baterias de lítio.
-
MVS
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Re: baterias de lítio.
A perigosidade para o ser humano é idêntica no caso 1 e no caso 2.
Um curto circuito no caso 1 seria mais grave pela forte disponibilidade de corrente.
No caso 2 ficaria muito dispendioso instalar um sistema de gestão das células (BMS) como já foi e muito bem referido neste tópico.
Um curto circuito no caso 1 seria mais grave pela forte disponibilidade de corrente.
No caso 2 ficaria muito dispendioso instalar um sistema de gestão das células (BMS) como já foi e muito bem referido neste tópico.

-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Flamingo Escreveu: Eu gostaria que me explicassem qual a situação que se entende mais perigosa:
1) É agarrar em dois cabos (negativo e positivo respetivamente) um em cada mão, saídos de uma série de 39 grupos de 75 células em cada grupo montadas em paralelo (3,7v e 195Ah cada grupo), perfazendo a série 144v e 195Ah?
2) Agarrar em dois cabos um em cada mão, saídos de uma série de 39 células (células de 3,7v e 2,6Ah cada uma), perfazendo a série 144v e 2,6Ah?
Portanto, digam lá em que situação eu corro mais riscos, é na 1) ou na 2)...!?
(se bem que entre uma e outra venha o diabo e escolha)
Ah, já agora não me venham com histórias de que os grupos devem ser separados desta ou daquela maneira e são ligados através de ligações próprias, etc para minimizar os riscos, até porque eu até a data nunca disse disse de que forma, como, ou que cablagens eu ia usar. Nem tão pouco disse se ia soldar fios, de ia aparafusar, ou se ia torcelos uns nos outros e por fita isoladora em volta.
Flamingo!!
Niguem está com histórias, o pessoal só te quer ajudar...!!
Referente à tua pergunta, qual seria a situação mais perigosa em caso de choque!
Tanto na opção (1) como na (2) o choque seria idêntico ((não deves ter percebido o meu comentário anterior em relação aos choques))
Nem que tivesses armazenado (1000Ap) se a tensão (pressão) fosse idêntica, o choque seguiria nas mesmas proporções!
Acho que devias dar mais atenção aos comentários do pessoal...

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Emanuel Couto
- Moderador

Ops....... tinha a página anterior frisada, e não tinha visto o comentário do MVS 

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Flamingo
- Membro Silver

- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Não dou atenção, eu?!...Emanuel Couto Escreveu: Flamingo!!
Niguem está com histórias, o pessoal só te quer ajudar...!!
Referente à tua pergunta, qual seria a situação mais perigosa em caso de choque!
Tanto na opção (1) como na (2) o choque seria idêntico ((não deves ter percebido o meu comentário anterior em relação aos choques))
Nem que tivesses armazenado (1000Ap) se a tensão (pressão) fosse idêntica, o choque seguiria nas mesmas proporções!
Acho que devias dar mais atenção aos comentários do pessoal...
Acredito que a malta queira ajudar, mas também estive quase a acreditar que a malta tinha alguma conveniência em que eu adquirisse células da Winston!... Assim como também fui levado a acreditar que todos, ou quase todos quantos postaram por aqui recentemente apanharam um choque de corrente continua com tensões minimas de 50v, e ainda estão vivos para relatar aqui o sucedido,... ou então estão a falar com desconhecimento de causa. Enfim, é a velha história do diz-que-disse...
Eu tenho estado a dar atenção, o que eu não dou é credibilidade a comentários que não estejam devidamente fundamentados, isso sim!... E até a data, aquilo a que eu tenho estado a dar credibilidade é aos números, mas admito que a realidade seja bem diferente.
Com respeito a esse comparativo que coloquei anteriormente, se for ler mais atrás irá perceber porque o coloquei.
Nesta citação que coloco de seguida o Nonio fundamentou bem algumas diferenças, e era algo do género que eu esperava ir lendo por aqui, mas depois, no ultimo bold acabou por borrar a escrita
Sobre o segundo bold, eu esperava era que me provassem que estava errado entes de gastar o dinheiroNunio Escreveu:Boas.
Flamingo, o que o Jorge está a dizer é que as LiFePO4 Winston têm especificações no papel melhores que essas células que encontraste. As LiFePO4 Winston conseguem descarregar em continuo 3C e de pico 10C. E o Jorge entre outros já testou e confirmou pelo menos os 3C contínuo, pelo que é verdade. Quanto a essas células que mostras, os únicos feedback e vídeos até agora apresentados foram todos negativos. As células não têm correspondido às especificações. Normalmente têm cerca de metade da capacidade anunciada, ou seja para conseguir a mesma capacidade tem que se comprar o dobro das células, pelo dobro do preço, tendo o dobro do trabalho a montar o pack, ficando com o dobro do tamanho e o dobro do peso.
Outra coisa que reparo é que tens como base de orçamento "o que já foi feito".
Mas o que foi feito tem esse preço porque foi feito de determinada maneira:
1 motor agarrado à caixa de velocidades, uma certa potência, uma certa autonomia, e umas certas baterias.
Tu queres gastar o mesmo dinheiro fazendo tudo diferente:
2 motores, 2 controladores, mais autonomia, mais velocidade, e umas baterias que ainda ninguém veio dizer bem delas.
A única forma de provares a todos que estamos errados é realmente mandar vir as baterias e mostrar que são realmente boas. Mas se fosse a ti mandava vir o mínimo dos mínimos. Se conseguisse mandar vir só meia dúzia, nem que fosse por um preço unitário mais alto tanto melhor.
Mas afinal quem sou eu para te dizer estas coisas todas?
Olha, o dinheiro é teu, gasta como achares melhor.
Mas não leves a mal eu vir para aqui "bater" nas tuas ideias. Se quiseres manda-me dar um a volta ao bilhar grande que eu não me importo.
-
Flamingo
- Membro Silver

