Inicio de aventura... com um e-Golf
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Inicio de aventura... com um e-Golf
Boa tarde.
Iniciei ontem a minha aventura com um VE.
Fechei contrato para adquirir um VW e-Golf.
Infelizmente seguem-se agora mais de dois meses de espera, pois ainda nem sequer foi produzido.
Ainda assim, inicio este tópico para que me possam dar as vossas dicas e esclarecer as minhas duvidas, bem como partilhar convosco a experiência desde o inicio.
Até agora, e depois de muitas contas e da tomada de decisão, correu tudo muito bem. Depois de visitas á Renault (que não correram nada bem) e á Nissan (não gostei do Leaf), acabei por fechar o negocio na Soauto do Parque das Nações.
As explicações dadas e a possibilidade de test-drive contribuíram em muito para a escolha.
Enquanto não chega... que me dizem do carro? Alguém experimentou? Alguem tem um? como se comportam no dia-a-dia?
Cumprimento a todos... e até breve.
Iniciei ontem a minha aventura com um VE.
Fechei contrato para adquirir um VW e-Golf.
Infelizmente seguem-se agora mais de dois meses de espera, pois ainda nem sequer foi produzido.
Ainda assim, inicio este tópico para que me possam dar as vossas dicas e esclarecer as minhas duvidas, bem como partilhar convosco a experiência desde o inicio.
Até agora, e depois de muitas contas e da tomada de decisão, correu tudo muito bem. Depois de visitas á Renault (que não correram nada bem) e á Nissan (não gostei do Leaf), acabei por fechar o negocio na Soauto do Parque das Nações.
As explicações dadas e a possibilidade de test-drive contribuíram em muito para a escolha.
Enquanto não chega... que me dizem do carro? Alguém experimentou? Alguem tem um? como se comportam no dia-a-dia?
Cumprimento a todos... e até breve.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Olá e parabéns pela (futura) aquisição 
Podes dizer onde foi que iniciaste o processo?
É que há 2 meses mandei um email a pedir para fazer um teste drive e até hoje nada... disseram que no inicio deste ano me diziam algo mas....

Podes dizer onde foi que iniciaste o processo?
É que há 2 meses mandei um email a pedir para fazer um teste drive e até hoje nada... disseram que no inicio deste ano me diziam algo mas....

sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Desde já parabéns pela escolha.
Eu já o experimentei varias vezes, aliás é um dos carros que mais tenho conduzido ultimamente, no entanto não de forma a que te consiga dizer qual a adaptabilidade dele ao dia a dia. Quando o conduzo é sempre de uma forma muito agressiva e pouco aconselhavel!!!
Se tivesse de adquirir um VE esse estaria com certeza na lista. É um veiculo muito bom.
Eu já o experimentei varias vezes, aliás é um dos carros que mais tenho conduzido ultimamente, no entanto não de forma a que te consiga dizer qual a adaptabilidade dele ao dia a dia. Quando o conduzo é sempre de uma forma muito agressiva e pouco aconselhavel!!!
Se tivesse de adquirir um VE esse estaria com certeza na lista. É um veiculo muito bom.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Pelo que percebi na Soauto do Parque das Nações existem muito poucos locais onde se possa ver/experimentar o carro.
Mas depois de estabelecer contacto com o comercial lá do stand (só um deles é que "fala" de VE) foi relativamente fácil esclarecer as duvidas todas. O test-drive foi ontem e ele teve de ir á SIVA buscar um carro, porque o que tinham no stand até á pouco tempo deve ter sido vendido. Neste momento só existe um e-up para test-drive. Também acredito que tenha ido buscar o carro porque essa era a condição para a compra.
Já agora... fiquei com uma bela impressão do carro.
Em relação á Renault, estavam bem menos preparados.... quer em Chelas, quer em Telheiras, tendo inclusive existido situações em que se contradisseram uns aos outros. Enfim... uns diziam que não era possível comprar com baterias incluídas, mesmo já tendo eu uma proposta de compra com elas incluídas... Acabei por desistir de obter mais informações.
Mas depois de estabelecer contacto com o comercial lá do stand (só um deles é que "fala" de VE) foi relativamente fácil esclarecer as duvidas todas. O test-drive foi ontem e ele teve de ir á SIVA buscar um carro, porque o que tinham no stand até á pouco tempo deve ter sido vendido. Neste momento só existe um e-up para test-drive. Também acredito que tenha ido buscar o carro porque essa era a condição para a compra.
Já agora... fiquei com uma bela impressão do carro.
Em relação á Renault, estavam bem menos preparados.... quer em Chelas, quer em Telheiras, tendo inclusive existido situações em que se contradisseram uns aos outros. Enfim... uns diziam que não era possível comprar com baterias incluídas, mesmo já tendo eu uma proposta de compra com elas incluídas... Acabei por desistir de obter mais informações.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
OK, obrigado.
Fizeste um teste drive ao Nissan Leaf? tens opiniao formada comparativamente ao golf?
Fizeste um teste drive ao Nissan Leaf? tens opiniao formada comparativamente ao golf?
sergiomms
-
- Moderador
- Mensagens: 2438
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Parabéns pela opção!
Eu fiz o test-drive ao 1º modelo que chegou à SoAuto, e gostei do desempenho.
As fotos estão por aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set ... 119&type=1
Deverá ser das primeiras vendas do modelo em Portugal.
Cá esperamos igualmente o 1º diário de bordo do VW e-Golf!

