TOYOTA COROLLA STAR VAN OV100
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
este carro faz precursos pequenos ou grandes?
faço esta pergunta porque se andar pouco nao chega a mudar para ovd por nao chegar a aquecer..
por exemplo o meu precurso casa trabalho é 30 kms para cada lado. entre o comutar automaticamente para o deposito de ovd, quantos kms será que fazia com o deposito onde esta o gasoleo enquanto o motor ta frio?
faço esta pergunta porque se andar pouco nao chega a mudar para ovd por nao chegar a aquecer..
por exemplo o meu precurso casa trabalho é 30 kms para cada lado. entre o comutar automaticamente para o deposito de ovd, quantos kms será que fazia com o deposito onde esta o gasoleo enquanto o motor ta frio?
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
comuta entre 2 e 5 km (depende da temperatura exterior, com motor frio). a comutação é feita com a temperatura do motor de 45 ºc. a partir daí começa entrar o ov gradualmente e só passado uns 5 km (quando fica à temperatura de funcionamento) é que fica mesmo a ov100. na purga gasta-se aprox. 1 litro do gasóleo. estou a testar actualmente um sistema de purga rápida, gasta só 0,2 litro. leva mais uma válvula.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro
- Registado: domingo mar 25, 2007 1:52 pm
-
- Staff Member
800 km por semana são 40.000 km por ano. amortizas um kit em meio ano.
voltas curtas não importam desde que o carro não fica parado mais que 3 ou 4 horas (mantém-se bastante aquecido). se o motor não estiver quente suficientemente, fica automaticamente ligado a gasóleo e faz a mistura até o motor aquecer. só precisas de fazer purga no fim do dia, antes de deixar carro estacionado.
sem adaptação podes usar mistura desde 10% ov e gradualmente aumentas até 30%, em 3 depósitos. adicionas ainda 2% da gasolina sobre o volume total da mistura. usa o ov novo. se tudo correr bem, mais tarde podes usar o ov usado, devidamente filtrado.
cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, mudas o filtro.
voltas curtas não importam desde que o carro não fica parado mais que 3 ou 4 horas (mantém-se bastante aquecido). se o motor não estiver quente suficientemente, fica automaticamente ligado a gasóleo e faz a mistura até o motor aquecer. só precisas de fazer purga no fim do dia, antes de deixar carro estacionado.
sem adaptação podes usar mistura desde 10% ov e gradualmente aumentas até 30%, em 3 depósitos. adicionas ainda 2% da gasolina sobre o volume total da mistura. usa o ov novo. se tudo correr bem, mais tarde podes usar o ov usado, devidamente filtrado.
cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, mudas o filtro.
Última edição por hynek em quarta mar 28, 2007 9:47 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Staff Member
desculpa, engano => correcção:biod Escreveu:um kit igual ao deste corolla ?hynek Escreveu:800 km por semana são 40.000 km por mês. amortizas um kit em meio ano.
800 km por semana são 40.000 km por ano
sim, mais ou menos como este. temos é de fazer as contas. mas creio que não estou longe da verdade.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro
- Registado: domingo mar 25, 2007 1:52 pm
(curiosidade tola ou pergunta parva...)
entao e se eu tiver o kit montado tenho de o purgar todos os dias?
meu caso em particular num dia "normal"de trabalho.
trabalho; força aérea-ba1 sintra
horario;das 9:00 as 5:00 'se nao estiver de serviço'
casa <-> base = 8km's
mais voltinhas de noite, ou casa da namorada, ou jantaradas...
fim de semana ja sao grandes deslocaçoes acima de 20km, as vezes ate 150km como fiz neste ultimo.
o kit faz a transaçao diesel->ov automatica?
tava a pensar em vender o carro e comprar um a gpl.mas com esta descoberta do ov to a ponderar. por isso tanta pergunta.
desculpem lah qualquer coisa
obrigado
entao e se eu tiver o kit montado tenho de o purgar todos os dias?
meu caso em particular num dia "normal"de trabalho.
trabalho; força aérea-ba1 sintra
horario;das 9:00 as 5:00 'se nao estiver de serviço'
casa <-> base = 8km's
mais voltinhas de noite, ou casa da namorada, ou jantaradas...
fim de semana ja sao grandes deslocaçoes acima de 20km, as vezes ate 150km como fiz neste ultimo.
o kit faz a transaçao diesel->ov automatica?
tava a pensar em vender o carro e comprar um a gpl.mas com esta descoberta do ov to a ponderar. por isso tanta pergunta.
desculpem lah qualquer coisa
obrigado
cumps
filipe nunes
filipe nunes
-
- Staff Member
tens de purgar sempre antes deixar o carro estacionado durante mais tempo (depende da temperatura do ambiente - acima de 4 horas).
se o carro não estiver purgado, o arranque pode ser difícil como também pode ser danificado algo (depende da resistência do motor e da bi).
em regime automático comuta para ov automaticamente, claro.
para viagens curtas podes optar pelo regime manual e andar só a gasóleo. andar a ov só justifica nas viagens mais longas (acima de 10 ou mais km - é cumulativo durante o dia se os intervalos não são superiores a 2 horas).
a rentabilidade do investimento depende da quantidade do consumo por ano.
se o carro não estiver purgado, o arranque pode ser difícil como também pode ser danificado algo (depende da resistência do motor e da bi).
em regime automático comuta para ov automaticamente, claro.
para viagens curtas podes optar pelo regime manual e andar só a gasóleo. andar a ov só justifica nas viagens mais longas (acima de 10 ou mais km - é cumulativo durante o dia se os intervalos não são superiores a 2 horas).
a rentabilidade do investimento depende da quantidade do consumo por ano.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Staff Member
as velas são particularmente importantes quando se usa ov. é preciso ver, de vez em quando, se estão boas. há quem recomenda a substituição 2 em 2 anos.
para alguns carros há velas melhoradas para ov, são mais robustas e compridas. vida útil é maior. custam o mesmo que velas normais.
para alguns carros há velas melhoradas para ov, são mais robustas e compridas. vida útil é maior. custam o mesmo que velas normais.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da