Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro
Registado: quarta out 15, 2014 8:17 pm

Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por full.solar »

Vejamos, a ideia é boa, acredito que será o futuro.
Num futuro próximo todas as casas/edifícios serão Produtores de energia.

No entanto o modo como está pensada esta lei, faz com que todos os projectos < 1,5Kw sejam uma perda de dinheiro
e mais do que isso , um modo de engordar (ainda mais a EDP).

Não sei que "contas" fizeram , mas eis as minhas.

Vamos assumir:
1) kit the produção de 1Kw
2) um consumo mensal de 300Kw => 10Kw dia
3) um pico de utilização de manhã (15% do consumo diário) e à noite (35% de consumo diário)
4) sobram 50% de consumo que vamos distribuir pelas horas de vazio durante o dia e vamos assumir que essas horas são (24-2manhã-4noite) = 18horas
5) ou seja 5Kw / 24 = 200W/h de consumo médio
6) vamos assumir que existem picos ( dois frigorificos que se ligaram em simultaneo ) .... vamos passar de 200 para 500W.
7) ou seja a necessidade de energia durante o dia e portanto durante as horas de produção do sol ...será no máximo de 500W pico e 300w médio
8) Como sabem, uma instalação solar fotovoltaica produz energia durante o dia (e quando há sol) ...
Assumindo-se uma janela de produção de 4 horas média por dia...(2 no Invero, 6 no Verão )
Concentradas nas horas de sol alto ...vamos simplificar e assumir das 10h às 16h um pico de produção nos paineis
Que de acordo com as necessidades não ultrapassa os 500W.
9) vamos simplificar e assumir que o kit de 1Kw tem capacidade de produzir esses 300 ao longo das 6 horas ou seja = 1.8Kw.
10) esse valor será portanto o valor necessário para cobrir as necessidades e será o valor que vamos poupar 1.8Kw = 0,154ct = 27ct por dia
11) 27ct dia, 8 Eur mês, 99Eur ano.
12) ... no entanto....
13) os paineis produziram muito mais....assumindo as tais 4 horas *1kW = 4KW... ou seja 4-1.8 = 3.2Kw..
14) resultado : essa energia foi injectada na rede....e a edp deixou de vender 27ct e GANHOU 49ct ou seja (49-27) / 27 = 81% com o negócio !!!!
(bem na verdade o lucro foi infinito , porque o objectivo não era a EDP sequer ganhar qq com o processo )

Resultado,
1) ou se reduz a dimensão do kit...para optimizar a verdadeira necessidade do consumo durante as horas de sol.. por exemplo para 500W
2) ou então aumenta-se a produção para > 1.5 e desse modo já se pode vender.... e portanto aproveitar verdadeiramente o que se produz.

Existem no entanto algumas soluções "hibridas", criativas para produções < 1.5kw ( i.e. sem vender )
1) utilizar mais energia durante o dia (ligar as maq de lavar loiça e /ou roupa )
2) Aquecer o termoacumulador durante o dia com resistencia electrica.
3) outros que façam sentido (ligar o arcondicionado, ligar o aquecimento durante o dia)
4) utilização de baterias para usar durante a noite (ahh ...muito caro)

Em conclusão, autoconsumo sim, mas é preciso calcular, as necessidades de consumo, a sua maximização durante o dia e o retorno do projeto.

Curioso , curioso é que o payback destes projectos (aliás de todos, antes durante e depois, com bonificação ou não ) andam todos pelos 8-10anos.
Porque será ? que algoritmos são usados para dar sempre o mesmo resultado ? estranho ..ou talvez não.

Bem, lá vou voltar para minha folha de calculo a ver se encontro o MPPT deste projeto...
E o vosso ? como é que fizeram a vossa análise ?

