Olá a todos!
Sou novo neste Fórum. Entrei por acaso, e gostei bastante do que vi! Penso que tem pessoal bastante entendido na matéria e que me pode ajudar a tirar algumas dúvidas que tenho.
Tenho uma dúvida que queria colocar-vos que é a seguinte:
- Relativamente ao autoconsumo, se tiver uma moradia rural (Alentejo) que consome 7,7kWh/dia no Inverno e 5,7kWh/dia no Verão, que tipo/carateristicas de baterias deverei de considerar? (Quanto à capacidade de armazenagem; espaço que podem ocupar (m3); se são de chumbo, níquel, lítio... ).
Desejava saber só isto, para ter uma ideia.
Abraço!
Autoconsumo Baterias
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda mar 09, 2015 6:04 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Autoconsumo Baterias
O consumo do inverno é sempre aquela.... Vai haver dias que terás que recorrer a alternativas (gerador).
Pela minha experiência, se tiveres um campo de uns 3KW, e uns 200-300A a 48V, sendo um dia de sol, safas-te. O ideal era pelo menos duplicares isto. E mesmo assim... É, eu sei, o inverno é lixado para produção solar!
O custo: Para o minimo que expus. Uns 5000-6000eur.
Pela minha experiência, se tiveres um campo de uns 3KW, e uns 200-300A a 48V, sendo um dia de sol, safas-te. O ideal era pelo menos duplicares isto. E mesmo assim... É, eu sei, o inverno é lixado para produção solar!
O custo: Para o minimo que expus. Uns 5000-6000eur.
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda mar 09, 2015 6:04 pm
Re: Autoconsumo Baterias
Obrigado pelas dicas!
Pelo que pesquisei, acho que as ácidas (VRLA) são as mais utilizadas pela sua eficiência e preço. As de lítio têm uma maior eficiência, mas são mais caras.
Quanto ao autoconsumo estava a pensar o seguinte:
1º ter autoconsumo durante o dia, sendo que o excedente de energia serviria para alimentar as baterias;
2º à noite, ter autoconsumo com a energia acumulada nas baterias (até aos 50% de energia acumulada na bateria, por causa dos ciclos de vida). Caso as baterias estejam descarregadas até determinado valor, passaria a ser alimentado pela rede de distribuição.
Concordam?
Pelo que pesquisei, acho que as ácidas (VRLA) são as mais utilizadas pela sua eficiência e preço. As de lítio têm uma maior eficiência, mas são mais caras.
Quanto ao autoconsumo estava a pensar o seguinte:
1º ter autoconsumo durante o dia, sendo que o excedente de energia serviria para alimentar as baterias;
2º à noite, ter autoconsumo com a energia acumulada nas baterias (até aos 50% de energia acumulada na bateria, por causa dos ciclos de vida). Caso as baterias estejam descarregadas até determinado valor, passaria a ser alimentado pela rede de distribuição.
Concordam?
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm