Sim, mas foi para corrigir o meu erro na resposta ao jasmim sobre as NiMH. Eu já não me lembrava ao certo dos dados das NiMH e falei de cor, e ele corrigiu e bem. Os 200a das NiMH equivalem a praticamente 7C, daí eu ter falado que era entre 5C e 10C. Mas as NiMH estão estabilizadas há muito tempo e nada têm a ver com a tecnologia das Li. Até porque o BMS das Li mede a tensão célula a célula. E essa parte acho que vai ser mantida nesta mota, pelo que percebi. Vamos esperar por novidades do Jorge.Fidel Escreveu:
Mas esses dados nao sao para as Nimh? pelo menos la fala em niquel, e acho que as que estao em discussão sao as de Litio.
Vectrix Li+ com 60 Ah
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Eu tinha ideia que o corte no carregamento era por célula ou por tensão total do pack e não pelas barras, daí eu ter perguntado há uns posts atrás como estavam a pensar resolver caso ela corte aos 140v como faz a minha Li+. Não sei se já testaram isso e estou curioso para saber mais sobre como isso funciona numa convertida.sugarstorm Escreveu:
E quanto ao carregamento das de lítio de 60Ah, o problema se não for mexido o software é que quando as 17 barras encherem ela já não carrega mais. A menos que metas um carregador externo? É essa a ideia?
Para teres os 60Ah disponíveis e as barras a funcionar como deve ser, tens de ter um software próprio para essas baterias.
Vê lá isso bem Jorge.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Sim gente boa! Já foi tudo testado e é conforme disse, o carregamento termina quando a tensão está nos 140V (se não me falha a memória é nesta tensão, que dará os 3,50V por célula).
O que já estava a acontecer, era que como as células originais estavam com uma degradação muito elevada, e também por terem uma auto-descarga muito incerta (duas das células estão com auto-descarga de 15Ah/mês ou 35%/mês) e outras que não chegam a perder 4Ah/mês, mas isto penso que já é feitio deste tipo de células com o invólucro metálico (neste caso chapa de aço inox), muito resistentes mecanicamente, muito boa dissipação térmica, patamar de temperatura mais elevado, mas muito instáveis em suas auto-descargas, obrigando o BMS a trabalhar imenso no sangramento, levando imenso tempo para fazer o balanceamento.
Já tive o caso numa outra mota, que nada tem a ver com VX1, com células com invólucro metálico (em alumínio), em que em 120 unidades colocadas novas e verificadas uma a uma, todas OK, e que com meio ano de uso já tinha uma com auto-descarga de 100%/mês e outra com 40%/mês. Foram substituídas em garantia naturalmente. O que mais me impressionou foi que logo após o carregamento desta células com auto-descarga brutal, fiz-lhe um teste de descarga e ainda mantinha os Ah de quando novas.
Outra coisa, quando ela estava em repouso e mantinha-se sempre um pouco mais quente que as outras... já estão a ver para onde a energia ia?
É a falta de isolamento ou pequena passagem à carcaça, que faz com que se escape a energia, transformando-a em calor.
No caso das células prismáticas com invólucro em plástico (polipropileno ou polietileno), esse problema não existe. (não podia ser tudo contra)
Voltando ao seguimento do trabalho:
O que já estava a acontecer, era que como as células originais estavam com uma degradação muito elevada, e também por terem uma auto-descarga muito incerta (duas das células estão com auto-descarga de 15Ah/mês ou 35%/mês) e outras que não chegam a perder 4Ah/mês, mas isto penso que já é feitio deste tipo de células com o invólucro metálico (neste caso chapa de aço inox), muito resistentes mecanicamente, muito boa dissipação térmica, patamar de temperatura mais elevado, mas muito instáveis em suas auto-descargas, obrigando o BMS a trabalhar imenso no sangramento, levando imenso tempo para fazer o balanceamento.
Já tive o caso numa outra mota, que nada tem a ver com VX1, com células com invólucro metálico (em alumínio), em que em 120 unidades colocadas novas e verificadas uma a uma, todas OK, e que com meio ano de uso já tinha uma com auto-descarga de 100%/mês e outra com 40%/mês. Foram substituídas em garantia naturalmente. O que mais me impressionou foi que logo após o carregamento desta células com auto-descarga brutal, fiz-lhe um teste de descarga e ainda mantinha os Ah de quando novas.
Outra coisa, quando ela estava em repouso e mantinha-se sempre um pouco mais quente que as outras... já estão a ver para onde a energia ia?
É a falta de isolamento ou pequena passagem à carcaça, que faz com que se escape a energia, transformando-a em calor.
No caso das células prismáticas com invólucro em plástico (polipropileno ou polietileno), esse problema não existe. (não podia ser tudo contra)
Voltando ao seguimento do trabalho:
Última edição por Jorge Rocha em quarta jan 07, 2015 12:29 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Gosto do aspeto da colocação das baterias. 

