Uniformizar fichas para carregadores externos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Uniformizar fichas para carregadores externos

Mensagem por Jorge Rocha »

Para as mais pequenas, como a mota do Raptor, a do Axe, a minha Swen e todas as E-MAX e mais algumas, têm Anderson azuis (todas são de 48V). Assim se for necessário um carregamento rápido arranja-se um carregador facilmente que lhes sirva. (tenho já trabalhado nesse sentido)

Para as motas maiores, as Anderson pretas servem nas cinza e será para tensões mais altas.

As vermelhas seriam para 24V e as amarelas para 12V (todas para a mesma corrente, as de 50A).

Mesmo se se quiser substituir a cor da ficha, é muito fácil de o fazer, e não se estraga nada, nem se dessolda nada. Apenas se aperta a mola e se puxa o borne.

Para agradar gregos e troianos, poderá fazer-se um adaptador para umas fichas casaram com outras.

Eu pessoalmente nunca necessitei de pedir carregador emprestado, e daí não ver assim tanta necessidade da combinação, mas claro que poderá facilitar a vida em casos raros!
Tudo por um mundo mais limpo!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Se a maior parte das pessoas já têm Anderson haverá vantagem em encomendar só o o plástico para harmonizar tudo aproveitado os contactos já cravados/soldados.
Pelo menos na farnell vendem o plástico e os contactos em separado no caso das MultiComp.
Em princípio os plásticos MultiComp servirão mesmo que os contactos sejam Anderson originais.
Última edição por RJSC em domingo abr 13, 2014 1:18 am, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Não é isso Jorge por exemplo amanhã o nios podia emprestar o carregador dele em Ovar. Mas com fichas diferentes nem vale o trabalho.
Julgo que poucas vezes podem ser úteis mas por vezes basta 1 ou 2x para dar bastante jeito

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Todos os conectores estão rated para 600V independentemente das cores. As tensões correspondentes ás cores são uma mera recomendação de standard.

De facto os plásticos de cores diferentes não encaixam uns nos outros para criar um encravamento mecânico entre circuitos que não podem ser trocados.

Se a ideia for uniformizar para uma única cor proponho a utilização das cinza como standard por ser a cor mais fácil de encontrar em stock.

Se a ideia for usar uma cor para cada tensão:

Para as scooters com packs LiFePO4 mais comuns no mercado temos:

48V - 16 células
60V - 20 células
66V - 22 células
72V - 24 células
84V - 28 células
120V - 40 células

Isto promete ser um sarilho. Eu voto na utilização de uma única cor e cada um sabe qual a sua tensão nominal.

Existem "reducing bushings" para usar cabo de alma a partir de 1,3mm2 e "cable clamps" para fazer o strain relief (segurar) do cabo amovível do lado do carregador. Ambos os itens estão em stock na Mouser de onde recebo também encomendas mais ou menos regulares.

Está tudo na datasheet dos conectores Anderson Pole SB50.
Imagem

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Como é... Para quais vamos então.?

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

Apesar de tambem conhecer essas Andersons, eu estava a pensar nestas:
Imagem

Acho que nao sao demasiado grandes, pequenas até, podem ser montados em duas cores, preto e vermelho (+ e -) para melhor distinguir o positivo do negativo. Ha de 600v 30A, e nem sao muito caras. A farnell vende so o plastico tambem.

72€ 50 pares postos em Portugal: http://www.aliexpress.com/item/Free-Shi ... 19356.html

Na Farnell nao encontrei a ficha completa, so comprada as peças. Existem tambem com outras capacidades, até 120A.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Essa é uma ficha Fidel que para ficar fixa á moto não tem robustez suficiente pois é de desmontar. Essa situação deve ser evitada a todo o custo.
Imagem

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Olha que a EFACEC tem um modulo retificador 48v onde tem 6 ou 12 (depende do modelo) destas fichas fixas. Estava a ver se encontrava alguma foto, mas nao estou a encontrar. Mas eu trabalho muito com eles, e tem dessas fichas a frente para ligar os mais diversos equipamentos, e a traz para ligar as baterias tem das que tu mostras-te.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Afinal encontrei uma foto de um montado por mim:
Modulo retificador 48v fichas Anderson fixas
Modulo retificador 48v fichas Anderson fixas
DSC_1540.jpg (1.74 MiB) Visto 2858 vezes

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Não é uma questão de qualidade Fidel é uma questão de aplicação.