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por t3lmo »

Viva, boa análise... eu tenho um payback cálculado de 25 anos, isto se a tecnologia durar até lá :)

Entretanto passa pelas apresentações e fala-nos mais de ti ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Muito bem resumido...
Um aplauso meu!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

full.solar! Gostei e concordo com a sua análise feita aos futuros projetos de autoconsumo e (quem não fizer bem as contas) vai "oferecer" muita energia aos "pobres" dos fornecedores...

Vejo que é uma pessoa bem informada nesta área!
Fiquei desejoso de saber mais de si :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

@all: Obrigado pelos vossos comentários

A verdade é que os projetos de autoconsumo se não forem bem pensados, parecem uma coisa e depois são outra.

O retorno pode ser muitíssimo inferior ao previsto.

Desse ponto de vista os modelos anteriores eram mais previsiveis.
Claro que os investimentos não se comparam, mas mesmo assim...

Não me enterpretem mal, eu vou aderir a este modelo e vou implementar um projeto.
A questão é não é assim tão fácil/bom quanto parecia.
(Bem, na verdade não me posso queixar...tenho paineis solares ao preço da chuva...desse modo o payback é muito curto)
(mas quem não tem esta benesse...pode ser levado ao engano e ser verdadeiramente burlado com o negócio)

Para mim o modelo de Autoconsumo era/é o sistema perfeito.

Não só um termos de implementação, adesão, aplicabilidade no terreno , investimento necessário
mas essencialmente no espírito da coisa : Poupar energia, usar energia "verde" e renovável.

Os modelos anteriores de energia bonificada deturpam a iniciativa, criando um modelo mercantilista
e de negócio(fácil?).

Não há uma ligação entre o que se consome, o que se pode poupar e o que se produz.
O próprio sistema de dois contadores separados não ajuda.

Com o sistema de autoconsumo, existe uma ligação directa entre o que se consome e o que se produz.
Podemos ter em tempo real, uma contabilidade do deve/haver energético.

Essa contabilidade até pode criar um "espirito de competição" que será o de obter resultado 0.
Produzir o que se consome.

Esse "jogo" poderia ser jogado dos dois lados
1) da produção, colocando mais paineis e capacidade de produção
2) do consumo, simplesmente poupando...a verdade é que, muito se poderia fazer para reduzir os custos mensais, aplicando regras de poupança

Mas onde o sistema de Autoconsumo poderia ser revolucionário era na universalidade da solução.

Olhando para os consumos de uma familia média : 3000KWh/ano = 250KW mes = 8.3 Kw dia

Um (simples) kit the 1KW poderia produzir 50% cento dessa energia.
Sendo que 4 paineis seriam suficientes...

Assumindo um custo de 2000Eur...e um abatimento no irs de 30% em 3 anos (10% por ano) (era bom não era :-))
estamos a falar de 1400Eur...

Por 1400 Eurs, espaço no telhado para 4 paineis, ligação simples a uma tomada...50% de redução nos custos de consumo
...quem é que não instalaria isso na sua casa ?

Estamos a falar da massificação a sério da produção de energia...

Mais, provavelmente as famílias de menores posses (aqueles que verdadeiramente necessitam de ajuda) poderiam tirar beneficios deste sistema.

Infelizmente ... o sistema como está desenhado apenas protege a EDP...
... veja-se o examplo do fator de 0.9 para vender energia : UMA VERGONHA. 10% por custos de quê ?

Às vezes dizemos que : "um dia até nos taxam o ar que respiramos" ...Na verdade já o fazem...com as taxas do CO2.
Tambem dizemos que : "quando o sol nasce é para todos".... bem não será bem assim, porque neste momento querem-nos
taxar 10% pela utilização do Sol em demasia.

Portugal, 300 dias de Sol por ano... oportunidade única...

Enfim, nada de novo: o regulador, o estado e os campangas habituais... roubam, expoliam, destroem aquilo que ainda nos resta.

E o que faltaria para que o sistema funcionasse ?
Bem,bastaria que para qualquer valor de potencia instalado : 0...3.6kW existisse um contador bidirecional.