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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
para não se fazer o mesmo trabalho duas vezes, as coisas andam lentinhas.
Os ligadores, de 0 a 40, para depois poder ligar o BMS e ter acesso a todas as leituras das células
(poder fazer verificações do estado das mesmas e do BMS, sem ter que retirar nada do seu trabalho normal).
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Isto são informações muito interessantes! Já testaste ou sabes de fonte segura que a mota continua a andar com o mesmo vigor?Jorge Rocha Escreveu:Volt,
Quanto ao problema do medidor de Ah, aferido para 42Ah, não haverá problema algum. Quando a autonomia prevista no mostrador chegar a zero, significa que ainda tem de reserva os 18Ah (o controlo a a partir daqui será feito pela tensão da célula mais baixa do pack). Já verifiquei que enquanto a tensão das células estiver alta, não há nada que faça parar a mota.
Da mesma forma que quando se carrega, se as baterias aceitarem mais de 42Ah e enquanto as tensões não chegarem a valores altos, o carregador continua o carregamento a toda a força.
Que te parece usar um "cycle analyst" ou algo semelhante para contar ou Ah como deve ser?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Parabéns pelo projecto.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Já testei. Como quando recebi a mota as tensões estavam tão baixas que o carregador se recusava a carrega-las, carreguei-as então com meus carregadores e no final fui andar. Já não tinha nenhuma barra quando comecei a andar e assim continuou, sempre a andar normalmente. Para depois repor a energia gasta, já o carregador da mota carregou, e por ter gasto hipoteticamente 3 barras, carregou a mota até que as tensões ficassem altas o suficiente para o BMS cortar por desbalanceamento, completando as 3 barras que tinha gasto (mesmo que não as mostrasse porque já não existiam barras quando iniciei o teste).RNM Escreveu:Isto são informações muito interessantes! Já testaste ou sabes de fonte segura que a mota continua a andar com o mesmo vigor?
Que te parece usar um "cycle analyst" ou algo semelhante para contar ou Ah como deve ser?
Sim, poderia colocar uma data de CB's, mas penso que não será necessário, isso ainda fica caro.
Fica apenas com uma reserva de 42% para poder usar sem ter mais barras para ver desaparecer. Mas terá sempre as tensões mínimas das células, e isso será uma grande ajuda no caso de necessitar. Eu lhe darei umas correspondências até que o Jasmim se familiarize com as tensões (equivalências).
Obrigado, pela minha parte!klinzter Escreveu:Parabéns pelo projecto.

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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Creio que o carregador só trabalha com um mínimo de 100v no pack. Já as barras, depois de ter tão baixa tensão, é preciso fazer um carregamento completo para que o software as "perceba" e faça a gestão do mostrador como deve de ser...
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
No teu entender, depois de um carregamento completo, achas que as barras irão baixar gradualmente considerando a nova capacidade destas baterias ou irão desaparecer ao fim de 42 ah gastos?Volt Escreveu:Creio que o carregador só trabalha com um mínimo de 100v no pack. Já as barras, depois de ter tão baixa tensão, é preciso fazer um carregamento completo para que o software as "perceba" e faça a gestão do mostrador como deve de ser...
Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
A nova capacidade, não sei. Seria especular, pois não conheço nenhuma que tenha tido essa alteração mantendo o firmware original, e também não conheço o firmware por dentro. Não te consigo ajudar nisso.
Quanto à estimativa, eu tenho esta opinião: A estimativa que o software original faz é bastante fiável se a bateria estiver boa. Creio que a estimativa é feita com base nos últimos mil ou dois mil metros. Mas não tenho a certeza. Sei que em casos de descidas de dois km em que não usamos o acelerador mas regeneramos, ela chega a marcar uma autonomia de centenas de km. Claro que são centenas iguais (a descer) aos últimos dois (?) que servem de base ao cálculo. Eu próprio faço frequentemente uma descida que vai dar à minha vila (Sesimbra) com cerca de dois km em que não acelero de propósito só para ver a autonomia ir a esses valores.
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Quanto à estimativa, eu tenho esta opinião: A estimativa que o software original faz é bastante fiável se a bateria estiver boa. Creio que a estimativa é feita com base nos últimos mil ou dois mil metros. Mas não tenho a certeza. Sei que em casos de descidas de dois km em que não usamos o acelerador mas regeneramos, ela chega a marcar uma autonomia de centenas de km. Claro que são centenas iguais (a descer) aos últimos dois (?) que servem de base ao cálculo. Eu próprio faço frequentemente uma descida que vai dar à minha vila (Sesimbra) com cerca de dois km em que não acelero de propósito só para ver a autonomia ir a esses valores.

