Problemas com OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 19, 2007 11:39 am

Problemas com OVD

Mensagem por zygie »

ola a todos, venho reportar um pequeno problema que tive ontem com a minha fritadeira, pois é nem tdo é um mar de rosas lol
ja fiz 2600 km +/- com ovd, uso o ovd com kit... permutador, electrovalvula etc... etc... etc...

mas... deixei ficar o oleo do motor que estava a usar de momento, acontece que a pressao que o ov faz no motor é diferente que o gasoleo e o oleo no carro nao reagio da melhor maneira, comecou a espessar, nao lubrificando bem o turbo e comecou a babar oleo na junta da tampa dos colectores. penso eu de que vi a tempo, á partida o turbo esta bom, estou a mudar para um oleo fuchs 5w40 especifico para motores a oleo alimentar, vou meter uma junta nova na tampa dos colectores e ver como vai reagir, ja me disseram que posso comecar a notar um consumo maior em relação ao oleo do motor mas se ele se comportar bem, é estar atendo aos niveis que é normal comentem
Sempre a Fritar...

[email protected]

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

está um bocadinho confuso o teu relatório. não consegues ser mais preciso e organizado?

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por zygie »

manuelcar Escreveu:está um bocadinho confuso o teu relatório. não consegues ser mais preciso e organizado?
peço desculpa, vou tentar... lol
eu quando comecei a usar oleo alimentar aconselharam-me a usar um tipo de oleo do motor diferente, porque a combustao que se dá de oleo alimentar é diferente do gasoleo, a pressão que exerce´nas camaras de combustão é diferente certo? acontece que... comecei a perder oleo na junta dos colectores (oleo alimentar) e junto a tubagem de alta pressão que vai para os injectores também tenho uma pequena fuga (possivelmente mal apertado) espero eu... e disseram-me que foi de ter usado o oleo alimentar sem alterar o oleo do motor que está preparado para gasoleo e nao oleo alimentar.

expliqueime melhor assim?
Sempre a Fritar...

[email protected]

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

se a junta não for de material compatível, é natural que tenha esse sintoma. quanto ao resto não vejo qualquer interferência.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por zygie »

fry Escreveu:se a junta não for de material compatível, é natural que tenha esse sintoma. quanto ao resto não vejo qualquer interferência.
compatibilidade com a junta? como assim? a junta é de origem, mesmo a que vou por amanha mandei vir da renault, a junta tem de ter alguma particulariedade?
Sempre a Fritar...

[email protected]

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

todo o material de borracha de 1994 para trás pode não ser compatível com o uso de biocombustíveis. no meu caso um tubo de retorno da fiat dobló de 2003 desfez-se. foi trocado e ficou tudo normal. atenção que o bd é mais agressivo nas borrachas que o ov.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

mas andas a ov e nao a bio verdade??
já agora n entendo o pq de mudar de oleo do motor para andar a bio ou ovd (mas possso estar enganado)
passa novamente para o oleo q tinhas não se deve mudar o oleo do motor para um mais fino pois ele passa a gastar oleo.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

quando muito deverão ser encurtados os intervalos de mudança de oleo e filtro..isto na eventualidade de no oleo não estar presente nenhum aditivo de qualidade á base de molibdnénio (mos2)..

já quanto ás viscosidades dos oleos estas devem estar dentro dos parametros preconizados pelos construtores..e não acredito que existam oleos especiais para motores a funcionar com ov..seria contraproducente por parte das petroliferas..

abraços
[***************]

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por zygie »

jossef Escreveu:mas andas a ov e nao a bio verdade??
já agora n entendo o pq de mudar de oleo do motor para andar a bio ou ovd (mas possso estar enganado)
passa novamente para o oleo q tinhas não se deve mudar o oleo do motor para um mais fino pois ele passa a gastar oleo.
ando ov. em relação ao gastar oleo, o meu mecanico disse-me o mesmo, vou esperimentar.
Sempre a Fritar...

[email protected]

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

, vou esperimentar.
voltar ao mesmo oleo q tinhas ??? acho que é o q fazes melhor
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Autor do tópico
zygie
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por zygie »

jossef Escreveu:
, vou esperimentar.
voltar ao mesmo oleo q tinhas ??? acho que é o q fazes melhor
agora vou meter o oleo novo, vejo como ele se porta se comecar a consumir muito oleo, mudo os filtros e volto ao que tinha.
Sempre a Fritar...

[email protected]

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm

Mensagem por jscavalh »

jossef Escreveu:mas andas a ov e nao a bio verdade??
acho que o que o zygie queria dizer e se esqueceu foi que o óleo lubrificante que quer usar é um óleo especial para motores que consomem ov, isto porque a polimerização não se dá só no depósito de combustivel mas também contamina o óleo lubrificante e este devido ás suas caractreristicas é indicado para isso

plantomot

high performance energy conserving

sae 5w-40 engine oil - rapidly biodegradable

esta no site da biocar
Frita frita Terrano I

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a pressão que exerce´nas camaras de combustão é diferente certo?
não! isso não aocntece, a compressão não se altera e a queima também não. quanto muito atrasa um bocadinho mas isso não aumenta os valores de compressão.
a utilização de oleos lubrificantes com base vegetal e elevado nível de biodegradabilidade foi uma boa ideia para quem queima ovd em motores equipados com kits 1t ou usa elevadas percentagem no verão. isto porque estes oleos acomodam e impedem a polimerização de qualquer pequena quantidade de ov que passe para o cárter. ou pelo menos é o que eles dizem....

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”