Thunder 4000W 40Ah
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Bem ando com vontade de escrever, para mais tarde poder ler e recordar... Mas também ando aqui a pensar se não deveria de iniciar um novo DB, embora ache que é lógico continuar este pois é referente a mota Thunder 4000W que escrevo... Ou seja... Sem ser mal interpretado... Não gosto muito do título ... Pois a mim não me diz nada, ao contrário de quem o começou... (Zointz)
Basta ter o título de "Thunder 4000W 40Ah"
Boas entradas!
Basta ter o título de "Thunder 4000W 40Ah"
Boas entradas!
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Engraçado sem graça... Agora tenho outro username... Também pode ser...
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Já passei... Poderei fazer copy past... Tinha o username "TrbnBx" agora sou sandro.fialho (não sei porquê... Mas pode ser)...Emanuel Couto Escreveu:sandro.fialho!
Passa pelas apresentações((AQUI)) e fala - nos um pouco de ti!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Boas,sandro.fialho Escreveu:Bem ando com vontade de escrever, para mais tarde poder ler e recordar... Mas também ando aqui a pensar se não deveria de iniciar um novo DB, embora ache que é lógico continuar este pois é referente a mota Thunder 4000W que escrevo... Ou seja... Sem ser mal interpretado... Não gosto muito do título ... Pois a mim não me diz nada, ao contrário de quem o começou... (Zointz)
Basta ter o título de "Thunder 4000W 40Ah"
Boas entradas!
Está alterado o título do tópico a pedido do novo dono.
RIP à Thunder Chica

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Obrigado, estou à espera que se resolva o problema do meu Nick para relatar...sugarstorm Escreveu:
Boas,
Está alterado o título do tópico a pedido do novo dono.
RIP à Thunder Chica
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Thunder 4000W 40Ah
sandro.fialho Escreveu:Obrigado, estou à espera que se resolva o problema do meu Nick para relatar...
Código: Selecionar todos
Já foi relatado à parte técnica do Fórum, em breve a resolução se for do Fórum.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Bom dia ao fórum.
Enquanto tenho uma horinha morta venho atualizar este DB.
parece que agora tenho o nick sandro.fialho em vez de TrbnBx.
Atualizando...
Estava a queixar-me da autonomia anteriormente... E lá fui depois das vossas recomendações contactar o Nuno que se disponibilizou para averiguar a situação informando-me logo que devido a situação profissional dele durante a semana dedicaria pouco tempo mas que no fim de semana trabalharia arduamente e que tinha lá outras motas também para resolver situações...
Aceitei e compreendi...
Pedi para saber se estava tudo bem, para ver o que se passava com a autonomia e corrigir se não fosse muitos €€€ e para ligar o display esquerdo que foi mandado desligar pela pessoa que me vendeu a mota, não achava útil disse-me...
Depois de testes e mais testes, conversas com o primeiro proprietário (Zointz), sim "Zointz"... assim que abriu a mota verificou que o bms não era o de origem e soube logo quem era o primeiro dono, chegou-se à conclusão que havia uma bateria que descarregava mais depressa que as outras todas e que seria preciso quase de certeza mudar...
Em relação ao display informou-me que o conversor ## ## (desculpem... Termos técnicos não é comigo) estava avariado e que se quisesse mandava-se vir que não tinha e disse-me que valia a pena investir nesse amperímetro pois ajuda a conduzir e informar a quantidade de descarga. Aceitei claro!
Conclusão demora e mais demora a chegar o material pois apanhou as festas de natal feriados etc... Fiquei sem mota durante 1 mês e tal...
Conclusão após substituição da bateria chegou - se a uma importante conclusão... Não era só uma assim... Pois com mais testes e voltas o Nuno só conseguia fazer também os 35Kms como eu...
são só 7 a 8 baterias... Já nem me lembro... Coisas tristes esqueço muito rapidamente... Isso significa para a minha carteira muitos euros que não posso disponibilidade agora e também me faz pensar se continuo ou não a substituir ou se altero aos poucos para mais amperes tipo 60Ah.
Custa-me estar a substituir por 40Ah se o meu plano futuro era aumentar para 60Ah... O que queria mesmo era ir comprando tipo 2 de 60Ah de vez em quando e ir substituindo mas parece que não cabem com as de 40Ah e como não sei descarregar nem controlar os níveis das baterias aconselhou-me a não misturar...
