+ Outlander PHEV Sintra
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
+ Outlander PHEV Sintra
Ora bem, tal como já tinha anunciado no DB da minha mota elétrica: http://goo.gl/KEeyFP
No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...
A história...
Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca (sim, voces são os culpados!) que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.
A tecnologia...
Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kWh e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).
A decisão...
A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).
E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas
Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.
Os detalhes...
Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+
- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/
Após a decisão, iniciou-se o processo dos...
Acessórios...
- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772
...e uma prática:
- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.
Configurações e instalações...
Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar
E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).
Por ai, em modo elétrico...
Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.
(na companhia do Rui 'megas')
Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos
Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...
A história...
Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca (sim, voces são os culpados!) que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.
A tecnologia...
Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kWh e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).
A decisão...
A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).
E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas
Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.
Os detalhes...
Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+
- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/
Após a decisão, iniciou-se o processo dos...
Acessórios...
- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772
...e uma prática:
- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.
Configurações e instalações...
Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar
E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).
Por ai, em modo elétrico...
Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.
(na companhia do Rui 'megas')
Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos
Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: + Outlander PHEV Sintra
Se tivesses um Leaf como eu que só tem mesmo a ligação GPRS e acabassem os 5 anos de subscrição de borla do pacote de dados pensavas de outra maneira...t3lmo Escreveu: Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar
GPRS + WiFi, ok, mas para ter só um, preferia só WiFi... Senão tenho que pagar um tarifário extra para o carro só para ligar o aquecimento antes de sair de casa ou ver se já acabou o carregamento.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: + Outlander PHEV Sintra
Parabéns pela aquisição. Veículo muito interessante.
Sabes qual a classe nas portagens?
Sabes qual a classe nas portagens?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Obigado!jasmim Escreveu:Sabes qual a classe nas portagens?
Classe 1
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
É um Senhor Carro!
Muito bom gosto!
Quando for grande também quero um assim!
Por ser tracção 4WD, isso influenciará em consumos superiores (em modo EV), ou não se nota diferença?
Quanto pesa de tara? KWh? (desculpa ser preguiçoso e não ir à procura, pesquisando)
As maiores felicidades, e bons kms eléctricos! (poupa no combustível e no planeta tudo quanto possas)
Muito bom gosto!
Quando for grande também quero um assim!
Por ser tracção 4WD, isso influenciará em consumos superiores (em modo EV), ou não se nota diferença?
Quanto pesa de tara? KWh? (desculpa ser preguiçoso e não ir à procura, pesquisando)
As maiores felicidades, e bons kms eléctricos! (poupa no combustível e no planeta tudo quanto possas)
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
O 4WD distribui a potência entre os 2 motores elétricos, julgo até mais mais eficiente para consumos semelhantes. Está na lista dos testesJorge Rocha Escreveu:Por ser tracção 4WD, isso influenciará em consumos superiores (em modo EV), ou não se nota diferença?
Quanto pesa de tara? KWh?
Tara, 2310 kgs.
Pack, 12kWh.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
Obrigado T3lmo, fiquei a gostar ainda mais.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
Ok, percebi como tudo funciona. Nada melhor que fazer um desenho (animado de preferência).
Mais de 2 toneladas de carro a serem movidas por 12 KWh de baterias (não sei qual a química nem características, mas) aconselho a ter um pé levezinho, fazendo arranques muito suaves e baixas velocidades.
Para além de se aumentar a autonomia, poderá fazer com que suas baterias durem 3 ou mais vezes, do que numa condução mais abusada em apenas modo ZEV ou até Hibrido.
Numa marca de motas bem representada no mercado, já vi uma degradação de 30% no seu pack original de Lítio, com apenas 30.000Km e 2 anos de uso (quase sempre a espremer). A relação capacidade (Wh) sobre peso bruto era 20Wh/Kg... com baterias de supostos 5C de descarga nominal.
