Operação anti-"KW O assalto"
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Operação anti-"KW O assalto"
Pois, mas disjuntores para 125A! Ui! Ui! Apesar de serem até 125A, estes só vão ser usados para corte de circuito, porque a proteção será no banco de baterias, com fusíveis.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Onde é que vai precisar de 125A?
O inversor trabalha bem a 90V, o maximo de potencia que lhe pode ligar é de 3000W, feitas as contas isso não da mais de 36A, e mesmo que fosse a 60V isso da 50A. Veja la isso bem.
O inversor trabalha bem a 90V, o maximo de potencia que lhe pode ligar é de 3000W, feitas as contas isso não da mais de 36A, e mesmo que fosse a 60V isso da 50A. Veja la isso bem.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS
-
Precisa nas baterias. E ele não leva no máximo 3000W. O recomendado é 3000W, que é a potência do regulador de carga, mas pode levar mais. Muito provavelmente, o meu irá levar até 3750W, quando o graveto permitir...
-
A coisa começa a ficar composta.
A maior parte das ligações dc concluidas. Falta-me só ligar os fios que vêm dos paineis. Na parte AC, falta a ligação ao quadro geral, estando já o interruptor de bypass ligado e cabos para o inversor e quadro geral, passados. No quadro geral, ainda tenho que dividir as cargas, e ligar o que pretendo ao inversor.
A maior parte das ligações dc concluidas. Falta-me só ligar os fios que vêm dos paineis. Na parte AC, falta a ligação ao quadro geral, estando já o interruptor de bypass ligado e cabos para o inversor e quadro geral, passados. No quadro geral, ainda tenho que dividir as cargas, e ligar o que pretendo ao inversor.
- Anexos
-
- 20140405_162829.jpg (1.85 MiB) Visto 3716 vezes
-
- Membro Silver
Esta a ficar bonito!
Força com isso que vem ai o sol
Força com isso que vem ai o sol

-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Sim..... está a ficar muito porreiro
Daqui a nada está a bombar.

Daqui a nada está a bombar.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Como deves imaginar, pareço um garoto em pulgas para por a coisa a funcionar!
-
- Membro Silver
Qualquer um de nós.
Eu garanto que só ia dormir quando isso já estivesse a funcionar.

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Bem verdade hehemda Escreveu:Qualquer um de nós.
Live long and prosper!
-
- Moderador
Imagino que sim
Sei que há pessoal que crítica os investimentos que fazemos nesta área, etc etc, mas ((energias alternativas)) é bem mais que meros números....
É só pensarmos nas potencialidades do sol, vento, água, vapor, entre outras fontes de energia, consideráveis renováveis.

Sei que há pessoal que crítica os investimentos que fazemos nesta área, etc etc, mas ((energias alternativas)) é bem mais que meros números....
É só pensarmos nas potencialidades do sol, vento, água, vapor, entre outras fontes de energia, consideráveis renováveis.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
E chegaram as baterias!
- Anexos
-
- Baterias US145-XC2
- 20140408_173602_1.jpg (734.1 KiB) Visto 3581 vezes
-
- Estrutura pronta a levar a primeira fila de paineis.
- 20140408_173738_2.jpg (738.96 KiB) Visto 3581 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Já tens um bom início, isso aos poucos vai.......
-
- Moderador
Bonitas baterias!
Até eu estou em pulgas para ver isto a funcionar....
Qual a secção de cabo que vais colocar entre baterias e conversor!
Na verdade para estas correntes nem precisa ser muito, de qualquer forma antes mais um pouco que menos.
Até eu estou em pulgas para ver isto a funcionar....
Qual a secção de cabo que vais colocar entre baterias e conversor!
Na verdade para estas correntes nem precisa ser muito, de qualquer forma antes mais um pouco que menos.

