Legislação?! [biodiesel]
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
se isso é uma questão que te aborrece tanto ( facto de andares ilegal), tenta legalizar a situação. vai à dgv e tenta um averbamento para bd no livrete.
estou desconfiado que não vais conseguir, pois devem-te pedir uma declaração da marca do teu automóvel, onde declarem que é possível o automóvel andar com b100.
ora as marcas nunca recomendam mais do que 5% (por duas razões: 1- com 5% nem que estejas a meter tijolos, o motor vai sempre queimar, logo aí a questão do bd de má qualidade não se põe; 2-talvez a opep tenha "sugerido" aos fabricantes para que estes não recomendassem mais que 5%, pelas razões óbvias).
aliás, acho que os legisladores devem ter feito isso, consultaram os fabricantes e consoante a resposta, chegaram aos tais mágicos 5%.. ou outra teoria ainda mais maquiavélica (talvez a mais próxima da realidade), puseram-se a pensar, e viram que bd está isento de impostos.. logo menos dinheiro a entrar nos cofres do estado...
seja como fôr, se ires à dgv, depois informa como correu processo, pois estou curioso..
estou desconfiado que não vais conseguir, pois devem-te pedir uma declaração da marca do teu automóvel, onde declarem que é possível o automóvel andar com b100.
ora as marcas nunca recomendam mais do que 5% (por duas razões: 1- com 5% nem que estejas a meter tijolos, o motor vai sempre queimar, logo aí a questão do bd de má qualidade não se põe; 2-talvez a opep tenha "sugerido" aos fabricantes para que estes não recomendassem mais que 5%, pelas razões óbvias).
aliás, acho que os legisladores devem ter feito isso, consultaram os fabricantes e consoante a resposta, chegaram aos tais mágicos 5%.. ou outra teoria ainda mais maquiavélica (talvez a mais próxima da realidade), puseram-se a pensar, e viram que bd está isento de impostos.. logo menos dinheiro a entrar nos cofres do estado...
seja como fôr, se ires à dgv, depois informa como correu processo, pois estou curioso..
3º sócio novaenergia
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
-
- Membro Silver
viva!escalavardo Escreveu:se isso é uma questão que te aborrece tanto ( facto de andares ilegal), tenta legalizar a situação. vai à dgv e tenta um averbamento para bd no livrete.
em relação a isto vou de facto tentar falar com a dgv. uma coisa é certa. não vão poder dar como desculpa o facto do fabricante não autorizar o uso de bd, isto porque se forem por ai, eu pego nos 5% de bd que temos nos nossos combustiveis e pego no manual de intruções do carro onde está escrito para: "não usar combustiveis de origem vegetal" (não diz percentagens). e vamos ver quem já está a ir contra o fabricante.
se bem sei como funcionam as coisas por aqui em portugal, vão me andar a empurrar de um lado para o outro, sem me dizerem se sim ou se não.
de qualquer das maneiras vou tentar, sempre fico a saber como estão as coisas acerca deste assunto, nas autoridades competentes.
outra coisa importante é não dizer a origem do bio. vou dizer que vou a espanha todas as semanas e pretendo por biodiesel no carro comprado no estrangeiro, mas quero andar legal ao circular em portugal. quero ver o que me respondem.
marco.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
isto em relação ao bd bem como todos os outros bc é de "aproveitar" agora porque a partir do momento em que ou por imposição legal nacional ou europeia ou outra se tenha que "acelerar o passo" na produção para a satisfação da populção em geral e não só (indútstria) como é obvio o estado não irá deixar em claro a possibilidade fiscal que irá surgir neste novo mercado.
e a partir desse momento não irá haver espaço para a produção particular (infelizmente a meu ver).
e a partir desse momento não irá haver espaço para a produção particular (infelizmente a meu ver).
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
-
- Membro
- Registado: segunda abr 30, 2007 5:45 pm
não sei se alguem já consultou o manual do seu veiculo mas o meu diz no manual "combustivel:diesel >= 49 cetano / biodiesel"escalavardo Escreveu:se isso é uma questão que te aborrece tanto ( facto de andares ilegal), tenta legalizar a situação. vai à dgv e tenta um averbamento para bd no livrete.
penso que será bio sem restrição alguma em percentagem...
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
se eu conseguir pôr o meu carro a anda a água, o estado mete-se comigo e vai cobrar imposto sobre água no depósito? porque a água não vem no livrete?
na alemanha, na república checa os biocombustíveis são isentos de impostos, para incentivar o seu uso, será que governos português irá remar contra corrente? duvido.
na alemanha, na república checa os biocombustíveis são isentos de impostos, para incentivar o seu uso, será que governos português irá remar contra corrente? duvido.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro Silver
não estou 100% convencido de tal, pois ainda não há uma uniformização a nível europeu de tabela de impostos e % a cobrar nos combustíveis e em relação aos bc passa-se o mesmo como no famoso ia assim não estou a ver o esatdo perder uma valiosa fonte de receita.na alemanha, na república checa os biocombustíveis são isentos de impostos, para incentivar o seu uso, será que governos português irá remar contra corrente? duvido.
-
- Membro Silver
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
hum, é daquelas questões retoricas!
se pagam devem querer os dois???
a ver vamos pois agora o diesel já leva 5% de biodiesel e pagas os 100% que atestas o mesmo imposto como se fosse inteiro, 95% diesel + 5% biodiesel!
por isso!
se pagam devem querer os dois???
a ver vamos pois agora o diesel já leva 5% de biodiesel e pagas os 100% que atestas o mesmo imposto como se fosse inteiro, 95% diesel + 5% biodiesel!
por isso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Staff Member
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
pois sempre duvidei da existencia de biodiesel para aplicar os ditos 5%! mas pensava que era só eu que tinha essa ideia, "não, não sou o unico" faz me lembrar algo!
quanto ao imposto na totalidade do combustivel ui isso agora é mais um tacho a ser raspado agora por quem!
quanto ao imposto na totalidade do combustivel ui isso agora é mais um tacho a ser raspado agora por quem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Staff Member
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta out 06, 2006 12:28 am
olá mnunespt
eu acho boa ideia perguntar directamenteà dgv mas nunca oralmente pois podem dizer o q quiserem q nunca se comprometem, e depende tb da opinião de quem responde no momento.
o mais seguro é pedir o esclarecimento por escrito numa carta com registo e aviso de recepção, solicitando resposta urgente e por escrito também.
se não fôr assim, podem depois dizer q não disseram.....
o costume
eu acho boa ideia perguntar directamenteà dgv mas nunca oralmente pois podem dizer o q quiserem q nunca se comprometem, e depende tb da opinião de quem responde no momento.
o mais seguro é pedir o esclarecimento por escrito numa carta com registo e aviso de recepção, solicitando resposta urgente e por escrito também.
se não fôr assim, podem depois dizer q não disseram.....
o costume
Ana
-
- Membro Silver
-
- Staff Member