Eu fiz o test-drive ao 1º modelo que chegou à SoAuto, e gostei do desempenho.
As fotos estão por aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set ... 119&type=1
Deverá ser das primeiras vendas do modelo em Portugal.
Cá esperamos igualmente o 1º diário de bordo do VW e-Golf!


e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Já aceita cargas rápidas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
este sempre aceitouO_volt Escreveu:Já aceita cargas rápidas?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
bom antes de mais... os meus Parabéns pela "aventura" e o "passo em frente" 
Assim que ele chegue, venha um Diário de Bordo e muitas fotos e depois a tua opinião e experiência

Assim que ele chegue, venha um Diário de Bordo e muitas fotos e depois a tua opinião e experiência

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 50
- Registado: quarta fev 25, 2015 7:28 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Nao cheguei a experimentar o Leaf, pelo que nao tenho forma de comparar. A carga rapida é possivel.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 634
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
- Localização: Ovar
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
parabéns pela compra,
este também é uma possibilidade na minha lista, mas existe um aspecto técnico que me deixa de "pé atrás", pelo que pesquisei esse carro só tem monitorização de temperatura, não tem controlo activo de temperatura das baterias, perguntaste alguma coisa sobre isto?
estou curioso para ver a evolução deste diário de bordo.
este também é uma possibilidade na minha lista, mas existe um aspecto técnico que me deixa de "pé atrás", pelo que pesquisei esse carro só tem monitorização de temperatura, não tem controlo activo de temperatura das baterias, perguntaste alguma coisa sobre isto?
estou curioso para ver a evolução deste diário de bordo.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Humm
Mas como é feita a refrigeração das baterias? Neste caso no Golf?
Mas como é feita a refrigeração das baterias? Neste caso no Golf?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
SERÁ possivel num futuro indeterminado, queres tu dizer, certo?CAA Escreveu:Nao cheguei a experimentar o Leaf, pelo que nao tenho forma de comparar. A carga rapida é possivel.

É mais ou menos como a minha carteira.... está preparada tecnicamente para receber um ordenado chorudo, mas este ainda não se encontra disponível no mercado


Estou curioso por fazer o teste drive... tenho o nissan leaf num patamar muito alto e sérias duvidas que a concorrência seja isso mesmo, concorrente

Porque ficas com "pé atrás"? Os Teslas, Leafs entre outros tb não têm, que na realidade só me estou a lembrar de 2 que tenham controlo activo da temperatura do pack são o fisher e o volt, será que é assim um questão tão importante? Pelo menos em PT temos a sorte de não ter temperaturas extremas...Edu_Rod Escreveu:parabéns pela compra,
este também é uma possibilidade na minha lista, mas existe um aspecto técnico que me deixa de "pé atrás", pelo que pesquisei esse carro só tem monitorização de temperatura, não tem controlo activo de temperatura das baterias, perguntaste alguma coisa sobre isto?
...
Como fazes o controlo da temperatura das tuas motos?
sergiomms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 252
- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Parabéns pela compra! Será concerteza um dos primeiros em Portugal
Relativamente ao controlo da temperatura da bateria, para mim é crucial que este seja feito através de arrefecimento líquido e não apenas de ar forçado. Será esse o caso no golf?

