Efeito do frio nas baterias de lítio
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Efeito do frio nas baterias de lítio
Naturalmente que quando está mais frio as baterias dão para menos autonomia. Mas gostava de ter uma ideia mais ou menos que percentagem se perde, mais especificamente em LiFePO4.
Nestes últimos dias vejo que para o mesmo tipo de condução parece que estou sempre a puxar muito mais pelo motor. Nunca tinha ficado tão nas lonas após 15-16km como ontem.
No entanto, vendo bem, não é que esteja assim tanto frio, embora quando a chuva cai com força refresque um bocado. Mas por exemplo quando fui noutro ao café semanal não notei nada disto, e o tempo (sobretudo no regresso) estava um bocado menos do que ameno.
Não sei que concluir disto....
Nestes últimos dias vejo que para o mesmo tipo de condução parece que estou sempre a puxar muito mais pelo motor. Nunca tinha ficado tão nas lonas após 15-16km como ontem.
No entanto, vendo bem, não é que esteja assim tanto frio, embora quando a chuva cai com força refresque um bocado. Mas por exemplo quando fui noutro ao café semanal não notei nada disto, e o tempo (sobretudo no regresso) estava um bocado menos do que ameno.
Não sei que concluir disto....
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Repara que tens um pack de LiFePO4 que anda a trabalhar sempre num regime muito acima do que para o qual foi concebido.
As Wina têm uma optima descarga aos 0,3C de descarga, que significaria 2,7A para os 8Ah. Maximos de 15 segundos a regimes de 3C ou 24A.
A tua quase scooter tem um controlador de 33A, o que quer dizer que puxa 33A até atingir a velocidade a que o acelerador está a indicar.
Será normal verificares que a disponibilidade diminui com a diminuição da temperatura, por dois motivos:
1º - Porque o frio faz aumentar a resistência interna das células. Isso irá fazer com que as células aumentem temperatura até que atinjam uma resistência interna mais baixa. Esse processo consome energia que não pode ser utilizada em trabalho/kms realizados.
2º - Com o frio, também o ar se torna mais denso, e isso irá fazer mais oposição no deslocamento durante os percursos. Quanto maior for a velocidade, maior será o gasto energético por km efectuado.
Também quando a resistência interna das baterias já está muito alta, o abaixamento da tensão ocorre muito mais cedo. Isso poderá não significar que já perderam toda a carga disponível. Tentando de uma forma mais lenta fazer a descarga, pode-se conseguir chegar muito perto dos Ah disponibilizados com temperaturas superiores.
As Wina têm uma optima descarga aos 0,3C de descarga, que significaria 2,7A para os 8Ah. Maximos de 15 segundos a regimes de 3C ou 24A.
A tua quase scooter tem um controlador de 33A, o que quer dizer que puxa 33A até atingir a velocidade a que o acelerador está a indicar.
Será normal verificares que a disponibilidade diminui com a diminuição da temperatura, por dois motivos:
1º - Porque o frio faz aumentar a resistência interna das células. Isso irá fazer com que as células aumentem temperatura até que atinjam uma resistência interna mais baixa. Esse processo consome energia que não pode ser utilizada em trabalho/kms realizados.
2º - Com o frio, também o ar se torna mais denso, e isso irá fazer mais oposição no deslocamento durante os percursos. Quanto maior for a velocidade, maior será o gasto energético por km efectuado.
Também quando a resistência interna das baterias já está muito alta, o abaixamento da tensão ocorre muito mais cedo. Isso poderá não significar que já perderam toda a carga disponível. Tentando de uma forma mais lenta fazer a descarga, pode-se conseguir chegar muito perto dos Ah disponibilizados com temperaturas superiores.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Só acho curioso porquê agora já estar a notar tanto isso. Chuva à parte, até nem está assim tanto frio. Pelo menos não mais do que por alturas de Maio, penso eu.
Faz-me recear um pouco o Inverno puro e duro.
Faz-me recear um pouco o Inverno puro e duro.
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Actualmente não está suficientemente frio para sentires esses efeitos (17C min a 24C max).
Não terás um desbalanceamento no pack?
Não terás um desbalanceamento no pack?

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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
É tudo uma questão de equilíbrio... Há situações que um pouco de frio ajuda.
O calor pode ser amigo das baterias, mas tb o seu pior inimigo...
O calor pode ser amigo das baterias, mas tb o seu pior inimigo...