-
E pronto, já rola!!
A esmagadora maioria dos consumos serão abaixo dos 2KW, isso representa mais ou menos 50A. Tendo isso em consideração, coloquei cabo de 16mm2. O manual especificava 20mm2, Mas eu tenho uma certa "alergia" a lidar com cabos muito grossos. Se vir que existe algum inconveniente, basta-me duplicar a cablagem.
Como só hoje ao final do dia, configurei o carregador para estas baterias, a carga que foi feita hoje, alem de ter estado enevoado, foi por baixo das especificações das baterias.
Para já, estou a gostar do funcionamento. Havendo sobrecarga em bateria (+ de 4KW), passa automáticamente para a rede. Até aqui, tudo bem, mas depois não me estava a voltar à bateria quando a carga voltava ao normal. Reli o manual, nada. Até que fui correndo as configurações, e encontrei um parametro não mencionado no manual a 54V, coloquei a 49V, e voilá! De volta às baterias.
Em relação a eficiência. Pelo que pude medir, com um consumo de 44A a 47.5V (2.1KW), estava a debitar 2KW. Portanto, eficiência +-95%. Isto são tudo medidas feitas à pressa, mas vou postando mais resultados à medida que os for tendo.
A esmagadora maioria dos consumos serão abaixo dos 2KW, isso representa mais ou menos 50A. Tendo isso em consideração, coloquei cabo de 16mm2. O manual especificava 20mm2, Mas eu tenho uma certa "alergia" a lidar com cabos muito grossos. Se vir que existe algum inconveniente, basta-me duplicar a cablagem.
Como só hoje ao final do dia, configurei o carregador para estas baterias, a carga que foi feita hoje, alem de ter estado enevoado, foi por baixo das especificações das baterias.
Para já, estou a gostar do funcionamento. Havendo sobrecarga em bateria (+ de 4KW), passa automáticamente para a rede. Até aqui, tudo bem, mas depois não me estava a voltar à bateria quando a carga voltava ao normal. Reli o manual, nada. Até que fui correndo as configurações, e encontrei um parametro não mencionado no manual a 54V, coloquei a 49V, e voilá! De volta às baterias.
Em relação a eficiência. Pelo que pude medir, com um consumo de 44A a 47.5V (2.1KW), estava a debitar 2KW. Portanto, eficiência +-95%. Isto são tudo medidas feitas à pressa, mas vou postando mais resultados à medida que os for tendo.
- Anexos
-
- 20140409_191150_1.jpg (151.99 KiB) Visto 3517 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Está fixe!
Haja sol!
o bypass é por relé? ou é estático?
Haja sol!
o bypass é por relé? ou é estático?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
Parece que a coisa já está a bombar, muito bem....
Em relação à eficiência, dado as suas características deve ultrapassar (um pouco) os (95%) que referiste!
Quanto ao cabo, os (20mm2) que o fabricante anuncia, é uma medida ótima para este aparelho (com uma boa margem de segurança)
Agora podes ficar descansado que os (16mm2) que colocaste não vão aquecer!
Se eu tive um conversor que no seu máximo absorvia das baterias uma corrente de (300A) com um cabo de (35mm2/1,5m) para uma média de (50A/60A) do teu (16mm2) de certeza que não aquece.
Mas claro estou a falar de um cabo curto, mais comprido o caso muda de figura.
Mesmo assim eu colocaria cabo de (20)
Boas produções....

Em relação à eficiência, dado as suas características deve ultrapassar (um pouco) os (95%) que referiste!
Quanto ao cabo, os (20mm2) que o fabricante anuncia, é uma medida ótima para este aparelho (com uma boa margem de segurança)
Agora podes ficar descansado que os (16mm2) que colocaste não vão aquecer!
Se eu tive um conversor que no seu máximo absorvia das baterias uma corrente de (300A) com um cabo de (35mm2/1,5m) para uma média de (50A/60A) do teu (16mm2) de certeza que não aquece.
Mas claro estou a falar de um cabo curto, mais comprido o caso muda de figura.
Mesmo assim eu colocaria cabo de (20)
Boas produções....

-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
É bonito de ver não é.
Quanto ao manual aconselho-te a ires buscar a ultima versão pois eles estão sempre a atualizar, isto para o Axpert mas apesar do nome do teu ser diferente o manual é o mesmo.

Quanto ao manual aconselho-te a ires buscar a ultima versão pois eles estão sempre a atualizar, isto para o Axpert mas apesar do nome do teu ser diferente o manual é o mesmo.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
A questão dos cabos, já pude fazer medições, e com cerca de 20A, tenho uma queda de 130mV. 0.13V X 20A =2.6W. Sinceramente, nem me vou preocupar muito mais com este assunto.
Sim JMLourenzo, muito bonito! Dá gosto ver a rede desligada! Consumo da casa nos 300 e tal W, e a carregar as baterias a 16A. 5 estrelas!
Em relação ao manual, tens razão. Na ultima versão, já vem a descrição do parametro 13.
Sim JMLourenzo, muito bonito! Dá gosto ver a rede desligada! Consumo da casa nos 300 e tal W, e a carregar as baterias a 16A. 5 estrelas!
Em relação ao manual, tens razão. Na ultima versão, já vem a descrição do parametro 13.
-
- Moderador
Emanuel Couto Escreveu:
Dei uma olhada no manual do teu conversor.
Afinal tem menos eficiência do que eu pensava (93%)

-
- Moderador
Por este fato um sistema off-grid dá mais picaCrOhN Escreveu:.
Dá gosto ver a rede desligada! Consumo da casa nos 300 e tal W, e a carregar as baterias a 16A. 5 estrelaa.