Toda a energia produzida e não usada , seria injectada na rede e vendida.

Não nos esqueçamos as horas de produção de energia fotovoltaica..são horas de ponta para a EDP.
e nessas horas a EDP têm de comprar energia vindo do carvão, fuel oil e nuclear.

Daí que o factor de 0.9 é na verdade uma VERGONHA e um ROUBO DESCARADO.

Em bom português : VÃO-SE CATAR !!! :evil:

ps: desculpem lá o mau jeito e tamanho do post...mas a mostarda vai subindo e vai daí... ;)
Última edição por full.solar em quinta out 16, 2014 11:03 pm, editado 1 vez no total.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

full.solar Escreveu:@all: Obrigado pelos vossos comentários

A verdade é que os projetos de autoconsumo se não forem bem pensados, parecem uma coisa e depois são outra.

O retorno pode ser muitíssimo inferior ao previsto.

Desse ponto de vista os modelos anteriores eram mais previsiveis.
Claro que os investimentos não se comparam, mas mesmo assim...

Não me enterpretem mal, eu vou aderir a este modelo e vou implementar um projeto.
A questão é não é assim tão fácil/bom quanto parecia.
(Bem, na verdade não me posso queixar...tenho paineis solares ao preço da chuva...desse modo o payback é muito curto)
(mas quem não tem esta benesse...pode ser levado ao engano e ser verdadeiramente burlado com o negócio)

Para mim o modelo de Autoconsumo era/é o sistema perfeito.

Não só um termos de implementação, adesão, aplicabilidade no terreno , investimento necessário
mas essencialmente no espírito da coisa : Poupar energia, usar energia "verde" e renovável.

Os modelos anteriores de energia bonificada deturpam a iniciativa, criando um modelo mercantilista
e de negócio(fácil?).

Não há uma ligação entre o que se consome, o que se pode poupar e o que se produz.
O próprio sistema de dois contadores separados não ajuda.

Com o sistema de autoconsumo, existe uma ligação directa entre o que se consome e o que se produz.
Podemos ter em tempo real, uma contabilidade do deve/haver energético.

Essa contabilidade até pode criar um "espirito de competição" que será o de obter resultado 0.
Produzir o que se consome.

Esse "jogo" poderia ser jogado dos dois lados
1) da produção, colocando mais paineis e capacidade de produção
2) do consumo, simplesmente poupando...a verdade é que, muito se poderia fazer para reduzir os custos mensais, aplicando regras de poupança

Mas onde o sistema de Autoconsumo poderia ser revolucionário era na universalidade da solução.

Olhando para os consumos de uma familia média : 3000KWh/ano = 250KW mes = 8.3 Kw dia

Um (simples) kit the 1KW poderia produzir 50% cento dessa energia.
Sendo que 4 paineis seriam suficientes...

Assumindo um custo de 2000Eur...e um abatimento no irs de 30% em 3 anos (10% por ano) (era bom não era :-))
estamos a falar de 1400Eur...

Por 1400 Eurs, espaço no telhado para 4 paineis, ligação simples a uma tomada...50% de redução nos custos de consumo
...quem é que não instalaria isso na sua casa ?

Estamos a falar da massificação a sério da produção de energia...

Mais, provavelmente as famílias de menores posses (aqueles que verdadeiramente necessitam de ajuda) poderiam tirar beneficios deste sistema.

Infelizmente ... o sistema como está desenhado apenas protege a EDP...
... veja-se o examplo do fator de 0.9 para vender energia : UMA VERGONHA. 10% por custos de quê ?

Às vezes dizemos que : "um dia até nos taxam o ar que respiramos" ...Na verdade já o fazem...com as taxas do CO2.
Tambem dizemos que : "quando o sol nasce é para todos".... bem não será bem assim, porque neste momento querem-nos
taxar 10% pela utilização do Sol em demasia.

Portugal, 300 Horas de Sol por ano... oportunidade única...