Mas pronto... A vida continua... E há de ser melhor para o futuro... (espero)
Coisas boas... Tenho o amperímetro a funcionar novamente, tenho mota novamente, conheci o Nuno, e continua a andar mas agora com uma bateria novinha... Lol...
Neste momento tem 11900Kms e quando a previsão meteorológica é favorável chega a fazer cerca de 60 a 70Kms diáriamente...
Tenho uma aplicação no smartphone que controla a média de custos, consumos, etc etc... E a média de consumo de casa para Lisboa varia de 4,5Kw/100kms a 6Kw/100kms.
Quando regresso a casa a média é de 7kw/100kms a 8,5kw/100kms
Isto mostra mesmo que moro num sitio alto... Os últimos 3/4 Kms são a subir... O que me deixa por vezes nervoso pois com este frio vejo a tensão baixar baixar baixar e o amperímetro a subir subir subir...
Faço o que o Nuno disse... Tenta não gastar mais de 40Ah em condução... E até consigo muitas vezes... Mas basta vir uma subida e passo para 50Ah...
Um bem haja a este fórum!
Continuação deste DB... Brevemente...
Enquanto tenho uma horinha morta venho atualizar este DB.
parece que agora tenho o nick sandro.fialho em vez de TrbnBx.
Atualizando...
Estava a queixar-me da autonomia anteriormente... E lá fui depois das vossas recomendações contactar o Nuno que se disponibilizou para averiguar a situação informando-me logo que devido a situação profissional dele durante a semana dedicaria pouco tempo mas que no fim de semana trabalharia arduamente e que tinha lá outras motas também para resolver situações...
Aceitei e compreendi...
Pedi para saber se estava tudo bem, para ver o que se passava com a autonomia e corrigir se não fosse muitos €€€ e para ligar o display esquerdo que foi mandado desligar pela pessoa que me vendeu a mota, não achava útil disse-me...
Depois de testes e mais testes, conversas com o primeiro proprietário (Zointz), sim "Zointz"... assim que abriu a mota verificou que o bms não era o de origem e soube logo quem era o primeiro dono, chegou-se à conclusão que havia uma bateria que descarregava mais depressa que as outras todas e que seria preciso quase de certeza mudar...

Em relação ao display informou-me que o conversor ## ## (desculpem... Termos técnicos não é comigo) estava avariado e que se quisesse mandava-se vir que não tinha e disse-me que valia a pena investir nesse amperímetro pois ajuda a conduzir e informar a quantidade de descarga. Aceitei claro!
Conclusão demora e mais demora a chegar o material pois apanhou as festas de natal feriados etc... Fiquei sem mota durante 1 mês e tal...
Conclusão após substituição da bateria chegou - se a uma importante conclusão... Não era só uma assim... Pois com mais testes e voltas o Nuno só conseguia fazer também os 35Kms como eu...

Custa-me estar a substituir por 40Ah se o meu plano futuro era aumentar para 60Ah... O que queria mesmo era ir comprando tipo 2 de 60Ah de vez em quando e ir substituindo mas parece que não cabem com as de 40Ah e como não sei descarregar nem controlar os níveis das baterias aconselhou-me a não misturar...


Mas pronto... A vida continua... E há de ser melhor para o futuro... (espero)
Coisas boas... Tenho o amperímetro a funcionar novamente, tenho mota novamente, conheci o Nuno, e continua a andar mas agora com uma bateria novinha... Lol...
Neste momento tem 11900Kms e quando a previsão meteorológica é favorável chega a fazer cerca de 60 a 70Kms diáriamente...
Tenho uma aplicação no smartphone que controla a média de custos, consumos, etc etc... E a média de consumo de casa para Lisboa varia de 4,5Kw/100kms a 6Kw/100kms.
Quando regresso a casa a média é de 7kw/100kms a 8,5kw/100kms
Isto mostra mesmo que moro num sitio alto... Os últimos 3/4 Kms são a subir... O que me deixa por vezes nervoso pois com este frio vejo a tensão baixar baixar baixar e o amperímetro a subir subir subir...
