Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?
Jmal,
"POTÊNCIA NOMINAL
É a potência que o motor pode fornecer dentro de suas características nominais, em regime contínuo.
O conceito de potência nominal, ou seja, a potência que o motor pode fornecer, está intimamente ligado a elevação de temperatura do enrolamento. Sabemos que o motor pode accionar cargas de potências bem acima de sua potência nominal. O que acontece, porém, é que, se esta sobrecarga for excessiva, isto é, for exigida do motor uma potência muito acima daquela para qual foi projectado, o aquecimento normal será ultrapassado e a vida do motor será diminuída, podendo ele, até mesmo, queimar-se rapidamente."
Se não me falha a memoria, a potencia nominal do motor das Vectrix é 7KW. (mesmo podendo estar incorreta, esta sim, é uma resposta, como a que eu queria que me respondesses)
Pode até desenvolver 30KW por breves minutos mas nunca por uma hora seguida (pois assim nem tinha baterias para 15 minutos)
"POTÊNCIA NOMINAL
É a potência que o motor pode fornecer dentro de suas características nominais, em regime contínuo.
O conceito de potência nominal, ou seja, a potência que o motor pode fornecer, está intimamente ligado a elevação de temperatura do enrolamento. Sabemos que o motor pode accionar cargas de potências bem acima de sua potência nominal. O que acontece, porém, é que, se esta sobrecarga for excessiva, isto é, for exigida do motor uma potência muito acima daquela para qual foi projectado, o aquecimento normal será ultrapassado e a vida do motor será diminuída, podendo ele, até mesmo, queimar-se rapidamente."
Se não me falha a memoria, a potencia nominal do motor das Vectrix é 7KW. (mesmo podendo estar incorreta, esta sim, é uma resposta, como a que eu queria que me respondesses)
Pode até desenvolver 30KW por breves minutos mas nunca por uma hora seguida (pois assim nem tinha baterias para 15 minutos)
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Jorge Rocha Escreveu:Pois, poucos C's. Essas já não se fabricam, as headway são boas sim, mas o preço é outro e foi isso que me levou a escolher as a123, a diferença para estas não é muito superior mas fiquei com algo muito superior. As calb não me parecem melhores que winston, entre todas estas marcas de prismáticas, as winston revelam-se sempre melhores em praticamente todos os aspectos.O_volt Escreveu:estas já estão a ser usadas há algum tempo:
http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-200 ... -40Ah.html2014-04-24 20.23.21.jpg[/attachment]
Ou então umas Headway, que ainda seria melhor! (para não falar nas novas CALB que são o dobro do preço)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
Jorge Rocha Escreveu:Jmal,
"POTÊNCIA NOMINAL
Jorge, eu sei muito bem o que é a potência nominal, essas características uso e usam-se quando estamos a dimensionar algo, mas não quer dizer que sejam as utilizadas, um motor num veiculo tem altos e baixos e os rapazes que desenvolveram a vectrix não foram de meias medidas.
A potência de 7 kw é a que vem no documento único, e muitas têm 3.8 kw no coc e no du.
A potência nominal do motor da vectrix é 11.1 kw, 24 nm, 94 % de eficiência, ás 4600 rpm, temperatura máxima de funcionamento - 150 ºC, o controlador corta aos 128ºC.
Essa reposta pouco te serve, pois o controlador é que controla a potência do motor, e este não é programável (para o utilizador comum, mas para quem quiser eu diminuo, aumentar não faz sentido

Pois pode dar, mas dou mais um relato para veres o que aguenta. Faço regularmente um troço da A8 deste a zona industrial de Caldas da Rainha e depois pela A15 até casa, são 28 kms, apenas 22 kms em AE, faço-o sempre a fundo, 120 kmh (no meu caso), as barras da potência só descem a meio quando o declive é negativo, a 120 kmh vão sempre a 75 % +- e 132 - 134 volts de tensão (43s 55 ah), são 180 + 132 = 23760 w durante uns 18 minutos, gasto 35 a 40 % da carga (5 - 6 barras) e chego com o motor a uns 90 ªC, as baterias aumentam uns 7 a 8 ºC, isto tudo num dia ameno.Jorge Rocha Escreveu:Pode até desenvolver 30KW por breves minutos mas nunca por uma hora seguida (pois assim nem tinha baterias para 15 minutos)
Última edição por jmal em terça jul 08, 2014 2:22 pm, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Re: Vendo SW predator litio
Ele que partilhe os resultados com a malta.O_volt Escreveu:Jorge Rocha, pergunta ao Nuno que ele tem uma com 60ah...mas acho que há por aí outras....