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Desbalanceamento não me parece. Estive a medir tensões e tudo está relativamente equilibrado. Hoje, após um bom bocado de uso, estavam todas entre os 3.25V e 3.24V, com apenas duas células a 3.21V e 3.22V.
Quanto estão totalmente carregadas a diferença entre elas deve ser ainda menor, penso eu.
No entanto, durante estes dias, se faço "punho a fundo" para subir a rua logo ao pé da minha casa, o BMS dá sinal, coisa que não me acontecia com as baterias carregadas desde que tenho as 20s a funcionar bem. Tinham-me avisado que era natural que isso acontecesse em tempos mais frios, devido à maior queda de voltagem das células (como explicado pelo Jorge). Estive a ver o meu DB e foi por inícios de julho que a scooter ficou totalmente arranjada. Nessa altura as temp rondavam os 26-15ºC, ou seja, não muito diferente.
Poderá o esforço extra ser alguma coisa mecânica, tipo a roda de trás não estar a deslizar nas suas melhores condições? Se a ponho a roda de trás levantada e a faço rodar com a mão, ela pára relativamente depressa. Mas não tenho nenhum termo de comparação, logo não posso tirar grandes conclusões. Pelo sim pelo não vou aplicar um bocado de óleo lubrificante nas partes móveis da roda.
A ver se a levo à revisão brevemente para ver o que eles acham.
Quanto estão totalmente carregadas a diferença entre elas deve ser ainda menor, penso eu.
No entanto, durante estes dias, se faço "punho a fundo" para subir a rua logo ao pé da minha casa, o BMS dá sinal, coisa que não me acontecia com as baterias carregadas desde que tenho as 20s a funcionar bem. Tinham-me avisado que era natural que isso acontecesse em tempos mais frios, devido à maior queda de voltagem das células (como explicado pelo Jorge). Estive a ver o meu DB e foi por inícios de julho que a scooter ficou totalmente arranjada. Nessa altura as temp rondavam os 26-15ºC, ou seja, não muito diferente.
Poderá o esforço extra ser alguma coisa mecânica, tipo a roda de trás não estar a deslizar nas suas melhores condições? Se a ponho a roda de trás levantada e a faço rodar com a mão, ela pára relativamente depressa. Mas não tenho nenhum termo de comparação, logo não posso tirar grandes conclusões. Pelo sim pelo não vou aplicar um bocado de óleo lubrificante nas partes móveis da roda.
A ver se a levo à revisão brevemente para ver o que eles acham.
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- Membro Silver
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
É necessário um bom multímetro para aferir essas tensões. De qualquer forma segundo esses dados:
3,25V em vazio significa um estado de carga de 25%
3,21V em vazio significa um estado de carga de 13%
terá sido mais do que um bocado de uso?
Deverias voltar a testar com a scooter completamente carregada para dissipar dúvidas.
3,25V em vazio significa um estado de carga de 25%
3,21V em vazio significa um estado de carga de 13%
terá sido mais do que um bocado de uso?
Deverias voltar a testar com a scooter completamente carregada para dissipar dúvidas.

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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Para mim, um "bom bocado" representa realmente uma fatia bastante grande da autonomia, já que esta não é muito grande.
Não tinha bem a idea qual o SOC correspondente a certas voltagens. 3.21V é 13%? Que diferença...
As células mais baixas são as células mais novas, logo é provável que sejam diferentes das outras, com uma resistência interna mais elevada. Daqui a nada vou sair para o Scooter Day, logo não posso ver a tensão de cada uma, mas quando puder verifico.
Não tinha bem a idea qual o SOC correspondente a certas voltagens. 3.21V é 13%? Que diferença...
As células mais baixas são as células mais novas, logo é provável que sejam diferentes das outras, com uma resistência interna mais elevada. Daqui a nada vou sair para o Scooter Day, logo não posso ver a tensão de cada uma, mas quando puder verifico.
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Re: Efeito do frio nas baterias de lítio
Se tiveres um medidor de energia poderás verificar quanta energia entra após uma descarga total, e gravar esse valor para mais tarde fazer comparações (já o deverias ter feito, e agora já saberias se o problema era das baterias ou de algum atrito mecânico extra).
A forma mais evidente de verificares desbalanceamento é fazer as leituras das tensões logo após o carregamento e logo após o corte do BMS no final da descarga. Se no final da carga as tensões de todas as células ultrapassarem os 3,50V, considera-se 100% de carga.
Se no final da descarga as células tiverem um valor inferior a 3,05V, considera-se que já não terá nem mais 3% de capacidade.
As tensões deverão ser feitas depois do termino da carga e descarga, até ao seguinte minuto (onde eu volto a medir novamente as duas primeiras células para que se verifique o aumento nesse espaço de tempo das medições).
Todos estes valores podem não corresponder no caso de temperaturas (no interior das células) extremas.
A forma mais evidente de verificares desbalanceamento é fazer as leituras das tensões logo após o carregamento e logo após o corte do BMS no final da descarga. Se no final da carga as tensões de todas as células ultrapassarem os 3,50V, considera-se 100% de carga.
Se no final da descarga as células tiverem um valor inferior a 3,05V, considera-se que já não terá nem mais 3% de capacidade.
As tensões deverão ser feitas depois do termino da carga e descarga, até ao seguinte minuto (onde eu volto a medir novamente as duas primeiras células para que se verifique o aumento nesse espaço de tempo das medições).
Todos estes valores podem não corresponder no caso de temperaturas (no interior das células) extremas.
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