Faço o que o Nuno disse... Tenta não gastar mais de 40Ah em condução... E até consigo muitas vezes... Mas basta vir uma subida e passo para 50Ah...
Um bem haja a este fórum!
Continuação deste DB... Brevemente...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Então mas quantos kms fizeste com a mota desde a tens?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Quando a comprei tinha 9400kms ou seja... 2500kmsRuFuS Escreveu:Então mas quantos kms fizeste com a mota desde a tens?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Acho poucos kms para esses problemas só surgirem agora...quando compraste a mota não tinha problemas de autonomia?sandro.fialho Escreveu:Quando a comprei tinha 9400kms ou seja... 2500kmsRuFuS Escreveu:Então mas quantos kms fizeste com a mota desde a tens?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Nunca consegui fazer mais de 40kms. E estava a ver a autonomia a descer com o início do tempo frio... E quis averiguar o real estado das baterias... Segundo o Nuno... Talvez o anterior BMS fosse o culpado... Talvez sem certezas...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Thunder 4000W 40Ah
Olá Sandro,
Apenas pelo que descreveste reparo que necessitas de mudar qualquer coisa.
Teus consumos são médios altos, o que retrata uma condução bastante elevada para a capacidade de potencia das baterias que tens.
Se não podes mudar a forma de condução (e de relevo de onde moras) terás que dimensionar o pack de baterias para uma capacidade/potencia suficientes.
Para o numero de células que a mota tem e para a potencia do controlador e motor (nunca as baterias deveriam ser o elo mais fraco), e colocar menos de 60Ah (que sendo 22 em série, daria uma potencia de 4.224Wh, bem diferente de 2.816Wh que lhe foi colocado inicialmente), será sub-dimensionar.
Tua mota estaria bem dimensionada para um condutor que andasse na maior parte do tempo a velocidades inferiores a 50Km/h e onde não tivesse grande relevos.
Apenas pelo que descreveste reparo que necessitas de mudar qualquer coisa.
Teus consumos são médios altos, o que retrata uma condução bastante elevada para a capacidade de potencia das baterias que tens.
Se não podes mudar a forma de condução (e de relevo de onde moras) terás que dimensionar o pack de baterias para uma capacidade/potencia suficientes.
Para o numero de células que a mota tem e para a potencia do controlador e motor (nunca as baterias deveriam ser o elo mais fraco), e colocar menos de 60Ah (que sendo 22 em série, daria uma potencia de 4.224Wh, bem diferente de 2.816Wh que lhe foi colocado inicialmente), será sub-dimensionar.
Tua mota estaria bem dimensionada para um condutor que andasse na maior parte do tempo a velocidades inferiores a 50Km/h e onde não tivesse grande relevos.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
O problema é que não passo dos 50 km/h porque senão nem essa autonomia tenho...Jorge Rocha Escreveu:Olá Sandro,
Apenas pelo que descreveste reparo que necessitas de mudar qualquer coisa.
Tua mota estaria bem dimensionada para um condutor que andasse na maior parte do tempo a velocidades inferiores a 50Km/h e onde não tivesse grande relevos.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Thunder 4000W 40Ah
Se for acreditar no que dizes, concluo que tens problemas com alguma coisa. Pode ser no carregador, motor, controlador, ou até nos rolamentos, que possam estar muito gripados (mas isso ouvia-se)... poissandro.fialho Escreveu:O problema é que não passo dos 50 km/h porque senão nem essa autonomia tenho...
Com 6KWh faço médias superiores a 50Km/h (em duas horas seguidas a andar faço mais de 100Km), desde que não haja muito transito!... E a média de consumo de casa para Lisboa varia de 4,5Kw/100kms a 6Kw/100kms.
Quando regresso a casa a média é de 7kw/100kms a 8,5kw/100kms
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Não faço a mínima ideia... A questão é que parece que tenho baterias que descarregam mais rápido que outras, e elas são as responsáveis pelo corte antecipado do bms.