Está muito satisfeito e não me parece que sinta essas coisas que por aqui falam....mas podiam abrir um tópico sobre quem já fez isso e aí sim esses poderão do que sabem.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Obrigado jmal, sempre gosto de compreender o funcionamento das coisas e a razão de seus comportamentos, e isso sempre ajuda.jmal Escreveu: A potência nominal do motor da vectrix é 11.1 kw, 24 nm, 94 % de eficiência, ás 4600 rpm, temperatura máxima de funcionamento - 150 ºC, o controlador corta aos 128ºC.
Não percebi alguns dos teus dados e contas:jmal Escreveu:Faço regularmente um troço da A8 deste a zona industrial de Caldas da Rainha e depois pela A15 até casa, são 28 kms, apenas 22 kms em AE, faço-o sempre a fundo, 120 kmh (no meu caso), as barras da potência só descem a meio quando o declive é negativo, a 120 kmh vão sempre a 75 % +- e 132 - 134 volts de tensão (43s 55 ah), são 180 + 132 = 23760 w durante uns 18 minutos, gasto 35 a 40 % da carga (5 - 6 barras) e chego com o motor a uns 90 ªC, as baterias aumentam uns 7 a 8 ºC, isto tudo num dia ameno.
*Os 75% das barras refere quantos Ampers? Será 180A? (o sinal "+" deveria ser substituido por "X", penso eu)
*Se são 180A, divididos por os 55Ah, seria 3,27C´s, perfeitamente normal para as A123. Será que não tens uns ligadores entre células com secção reduzida para essas correntes? A fita condutora que usas para ligar as células poderá ter uma resistência mais alta que as próprias células, desperdiçando energia sob forma de caolor, e até pode ser isso que as aqueça... daí necessitarem de arrefecimento. Verifica se é isso...
*Os 23760W durante 18 minutos daria um consumo de 7,128KWh, será que é essa a energia gasta em 22Km? Desse modo um Leaf é mais económico à mesma velocidade.
*Os 18 minutos a 120Km/h daria para percorrer 36Km, correto? Fazes 22Km...?
Se colocasses valores mais realistas as minhas duvidas deixariam de existir.
As CALB que me referia não são as que estão vulgarmente à venda, mas umas que sairam há poucos dias, com cerca de metade do peso e volume que as melhores que já tinham (que por sua vez já eram muito melhores que as primeiras "azuis"). Faço-me entender?
Pelas minhas contas poderia ser equipado numa Vectrix uns 14KWh dessas que me refiro. Logo, mesmo com apenas 1C de descarga, já seria equivalente a 20CV. Nada mau para uma maxiscooter.
-
- Membro Platinium
Jorge Rocha Escreveu:Obrigado jmal, sempre gosto de compreender o funcionamento das coisas e a razão de seus comportamentos, e isso sempre ajuda.jmal Escreveu: A potência nominal do motor da vectrix é 11.1 kw, 24 nm, 94 % de eficiência, ás 4600 rpm, temperatura máxima de funcionamento - 150 ºC, o controlador corta aos 128ºC.Não percebi alguns dos teus dados e contas:jmal Escreveu:Faço regularmente um troço da A8 deste a zona industrial de Caldas da Rainha e depois pela A15 até casa, são 28 kms, apenas 22 kms em AE, faço-o sempre a fundo, 120 kmh (no meu caso), as barras da potência só descem a meio quando o declive é negativo, a 120 kmh vão sempre a 75 % +- e 132 - 134 volts de tensão (43s 55 ah), são 180 + 132 = 23760 w durante uns 18 minutos, gasto 35 a 40 % da carga (5 - 6 barras) e chego com o motor a uns 90 ªC, as baterias aumentam uns 7 a 8 ºC, isto tudo num dia ameno.