Enfim, nada de novo: o regulador, o estado e os campangas habituais... roubam, expoliam, destroem aquilo que ainda nos resta.

Bem,bastaria que para qualquer valor de potencia instalado : 0...3.6kW existisse um contador bidirecional.

Toda a energia produzida e não usada , seria injectada na rede e vendida.

Não nos esqueçamos as horas de produção de energia fotovoltaica..são horas de ponta para a EDP.
e nessas horas a EDP têm de comprar energia vindo do carvão, fuel oil e nuclear.

Daí que o factor de 0.9 é na verdade uma VERGONHA e um ROUBO DESCARADO.

Em bom português : VÃO-SE CATAR !!! :evil:

ps: desculpem lá o mau jeito e tamanho do post...mas a mostarda vai subindo e vai daí... ;)
Acho que te enganaste nesse ponto!
em Portugal a média é superior a 2000h, ou melhor entre 2500 a 3500h, deve ter faltado o zero certo??
Última edição por visitante1 em quinta out 16, 2014 10:37 pm, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem nem digo mais nada...
Emenda só o que o visitante1 diz

Tudo o que descreves, 90% da malta do auto consumo confirma...

Enfim força nisso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

"Visitante1"
"Acho que te enganaste nesse ponto!"
"em Portugal a média é superior a 2000h, ou melhor entre 2500 a 3500h, deve ter faltado o zero certo??"

Caro Visitante1, nem mais...
.. mas neste caso não foi um zero a menos...foi a troca de "dia" por "hora".

Enfim, tendo em consideração a falta de Sol nesta semana... resolvi extrapolar a média desta semana ... e deu asneira :)

Já corrigi, obrigado

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Muito bem... Só falta falar um pouco de si nas (apresentações) :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Reforço estas frases tuas:
Bem, bastaria que para qualquer valor de potencia instalado : 0...3.6kW existisse um contador bidirecional.

Isso eles não querem colocar! Já eu tentei colocar um modelo bidirecional e até disse que pagava o custo do contador e que depois continuaria a pagar o aluguer dele!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Em Agosto mandei um email para a Quercus e para o PEV a perguntar qual a opinião deles sobre a nova lei e se não achavam que era feita há medida dos fornecedores de energia.
Só me respondeu a Quercus e para eles está tudo bem.

"A Quercus é favorável à produção de energia elétrica descentralizada e mais próxima do ponto de consumo, ou seja do consumidor. Agradecíamos que explicasse melhor o seu ponto de vista, pois em nossa opinião esta lei não favorece os comercializadores de energia, precisamente porque este diploma permitirá deixar de ter de comprar energia elétrica.

Agradecemos o seu contacto e o interesse pelo nosso trabalho e opinião."
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Além de eles serem do contra, também são a favor.

Todos têm os seus interesses........e benefícios.........e..........

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

JMLorenzo Escreveu:Em Agosto mandei um email para a Quercus e para o PEV a perguntar qual a opinião deles sobre a nova lei e se não achavam que era feita há medida dos fornecedores de energia.
Só me respondeu a Quercus e para eles está tudo bem.

"A Quercus é favorável à produção de energia elétrica descentralizada e mais próxima do ponto de consumo, ou seja do consumidor. Agradecíamos que explicasse melhor o seu ponto de vista, pois em nossa opinião esta lei não favorece os comercializadores de energia, precisamente porque este diploma permitirá deixar de ter de comprar energia elétrica.

Agradecemos o seu contacto e o interesse pelo nosso trabalho e opinião."

Quem nao sabe é como quem nao ve, o decreto de lei foi só para ''ingles'' ver e pela resposta da
Quercus funcionou.
Se explicares melhor nos todos podiamos assinar no fim da carta mas esse decreto de lei nunca vai mudar para melhor, basta lembra o que aconteceu da ultima vez que se tentou mexer na carteira da Edp.

Link
O relatório do ME foi desviado por alguém e 1 hora depois de estar feito, já estava nas mãos da EDP.

