
Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
-
- Membro Silver
- Mensagens: 287
- Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Pudera, depois de pronta, agora não pára. 

Márcio
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Boas malta! O último post era de 2013...
sorry...
Pois é, depois da conversão foi sempre a andar... Tive apenas um porta fusíveis que queimou e eu mesmo o mudei.
Neste momento a vermelhusca tem 11000 Km. Notei uma baixa de autonomia de a uns tempos para cá. Li aí no db de uma thunder 4000 que houve aí uma perda de autonomia devido a uma bateria desgastada / bms a funcionar mal.
Queria que alguém lhe desse uma olhada para ver o que se pode fazer, mas não queria ir com ela a Vilar de Mouros pois é um esticãozinho... Penso que há aqui alguém de Aveiro que percebe do assunto. Vou entrar em contacto com ele para ver o que se pode fazer.
Grande abraço a todos!

Pois é, depois da conversão foi sempre a andar... Tive apenas um porta fusíveis que queimou e eu mesmo o mudei.
Neste momento a vermelhusca tem 11000 Km. Notei uma baixa de autonomia de a uns tempos para cá. Li aí no db de uma thunder 4000 que houve aí uma perda de autonomia devido a uma bateria desgastada / bms a funcionar mal.
Queria que alguém lhe desse uma olhada para ver o que se pode fazer, mas não queria ir com ela a Vilar de Mouros pois é um esticãozinho... Penso que há aqui alguém de Aveiro que percebe do assunto. Vou entrar em contacto com ele para ver o que se pode fazer.
Grande abraço a todos!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Independentemente do veiculo que seja, mas principalmente se for eléctrico, uma verificação geral deverá sempre existir, e de uma forma periodica.
Por se tratar de um VE, estas revisões não têm geralmente grandes custos, e por isso mesmo não devemos delas prescindir.
Um problema avistado atempadamente pode fazer poupar umas centenas de euros.
Zepequeno,
Se tiveres acesso às células da mota, verifica as tensões com um voltímetro. A primeira verificação deverá ser o quanto antes (mesmo sem carregar totalmente), e se todas estiveres com valores iguais até às centésimas, poderá ser posta à carga e ir acompanhando suas tensões até que o carregador termine a carga. Que nunca seja ultrapassados os 3,90V por célula, ou então terá algo muito mau. Normalmente as tensões ficam por 3,70V valores máximos (de preferência entre 3,50 e 3,60v).
Por se tratar de um VE, estas revisões não têm geralmente grandes custos, e por isso mesmo não devemos delas prescindir.
Um problema avistado atempadamente pode fazer poupar umas centenas de euros.
Zepequeno,
Se tiveres acesso às células da mota, verifica as tensões com um voltímetro. A primeira verificação deverá ser o quanto antes (mesmo sem carregar totalmente), e se todas estiveres com valores iguais até às centésimas, poderá ser posta à carga e ir acompanhando suas tensões até que o carregador termine a carga. Que nunca seja ultrapassados os 3,90V por célula, ou então terá algo muito mau. Normalmente as tensões ficam por 3,70V valores máximos (de preferência entre 3,50 e 3,60v).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2478
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Se calhar em altura de ir a Aveiro podemos fazer uma corrida 
Eu sei o caminho.

Eu sei o caminho.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Boas Pafi!
E pá, a Vermelhinha não chega lá... a autonomia vem descendo e hoje em dia está mesmo crítico. Só dá mesmo aqui para uma voltinha ou outra...
Quero lá ir a partir do dia 13 de Fevereiro que é quando vou ter disponibilidade.
A ver se o Jorge me dá uma mãozinha.
Jorge o Barrocas já me tinha dito para fazer isso já à bastante tempo, a ver se arranjo um voltímetro e se faço isso o quanto antes... talvez antes de ir até aí.
Barrocas, só não entrei em contacto contigo porque a viagem até Vilar dos Mouros é longa!! (e cara..)
Abração
E pá, a Vermelhinha não chega lá... a autonomia vem descendo e hoje em dia está mesmo crítico. Só dá mesmo aqui para uma voltinha ou outra...
Quero lá ir a partir do dia 13 de Fevereiro que é quando vou ter disponibilidade.
A ver se o Jorge me dá uma mãozinha.
Jorge o Barrocas já me tinha dito para fazer isso já à bastante tempo, a ver se arranjo um voltímetro e se faço isso o quanto antes... talvez antes de ir até aí.
Barrocas, só não entrei em contacto contigo porque a viagem até Vilar dos Mouros é longa!! (e cara..)
Abração
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Muito boas notícias!!
Afinal a coisa não é tão grave quanto eu pensava. Hoje tive a visita do Jorge e ele leu as baterias.
O que acontece é que o pack não está balanceado. Alguma coisa aconteceu pois umas baterias estão com 3,28v e outras 3,32v. O que se vai fazer é carregar as baterias uma a uma para equilibrar novamente o pack.
Estou também a equacionar a hipótese de colocar um bms mais simples para evitar que isto aconteça.
Depois a vermelhinha fica impecável!
Gostei muito de conhecer o Jorge e para mim foi um descanso! Sinto o mesmo que senti com o Barrocas, que a mota fica em boas mãos.
Estou a pensar em vender a vermelhinha depois de ela estar nos trinques.
Abraço
Deixo aqui 2 imagens:
Afinal a coisa não é tão grave quanto eu pensava. Hoje tive a visita do Jorge e ele leu as baterias.
O que acontece é que o pack não está balanceado. Alguma coisa aconteceu pois umas baterias estão com 3,28v e outras 3,32v. O que se vai fazer é carregar as baterias uma a uma para equilibrar novamente o pack.
Estou também a equacionar a hipótese de colocar um bms mais simples para evitar que isto aconteça.
Depois a vermelhinha fica impecável!
Gostei muito de conhecer o Jorge e para mim foi um descanso! Sinto o mesmo que senti com o Barrocas, que a mota fica em boas mãos.
Estou a pensar em vender a vermelhinha depois de ela estar nos trinques.
Abraço
Deixo aqui 2 imagens:
- Anexos
-
- WP_20150307_003.jpg (1.85 MiB) Visto 4401 vezes
-
- WP_20150307_002.jpg (1.74 MiB) Visto 4401 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Imagens da mudança do porta fusível que fiz:
Já foi há muito tempo mas não tinha colocado aqui...
Já foi há muito tempo mas não tinha colocado aqui...
- Anexos
-
- WP_20131214_004.jpg (1.59 MiB) Visto 4401 vezes
-
- WP_20131214_001.jpg (1.64 MiB) Visto 4401 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
E como ficou 

