FUTI - Veiculo Electrico Portugues
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Re: FUTI - Veiculo Electrico Portugues
Ora bolas, lá se vai o entusiasmo 

D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).
-
- Novo membro
- Registado: sexta out 17, 2014 4:13 pm
Boa tardeJorge Rocha Escreveu:Essa discussão não leva a lado algum, apenas nos enriquece!![]()
Estamos apenas a ter pontos de vista diferentes. Por mais que queiramos ter a razão, dificilmente o poderemos provar. Mesmo que fosse a votos, nem sempre a maioria tende para o mais correcto, depende muito da cultura e das mentes dos votantes.
Aqui não se trata de uns serem mais espertos que os outros, trata-se de coerência e lógica! Eu nunca fui muito bom a interpretar palavras, mas apurei a lógica das coisas! Por vezes quando se transmite para o papel a acção ou objectivo que se pretende transmitir, nem sempre se torna o mais claro possível. Isso levará a dúvidas e más interpretações sem qualquer intenção.
Eu quando estou a ler qualquer coisa, tento colocar-me na mente de quem pensou em determinados actos que só depois foram traduzidos para o contexto linguístico de uma língua.
Ao ler esses artigos todos verifico muitas falhas de expressividade. Talvez por eu ser um perfeccionista e achar que se poderia dar muito mais detalhe, transmitindo cada pormenor do sentido de cada coisa, para que não haja duas formas de se ler o mesmo texto, ou de se ficar com algumas duvidas.
O que mais defendo é a pura lógica da batata! Se um quadriciclo pesado não tem qualquer limite de velocidade (muito provavelmente por se entender que com até 15KW de força não será potencia suficiente para vencer a inércia de um veiculo de 4 rodas a mais de 90Km/h), passa automaticamente a ser valida sua circulação em auto-estradas (que apenas proíbem veículos que não atingem os 60Km/h...dito pelo Volt...).
Claro que se o veiculo quadriciculo pesado for apanhado em auto-estrada a uma velocidade inferior à permitida, como para qualquer outro veiculo, leva a respectiva multa por essa contra ordenação.
"Pura logica da batata"
Sou novo aqui mas não resisti, inscrevi-me e passo a expor as minhas perplexidades, tal como o Jorge Rocha.
Porque é que um triciclo pode circular em AE (e ponte, etc...) e um quadriciclo pesado não pode?
Vejamos:
a) um triciclo tem >50 cc e >45 km/h
b) um quadriciclo pesado tem =<15 kW s/ limite velocidade
c) para circular em AE qq veículo tem de poder atingir em patamar 60 km/h (16.67 m/s)
Ora considerando um veículo, de um tipo ou de outro, com uma área frontal de 1.8 m2 este poderá atingir, em patamar:
i) 74.5 km/h com 4 kW (quad ligeiro)
ii) 112 km/h com 15 kW (quad pesado e triciclo)
Afinal porque é que um triciclo pode andar na AE e na ponte e um quad pesado não pode?
O IMTT que responda

-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Não pode porque o Código da Estrada assim o diz (Artº 72) e não o IMTT...jcmatoso Escreveu:Afinal porque é que um triciclo pode andar na AE e na ponte e um quad pesado não pode?
O IMTT que responda
Tem a ver com o tipo de veículo! E no caso dos quadriciclos não tem a ver se é ligeiro ou pesado, mas sim por ser quadriciclo..
Artigo 72.º
Auto-estradas
1 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
E não por se tratar das áreas frontais que cada um ocupa ou as velocidades que atinge.
e ainda assim tem alguma restrições..
"Triciclos podem circular até 50 km/h, dentro das localidades. A 100 km/h em auto-estrada. A 90 km/h nas vias reservadas a automóveis e motociclos e a 80 km/h nas restantes vias públicas;"
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Novo membro
- Registado: sexta out 17, 2014 4:13 pm
Correcto. Bem sei que é o Código ... só que este foi escrito pelos "técnicos" do IMTT. O código é que tem de ser emendado (penso eu de que)Mumia Escreveu:Não pode porque o Código da Estrada assim o diz (Artº 72) e não o IMTT...jcmatoso Escreveu:Afinal porque é que um triciclo pode andar na AE e na ponte e um quad pesado não pode?
O IMTT que responda
Tem a ver com o tipo de veículo! E no caso dos quadriciclos não tem a ver se é ligeiro ou pesado, mas sim por ser quadriciclo..
Artigo 72.º
Auto-estradas
1 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
E não por se tratar das áreas frontais que cada um ocupa ou as velocidades que atinge.
e ainda assim tem alguma restrições..
"Triciclos podem circular até 50 km/h, dentro das localidades. A 100 km/h em auto-estrada. A 90 km/h nas vias reservadas a automóveis e motociclos e a 80 km/h nas restantes vias públicas;"
E a área frontal foi apenas para fazer o cálculo da resistência aerodinâmica dos ditos veículos.
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Certamente estará quem de direito aberto a sugestões fundamentadas, porque não sugerir??jcmatoso Escreveu: Correcto. Bem sei que é o Código ... só que este foi escrito pelos "técnicos" do IMTT. O código é que tem de ser emendado (penso eu de que)

Questiono, porque não fazem a homologação do Futi para Veículo Ligeiro?!? Deixará de haver qualquer problema e certamente poderá ter mais clientes e não haverá qualquer necessidade de alterar a lei....
Queimo, mas apenas electrões....
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
like!!!Mumia Escreveu:Certamente estará quem de direito aberto a sugestões fundamentadas, porque não sugerir??jcmatoso Escreveu: Correcto. Bem sei que é o Código ... só que este foi escrito pelos "técnicos" do IMTT. O código é que tem de ser emendado (penso eu de que)![]()
Questiono, porque não fazem a homologação do Futi para Veículo Ligeiro?!? Deixará de haver qualquer problema e certamente poderá ter mais clientes e não haverá qualquer necessidade de alterar a lei....
Vocês nem sabem a falta que me faz um Futti que pudesse andar em autoestrada/ponte...