Como se costuma dizer, não se pode ter "o sol na eira e a chuva no nabal" ao mesmo tempo... De uma coisa não tenho dúvida, é um método que a qualquer altura me permitia aumentar a autonomia sem ter de fazer grandes modificações de fundo. (havendo espaço no carro)MVS Escreveu: .............
Já agora, desculpem o Off-topic. Alguém me dá uma ideia caseira de como pesar o carro nos eixos dianteiro e traseiro separadamente?
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Ora bem eu humildemente diria que o mais perigoso é mesmo brincar com o que não se sabe.
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Vi agora que já tinha havido comentarios...
-
Emanuel Couto
- Moderador

Dá ideia que estás no gozo...!!! Até parece que não temos mais nada para fazer.....

-
Nunio
- Membro Silver

- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Flamingo, não ligues muito ao meu último bold. Era o que eu fazia se aparecesse por aqui alguém "do nada" a criticar algumas das minhas idieas. Siga...
Quanto ao teu argumento de ligação do pack... "Futuramente será mais facil acrescentar a bateria!"
Seguindo o teu raciocínio é exactamente igual acrescentar um pack já montado quer ele esteja em "conjuntos" de 144V ou conjuntos de 195Ah, porque afinal estará tudo agarado entre sí.
Apenas tens que fazer outro pack de 144v, ou outros packs conforme queiras, e juntar ao grande já existente.
Mas não quero dizer que esta seja esta a forma correcta de fazer as coisas, pelos argumentos apresentados pelos entendidos.
Quanto ao teu argumento de ligação do pack... "Futuramente será mais facil acrescentar a bateria!"
Seguindo o teu raciocínio é exactamente igual acrescentar um pack já montado quer ele esteja em "conjuntos" de 144V ou conjuntos de 195Ah, porque afinal estará tudo agarado entre sí.
Apenas tens que fazer outro pack de 144v, ou outros packs conforme queiras, e juntar ao grande já existente.
Mas não quero dizer que esta seja esta a forma correcta de fazer as coisas, pelos argumentos apresentados pelos entendidos.
-
Flamingo
- Membro Silver

Nunio Escreveu:Flamingo, não ligues muito ao meu último bold. Era o que eu fazia se aparecesse por aqui alguém "do nada" a criticar algumas das minhas idieas. Siga...
-
Flamingo
- Membro Silver

Fazendo fé neste, e noutros comentários parecidos que já vi por aqui, prometo conter-me e ser mais comedido no restante desenvolvimento do meu projeto.Emanuel Couto Escreveu:Dá ideia que estás no gozo...!!! Até parece que não temos mais nada para fazer.....
Sobre ter ou não mais nada que fazer, a participação aqui no fórum sempre foi livre, nunca ninguém foi obrigado a nada.
-
Nunio
- Membro Silver

Mas eu não disse para juntar 144V com 3,7V. (em série)Flamingo Escreveu:Nunio Escreveu:Flamingo, não ligues muito ao meu último bold. Era o que eu fazia se aparecesse por aqui alguém "do nada" a criticar algumas das minhas idieas. Siga...
Mas não quero dizer que esta seja esta a forma correcta de fazer as coisas, pelos argumentos apresentados pelos entendidos.eu acho que não é bem a mesma coisa. Uma série de 144v eu ia ligar em paralelo ao pack que já tinha (de séries de 144v todas elas ligadas em paralelo). Se tivesse 39 grupos de 3,7v e 195Ah ligados em série, mais um grupo de 3,7v e 195Ah eu ia ter de o ligar entre a série, ou seja, ia aumentar a série e criar um aumento da tensão para 148v, razão pela qual eu penso que não é bem a mesma coisa.
Para aumentar a bateria futuramente, deverá juntar em paralelo (faltou dizer isto) 144V aos 144V existentes.
Portanto é igual a configuração anterior de cada conjunto de 144V.
-
Fidel
- Membro Gold

- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Ainda falta responder uma questão muito muito importante para o pessoal te dizer se poderá ser viável ou não. Qual a potência de pico do Motor e do sistema em si?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
DanielF
- Membro

- Registado: sexta jul 11, 2014 9:03 pm
Boas.Fidel Escreveu:Ainda falta responder uma questão muito muito importante para o pessoal te dizer se poderá ser viável ou não. Qual a potência de pico do Motor e do sistema em si?
Como o Flamingo já disse outras vezes, eu também faço parte deste projeto... O que está projetado são dois motores de indução AC com uma potência de 7,5 Kw, com um pico de 15 Kw, com binário mínimo de 30 Nm e rotação máxima entre as 7000 rpm e as 9000 rpm.
Cumps.
-
Flamingo
- Membro Silver

Se bem entendi, teria de formar outro pack igual ao existente...?Nunio Escreveu: Para aumentar a bateria futuramente, deverá juntar em paralelo (faltou dizer isto) 144V aos 144V existentes.
Portanto é igual a configuração anterior de cada conjunto de 144V.
Ou posso ligar 144v e 195Ah em paralelo com 144v e 2,6 Ah, ou 5,2Ah, ou 7,8Ah... e assim sucessivamente (consoante o que aumentar).
Sei que estou a complicar o que é simples, a minha intenção é apenas perceber, aprender, e saber se é possível. Mesmo não enveredando pelas células 18650 fica sempre conhecimento adquirido para situações futuras.
P.S. eu tenho estado a falar em 144v admitindo que os motores sejam de tensão máxima de 144v, porque poderão ser de tensão inferior, mas isso é outro assunto...
-
Nunio
- Membro Silver

Não leves a mal esta minha observação.
Independentemente de ser o método correcto ou não.
Juntar 144V 2,6Ah com 144V 2,6Ah, e depois com mais 5,2Ah e por aí a fora, não é o que tu dizes que queres fazer de início?
2,6Ah + 2,6Ah = 5,2Ah + 2,6Ah = 7,8Ah + ........ = 195Ah
Juntar 144V 2,6Ah com 144V 2,6Ah, e depois com mais 5,2Ah e por aí a fora, não é o que tu dizes que queres fazer de início?
-
Fidel
- Membro Gold

- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Hmmm, 15kw ate nem é assim muito... mas nao tinham falado em carro? um carro so com essa potencia mal deve conseguir arrancar. Que tipo de veiculo é?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
-
Celestino
- Membro Silver

- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
E consegue-se legalizar uma transformação/conversão com uma diferença tão grande em termos de potências entre o original e o convertido?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Lê o que eu escrevi na citação seguinte que dá para entender melhor. Caso persistam dúvidas continua a ler deste meu post para a frente. Está na página 2 junto com uma foto de células.Nunio Escreveu:Não leves a mal esta minha observação.
Flamingo Escreveu:Boas...
Sobre as células de bateria para o meu projeto penso ter encontrado fornecedor.
Antes ainda, na montagem da bateria houve uma alteração do que tinha na ideia. Em lugar de montar 39 grupos de 75 células em paralelo em cada grupo como tinha referido anteriormente, ficando cada grupo com 3,7 volts e 195 Ah,... (células de 2600 mAh) e posteriormente ligar esses grupos em série, vou montar grupos de 39 células em série, totalizando cada grupo 144,3 volts e 2,6 Ah, e ligar cada um desses grupos a duas barras de ligações, uma para positivos e outra para negativos. Desta forma fica mais fácil aumentar a autonomia através da inclusão de mais grupos de 39 em série, tantos quantos consiga armazenar/arrumar no carro. Penso que desta ultima forma consigo tirar mais proveito pelo facto de usar células desta dimensão.
-
Flamingo
- Membro Silver

Sim, falei em carro!Fidel Escreveu:Hmmm, 15kw ate nem é assim muito... mas nao tinham falado em carro? um carro so com essa potencia mal deve conseguir arrancar. Que tipo de veiculo é?
Pelos dois, tem 20HP. Tem 30kw de pico, 40HP. Quando entrar na parte dos motores espero estudar a coisa mais a fundo, se vir necessidade de mais, aumento!
Nesta conversão aqui não foi usado muito mais, e o carro em causa é bem mais pesado, 1609kgs.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 192&t=8243" onclick="window.open(this.href);return false;
O Honda que pretendo converter pesa 955kgs