Duvidas sobre Moto Eléctrica

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Filipe10
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jun 20, 2014 10:41 pm

Duvidas sobre Moto Eléctrica

Mensagem por Filipe10 »

Boas a todos, tenho andado com muito interesse em relação a veículos eléctricos e apesar de não ser uma pessoa de grande posses gostava de ter um, ultimamente entrei numa loja no Porto (não sei se posso citar o nome) e fiquei de olho numa scooter com o nome Moto Command 1000W, o meu interesse na mota era como veiculo de "verão" para utilizar nas ferias uma vez por ano, mas visto que possui baterias de chumbo e eu não tenho muito conhecimento sobre o assunto, gostava de saber se haverá algum problema em estar a maior parte do ano sem serem carregadas.

Também gostava de saber se acham que esta mota terá força para manter a velocidade máxima mesmo com duas pessoas que somando os seus pesos desse 95kg, já tive de olho numa Zero S à venda por 5000 euros mas é muito dinheiro e o modelo de 2011 só tem um lugar, mas em compensação tinha muito mais velocidade e autonomia e baterias de lítio, mas sendo só para ferias ia estar gastar demasiado e ia levar algum tempo até por esse dinheiro de lado. A Command 1000w custa 1500 euros achei que poderia ser uma alternativa, mas não tenho a certeza.

Desde de já obrigado pela atenção.

-------------------------------------------
Preço Venda Público: 1.495.00 Eur.
Ao PVP indicado acresce:
– Legalização: N/D
– Portes: A orçamentar.

Potência Pico 1.200 Watts
Potência Nominal 1.000 Watts
Baterias SLA / Chumbo 64V – 20 Ah
Velocidade Máxima 45 Km/h
Autonomia Máxima 40 Km
Travão Frente Disco
Travão trás Tambor
--------------------------------------------

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Re: Duvidas sobre Moto Eléctrica

Mensagem por rnlcarlov »

Ter um VE para estar parado a maior parte do tempo não é das melhores ideias. Isto porque todas as baterias têm um determinado tempo de vida, mesmo sem serem usadas. Naturalmente que com o uso se desgastam mais depressa, mas mesmo sem ele vão perdendo capacidade com os anos. Só acha que a scooter lhe vai servir durante o Verão? Estes veículos são óptimos para o trânsito citadino. Depois de se andar num fica-se convertido. :)
Em relação às baterias de chumbo, NÃO devem ficar muito tempo sem serem carregadas. Penso que uma das recomendações é ligá-las ao carregador pelo menos uma vez por semana ou por duas semanas. Estas baterias têm uma auto-descarga considerável, e se a sua tensão vai muito abaixo, podem ficar danificadas.

Autor do tópico
Filipe10
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jun 20, 2014 10:41 pm

Mensagem por Filipe10 »

Pois parece que estou mesmo sem sorte então, a questão não era bem a de não querer usar no dia a dia, eu queria para o verão porque era para ter numa zona do país distante de onde habito, só lá vou passar ferias, a maior parte das pessoas por lá usa motas normais e eu sempre quis ter uma veiculo eléctrico, sou provavelmente dos poucos que não gosta do ruído dos motores a "petróleo" da sua manutenção e da necessidade de ir meter gasolina/pagar ás bombas... Mas neste caso não me parece que tenha alternativa, infelizmente. Já agora se compra-se esta scooter para utilizar aqui pela cidade depois poderia converter para baterias de lítio com as as características que ela tem? E onde se compra essa baterias? Já li qualquer coisa em ter de ser 60v para ser mais fácil...

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm

Mensagem por Afreitas »

Filipe.
Atendendo a que terá a mota parada durante muito tempo, a Command não é solução para si devido ao facto de esta ter baterias de chumbo.
Este tipo de baterias não gosta de estar muito tempo sem cargas por isso não é aconselhável um veículo com este tipo de baterias.

Os veículos com baterias de chumbo podem constituir solução quando não é possível por razões orçamentais ir para veículos com baterias de litio.

Para solucionar o seu problema, propomos da mesma marca que a Command, (http://www.gingabike.pt" onclick="window.open(this.href);return false;) o modelo VORTEX FWR.

Este modelo com 4000 Watts, pode circular em autoestrada com duas pessoas e por ter baterias de litio pode estar parada sem carregamentos durante vários meses, sendo contudo vantajoso dar uma carga total antes de para a máquina por longo período.

VORTEX FWR – 4000W: PVP = 3.998.00 EUR
- BMS (Battery Management System) – Fabricado na China.
- Garantia geral: Dois anos
- Garantia das Baterias: Um ano ou 25.000 Km.

VORTEX FWR – 4000W – EXECUTIVE: PVP = 4.940.00 EUR
- SIGAL (Sistema Inteligente para Gestão de Acumuladores de Lítio) – Fabricado em Portugal.
- Garantia geral: Dois anos
- Garantia das Baterias: Cinco anos ou 100.000 Km.
- Personalização: EXECUTIVE
- Veículo de substituição durante eventual paralisação ao abrigo da garantia geral (nos primeiros dois anos)
afreitas

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”