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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Mesmo não conhecendo muito bem esta mota em questão, concluo que as barras são proporcionais aos 42Ah (penso que andará por uns 2,5Ah cada barra). Depois de serem contados os 42Ah o sistema não contabiliza os que forem carregados a mais ou os que forem descarregados a mais. Depois dos 0% ou os 100% atingidos da programação, os valores mantêm-se mesmo que se carregue o dobro ou o triplo dos Ah, e o mesmo para a descarga.jasmim Escreveu:... as barras irão baixar gradualmente considerando a nova capacidade destas baterias ou irão desaparecer ao fim de 42 ah gastos?
Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?
Já a autonomia estimada será um problema de matemática:
Sabendo que nos últimos 2 km se gastou X energia, para a restante energia ainda acumulada, quantos km poderão ser realizados?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Não!jasmim Escreveu: Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?

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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Jorge,
o que me parece é que a reserva que falas pode não ser sempre real.
Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...
Parabéns pelo projecto
o que me parece é que a reserva que falas pode não ser sempre real.
Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Eu ainda não percebi porque razão é que o software da mota vectrix não é ajustado para as novas baterias com capacidades diferentes (atualização firmware).hp78 Escreveu:Jorge,
o que me parece é que a reserva que falas pode não ser sempre real.
Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...
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Do pouco que sei é só enviar a placa respectiva para um espanhol ou francês para que ele efectue essa actualização. Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Já percebi que não percebeste. Mas explica-me melhor o pouco que sabes, se faz favor.galt Escreveu: Eu ainda não percebi porque razão é que o software da mota vectrix não é ajustado para as novas baterias com capacidades diferentes (atualização firmware).
Do pouco que sei é só enviar a placa respectiva para um espanhol ou francês para que ele efectue essa actualização. Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
E há aqui um rival na província que não está a colaborar com o Jorge, ao contrário de um estrangeiro que o faz de bom grado?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Tens razão, embora creia que isso se poderá aferir perante a tensão total do pack, a qual se pode ver no mostrador da esquerda (sempre que está a carregar ou, colocando em "modo debug" se já não estiver ligada à tomada). Acho que isso é um hábito rotineiro que o jasmim vai ter.hp78 Escreveu:Jorge,
o que me parece é que a reserva que falas pode não ser sempre real.
Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Quem sabe programar, sabe do que falo.
Como o funcionamento CAN BUS já foi descoberto por várias pessoas no mundo, todas as modificações podem ser feitas relativamente às capacidades e configurações.
É um serviço que é prestado e pago. Nada de especial.
As pessoas são inovadoras e estão a esforçar-se para encontrar novas soluções. Porque insistes no impossível, não acreditas no sucesso?
Os VEs que temos já são um sucesso, mais ainda existem pessoas que não acreditam no sucesso desta mobilidade.

Quando precisares de assistência para a tua mota vais onde?
Como o funcionamento CAN BUS já foi descoberto por várias pessoas no mundo, todas as modificações podem ser feitas relativamente às capacidades e configurações.
É um serviço que é prestado e pago. Nada de especial.
As pessoas são inovadoras e estão a esforçar-se para encontrar novas soluções. Porque insistes no impossível, não acreditas no sucesso?
Os VEs que temos já são um sucesso, mais ainda existem pessoas que não acreditam no sucesso desta mobilidade.

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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Calculo que essas perguntas sejam para mim.
Eu sei programar e não sei do que falas. Tu sabes programar? E sabes do que falas? Então explica.
Tens de me dizer em que é que eu insisti (e que dizes que é impossível), para que eu te possa responder.
O resto é offtopic, mas posso adiantar que quando precisar de assistência sou capaz de continuar a ir ao mesmo sítio, tal como tenho referido no meu diário de bordo. Ainda há pouco tempo fui lá meter na mota um pneu traseiro novo.
Eu sei programar e não sei do que falas. Tu sabes programar? E sabes do que falas? Então explica.
Tens de me dizer em que é que eu insisti (e que dizes que é impossível), para que eu te possa responder.
O resto é offtopic, mas posso adiantar que quando precisar de assistência sou capaz de continuar a ir ao mesmo sítio, tal como tenho referido no meu diário de bordo. Ainda há pouco tempo fui lá meter na mota um pneu traseiro novo.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Já tenho esse hábito com a NIMH, oriento-me apenas pela tensão. As barras e a autonomia restante pouco informam.Volt Escreveu: Tens razão, embora creia que isso se poderá aferir perante a tensão total do pack, a qual se pode ver no mostrador da esquerda (sempre que está a carregar ou, colocando em "modo debug" se já não estiver ligada à tomada). Acho que isso é um hábito rotineiro que o jasmim vai ter.
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