquisito!!!
Não eras assim......

Obrigado por colocar o link deste seguidor, que é sem dúvida muito melhor que o meu...
Aproveita o esquema e faz um!
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!
A respeito da caixa para colocar o seguidor, decidi colocar mesmo a que tinha na antiga fonte de alimentação dos motores.
O problema era que a placa não cabia na caixa, e foi necessário cortar as fixações da tampa, e ter de inventar umas fixações alternativas.
Anexos
caixa 1.jpg
caixa 1.jpg (126.71 KiB) Visto 2017 vezes
caixa 2.jpg
caixa 2.jpg (125.59 KiB) Visto 2017 vezes
caixa 3.jpg
caixa 3.jpg (112.73 KiB) Visto 2017 vezes
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Finalmente posso dizer que temos seguidor :) :)
Sem duvida que estou satisfeito porque consegui suprir mais um desafio...

Estava com muito receio de ter feito algo errado (ou ter escapado alguma coisa) e quando fosse ligar tudo queimasse alguma coisa, etc.
Apesar de, durante a construção, ter testado bloco a bloco, mas nunca tinha ligado tudo ao mesmo tempo. Podia cometer o erro de inverter alguma polaridade de algum fio, ligar no sítio errado, etc.

O engraçado disto tudo! É que não fui pesquisar quaisquer informações técnicas sobre seguidores, e depois de dar uma olhada num link de um seguidor, que me colocaram no tópico, ao ver como eles fizerem aquilo, notei que certas coisas estão parecidas com o meu.

Duas das coisas que esqueci de colocar nas especificações:

(1) o seguidor comuta automaticamente de modo de seguimento, para manual, sem ter que ligar qualquer botão.
(2) o seguidor tem duas tensões de trabalho (12V/24V).

Nos (12V) alimenta os circuitos do seguidor, e faz o seguimento.
Nos (24V) alimenta o circuito de acionamento manual.

Nunca tinha visto os motores a trabalhar na tensão de (12V), nem se ouve qualquer ruído.

Única coisa que não correu como eu esperava (e não faço ideia porquê), é o tom do aviso sonoro de acionamento dos motores.
Quando foi testado na bancada, tinha um tom muito fixe, tipo o bip do frigorífico quando deixamos a porta aberta muito tempo.

Agora depois de tudo ligado, ficou muito diferente, já tentei ajustar aumentando e diminuindo a frequência, e não fica igual.
Tem um som algo irritante...
Sei que o material tem sempre razão, mas ainda não cheguei lá.

De resto ficou tudo ok.

A respeito do sistema de defesa!
Tive uma ideia de fazer um sistema de defesa, sem ter que usar um anemômetro :idea:
Mas como é uma ideia ainda muito crua, que exige alguma reflexão, e agora não dá para me dedicar a isso, depois logo vejo.
Anexos
Ligação seguidor.jpg
Ligação seguidor.jpg (146.15 KiB) Visto 1975 vezes
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Projeto seguidor concluído, agora vou passar a fase de acabar as alterações que estou a fazer no quadro, montar uns automatismos etc..

A respeito da alteração do som de aviso de acionamento dos motores! Burrice minha :oops:
Claro que o som não poderia ficar idêntico aos testes de bancada, pois foi realizado em (fonte dedicada) e não (compartilhada).

Mas não estou com paciência de alterar o circuito, pelo menos por agora.
Para tornar o som menos irritante, reduzi um pouco o volume.
Anexos
Seguidor12.jpg
Seguidor12.jpg (124.3 KiB) Visto 1898 vezes
Painel 12.jpg
Painel 12.jpg (130.43 KiB) Visto 1898 vezes
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Finalmente passei à montagem dos automatismos.
Na verdade nunca montei equipamentos destes.
E ao ligar (2) contatores, apercebi-me que (1) fazia mais (barulho) que o outro, e ao fazer as medições nas bobines verifiquei que havia diferencias ôhmicas significativas!

Depois de medir o outro, verifiquei que tb tinha um valor ôhmico alto.

Alguém que tenha experiencia nestes equipamentos, podia me informar se isto é normal !?

E como é possível tais diferenças para os mesmos equipamentos!! ou se os (2) que apresentam valores ôhmicos elevados, estão com problemas?
Anexos
Contactor.jpg
Contactor.jpg (133.28 KiB) Visto 1849 vezes
Contactor2.jpg
Contactor2.jpg (134.06 KiB) Visto 1849 vezes
Imagem

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Esses contactores são atuados a 24V ou a 230V?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Emanuel esses valores não são significativos, seriam se tivesses 1430 e no outro 300.
Esquece e continua
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Ricardo, as bobines dos contatores são ionizadas a (230V/AC).
Fiz um teste, os contatores ficaram várias horas ligados, e não aconteceu nada, tb não aqueceram!

Paulo!
Sendo assim fico bem mais descansado....
Como sabes, este material veio de longe, e levou muito tempo a chegar...., devolver ia ser uma chatice, e nunca mais isto ficava pronto.

Agora tenho que ser sincero, ((Já sou muito verde neste tipo de material)) e quando não percebo, não tenho qualquer problema em dizer.

Porque, se a diferença óhmica fosse a que mencionaste era pior? ( se tivesses 1430 e no outro 300)
Imagem

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Se calhar o Paulo estava a falar da diferença dos de 1450 e 1430?

Esse que só tem 6 Ohms é que é muito suspeito...
Para não aquecer teve ter uma indutância (L) muito elevada para travar a corrente em AC.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

de facto nem tinha reparado que existia um terceiro!!!! é a mania de ver/ler na diagonal,
é muita diferença sim, deves ter medido mal!, são todos iguais??
podem é ter bobina eletronica...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Já está tudo esclarecido!!!!!

Acabei de fazer as medições! O que eu disse que tinha (6,2 ohm) na realidade tem= (1440 ohm)

AFINAL EU É QUE ANDO A DORMIR .... :oops: :oops:

Obrigado malta......
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Como está o vento aí ?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”