Neste magnifico carro temos uma relação de 5Wh/Kg (muito inferior à mota do meu exemplo). Espero que tenham feito uma boa escolha nas baterias!
Mesmo sabendo que no modo Híbrido o CI entre em trabalho quando se ultrapassa um determinado esforço nas baterias, tanto por já estarem com pouca capacidade, ou por ser exigido mais potencia, enquanto isso não acontece, as baterias é que irão levar com os picos. Assim fica a minha recomendação, andar em modo ZEV só a muito baixas prestações (que para mim seria 99% dos Km que faço).
Sei que não te devo estar a ensinar nada, pois tens conhecimentos quanto basta para fazeres estes cálculos e mais alguns...
Contudo, continuo a gostar muito do carrão!
Mais de 2 toneladas de carro a serem movidas por 12 KWh de baterias (não sei qual a química nem características, mas) aconselho a ter um pé levezinho, fazendo arranques muito suaves e baixas velocidades.
Para além de se aumentar a autonomia, poderá fazer com que suas baterias durem 3 ou mais vezes, do que numa condução mais abusada em apenas modo ZEV ou até Hibrido.
Numa marca de motas bem representada no mercado, já vi uma degradação de 30% no seu pack original de Lítio, com apenas 30.000Km e 2 anos de uso (quase sempre a espremer). A relação capacidade (Wh) sobre peso bruto era 20Wh/Kg... com baterias de supostos 5C de descarga nominal.
Neste magnifico carro temos uma relação de 5Wh/Kg (muito inferior à mota do meu exemplo). Espero que tenham feito uma boa escolha nas baterias!
Mesmo sabendo que no modo Híbrido o CI entre em trabalho quando se ultrapassa um determinado esforço nas baterias, tanto por já estarem com pouca capacidade, ou por ser exigido mais potencia, enquanto isso não acontece, as baterias é que irão levar com os picos. Assim fica a minha recomendação, andar em modo ZEV só a muito baixas prestações (que para mim seria 99% dos Km que faço).
Sei que não te devo estar a ensinar nada, pois tens conhecimentos quanto basta para fazeres estes cálculos e mais alguns...
Contudo, continuo a gostar muito do carrão!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Administrador
- Mensagens: 16156
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: + Outlander PHEV Sintra
Os.meus.parabéns Telmo...
Que contes muitos com esse Mitsu...
Quero ver muitos testemunhos.
Na sexta aparece para fazer rogado e deixares ir de pendura contigo...
Que contes muitos com esse Mitsu...
Quero ver muitos testemunhos.
Na sexta aparece para fazer rogado e deixares ir de pendura contigo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
Nem o sistema deixa fazer de outra forma em modo ZEV.Jorge Rocha Escreveu:Mais de 2 toneladas de carro a serem movidas por 12 KWh de baterias (não sei qual a química nem características, mas) aconselho a ter um pé levezinho, fazendo arranques muito suaves e baixas velocidades.
Se carregar no pedal a fundo para pedir demasiada potência no arranque, ligam logo todos os 3 motores, e tem-se o usual disparo no consumo de combustível.
Depois faço uns videos
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: + Outlander PHEV Sintra
De realçar que as baterias utilizadas nos híbridos trocam densidade energética (kWh por Kg e por m^3) por capacidade de descarga, tal como nas baterias de chumbo se faz o mesmo com as baterias de arranque para CI, que têm grande capacidade de descarga mas menos energia que uma bateria de tração.
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: + Outlander PHEV Sintra
Resumidamente se a coisa correr mal... eu "fugi pró Brasil!!" ou então como estamos em Portugal, a ideia não foi minha! aliás jámê... foi do outro, e daquele e ainda aquele outro também deu a ideia...t3lmo Escreveu:... Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca (sim, voces são os culpados!) ...