*Os 75% das barras refere quantos Ampers? Será 180A? (o sinal "+" deveria ser substituido por "X", penso eu)
*Se são 180A, divididos por os 55Ah, seria 3,27C´s, perfeitamente normal para as A123. Será que não tens uns ligadores entre células com secção reduzida para essas correntes? A fita condutora que usas para ligar as células poderá ter uma resistência mais alta que as próprias células, desperdiçando energia sob forma de caolor, e até pode ser isso que as aqueça... daí necessitarem de arrefecimento. Verifica se é isso...
*Os 23760W durante 18 minutos daria um consumo de 7,128KWh, será que é essa a energia gasta em 22Km? Desse modo um Leaf é mais económico à mesma velocidade.
*Os 18 minutos a 120Km/h daria para percorrer 36Km, correto? Fazes 22Km...?
Se colocasses valores mais realistas as minhas duvidas deixariam de existir.
As CALB que me referia não são as que estão vulgarmente à venda, mas umas que sairam há poucos dias, com cerca de metade do peso e volume que as melhores que já tinham (que por sua vez já eram muito melhores que as primeiras "azuis"). Faço-me entender?
Pelas minhas contas poderia ser equipado numa Vectrix uns 14KWh dessas que me refiro. Logo, mesmo com apenas 1C de descarga, já seria equivalente a 20CV. Nada mau para uma maxiscooter.
Aquecem porque têm de aquecer, os ligadores são chapas de cobre com uns 5 cms de largura, podem-se ver no meu db.
Bom, estás a desconversar, não estou para isso. O único dado que tá mal é que os 18 minutos são o tempo da viagem completa, obviamente não vai tanto tempo nos 120, existe a entrada, portagem, saída, etc. E nos arranques e até atingir a velocidade máxima vai aos 240 amps.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Jorge Rocha Escreveu:As CALB que me referia não são as que estão vulgarmente à venda, mas umas que sairam há poucos dias, com cerca de metade do peso e volume que as melhores que já tinham (que por sua vez já eram muito melhores que as primeiras "azuis"). Faço-me entender?
Onde existe esta informação ?? uma coisa eu já sei, as baterias lifepo4 podem ser pequenas, mas nunca são leves, e passar de cerca de 90 wh/kg para 180 wh/kg é algo impensável nos dias de hoje.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Tens razão, devo ter-me enganado a digitar os números na calculadora e deu um numero maior e nem me apercebi.
As CALB que me refiro têm 118Wh/Kg (e não 180Wh/Kg)
http://store.evtv.me/proddetail.php?prod=CAM72FI
Poderia colocar facilmente perto de 10KWh com 84Kg destas células e sendo sua disponibilidade energética de 2C´s contínuos e 4C´s durante 30 segundos, daria para 20KW contínuos, e 40KW de longos picos (30 segundos).
Estás a ver que sempre é possível formar um belo conjunto com LiFePO4 sem serem as A123!
O trabalho fica muito facilitado e a garantia de satisfação, muito mais segura!
Não estava a desconversar... Apenas não estava a ver qualquer relação com a realidade! Tal como tu viste no que eu escrevi, e te admiraste, pedindo a fonte da informação, e que agora fui rever e dar-te a devida razão onde a tens.
Só assim poderemos tomar como certas as informações que nos chegam, compreendendo sua razão e sua lógica.
http://store.evtv.me/proddetail.php?prod=CAM72FI
Poderia colocar facilmente perto de 10KWh com 84Kg destas células e sendo sua disponibilidade energética de 2C´s contínuos e 4C´s durante 30 segundos, daria para 20KW contínuos, e 40KW de longos picos (30 segundos).
Estás a ver que sempre é possível formar um belo conjunto com LiFePO4 sem serem as A123!
Não estava a desconversar... Apenas não estava a ver qualquer relação com a realidade! Tal como tu viste no que eu escrevi, e te admiraste, pedindo a fonte da informação, e que agora fui rever e dar-te a devida razão onde a tens.