A soluçao para mim nao é injectar zero na rede mas conseguir usar o minimo da edp mas conseguindo aproveitar o maximo da energia fotovoltaica, falta é saber como?

Bem, lá vou voltar para minha folha de calculo a ver se encontro o MPPT deste projeto...
E o vosso ? como é que fizeram a vossa análise ?
Estou a quase 6 meses a trabalhar depois das 17h, tenho o caminho facilitado.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

JMLorenzo, não pensava que os da Quercos fossem assim tão limitados. Então para esse tipo de pessoas é necessário explicar todo direitinho, fazer um vídeo explicativo com legendas e esperar pelas perguntas.
Após o mail que lhe enviaste, eu dei-me ao trabalho de lhes explicar melhor como está a legislação para ver se eles conseguem entender a situação com um caso pratico numa situação típica.

Boa tarde,
Gostaria de saber a vossa posição sobre a recente legislação e gostaria saber se já se opuseram de algum modo contra ela nos órgãos competentes.
Tal como está a recente legislação apenas favorece a EPD/fornecedores e prejudica os consumidores.
Vejamos para a situação de 4 paineis de 250W, a potencia produzida varia de 0W a total pico 1kW:
- durante um dia de sol é produzida a energia eletrica pelos paineis das 10h00 às 18h00
- durante o tempo de produção (10h00-18h00) as pessoas não estão em casa para usar a energia produzida
- durante esse tempo de produção (10h00-18h00) apenas ligará o frigorífico em que usará tipicamente apenas 200W em apenas 4 vezes e por 10 min
- a totalidade de energia eletrica é entregue à rede durante todo o dia de produção (10h00-18h00) com exceção do pouco que é absorvida pelo frigorífico
- a maioria dos contadores que existem nos nossos lares são digitais e incrementam a contagem para qualquer dos sentidos que circule energia
- durante todo o dia estamos a produzir energia e o nosso contador estará a aumentar a contagem em vez de diminuir.

Como não é feita a troca de contadores atuais para contadores bidirecionais todos os utilizadores que pensam efetuar alguma poupança ao comprarem paineis para aderirem ao programa irão ter a sua fatura mensal aumentada.

Conclusão: Esta legislação tal como está apenas favorece o fornecedor de energia e prejudica o consumidor final.
Qual a vossa opinião sobre este assunto?

Fico a aguardar a vossa resposta,
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

rocker_pt! É melhor ficares à espera sentado... e duvido que façam alguma coisa de concreto para ajudar os consumidores (tomara que esteja enganado)
Imagem

Autor do tópico
full.solar
Membro
Membro

@all: pois em termos de legislação, uma coisa é certa, quem paga somos nós, tudo a preço de extorsão.

Portugal é dos países que mais depende da importação de energia.
Não tendo (muitos) recursos próprios está sempre ao sabor das variações do mercado.
Nem nas situações boas (a redução do preço do petroleo neste momento) , somos benefíciados... (ok, pode ser para a semana que os preços baixem)

No caso da Energia Eletrica não estamos assim tão mal, uma vez que temos uma boa quota de renovavel....mas a verdade é que poderiamos ter muito mais.

Muito embora o investimento em Eolica tenha sido positivo (esqueçam agora as garantias negociadas...) a verdade é que para continuar a investir em Eolicas é necessário perceber...que em periodo vazio (noite e fds ) já temos energia que chegue...
.. para ter mais Eolicas é necessário perceber que temos de ter , centrais de "backup" , quando não há vento. Tudo isto têm um custo, mas se correctamente justificado e negociado é perfeitamente aceitavel.

A verdade , é que os governos, são altamente , influenciados (não quero usar palavras como : corrompidos :-) ) e acabam por ser chulados até a medula em todos estes projetos "alternativos".