As que falas têm modelos para ligar directo a PCB a 90 graus e painel são a escolha correcta para essa aplicação. No entanto não são equipamentos para andar a desligar e ligar duas vezes ao dia.

Continuo a dizer que a escolha adoptada deve ser uma solução de peça única por uma questão de robustez ainda que seja um pouco maior.
Imagem

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Sim, ok... eu acho mais praticas as que eu falo, mas se for para ficarem fixas, ok as que tu falas sao melhores... mas sera que vai ficar muito pratico a ficha ficar fixa? eu nao acho muito boa ideia esta ficha ser fixa, mas é so a minha opiniao. e é logico que se houver os dois casos (fixa e nao fixa) deve-se optar pelo modelo que sirva melhor ambas as soluçoes.

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Se a ficha não ficar fixa o cabo teria de estar preparado para "flexing".Não poderia ter revestimento normal de PVC pois acabaria por ganhar grumos e partir. Teria de ter revestimento de PU e especificação especial de corrida para "flexing" bem mais caro ou um dia ficarias com ele partido na mão. Tudo isto seria comprar problemas desnecessários.

Algumas scooters são usadas todos os dias em ambiente "All Weather". Tudo isto parecem pormenores mas é aqui que reside toda a diferença na fiabilidade.
Imagem

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

Haver uniformidade pode ajudar. Mas se os carregadores não estiverem calibrados par?
Se o preto é o recomendado, pode-se passar a sugerir, "e que venha daí o preto".
A minha é vermelha. Do lado do carregador demora apenas uns segundos a mudar o plástico. Do lado da bateria já tem que haver mais cuidado! ...néeee!
As 2 abraçadas...nem está fixa nem solta
As 2 abraçadas...nem está fixa nem solta
andersen vermelha.JPG (143.8 KiB) Visto 2836 vezes
No meu caso do lado da bateria está "livre"! a espessura do fio dá-lhe apenas alguma flexibilidade. Nem sei o que querem dizer com fixa. Parece-me que fica menos fácil...digo eu. O tamanho aqui parece-me ajustado na proporção do atrito e esforço necessário para fazer a ligação. Digo eu ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

Exemplo de ligação fixa no interior da mala de uma EcoSprinter. Neste caso particular está também montado um micro-switch para detectar a ligação da ficha do carregador.

Quando o conector está fixo do lado da moto o utilizador apenas manipula o conector do lado do carregador.
Imagem
Imagem

Fidel
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Fidel »

Não concordo muito com isso do cabo ter de ser especial, o cabo que eu uso de 6mm2 é flexing suficiente e para esta potência serve perfeitamente. Quanto ao haver scooters que são usadas todos os dias, isto não é mais para quando se tem de emprestar carregadores?
O pessoal que usa as scooters é que tem de se pronunciar, já dei os meus pontos de vista em relação a este assunto :-)

MVS
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por MVS »

A ideia é ter apenas um conector de carga e ser comum a outros utilizadores para permitir a partilha de carregadores. Mas tem de ser uma solução fiável.

Isto não é uma solução só para quem passeia ao fim de semana é também para utilizadores que carregam diáriamente.

Os únicos veículos que vêm de origem com conectores de carga pendurados são brinquedos incluindo os carrinhos eléctricos das crianças por alguma razão será.

É óbvio que serão os utilizadores a decidir. Mas quem percebe do assunto deve aconselhar de acordo com aspectos técnicos.

Experimenta colocar um cabo de 6mm2 com revestimento de PVC na esteira de um eixo móvel de um robot e vê o que lhe acontece ao fim de pouco tempo.

"Flexing" de um cabo é a capacidade do mesmo dobrar de forma frequente respeitando um raio mínimo do fabricante sem apresentar problemas. Nenhum cabo de PVC barato, flexível seja qual for a secção da sua alma cumpre esta especificação.

Se o assunto é técnico vamos trata-lo de forma séria.

Já mostrei onde se pode comprar tudo de forma directa, rápido e barato sem vir da China nem confusões com alfandegas.

O meu contributo para este tópico está dado de forma clara e bem justificada.
Imagem

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Eu sempre usei a imitação do Anderson cinza.
Já emprestei um dos meus carregadores varias vezes, algumas vezes para passeios de fim de semana, noutra situação devido a uma avaria no carregador original...

nios26
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Mensagem por nios26 »

Tendo em conta o que foi aqui debatido irei começar a utilizar a Anderson Cinza.

É bom que passemos a utilizar todos o mesmo para uniformizar a coisa.

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”