Só assim poderemos tomar como certas as informações que nos chegam, compreendendo sua razão e sua lógica.
-
- Membro Platinium
Nunca disse que só as a123 davam, para quem quer uma vectrix com potência igual ou superior ás nimh são uma boa escolha, mas caras, o que tentei mostrar foi que as originais da vectrix não assim tão fáceis de "bater" como muita gente julga, não foi por ai que ela se foi abaixo.Jorge Rocha Escreveu:Tens razão, devo ter-me enganado a digitar os números na calculadora e deu um numero maior e nem me apercebi.
http://store.evtv.me/proddetail.php?prod=CAM72FI" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Em relação à densidade, estas que mostras, são superiores às originais da li+, mas perdem em muito nos C's, dai a diferença no peso, mas cabem. Se convertesse uma com essas células, limitava-a a 140 amps, só assim lhe dava garantia, duvido que alguém dê garantia ás baterias quando estas estão dimensionadas para andarem acima do limite das mesmas.
Ainda em relação ao aquecimento, é normal, e têm mesmo de aquecer, as baterias não são 100 % eficientes em carga e em descarga, as perdas existem e são dissipadas em calor, a resistência interna de cada tipo de célula contribui para esse aquecimento, quanto maior é o débito de carga/descarga maior é a corrente dissipada, logo mais aquecimento.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Pode até ser bastante mais demorada a chegar ao máximo de velocidade que a Vectrix vem programada, mas com toda a certeza que lá chega.
Seria apenas necessário uns 80A X 130V para lá chegar (aos 110Km/h) desde que numa superfície plana sem ventos a ajudar ou contra. Poderia demorar a embalar, mas chegava lá com toda a certeza!
Seria apenas necessário uns 80A X 130V para lá chegar (aos 110Km/h) desde que numa superfície plana sem ventos a ajudar ou contra. Poderia demorar a embalar, mas chegava lá com toda a certeza!
-
- Membro Platinium
Exacto, dificilmente com 80A amperes chegarás aos 110, manter os 100 kmh já será difícil, dai eu ter dito que não será uma vectrix como estamos habituados.Jorge Rocha Escreveu:Pode até ser bastante mais demorada a chegar ao máximo de velocidade que a Vectrix vem programada, mas com toda a certeza que lá chega.
Cumps Inovadores
-
- Membro
- Registado: quinta set 18, 2014 4:35 pm
Ora boas,sou novo por aqui...estou aqui a meter-me no meio duma conversa de 2 entendidos,mas como diz aquele velho ditado,o que tem de ser tem muita força lol.
Pelo que li das vossas opinioes,e contrariamente asas minhas ideias,dizem que as celulas Nihm sao superioes as de Litio/Li,correcto.
Estando eu a ponderar adquirir um Vectrix,e como o mercado de usados portugues abrange modelos de quase todos os anos,os valores vão desde cerca de 3000€ ate os 7000€,para modelos de 2008 e 2014 respectivamente.
Ora se um pack de baterias pode chegar aos 3000€,!!!!,o dinheiro poupado inicialmente na compra de uma mota de 2008,mais "velha" e rodada e certo,pode servir futuramente para a substituição das baterias,correcto !?
Pelo que li das vossas opinioes,e contrariamente asas minhas ideias,dizem que as celulas Nihm sao superioes as de Litio/Li,correcto.
Estando eu a ponderar adquirir um Vectrix,e como o mercado de usados portugues abrange modelos de quase todos os anos,os valores vão desde cerca de 3000€ ate os 7000€,para modelos de 2008 e 2014 respectivamente.
Ora se um pack de baterias pode chegar aos 3000€,!!!!,o dinheiro poupado inicialmente na compra de uma mota de 2008,mais "velha" e rodada e certo,pode servir futuramente para a substituição das baterias,correcto !?
-
- Membro Platinium
Pode sim.
