Boas…
Recordo ter falado à uns dias que o projeto ainda é apenas mental, ainda não existe nada no papel, e sobre isso até a data ainda não houve alterações. Recordo também ter falado que uma vez o carro em casa, uma das primeiras coisas a fazer era medir o perímetro de uma das rodas com que vem calçado, se esta tiver as dimensões indicadas no livrete. Como o carro ainda não está por cá faço contas em cima dos joelhos.
Segundo o indicado aqui:
http://www.ultimatespecs.com/pt/car-spe ... 3d-13.html" onclick="window.open(this.href);return false; as medidas dos pneus são 155/70 (?) R13. Ora bem, um pneu com estas dimensões, cheio de ar mede 54 cm de diâmetro.
Calculando o perímetro do mesmo a partir do diâmetro temos π x 0,54 =1,70. Ou seja, por cada volta que a roda dá percorre uma distância de 1,7 metros
Se apontarmos para uma velocidade máxima de 120 km/h (120 mil metros por hora), isso quer dizer que numa hora o carro iria percorrer uma distância de 120 mil metros.
Então 120000 (metros) ÷ 1,70 (distância que percorre numa volta) = 70588 voltas que a roda tem de dar numa hora para percorrer a distancia anteriormente referida
Dividindo as 70588 voltas (que dá numa hora) por 60 minutos, é igual a 1176 voltas por minuto, que é quantas voltas eu preciso que a roda dê por minuto para rodar à velocidade de 120 km/h.
Chegando a este valor (1176 rpm na roda), se eu montar um motor que atinja no máximo 6000 ou 7000 rpm, posso deixar uma margem de segurança e considerar apenas 5000 rpm para essa velocidade.
Então temos novas contas, nomeadamente achar a relação entre 1176 e 5000 rpm.
Dividindo 5000 rpm por 1176 rpm vamos ter uma relação de 4,25.
Uma vez chegado aqui, fico a saber que a relação de rotação entre o motor e a roda deve ser reduzida a uma relação de 4,25:1 (com a roda a girar menos), ou seja, o carreto mandado situado no eixo da roda deve ter 4,25 vezes mais dentes que o carreto mandante situado no veio do motor. Ao mesmo tempo e tanto quanto sei dá-se um aumento de potência. Esse aumento de potência é inversamente proporcional à redução de rotação entre o motor e a roda. Se o motor for de 7,5 Kw, passo a ter em cada roda 31,88 Kw = 42,7 Hp
Nas duas rodas 85,4 Hp
Claro que isto são apenas contas no papel, na realidade pode não ser bem assim mas não deve fugir muito a regra, digo eu. Pelo menos estes são os cálculos sobre os quais tenho feito parte do estudo do projeto. Vou ficar atento a pontas soltas ou algo que não esteja aqui previsto ou que eu desconheça, porque o conhecimento quando partilhado, dá frutos, e os resultados aparecem.
Sobre os motores ainda não vi muita coisa. Basicamente o que tenho visto é no Alibaba, e sobre esses deixo aqui alguns links:
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 29138.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 47570.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://www.alibaba.com/product-detail/B ... 90398.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 73219.html" onclick="window.open(this.href);return false;"
http://www.tradesparq.com/products/5324 ... ufacturers" onclick="window.open(this.href);return false;"
Sobre este modelo que se segue alguém me sabe dizer se é alguma coisa de jeito? E dos anteriores também?... é que esta é uma parte onde eu tenho de estudar um bom bocado…
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 04144.html" onclick="window.open(this.href);return false;"