Baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro
Registado: sexta abr 18, 2014 12:31 pm

Baterias

Mensagem por Paulo Furtado »

OLA BOM DIA EU SOUNOVO NESTAS ANDANCAS MAS GOSTARIA DE SABER SE ME PODEM AJUDAR EU TENHO 2 TROTINETES ELETRICAS 1 COM MOTOR 24V 200W OUTRA COM MOTOR 24 V 250W MAS NENHUMA DELAS TEM FORCA COM BATERIAS 12V 12AH SERA QUE POSSO POR 2 BATERIAS 12V 14 AH DE TRACAO NAO PERCEBO MUITO DISTO OBRIGADO

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Baterias

Mensagem por serges »

Boas, antes de mais bem vindo.

Pedia era um favor quando se escreve.em letras maiúsculas na internet significa que estas a gritar.
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem vindo ao forum!
Quanto às baterias serem de 14Ah, não há problema nenhum, até que fossem de 20 ou de 40Ah seria ainda melhor.
Apenas poderá ainda assim não ser muito potente, não pela falta de baterias fortes, mas por falta de força no motor. Esses 200W ou 250W podem estar muito esticados e a potencia nominal ser 50% desses valores (que é muito pouco).
Para lhe aumentar potencia, desde que não muita, poderia-se aumentar a tensão, passando por exemplo para 28V ou 32V.
Com baterias de lítio essa possibilidade é mais facilitada. Mas depois o carregador poderia não dar.
Tem de ser bem analisado cada caso...
Participe!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

Sr.Jorge,uma vez que tenho duas baterias ligadas em série 12v12h,como poderia aumentar a tensão?
Quanto ao carregador diz: DC 24v Max:1.6A/ Voltage 29.5+0.2v.
Será que dava para aumentar a tensão com este carregador?
Desde já Obrigado,cumps

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Pois, conforme esse carregador está, não daria para carregar mais de 24V.
Pode ele ser ajustável e poder assim ajusta-lo para uma tensão superior.
Imaginando que daria para ajustar para os 32,5V, já daria para colocar 9 células de lítio LiFePO4, para que então o motor desenvolve-se maior potencia.
Se desse para 36V, já daria para 10 células...

Se não for possível com esse carregador, terá de comprar um para uma tensão desejada.
Claro que isso poderá fazer com que o sistema de controlo da corrente para o motor, fique enganado e não fique preparado para proteger as baterias por tensão baixa. Ou ainda simplesmente não aguentar com essa tensão mais elevada.

Se o motor já for um "sem escovas" (3 fases) isso poderá resolver-se de uma forma.
Se for com escovas, resolve-se de outra.

E que tal uma apresentação aqui no forum , para podermos saber de onde é e as áreas que domina/gostos, etc.?
Cumprimentos electrizantes,

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

Mas o que eu gostaria de saber era se havia maneira de dar mais força á trotinete eletrica. Ela não possui corrente,mas sim correia será que não há maneira de ligar outra bateria px: 12v 4h em série com as 2 de 12v12h será que daria resultado e o carregador daria?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Paulo Furtado Escreveu:Mas o que eu gostaria de saber era se havia maneira de dar mais força á trotinete eletrica. Ela não possui corrente,mas sim correia será que não há maneira de ligar outra bateria px: 12v 4h em série com as 2 de 12v12h será que daria resultado e o carregador daria?
Seria melhor verificar que motor/controlador tens para verificar a viabilidade da alteração, ela pode não ter força por simplesmente não estar em boas condições, baterias/controlador/motor entre outros componentes, aumentar a potência não é apenas aumentar a tensão, esse controlador e motor podem não aguentar.

Em série não se deve juntar baterias de capacidades diferentes, porque a corrente corre igualmente por todas, quando descarregares 4 ah do pack completo, as de 12 ah têm (teoricamente) 8 ah e a de 4 ah já está a 0 ah, o que significa que já sofreu danos.

Todos os carregadores dão para alterar a tensão, uns mais difíceis que outros, mas até agora não encontrei nenhum que não desse, pode é não ter alcance suficiente para ter a tensão que se deseja, como por ex: esse dará uns 27 a 30v, com mais uma bateria de 12v necessitarias de pelo menos 42 volts, um carregador de 30v pode não ter esse alcance.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Paulo Furtado Escreveu:Mas o que eu gostaria de saber era se havia maneira de dar mais força á trotinete eletrica. Ela não possui corrente,mas sim correia será que não há maneira de ligar outra bateria px: 12v 4h em série com as 2 de 12v12h será que daria resultado e o carregador daria?
A "corrente" de que falo nada tem a ver com uma corrente de aço composta por elos!

Refiro-me à corrente eléctrica que passa pelos fios das baterias para o motor.

Conforme já referi, deverá ser tudo muito bem estudado para não colocar em risco os materiais e perder tempo desnecessariamente.

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

Desde já agradeço a vossa disponibilidade e atenção já que eu não percebo nada disto xd ,mas 'Jmal' para haver problema no motor ou no controlador teria que ser nas 2 trótinetes então,é bem possivel que seja das baterias já que comprei usadas.
Cumps

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Pois, o problema deve ser mesmo esse, elas já estão é paridas!!
tens que arranjar umas novas!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

ola amigos bom dia queria pedir um favor caso alguel saiba dar uma dica eu tenho uma trotinete a gasolina so que estava parada ja a algum tempo mas fui por a trabalhar e ela pegou bem mas nao anda o que podera ser problemas com carburador? obrigado cumps

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Paulo Furtado Escreveu:ola amigos bom dia queria pedir um favor caso alguel saiba dar uma dica eu tenho uma trotinete a gasolina so que estava parada ja a algum tempo mas fui por a trabalhar e ela pegou bem mas nao anda o que podera ser problemas com carburador? obrigado cumps
Sabe que esta zona do fórum é dedicada a veículos eléctricos, não sabe?
Se está à procura de informações sobre veículos de combustão interna, não será melhor e mais rápido procurar um fórum mais adequado a essa questão?

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

bom dia amigos gostaria de fazer uma pergunta ofrecera me 2 baterias de 12v 7.2 ah sera que dao para aplicar na minha trotinete com o motor 24v 200w e se terao forca desde ja obrigado

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

7,2Ah X 24V = 172,8Wh

Se forem as baterias que conheço, muito utilizadas em centrais de alarme, pequenas ups,..., deverás ter baterias para pouco tempo.
Os 200W de potencia nominal da trotinete poderá duplicar nos arranques ou subidas, passando para 400W, que para essas baterias será exagerado.

Autor do tópico
Paulo Furtado
Membro
Membro

bom dia amigos SR JORGE sim sao dessas baterias utilizadas em central de alarmes embora estas estejam novas nunca foram usadas so nao esprimentei com receio de estragar alguma coisa carregador o mesmo as baterias neste caso serao fracas para o efeito?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”