Jatropha- Purgueira

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

José Correia
Membro
Membro
Registado: sábado jan 27, 2007 6:34 pm

Jatropha - purgueira

Mensagem por José Correia »

a escolha por esta planta, deve-se a esta ser perene, não necessitar de ser plantada todos os anos, ao contrário das outras culturas anuais, que para serem rentaveis, tem de ser em grandes areas, com peparação do solo, a utilizar grandes maquinas ,grandes investimentos, grandes consumos. com a jathoha está mais indicada para pequenos proprietários, o meu interesse é que esses pequenos propietários que são a grande maioria a zona onde vivo, voltem a cultivar os campos abandonados, nem que seja só para produzirem o seu próprio combustivel, pois é muito giro fazer biodiesel, mas este não se faz sem oleo.
cumprimentos
josé correia

Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Re: Jatropha - purgueira

Mensagem por José Rui »

josé correia Escreveu:a escolha por esta planta, deve-se a esta ser perene, não necessitar de ser plantada todos os anos, ao contrário das outras culturas anuais, que para serem rentaveis, tem de ser em grandes areas, com peparação do solo, a utilizar grandes maquinas ,grandes investimentos, grandes consumos. com a jathoha está mais indicada para pequenos proprietários, o meu interesse é que esses pequenos propietários que são a grande maioria a zona onde vivo, voltem a cultivar os campos abandonados, nem que seja só para produzirem o seu próprio combustivel, pois é muito giro fazer biodiesel, mas este não se faz sem oleo.
cumprimentos
josé correia
sabes josé eu acho que tens toda a razão. queres saber mais sobre jatropha e o quem sabe alguma coisa a este respeito. bom, eu estou interessado em levar e plantar a jatropha em angola e a uns tempos atrás tentei falar com algumas pessoas que quisessem ajudar-me a desenvolver um projecto destes. então tive a iniciativa de ligar para a torrejana e para a iberol. obtive apenas resposta da torrejana através do seu administrador o sr. joão cardoso. na nossa conversa ele confidenciou-me que está a testar uma plantação de jatropha e que inicialmente obteve bons resultados. já lá estive e realmente estão a crescer. ele pretende plantar em portugal a jatropha, se quiseres falar com ele, telefona e expõe o teu caso, pois ele é acessivel e pode desponibilizar também algumas sementes se quiseres.

cumprimentos

josé rui

José Correia
Membro
Membro

Re: Jatropha - purgueira

josé rui Escreveu:
josé correia Escreveu:a escolha por esta planta, deve-se a esta ser perene, não necessitar de ser plantada todos os anos, ao contrário das outras culturas anuais, que para serem rentaveis, tem de ser em grandes areas, com peparação do solo, a utilizar grandes maquinas ,grandes investimentos, grandes consumos. com a jathoha está mais indicada para pequenos proprietários, o meu interesse é que esses pequenos propietários que são a grande maioria a zona onde vivo, voltem a cultivar os campos abandonados, nem que seja só para produzirem o seu próprio combustivel, pois é muito giro fazer biodiesel, mas este não se faz sem oleo.
cumprimentos
josé correia
sabes josé eu acho que tens toda a razão. queres saber mais sobre jatropha e o quem sabe alguma coisa a este respeito. bom, eu estou interessado em levar e plantar a jatropha em angola e a uns tempos atrás tentei falar com algumas pessoas que quisessem ajudar-me a desenvolver um projecto destes. então tive a iniciativa de ligar para a torrejana e para a iberol. obtive apenas resposta da torrejana através do seu administrador o sr. joão cardoso. na nossa conversa ele confidenciou-me que está a testar uma plantação de jatropha e que inicialmente obteve bons resultados. já lá estive e realmente estão a crescer. ele pretende plantar em portugal a jatropha, se quiseres falar com ele, telefona e expõe o teu caso, pois ele é acessivel e pode desponibilizar também algumas sementes se quiseres.

cumprimentos

josé rui

obrigado josé rui pela informação

com os melhores cumprimentos,
josé correia

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

sacado do journey to forever:

"jatropha curcas is one of many useful oilseed crops but it's no magic bullet, and it has its disadvantages:

"various "pro-jatropha" websites easily talk about 6 tons of jatropha seed yield, or more, per hectare. most of these sites are from programs in india. if you actually e-mail someone growing jatropha, or read message boards, there are disquieting sentiments that yields may be considerably less, as in less than one ton per hectare." (inquiry from journey to forever website visitor.)

"i grew jatropha in ruwa, about 30 km from harare, and they did quite well there. what i found with them is the seed is very difficult to get out of the outer shell but maybe you can invent or buy a machine to do that part of the job. have you thought of using leucaena?" -- jed, mozambique, biofuel mailing list, oct 2005

"jatropha is hardy and has a highish yield but it's also toxic. the seedcake (what's left after pressing) cannot be fed to animals. why not convert it to biodiesel? it's better in the long run." -- duncan, south africa, biofuel mailing list, oct 2005

there is no magic bullet. the one that gives the best results is the one that fits the local circumstances best, and the more local the better."

quanto à perenidade, este é sacado da wikipedia:

"há de se fazer nota ainda sobre a longevidade das oliveiras. estima-se que algumas das oliveiras presentes em israel nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade"

capa da visão ontem: a barragem de alqueva, muita água e montes de oliveiras espalhadas em pequenos pedaços de terra, que assim ficaram aquando do enchimento da albufeira. mais uma prova da estima que temos ao país... podiamos ter arrancado aquilo tudo, e espalhar por terrenos baldios/agricolas parados, utilizando-o apenas e exclusivamente para a produção de biodiesel/ovd. mas não... no meio do alqueva é que estão bem...

se quiserem a tradução do texto em inglês, é só pedir. um abraço.