Pelo que percebi essas estão muito estragadas... Carregam rápido e descarregam rápido também, até aos 20/25kms estão bem, depois desse valor cai a voltagem delas muito rápidamente... Desde que tenho esta bateria nova não fiz nenhuma descarga profunda para carregar tudo de seguida e ver quantos Kw carregaram, só tenho feito cerca da 20kms e depois carrego tudo até encher e o máximo que gastou com esses 20kms foram 1.2Kw
Pelo que percebi essas estão muito estragadas... Carregam rápido e descarregam rápido também, até aos 20/25kms estão bem, depois desse valor cai a voltagem delas muito rápidamente... Desde que tenho esta bateria nova não fiz nenhuma descarga profunda para carregar tudo de seguida e ver quantos Kw carregaram, só tenho feito cerca da 20kms e depois carrego tudo até encher e o máximo que gastou com esses 20kms foram 1.2Kw
-
- Membro
- Mensagens: 19
- Registado: sábado dez 20, 2014 9:26 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Que me lembre mesmo com descarga completa após o corte do bms carregou 2,1 Kw... Tenho que experimentar...
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Thunder 4000W 40Ah
sandro.fialho Escreveu:Carregam rápido e descarregam rápido também, até aos 20/25kms estão bem, depois desse valor cai a voltagem delas muito rápidamente... Desde que tenho esta bateria nova não fiz nenhuma descarga profunda para carregar tudo de seguida e ver quantos Kw carregaram, só tenho feito cerca da 20kms e depois carrego tudo até encher e o máximo que gastou com esses 20kms foram 1.2Kw
Este é um comportamento característico de baterias degradadas, sempre regulado pelas mais fracas do pack!
De vez em quando convém fazer uma descarga profunda! de outra forma as células vão ficando "preguiçosas", com reduções na sua autonomia.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 20, 2014 12:46 am
- Localização: Amadora - Mina D'Água
Re: Thunder 4000W 40Ah
Bom dia ao fórum.
Atualizando ... (pouco)
Bem... Desde que fiz o último apontamento aprendi a fazer medições... E confirme o Nuno disse tenho o pack um pouco desbalanceado, o que faz com que o bms corte mais cedo no carregamento e também no descarregamento...
Quanto a autonomia fiz 37Kms com uma carga. Estavam 6graus quando saí de casa para Lisboa (130Kgs) e 8 quando regressei (85Kgs), conforme expliquei o regresso tem uma subida de 3Kms (quem conhece do IC16 passando pelo Dolce Vita até Ao Alto da Amadora) ainda consegui dar umas voltinhas até o bms cortar. Foi a 1Km de casa... Quando cheguei a casa medi as baterias e tirei a conclusão que referi acima... Desbalanceado.
Iniciei o carregamento e carregou 2,1 Kw.
Aproveito também para dizer que foi feito o meu batismo de chuva...
E está tudo a correr normalmente...
Já tem no conta Kms 12400 e tal...
Estive a ver contas... Nos últimos 1600Kms que fiz gastei quase 10€ em eletricidade...
Melhor consumo 4,17Kw / 100
Uma vez mais... Até...
Atualizando ... (pouco)
Bem... Desde que fiz o último apontamento aprendi a fazer medições... E confirme o Nuno disse tenho o pack um pouco desbalanceado, o que faz com que o bms corte mais cedo no carregamento e também no descarregamento...
Quanto a autonomia fiz 37Kms com uma carga. Estavam 6graus quando saí de casa para Lisboa (130Kgs) e 8 quando regressei (85Kgs), conforme expliquei o regresso tem uma subida de 3Kms (quem conhece do IC16 passando pelo Dolce Vita até Ao Alto da Amadora) ainda consegui dar umas voltinhas até o bms cortar. Foi a 1Km de casa... Quando cheguei a casa medi as baterias e tirei a conclusão que referi acima... Desbalanceado.
Iniciei o carregamento e carregou 2,1 Kw.
Aproveito também para dizer que foi feito o meu batismo de chuva...
E está tudo a correr normalmente...
Já tem no conta Kms 12400 e tal...
Estive a ver contas... Nos últimos 1600Kms que fiz gastei quase 10€ em eletricidade...
Melhor consumo 4,17Kw / 100
Uma vez mais... Até...
Última edição por TrbnBx em quinta fev 12, 2015 10:00 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 20, 2014 12:46 am
- Localização: Amadora - Mina D'Água
Re: Thunder 4000W 40Ah
É verdade... Já tenho o meu Nick TrbnBx de volta...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Thunder 4000W 40Ah
Bom relato. Quando haverá resultados desse balanceamento?