Bem eu só vi uma vez passar-me um ao lado e vi o do ministro ali parado, mas nunca olhei "a sério" pra este monstro!! sim sim este carro é assim uma BESTA bem grande do que me lembro
Conclusão certamente foi a melhor opção feita com os carros existentes no momento, e ainda com mais certezas que vais bater recordes em modo VE!! ou não te conheça eu minimamente!!
Tas a dever uma aparição (a cada 6ª feira) em Oeiras com essa máquina! váaaaa laaaaaaaaaaaa queroooo verrrrrr e assim já podes trazer a famelga toda eles neste e tu na branquinha!! sim sim a branquinha não é pra ficar em casa queriaaassssssss
Muita boa sorte e muitoossssss Km eléctricos!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
Não sei o que queres dizer com isto, mas a relação que apresentei foi só para se perceber que a capacidade de descarga teria de ser muito superior a 5C nominais para se aguentar na mesma relação peso/potencia. Os 12KWh será apenas para se saber para quanto de autonomia dará (pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h).RJSC Escreveu:De realçar que as baterias utilizadas nos híbridos trocam densidade energética (kWh por Kg e por m^3) por capacidade de descarga, tal como nas baterias de chumbo se faz o mesmo com as baterias de arranque para CI, que têm grande capacidade de descarga mas menos energia que uma bateria de tração.
A disponibilidade energética desse pack de 12KWh, imaginando que seria de 5C's, daria 60KW (equivalente a 82CV), que já é um valor aceitável, tendo em conta que os motores eléctricos têm um binário perto de máximo a partir de rotações mínimas. Acredito que possa até ultrapassar dos 5C's (talvez duplicar até...). Mas também imagino que a este tipo de descargas a degradação pode aumentar muito (o melhor é mesmo andar calmamente e fazer render...)
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: + Outlander PHEV Sintra
A potência máxima do sistema de propulsão elétrico é de 60 kW, o que dá os 5C (60/12=5)
-
- Membro Silver
- Mensagens: 914
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
- Localização: Aveiro
Re: + Outlander PHEV Sintra
No fórum NissanLeafPt há um proprietário que diz que só conseguiu fazer 45Km em modo eléctrico.Jorge Rocha Escreveu:...pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
45km nesta altura do ano (frio) faz-se bem andando normalmente.Celestino Escreveu:No fórum NissanLeafPt há um proprietário que diz que só conseguiu fazer 45Km em modo eléctrico.Jorge Rocha Escreveu:...pelas minhas contas poderá ultrapassar os 70Km a velocidades de 60Km/h)...
Quero é testar fazer mais:)
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Autor do tópico - Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: + Outlander PHEV Sintra
E quando os posto mobi.e de Lisboa estão assim...
Temos que ser criativo para carregar do 2º andar
Temos que ser criativo para carregar do 2º andar
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: + Outlander PHEV Sintra
Muito bom. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: + Outlander PHEV Sintra
Meus parabéns, foi sem dúvida um bom presente de Natal, para ti e para a tua família.
Fizeste uma escolha inteligente, é o carro ideal para quem procura espaço/comodidade/fiabilidade, sim porque com um carro destes muito dificilmente ficarás a pé, graças aos seus (3) propulsores, (2/EL) (1/CI).
E tenho a certeza que, pela tua experiência, vais retirar o máximo partido do modo elétrico, e aposto que vai ser o teu preferido nas deslocações do dia a dia.
Também gostei do seu bonito design, grandes jantes, etc. Desejo boa sorte com esta magnífica máquina
Fizeste uma escolha inteligente, é o carro ideal para quem procura espaço/comodidade/fiabilidade, sim porque com um carro destes muito dificilmente ficarás a pé, graças aos seus (3) propulsores, (2/EL) (1/CI).
E tenho a certeza que, pela tua experiência, vais retirar o máximo partido do modo elétrico, e aposto que vai ser o teu preferido nas deslocações do dia a dia.
Também gostei do seu bonito design, grandes jantes, etc. Desejo boa sorte com esta magnífica máquina
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/