Como se produz o biodiesel?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
jonny_be
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo mai 20, 2007 11:26 pm

Como se produz o biodiesel?

Mensagem por jonny_be »

afinal quem é que me pode explicar como se produz o biodisel... como se eu fosse muito burrinho

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

aqui vai a minha receita simples e caseira smile

bacalhau à fry do pipo

ingredientes: óleo usado não muito ácido
metanol 22% do melhor que á na praça
soda caustica pura e sem apanhar ar.
5% água da torneira

tempêros e utênsilios da titulação:

mascara de gaz.
luvas de borracha.
viseira de protecção.
alcool isopropilico purinho.
1 grama de soda cáustica diluida num litro de água destilada.
1 seringa de 1 ml dos toxicodependentes.
1 seringa de 10 ml
1 frasco de conta-gotas dos que se usam no nariz.
copos do plástico do café que se usam nas tasquinhas.
fitas ph de 3/7 - 6/12
red phenol dos kits das piscinas.

preparar cozedura:
colocar o óleo usado e limpo no recipiente e elevá-lo á temperatura de 55º para cozer bem. caso tenha água retira-se pela purga do fundo ou deixa-se circular sem a tampa. deve estar seco e cristalino.

preparação dos tempêros:

poção mágica: 1 litro de água destilada com 1gr de soda cautica.

em 10 ml de alcool isopropilico, colocar 1,1ml do óleo da panela quentinho mais 3 gotinhas de red phenol e mexer qb.
colocar gotinhas da poção mágica de água destilada/soda caustica até atingir o ponto 8 do ph. cada 18 gotinhas equivale a uma grama por litro de soda no processo+5%base.

pré-refogado:

a preparação do refugado é das culinárias mais perigosas, por isso não facilites em nada. sempre protegido com tudo.

colocar 22% de metanol (sobre o volume do óleo) em recipiente apropriado. misturar o resultado % da titulação+5%base de soda por litro de óleo. não usar berbequim neste caldo senão podes de repente sentir os pés a levantar do chão e fazeres uma viagem forçada ao hospital mais próximo. se fumares acontece-te o mesmo. procura fazer o refugado em local arejado.
reserva 1/3 do metanol para o final, assim, alguma soda que não tenha sido dissolvida consegues dilui-la no final. a reacção deste refogado atinge temperaturas elevadas e o gaz libertado é extremamente explosivo. o recipiente se for de plástico deve ser próprio.

cozedura a 55º

juntas o refogado ao bacalhau. como o bacalhau é seco, deves manter esta temperatura durante 2 horas sempre a mexer bem para ficar bem cozido. no final da cozedura juntas 5% de água da torneira e mexes durante 10 a 15 minutos e deixas repousar desligando o fogão.
deixas repousar 16 horas e retiras o caldo negro que está por baixo. este caldo é que provoca indigestões. tens de retirar 20 a 22% de caldo sobre o oleo usado. atenção que esta percentagem é importante.

provar o bacalhau:

retiras uma amostra de 0,5 litro do bacalhau e colocas numa garrafa de água de 1,5 litro e juntas 0,5 litro de água da torneira. agitas bem 5 segundos e deixas repousar 30 minutos. se o cozinhado estiver perfeito e bacalhau bem cozido a água separa-se do bacalhau sem qualquer problema, apesar do bacalhau ficar com a cor tipo sumo de maça.

entre o bacalhau e a água não deve haver nenhuma emulsão. se houver tem de ser muito pequena da espessura dum cartão.

lavar o bacalhau.

o bacalhau se não for lavado provoca azia e com o tempo vais ter problemas no estomago. podes lavar de várias formas. se queres ter um petisco de excelente qualidade, tens de lavar com jeitinho senão o bacalhau desfaz-se e já não presta.

secagem

o bacalhau depois de cozinhado volta ao estado de origem. quer-se dizer...fica seco, limpinho, transparente e cristalino. smile

bom apetite:)

ps: esta receita é simples e contribui para que não poluas a sanita mesmo que bebas vinho a acompanhar.
assim talvez compreendas melhor!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

para o teu primeiro topico não esta mal n senhor .
já agora n queres uma apresentaçao tambem acho que n ficava nada mal
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

nmcnunes
Membro
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 10:51 pm

duvida

Mensagem por nmcnunes »

boas a todos
e perciso manter os 45 ou 50 graus desde o inicio do proçesso ate ao fim incluindo lavagens ect ou e so perciso quando se esta misturar o oleo com o metoxido

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

eu aldrabo um bocado ai...

vou explicar: meto a resistencia a aquecer o oleo. quando chega ao 35º faço a titulação. quando chega aos 40º começo a preparar o metoxido.

quando chega aos 50º já tenho o metoxido pronto. desligo a resistencia e meto o metoxido, depois volto a ligar a resistencia. (desligo só enquanto mexo no alcool por precaução, a minha resistencia é externa e pode pingar uma pinga de metoxido por cima dela...)

depois a reacção do metoxido com o oleo vai fazer subir a temperatura quase instantaneamente para os 55º e fica a "cozinhar" por 2 horas. deixo o termostato ligado, mas ele só vai ligar a resistencia de vez em quando para manter a temperatura.

depois disso desligas e juntas os 5% de agua, muito importante, porque ajuda a não deixar a glicerina solidificar no processador. além disso faz a separação mais rapida. aqui há quem deixe a resistencia ligada a 35º ou por ai enquanto faz a separação para a glicerina não enrijecer. juntando a agua não é preciso. desligo e pronto.