Ora, precisamos então de um modelo novo de produção de energia, que tivesse um investimento inicial baixo, custos de exploração baratos e que fosse complementar aos actuais , sem necessidade de grandes garantias de potencia/backup.

Como já adivinharam , esse modelo passa, pela auto-produção, auto-consumo , fotovoltaico.

Vejamos as vantagens:
  • Zero de investimento para o Estado (bem se quizerem devolver algo no iRS, não lhes ficava mal)
    Produção em hora de ponta, portanto reduzindo directamente a necessidade de importação.
    Custo de investimento razoaveis para o consumidor, que poderia ser diluido no tempo : 1Kw hoje, 2 amanhã, etc
    Zero de custos de infraestrutura para a EDP/RENE....reparem que nas Eólicas , a necessidade de criar linhas de transporte é um valor consideravel no investimento.
    Uma vez que a produção é local, menos perdas de transporte (que pode ser até 15%) e portanto e curiosamente , mais rendimento para a EDP.
    Por outro lado o espaço necessário para a instalação, será maioriamente em telhados, tendo assim um impacto reduzido , no ambiente, impacto visual, etc.
    Solução para empresas e particulares
    Solução para o interior
Neste momento, o nosso estado , no fundo o nosso "pai" e "senhor" abdicou de suportar os seus filhos, num conjunto de materias digamos que : estratégicas.

Como é que um País dependente de energia, entrega o controlo dos seus centros de produção, distribuição, comercialização a um estado estrangeiro ?

Reparem que .... aquele vosso terreno que tem na província, onde por acaso passa uma linha de alta ou baixa tensão ... já não é vosso !!! É dum chinezeco qualquer que vos pode/vai impedir de fazer qq coisa lá.

É caso para dizer : Eles andam aí !!.... na verdade é mais : Eles já estão cá !

Bem, tá feito, tá feito, não vale a pena chover no molhado.

E o que é que as "inteligências" que nos governam podem (ainda) fazer ???

Bem na verdade poderiam fazer muito. Poderiam fazer com que cada um de nós dependesse cada vez menos da EDP.

E este era o momento e processo correcto.
Adicionalmente poderiam legislar e obrigar a que cada nova construção neste país, tivesse uma valor minimo de auto-produção de energia. Quer Termica, Quer eletrica.

Mas não, estes nabos, burros e incompetentes que nos (des)governam contínuam a rebaixar-se perante os lobbies ha EDP...mesmo já não sendo portuguesa.

Tanto assessor, tanto secretário de estado, tanta conferência de imprensa.... mas trabalho efectuado: Zero

Só por curiosidade , como sabem na Alemanha, provalmente o país menos indicado para produzir calor ou energia pelo sol, tem já uma quota de mercado bem interessante.

Tão interessante que a EDP lá do sitio (RWE) já veio dizer que está a perder quota de mercado e que vai reduzir os investimentos em novas centrais/linhas/etc de acordo.... ou seja: pode até ir à falência ( um bocado forte mas...)

Ora imaginem o que se poderia fazer com o Solar fotovoltaico em Portugal.

Infelizmente, o legislador e os boys que nos governam... nem uma lampada sabem mudar!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Quem fala assim não é gago :)
Plenamente de acordo...
Imagem

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Esta reportagem resume parte da situação...

Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

É de ficar de boca aberta... :o Não fazia a mínima ideia das coisas que foram ditas nesta reportagem...!!!
Só mesmo gente ((doida do miolo...))
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Emanuel, tem calma, os homens para andarem a vasculhar as entranhas destes negócios, é porque têm as suas proprias crencas.....
Um deles é forte apoiante da energia nuclear, daí ele ter que encontrar onde poder dizer mal.

Eu não sou contra, mas a energia para eu poder continuar a escrever neste forum, tem que vir de algum lado, a nuclear é cara, não consensual, e polui, pouco mas polui, as barragens com eolicas idem idem aspas aspas... ok, são socialmente aceitaveis....
sergiomms

Responder

Voltar para “Autoconsumo”