- Anexos
-
- WP_20131214_009.jpg (1.57 MiB) Visto 4400 vezes
-
- WP_20131214_007.jpg (1.27 MiB) Visto 4400 vezes
-
- WP_20131214_005.jpg (1.52 MiB) Visto 4400 vezes
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Bom trabalho.(embora que ...)
Estes fusíveis são destinados a instalações de tensões inferiores a 32V (por vezes também os uso, mas evito).
Com um carregador tão potente, não admira o fusível aquecer, principalmente se era de limite idêntico à potencia do carregador. Verifica se agora o novo fusível é de 25A mínimos para passar os 20A do carregador.
Nestas situações um disjuntor especifico e bem dimensionado acaba por ser uma boa solução (está apto para a potencia que lhe é descrita e não tem que aquecer ao ponto de fundir, para desligar).
Estes fusíveis são destinados a instalações de tensões inferiores a 32V (por vezes também os uso, mas evito).
Com um carregador tão potente, não admira o fusível aquecer, principalmente se era de limite idêntico à potencia do carregador. Verifica se agora o novo fusível é de 25A mínimos para passar os 20A do carregador.
Nestas situações um disjuntor especifico e bem dimensionado acaba por ser uma boa solução (está apto para a potencia que lhe é descrita e não tem que aquecer ao ponto de fundir, para desligar).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Amigo Jorge isso agora está nas tuas mãos, sugere as melhorias que aches que se devam fazer. Não tenho pressas, quero ficar com a vermelhinha em melhores condições possíveis.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Boas companheiros,
Venho por este meio encerrar este db passados cerca de 7000Km a Vermelhinha irá para outras paragens, ao que tudo indica ficará em Aveiro.
Abraço a todos
Venho por este meio encerrar este db passados cerca de 7000Km a Vermelhinha irá para outras paragens, ao que tudo indica ficará em Aveiro.
Abraço a todos
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Bom espero que seja para outro novo dono lhe dar mais Km's e que tu venhas com um novo DB de uma nova montada 

Código: Selecionar todos
DB encerrado como pedido, se o novo dono quiser continuar informe para se voltar a abrir.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Reabertura do tópico a pedido do novo dono.
Meus parabéns
Meus parabéns


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: domingo mai 03, 2015 5:29 pm
- Localização: Gafanha da Nazaré
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Muito obrigado.
Espero dar o seguimento devido a este DB.
Espero dar o seguimento devido a este DB.
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: domingo mai 03, 2015 5:29 pm
- Localização: Gafanha da Nazaré
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Adquiri a vermelhinha no dia 24 de Abril de 2015 por intermédio de um ilustre deste fórum, o Jorge Rocha.
Neste momento estou a fazer uma manutenção mais profunda, já mudei rolamentos do motor (pois já estavam a cantar), pastilhas à frente e atrás (que já estavam no ferro), recuperação dos apoios do guarda vento que estavam partidos.
De um modo geral a vermelhinha encontra-se bem de saúde, o seu antigo dono tomou bem conta dela.
Neste momento estou a fazer uma manutenção mais profunda, já mudei rolamentos do motor (pois já estavam a cantar), pastilhas à frente e atrás (que já estavam no ferro), recuperação dos apoios do guarda vento que estavam partidos.
De um modo geral a vermelhinha encontra-se bem de saúde, o seu antigo dono tomou bem conta dela.
- Anexos
-
- image.jpg (1.32 MiB) Visto 4063 vezes
-
- image.jpg (1.48 MiB) Visto 4063 vezes
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Bom trabalho
Força
Força
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Esta Vermelhinha já anda a substituir um 4 rodas CI. Até dá gosto vê-la rolar!!
Tudo por um mundo mais limpo!