todos temos a mesma sensação, e acredito que sim, que esteja melhor e mais lubrificado. mas atenção em não te deixares entusiasmar.
este fim-de-semana fiz ov98 com 2º tanque e apenas um permutador hidráulico e embora perca alguma potencia o ronronar do motor é uma delícia
já precorri 850 km desde que iniciei a adicção faseada de ov ao gasoil.
como a temperatura ambiente já subiu um pouco neste ultimo abastecimento subi a precentagem para 30%.
até agora o funcionamento do motor tem sido prefeito.
não foi necessária qualquer intervenção ao nivel da mecânica, nem sequer no que se refere ao filtro de combustivel.
não vale a pena estarem excessivamente preocupados com o filtro. a menos que tenham um carro que tenha feito 500 mk a gasóleo basta mudar o filtro de combustível aquando da próxima mudança de oleo.
tenho estado atento, como reparam, sou novo aqui. a minha alternativa passa pelo gpl apesar de ser um combustivel fossil.
por ter um hdi 1997cc 90cv, não ponho ov, nem justifica um investimento em kit's para poder usar ov. a minha curiosidade é sobre a mistura de 2% de gasolina ao gasoleo para a tornar mais "fluida"!!! pergunto a gasolina vai ajudar a bomba e a limpeza dos injectores, fazendo o mesmo que os aditivos á venda no mercado?
è aconselhavel a mistura de gasolina nos gasoleo??!!
desde obrigado.
p.s. na autofoco de hoje vem uma noticia sobre biocombustiveis
a adição de gasolina ( que considero benéfica por experiencia propria ) ao gasoleo só deverá ser realizada quando acompanhada por pelo menos 1/4 da quantidade desta por oleo de 2 tempos..ex..2 litros de gasolina+1/2 litro de oleo 2 tempos..
em termos mecanicos a lavagem de cilindros é um fenomeno destrutivo pelo que deverá ser evitado por todos os meios..e não é um dos efeitos da adição de gasolina..
após 2000 km a consumir óleo vegetal directo, cheguei a uma precentagem de 30%. embora as condições de temperatura ambiente já premitissem aumentar a precentagem, não o fiz por várias razões.
primeiro porque as condições mecânicas da viatura não o premitem, isto é, o desgaste dos aros metálicos (segmentos) dos embolos (pistons) resultam numa dificiente compressão e conduzem a arranques a frio dificeis, mesmo com gasóleo 100%.
segundo porque o tipo de utilização da viatura com vários arranques a frio e pequenos percursos agravam a situação. na verdade a média de 20 km por dia que faço, isto contabilizado desde o inicio da utilização do òleo vegetal, dá uma ideia do que afirmo.
tenho vindo a contolar o motor com mais cuidado e verifiquei que o nivel do óleo do carter tinha uma tendência para subir, logo prova de que vinha sendo contaminado devido á situação atrás relatada.
assim fiz ontem a mudança do óleo do carter e vou continuar atento à situação.
recomendo vivamente que numa situação identica controlem assiduamente o nivel do óleo do motor.
saudações oleosas
obrigado ao fry e ao hynek pelas respostas.
como certamente já observaram nas mensagens anteriores, fui aumentando a precentagem gradualmente devido às condições de utilização . por todas as razões expostas nunca ultrapassei os 30%.
vou continuar atento ao nivel de óleo e aos arranques a frio.
um abraço
só para que conste já lá vão 17.000 km desde que iniciei o uso de ov adicionado ao gasóleo em precentagens variáveis em função da temperatura ambiente.
nunca houve qualquer problema com o funcionamento do motor, até direi que tudo funciona melhor.
neste periodo e recentemente mudei uma vez os filtros, embora não tivesse qualquer sinal de que necessitasse.