Preços de metanol e ipa

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm

Preços de metanol e ipa

Mensagem por Pmatos »

caros amigos,

estando em vias de adquirir metanol e alcool isopropilico, gostaria de saber se me podem dar uma ideia dos preços praticados correntemente.
as quantidades a adquirir serão tambores normalizados de 200 lts.
apesar de ter acesso a estes materiais,por via de uma industria, e estar em vias de receber ft e fs, bem como cotação, gostaria de saber se há alguma especificação técnica, para além do grau de pureza e teor de agua, que seja determinante na aquisição destas matérias, para fim de produção de bd.
cumprimentos a todos.

pedro matos

Autor do tópico
Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pmatos »

ninguém dá uma ajuda?
obrigado desde já!

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas
o preço do metanol deve rondar os 65 cent. mais iva.

quanto às especificações deverá ser tão anidro quanto possivel. o eu comprei por este preço tem 99,5% de metanol e 0,5% de agua.
comprei uns litros dele e não tenho queixas.

Autor do tópico
Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pmatos »

red baron,

desde já obrigado, pois precisava dessa "baliza" para ver se o preço que me pediram era elevado. aparentemente não era. em principio e metanol de 99,5% de pureza, mas aguardo ft e fs para saber melhor. o fornecedor é de confiança, é distribuidor de solventes, e misturas de solventes (diluentes) industriais.
quanto ao tema do talco para drywashing, e não indo para o magnesol, que é um talco, ou silicato magnésio sintético, quais serão as especificações mais criticas para o biodiesel, o tamanho de particula e a absorção??
obrigado desde já.

pmatos

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

pmatos Escreveu:red baron,

quanto ao tema do talco para drywashing, e não indo para o magnesol, que é um talco, ou silicato magnésio sintético, quais serão as especificações mais criticas para o biodiesel, o tamanho de particula e a absorção??

pmatos
ainda só utilizei agua para fazer as minhas lavagens de bio, mas dá uma autentica trabalheira.

fiz um teste com pó de talco só com uma amostra de 200cc e o meu maior medo ficou resolvido, que era ( como é que vou filtrar 120l de bio enxarcado em pó de talco micronizado).

peguei numa amostra de 200ccc e juntei 10 gramas de pó de talco numa garrafa de plastico.
agitei bem durante 10 segundos e repeti o procedimento mais duas vezes espaçadas de meia hora.

depois deixei descansar para ver o que acontecia.

ao fim de três dias ficou assim.

Imagem
by red_baron at 2007-06-30

notei que a cor ficou mais clara e o pó de talco que está no fundo ficou sujo embora o bio estivesse bem limpido inicialmente.

vou fazer o teste da garrafa para verificar a presença ou não de sabão ( agua turva) o teste de ph não vai servir de muito porque eu neutralizo o bio com vinagre na agua de paragem.

penso que se for removida a camada superior e filtrado deve ficar bom.

penso tambem que o ultimo filtro deverá ser de 1 micron pois as particulas de talco são muito pequenas.

dêem a vossa opinião.

Autor do tópico
Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pmatos »

red baron,

o talco que usaste era talco medicinal, tipo talco para bebes?
outra coisa,a fotografia que mostraste mostra o bd um pouco turvo..é para ser mesmo assim?, pensei que convinha o bd ser o mais limpido possivel.
alguém mais tem experiência com os talcos? fry, talvez?
cumprimentos.

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

boas pmatos.

o talco que usei é talco medicinal do mais barato.

de facto o bio está um pouco turvo e parece que já não assenta mais, deve ter particulas em suspensão e terá que ser filtrado para remover as finas particulas que não sedimentaram.

um abraço

Responder

Voltar para “BioDiesel”