Maluqueiras: Soldar diretamente com DC da microprodução
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Re: Maluqueiras: Soldar diretamente com DC da microprodução
Muito bom, assim se vê bem o problema do arco eléctrico em DC. Qual a voltagem ?
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Faz pensar no uso de disjuntores ac para correntes dc
-
Não sei, na descrição do vídeo só diz 7,2 kW e nada de referências à tensão.
Esse vídeo não é meu.
Esse vídeo não é meu.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Pela distancia que o arco se prolonga deverá ser bem mais de 500V...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Eu estou com dificuldade em acreditar..... Que estalos serão aqueles?
sergiomms
-
Eu diria que é quando se solta o metal derretido da vareta de soldar e cai pelo arco elétrico (quando para o arco dá para ver as bolas de metal derretido no chão).sergiomms Escreveu:Que estalos serão aqueles?
Numa soldadura normal a vareta fica muito próxima do sítio a soldar.
O pessoal do todo o terreno por vezes leva 2 baterias extra na viatura e os cabos de soldar.
Com a bateria do veículo e as 2 extra em série já dá para soldar se partirem alguma peça no meio do mato:
Link
-
- Membro Gold
O video é bem explicito, apesar de não deixar de ser um video youtubeRJSC Escreveu:...
Com a bateria do veículo e as 2 extra em série já dá para soldar...

Convenceste-me! Brutal!
Eu tenho uma máquina de soldar no saxo e não sabia!

É só comprar electrodos e qualquer dia testo isto!
sergiomms
-
Cuidado porque ao iniciar a soldadura tem que se tocar os metais e nesse momento até derreter a ponta é um curto-circuito que vair drenar muitas centenas de amperes.
Baterias de chumbo de arranque até aguentam, mas as NI-CD do saxo podem não gostar.
Os aparelhos de soldar a arco são basicamente fontes de alimentação DC de 50V a 80V de baixa qualidade e com capacidade de corrente de 80A para cima.
No caso dos painéis solares, eles dão uma corrente proporcional à radiação solar e naturalmente limitada, por isso não faz mal o curto circuito.
Baterias de chumbo de arranque até aguentam, mas as NI-CD do saxo podem não gostar.
Os aparelhos de soldar a arco são basicamente fontes de alimentação DC de 50V a 80V de baixa qualidade e com capacidade de corrente de 80A para cima.
No caso dos painéis solares, eles dão uma corrente proporcional à radiação solar e naturalmente limitada, por isso não faz mal o curto circuito.
-
- Membro Gold
Fica descansado que já passei uns belos tempos como soldador 
as baterias do saxo suportam 2C ou seja 200Ah contínuos, de pico não me lembro.

as baterias do saxo suportam 2C ou seja 200Ah contínuos, de pico não me lembro.
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Pahh tenham juizo, ainda se magoam!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
A primeira plavra do titulo do tópico é maluqueirapnunes Escreveu:Pahh tenham juizo, ainda se magoam!

-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Boa postagem Ricardo, mas nem pensar que a proveniência deste arco seja a descrita no vídeo
Já fiz algumas fontes de alta tensão e uma delas, para conseguir um arco contínuo de apenas (1,2cm), foi preciso uma fonte de cerca de (12.000V)....
Nem imagino quantos (Volts) este tipo colocou aí, para conseguir tal arco!!!

Já fiz algumas fontes de alta tensão e uma delas, para conseguir um arco contínuo de apenas (1,2cm), foi preciso uma fonte de cerca de (12.000V)....
Nem imagino quantos (Volts) este tipo colocou aí, para conseguir tal arco!!!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
O isolamento daqueles cabos é fino para 12kV ou coisa parecida.
O que se passa é que depois de o ar estar ionizado (com o estabelecimento da primeira faísca) pode-se aumentar a distância. O metal e a parte de fora da vareta de soldar vaporizados ajudam ainda mais.
Isso passa com a "escada de jacob" em que o arco se inicia na zona mais estreita entre os fios e depois do ar ionizado o arco sobe para uma zona mais larga:
Link
500kV (e ainda por cima AC, cujo arco se extingue mais facilmente com as passagens por zero) dão para um arco destes:
Link
O que se passa é que depois de o ar estar ionizado (com o estabelecimento da primeira faísca) pode-se aumentar a distância. O metal e a parte de fora da vareta de soldar vaporizados ajudam ainda mais.
Isso passa com a "escada de jacob" em que o arco se inicia na zona mais estreita entre os fios e depois do ar ionizado o arco sobe para uma zona mais larga:
Link
500kV (e ainda por cima AC, cujo arco se extingue mais facilmente com as passagens por zero) dão para um arco destes:
Link
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Sem dúvida que deste um bom exemplo!!
Se é necessário uma fonte de (15.000V) para ionizar a escada de jacob, com um arco que se extingue rapidamente (muito diferente de um arco contínuo).
No início do arco, os metais estão muito próximos (facilitando a ionização), conforme vai subindo e afastando, o arco vai perdendo potência até à sua extinção.
Eu, com um arco contínuo de (1,2cm/12.000V), se for afastando os metais, consigo por alguns milésimos de segundo um arco de cerca de (4/5cm).
Agora tem paciência!!!! não podes comparar este arco com o do vídeo, já viste a intensidade daquilo!!!!
Cada um acredita naquilo que quer....
Se é necessário uma fonte de (15.000V) para ionizar a escada de jacob, com um arco que se extingue rapidamente (muito diferente de um arco contínuo).
No início do arco, os metais estão muito próximos (facilitando a ionização), conforme vai subindo e afastando, o arco vai perdendo potência até à sua extinção.
Eu, com um arco contínuo de (1,2cm/12.000V), se for afastando os metais, consigo por alguns milésimos de segundo um arco de cerca de (4/5cm).
Agora tem paciência!!!! não podes comparar este arco com o do vídeo, já viste a intensidade daquilo!!!!
Cada um acredita naquilo que quer....

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/