na lavagem, se tiveres o oleo quente ajuda a fazer a separação da agua do bio, mas não é obrigatório. se meteres a agua quente em aspersão sobre o bio ajuda.

na secagem é onde precisas de mais energia. eu tenho andando a aquecer entre os 70º e 80º para conseguir secagens mais rapidas. mesmo assim com a "boca" apertada do meu processador, leva-me sempre 2 a 3 horas.

marco.

nmcnunes
Membro
Membro

Mensagem por nmcnunes »

obrigado pela resposta amigo desculpa mas podes me dizer o q e a titulaçao se me poderes dizer como fazes o processo todo incluindo os tempos necessarios para cada operaçao era fixe obrigado mesmo
quando juntas os 5% de agua e perciso mexer e na lavagem tambem se mexe ou so se deixa a agua escorrer pelo bd

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

muitas destas questões que colocas estão bem explicadas e documentadas aqui pelo forum.
a informação é que já é tanta que ás vezes fica dificil encontrar onde está. mas isto é sinal que este forum é uma autentica biblioteca.

em relação à titulação, é um processo que nos permite avaliar a qualidade (acidez) do oleo a processar (corrijam-me se estiver a dizer asneira)

o objectivo é saber qual a acidez do oleo para saber qual a percentagem de soda caustica a usar no processo. normalmente usa-se 5gr de soda base por litro de oleo a titular + o resultado da titulação.

eu faço a titulação desta maneira: (vais encontrar isto ou algo semelhante pelo forum)
pego em 5,5ml de oleo a titular, adiciono 50ml de alcool isopropilico misturo e meço o ph com um medidor digital. (podes usar o red phenol e fitas de ph em vez do medidor digital)
depois preparas uma solução com 1 litro de agua destilada + 1gr de soda caustica.
agora imagina que ao medires o ph do oleo obtiveste um valor de 6 no ph.
á solução de alcool iso./oleo vais juntar 18 gotas da solução de agua destilada e soda caustica. depois voltas a medir o ph. que deverá ter subido para 7 ou por ai, ou seja para um valor menos acido. repetes as 18 gotas as vezes que forem precisas até obteres um ph de 8.
o resultado da tua titulação vai ser: por cada 18 gotas que usaste, acrescentas 1gr de soda por litro.
ou seja, imagina que usaste 54 gotas ( 18+18+18 ) significa que vais ter de por mais 3 gr de soda caustica por litro de oleo além dos 5gr de soda base. ou seja um total de 8gr de soda caustica por litro de oleo.
segundo o que li por aqui, desta forma vais usar a quantidade de soda certa para fazer o metoxido que vai processar o teu oleo, logo nem ficas com glicerina a mais (que vai dar sabão no bio) nem ficas com oleo por processar.
tens aqui o link para um topico deste forum que te permite realizar estas contas rapidamente:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=2096

quanto aos tempos dos processos:
processamento (oleo+metoxido) ==> 2h a mexer a 55º
no final juntas os 5% de agua ==> 10min a mexer
decantação da glicerina ==> podes deixar durante a noite, eu deixo no minimo 5h
1ª lavagem ==> demora o tempo que os teus aspersores levarem a despejar 33% do volume do oleo, de agua para cima do bio.
decantação da 1ª lavagem ==> no min 30 min.

as outras lavagens são feitas de igual forma. mas nas primeiras não convem muitas agitações para não emulsionar. as ultimas podes por em circulação para lavar bem.

o numero de lavagens depende da sujidade (metoxido restante no bio)
ao analisares o ph da agua das lavagens vais saber se precisas de mais lavagens ou não. se o ph da agua das lavagens for superior a 7-8 (ou seja alcalino) é porque ainda há soda no bio, tens de continuar a lavar.

a secagem demora o tempo que for preciso, depende do teu processador e da temperatura, circulação e abertura ao ar livre. no meu caso vai para 3h a 70º-80º

espero ter ajudado a resumir o processo, provavelmente passei muito rapido sobre certas coisas e falhei em alguma. além disto esta é a minha maneira de fazer as coisas, existe por ai muita malta com muito mais experiencia e com outros metodos. o que te aconselho é começar a experimentar e ganhar "mão" no processo, depois vais adaptar as tuas condições à pratica de fazer bio e pode ser que arranjes um metodo mais eficaz para ti. tudo depende do processador que vais construir etc...

algumas notas que deixo a quem está a pensar fazer bio em casa são:

preparem-se para lidar com oleo, que por mais que tentemos vai sempre sujar alguma coisa. muito do tempo que passo a fazer bio é em limpezas.

fazer bio requer uma enorme disponibilidade de tempo, paciencia e perserverança, principalmente no principio. até ganhar o ritmo, pratica e experiencia. depois passa a ser mais facil.

quem pretende fazer bio continuamente vai precisar de um processador com o minimo de condições e isso custa dinheiro. o investimento que fiz foi muito superior ao que contava fazer, aparece sempre um extra que é preciso... no entanto creio que é vantajoso investir de principio numa coisa que dure, do que gastar com "chanecos" que depois não dão em nada.

são coisas a considerar.

abraço,

marco.

nmcnunes
Membro
Membro

Mensagem por nmcnunes »

obrigadao amigo fikei um bocado mais dentro do assunto e e como tu dizes como o forum ta um bocado dezorganizado o pessoal nem sabe onde ade procurar.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

nmcnunes Escreveu:obrigadao amigo fikei um bocado mais dentro do assunto e e como tu dizes como o forum ta um bocado dezorganizado o pessoal nem sabe onde ade procurar.
hum eu creio é que a tecla Imagem tem é pouco uso!

pois está tudo aqui!

não concordas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “BioDiesel”