O google já me trouxe muitas vezes a este fórum mas nunca me tinha cá registado.
Bem, andava a investigar umas matérias para construir painéis solares em casa, e já recolhi por aqui conhecimentos para desistir um pouco da ideia. O que iria poupar provavelmente não compensaria a qualidade do material.
O que aprendi aqui também foi a existência do grid-tie inverter. Eu sabia que isto existia, mas pensei que era algo que só quem se candidatasse às licenças de micro-produção tivesse acesso. E eu até fui uma dessas pessoas. Convenci o meu pai a candidatar-nos a uma. Tivemos que aumentar a potência do contador e tudo mas depois da avaliação de custos ficou tudo em águas paradas porque achei que poderíamos investir o dinheiro que nos pediam (cerca de 25 mil euros) em outras coisas, mas muito devido ao facto de eu com os painéis não querer propriamente ganhar dinheiro, mas sim não ter que o gastar em eletricidade.
Em minha casa é tudo elétrico. Só tenho 3 contas. Água, luz e telefone. Eu já li por aqui outros tópicos, mas acho que nenhum deles responde ao certo a estas questões do grid-tie e gostaria se algum de vocês pudesse, me elucida-se sobre algumas delas.
1º Injetar eletricidade na rede é ilegal certo? O que acontece aos contadores da edp numa casa comum se injetássemos na rede? Todos eles andam para trás? E os que não andam, ficam simplesmente parados? Não queimam?
2º Qual é a melhor forma de ter o sistema montado? Pelo que li aqui, recomendam sempre nunca injetar mais do que se consome... A minha dúvida é, o que é que isto quer dizer ao certo? Podemos ir à nossa vida e deixar isto ligado durante o dia a injectar na rede durante as horas de sol, mas quando chegar-mos à noite, consumir mais do que foi produzido para assegurar um equilíbrio no contador? Ou assegurar sempre que o que está a ser produzido nos painéis, está a ser consumido nesse exato momento por algo em casa e assegurar que nunca seja injetado nada no contador?
3º Calculo que na pergunta anterior, o ideal seja a segunda sugestão, mas existe problema com a primeira de deixar o contador andar para trás?
Por agora penso que são só estas