José Correia
Membro
Membro

Jatropha Purgueira

caro h lopes

sei que as produções em portugal da jatropha não irão ser grandes, mas de qualquer maneira não perdia muito em experimentar.
com os melhores cumprimentos,
josé correia

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm

Mensagem por jl8472 »

boas , esta planta parece me uma boa alternativa em angola , dentro `de um mês vou faze uma primeira expreriencia para ver o que dá em diversas regioes de angola norte sul e interior , vamos ver como corre, ja mandei vir as sementes

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm

Mensagem por tlima »

uma informação complementar:
existe de facto uma empresa em portugal a produzir açucar a partir de cana. de facto uma boa parte do açucar consumido em portugal é produzido por eles, procurem nos pacotes a marca "sinaga".
esta empresa utiliza também a cana de açucar para produzir alcool.
no entanto as plantações de cana são em s. miguel - açores, onde o clima é bem diferente do clima do continente...
já agora, nos açores existem também outras plantações mais ou menos 'tropicais' como bananas (sim não é só na madeira), ananaz (o mundialmente famoso ananaz dos açores), tabaco, chá, maracujá, entre outros.
quanto a bananeiras em portugal continental, tenho conhecimento de algumas e já as vi, mas nunca tinha ouvido falar de nenhuma que realmente conseguisse dar bananas, estamos sempre a aprender

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

olá tlima
eu até abacaxi tenho aqui nos arredores de tomar.
basta ter uma estufa.

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm

Mensagem por tlima »

eu já conhecia alguns dos poderes misticos de tomar, mas abacaxi só mesmo de estufa...
já agora grande zona tomar, bons amigos

Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro

Mensagem por José Rui »

tlima Escreveu:uma informação complementar:
existe de facto uma empresa em portugal a produzir açucar a partir de cana. de facto uma boa parte do açucar consumido em portugal é produzido por eles, procurem nos pacotes a marca "sinaga".
esta empresa utiliza também a cana de açucar para produzir alcool.
no entanto as plantações de cana são em s. miguel - açores, onde o clima é bem diferente do clima do continente...
já agora, nos açores existem também outras plantações mais ou menos 'tropicais' como bananas (sim não é só na madeira), ananaz (o mundialmente famoso ananaz dos açores), tabaco, chá, maracujá, entre outros.
quanto a bananeiras em portugal continental, tenho conhecimento de algumas e já as vi, mas nunca tinha ouvido falar de nenhuma que realmente conseguisse dar bananas, estamos sempre a aprender
existe actualmente um produtor de cana de açucar em portugal continental. e toda a produção é vendida neste momento para espanha para produção de etanol. este produtor era um dos grandes produtores de tabaco. acabou com toda a produção e iniciou, depois de várias experiências a produção de cana de açucar. uma das experiências revelou que mesmo no inverno mais rigoroso a cana de açucar foi eficiente. esta reportagem chegou a passar na televisão portuguesa.
cump
josé rui

Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro

Mensagem por José Rui »

jl8472 Escreveu:boas , esta planta parece me uma boa alternativa em angola , dentro `de um mês vou faze uma primeira expreriencia para ver o que dá em diversas regioes de angola norte sul e interior , vamos ver como corre, ja mandei vir as sementes
viva! olha pelo que já li e pesquisei esta planta dá em qualquer parte de angola. estive a tentar que um amigo meu angolano com muitos hectares de terreno em angola conseguisse quem investisse na plantação de jatropha. caso queiras mais informação sobre esta planta dou-te o contacto de uma pessoa, que está neste momento a promover a planta em portugal. e pode ceder sementes se quiseres.

cump
josé rui

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm

Mensagem por jl8472 »

boas

agradeço amostras , vou estar em portugal na proxima semana , e volto logo para angola depois de testar informo

FaçaBioDiesel
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 07, 2007 12:52 pm

FaçaBioDiesel

Mensagem por FaçaBioDiesel »

Última edição por FaçaBioDiesel em sábado jun 09, 2007 7:59 pm, editado 1 vez no total.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: FaçaBioDiesel

Mensagem por serges »

façabiodiesel Escreveu:[url http://www.facabiodiesel.com.br/][/url]
boa tarde, apaguei a sua mensagem já que estava em duplicado, obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

zemonte
Membro
Membro
Registado: quarta set 13, 2006 3:02 am

sejamos precisos

Mensagem por zemonte »

josé rui Escreveu:
jl8472 Escreveu:boas , esta planta parece me uma boa alternativa em angola , dentro `de um mês vou faze uma primeira expreriencia para ver o que dá em diversas regioes de angola norte sul e interior , vamos ver como corre, ja mandei vir as sementes
viva! olha pelo que já li e pesquisei esta planta dá em qualquer parte de angola. estive a tentar que um amigo meu angolano com muitos hectares de terreno em angola conseguisse quem investisse na plantação de jatropha. caso queiras mais informação sobre esta planta dou-te o contacto de uma pessoa, que está neste momento a promover a planta em portugal. e pode ceder sementes se quiseres.

cump
josé rui
caro josé rui:
lamento intervir, até porque tenho que emendar o que você disse. ou eu estou enganado, ou está a falar de um agricultor da zona de idanha-a-nova. se assim for, então digo-lhe que o tal agricultor não vende (nem nunca vendeu) uma grama de cana para lado nenhum, e muito menos para espanha!
agora também o posso informar de que ele tem neste momento uma área interessante já plantada com cana e que a mesma "está ali para as curvas". é vê-la crescer! este ano, lá para novembro/dezembro vamos finalmente ter cana em quantidade e qualidade produzida em portugal continental. esperem pelas notícias...
cumps,
zemonte
Biocombustiveis, sim: porque o futuro vem ai!

Responder

Voltar para “BioDiesel”