Relativamente ao controlo da temperatura da bateria, para mim é crucial que este seja feito através de arrefecimento líquido e não apenas de ar forçado. Será esse o caso no golf?
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Os Tesla tem controlo de temperatura do seu pack. E até o Imiev e primos têm! A decisão de a Nissan não colocar controlo de temparatura no pack foi o seu maior erro, e foi largamente criticada e até processada por causa disso.
só para terem uma ideia, do que o Elon Musk disse em 2010!
"
(...) the LEAF battery pack uses a “much more primitive level of technology” compared with the sophistication of even Tesla’s first prototype.
(...)
This comes down mainly to the thermal management system, or the technology used to keep the battery within a healthy temperature range. Tesla uses what Musk described as active liquid thermal control, while the LEAF pack uses an air cooling system. As a result, the LEAF pack will have temperatures “all over the place,” causing it to suffer “huge degradation” in cold environments and basically “shut off” in hot environments, claimed Musk.
"
https://gigaom.com/2010/08/05/tesla-ceo ... primitive/
Ah e já agora só para ficar claro que o sistema de refrigeração do leaf é inexistente. dizer que é a ar é porque o carro quando anda o vento passa pelas baterias. Quando está parado a fazer cargas rápidas não há vento logo não há nenhum sistema de refrigeração.
Não acredito que o e-golf não tenha, um carro lançado em 2015!
só para terem uma ideia, do que o Elon Musk disse em 2010!
"
(...) the LEAF battery pack uses a “much more primitive level of technology” compared with the sophistication of even Tesla’s first prototype.
(...)
This comes down mainly to the thermal management system, or the technology used to keep the battery within a healthy temperature range. Tesla uses what Musk described as active liquid thermal control, while the LEAF pack uses an air cooling system. As a result, the LEAF pack will have temperatures “all over the place,” causing it to suffer “huge degradation” in cold environments and basically “shut off” in hot environments, claimed Musk.
"
https://gigaom.com/2010/08/05/tesla-ceo ... primitive/
Ah e já agora só para ficar claro que o sistema de refrigeração do leaf é inexistente. dizer que é a ar é porque o carro quando anda o vento passa pelas baterias. Quando está parado a fazer cargas rápidas não há vento logo não há nenhum sistema de refrigeração.
Não acredito que o e-golf não tenha, um carro lançado em 2015!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 634
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
- Localização: Ovar
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
o controlo da temperatura das baterias parece-me essencial para países como portugal, basta ver o que os Leafs sofrem no verão.
corrijam-me se estiver errado, mas:
a Tesla claro que tem,
O Mercedes classe B também deve ter porque todo o Powertrain é da tela
a Kia tem por ar forçado.
A BMW tem por liquido,
o Golf e o E-up não têm, mas nada como perguntar ao concessionário para ter a certeza.
em relação às motas, a Vetrix tem refrigeração por ar forçado.
corrijam-me se estiver errado, mas:
a Tesla claro que tem,
O Mercedes classe B também deve ter porque todo o Powertrain é da tela
a Kia tem por ar forçado.
A BMW tem por liquido,
o Golf e o E-up não têm, mas nada como perguntar ao concessionário para ter a certeza.
em relação às motas, a Vetrix tem refrigeração por ar forçado.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
Parabéns! Excelente escolha!
Qual o preço de venda ao público?
Qual o preço de venda ao público?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Inicio de aventura... com um e-Golf
OK, desculpem-me, estava só a pensar no arrefecimento por liquido.
e o caso da BMW, não sabia.
Não estou bem ciente de que problema sofrerão os leafs no verão em portugal, embora seja um pais de clima tropical, não temos extremos e mesmo a temperatura no verão apenas sobe acima dos 39ºC em 5/6 dias durante o verão, não me parece que seja relevante, isto, comparativamente a outras regiões do planeta em que anda o mesmo modelo e onde no inverno têm temperaturas negativas e têm >40ºC no verão.
O facto de estar escrito que existe degradação do pack do leaf, não significa que a mesma degradação não exista nas outras marcas, apenas os utilizadores não reportaram, ainda....
Ou seja, o que quero referir é que acabo por dar mais importância aos packs que não terem arrefecimento activo por liquido, pela segurança; os que o têm por ar, pouco relevantes, isto porque quando está quente no verão, o alcatrão liberta esse calor que acaba por ir aquecer as baterias... Assim, os packs que estão fechados como o leaf e este golf, sofrem sim da temperatura externa mas desfasados no tempo, ou seja, se o alcatrão está quente, essa temperatura só passa para o pack passado algum tempo, o suficiente para o carro sair daquela situação.

Este, como qualquer outro, obviamente puxa a brasa à sardinha dele.... (cada um que lê/ouve, filtra da maneira que quer)apr Escreveu: só para terem uma ideia, do que o Elon Musk disse em 2010!
...
O Rimac tem arrefecimento por gás freonEdu_Rod Escreveu:o controlo da temperatura das baterias parece-me essencial para países como portugal, basta ver o que os Leafs sofrem no verão.
corrijam-me se estiver errado, mas:
a Tesla claro que tem,
O Mercedes classe B também deve ter porque todo o Powertrain é da tela
a Kia tem por ar forçado.
A BMW tem por liquido,
o Golf e o E-up não têm, mas nada como perguntar ao concessionário para ter a certeza.
em relação às motas, a Vetrix tem refrigeração por ar forçado.
Não estou bem ciente de que problema sofrerão os leafs no verão em portugal, embora seja um pais de clima tropical, não temos extremos e mesmo a temperatura no verão apenas sobe acima dos 39ºC em 5/6 dias durante o verão, não me parece que seja relevante, isto, comparativamente a outras regiões do planeta em que anda o mesmo modelo e onde no inverno têm temperaturas negativas e têm >40ºC no verão.
O facto de estar escrito que existe degradação do pack do leaf, não significa que a mesma degradação não exista nas outras marcas, apenas os utilizadores não reportaram, ainda....
Ou seja, o que quero referir é que acabo por dar mais importância aos packs que não terem arrefecimento activo por liquido, pela segurança; os que o têm por ar, pouco relevantes, isto porque quando está quente no verão, o alcatrão liberta esse calor que acaba por ir aquecer as baterias... Assim, os packs que estão fechados como o leaf e este golf, sofrem sim da temperatura externa mas desfasados no tempo, ou seja, se o alcatrão está quente, essa temperatura só passa para o pack passado algum tempo, o suficiente para o carro sair daquela situação.
sergiomms