Mas antes disso poderás, caso as baterias estejam com o efeito de memoria bastante profundo, aplicar-lhes algumas técnicas de refrescamento, diminuindo-lhes o efeito de memoria e alcançando níveis de autonomia idênticos a quando novas.
(digo isto por andar em estudo com baterias NiCd, cujo seus comportamentos são muito idênticos, conseguindo ao final de pouco mais de um mês, elevar a autonomia de um VE de 27Km para 90Km, em baterias com mais de 18 anos de idade)
Mas antes disso poderás, caso as baterias estejam com o efeito de memoria bastante profundo, aplicar-lhes algumas técnicas de refrescamento, diminuindo-lhes o efeito de memoria e alcançando níveis de autonomia idênticos a quando novas.
(digo isto por andar em estudo com baterias NiCd, cujo seus comportamentos são muito idênticos, conseguindo ao final de pouco mais de um mês, elevar a autonomia de um VE de 27Km para 90Km, em baterias com mais de 18 anos de idade)
-
- Membro
Isso era ouro sobre azul....neste momento as deslocações que faço sao Sintra-Pero Pinheiro e aos fins de semana Sintra-Odivelas.....portanto 24km e 75km respectivamente. Os valores que me disse chegavam bem para a minha utilizaçao ! Ja agora tem uma ideia dos custos de carregamento das baterias em casa ?
Abraco
Abraco
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Bom 24km com uma Vx1 é fácil... 75km convem ter o pack bom!!!!! isto se não for com carga no meio....Bmiguelpaiva83 Escreveu:Isso era ouro sobre azul....neste momento as deslocações que faço sao Sintra-Pero Pinheiro e aos fins de semana Sintra-Odivelas.....portanto 24km e 75km respectivamente. Os valores que me disse chegavam bem para a minha utilizaçao ! Ja agora tem uma ideia dos custos de carregamento das baterias em casa ?
Abraco
quanto ao custo totalmente, o máximo que carreguei na minha foram 5kw ora é fazer contas ao preço do kw e claro volto a frisar... o maximo que a minha gastou!!! Por norma é menos...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Ao preço do pack acrescenta, bms, cabos, desmontagem e montagem.Bmiguelpaiva83 Escreveu:Ora boas,sou novo por aqui...estou aqui a meter-me no meio duma conversa de 2 entendidos,mas como diz aquele velho ditado,o que tem de ser tem muita força lol.
Há aí mts vectrix em bom estado, e quem manda na tua carteira és tu.

Procura uma que esteja com bom aspecto e que pelo menos tenho feito uma revisão recente.
Com o outono à porta, a dor de cabeça do calor nas baterias de NIMH também deve desaparecer, mas aparece a menor autonomia com o frio...tens contar com isso.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro
Obrigado pela sua opiniao caro Volt.
Pois a menos que tenha muita sorte e compre uma com as baterias em bom estado,ou entao entro em despesas muito rapidamente !
Pois a menos que tenha muita sorte e compre uma com as baterias em bom estado,ou entao entro em despesas muito rapidamente !
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Dê uma volta nela e verá logo do que ela é capaz...se tiver dúvidas, publique aqui que há vários utilizadores que saberão explicar melhor do que eu se a dita que foi ver está boa ou não.Bmiguelpaiva83 Escreveu:Obrigado pela sua opiniao caro Volt.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro
Sim. Pelo que ja vi por aqui da para testar as baterias a fim de saber o real estado delas 

-
- Membro Platinium
Pelo que tenho aprendido com as NiCd, o real estado de baterias deste tipo depende muito do trato que nos últimos tempos lhe tenham dado.Bmiguelpaiva83 Escreveu:Sim. Pelo que ja vi por aqui da para testar as baterias a fim de saber o real estado delas
Mesmo depois de se notar uma muito pouca autonomia, não significa definitivamente que o pack esteja arrumado. Pode apenas estar mal tratado (com o efeito de memoria num estado muito avançado) e depois de uns 10 carregamentos e descarregamentos sempre em regimes baixos e levados até aos valores mínimos e máximos admitidos pelas células, ficam como novas (ou melhores ainda, já que o máximo nunca se obtém nos primeiros ciclos).