Duvida quanto a mistura
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sexta jun 29, 2007 12:50 pm
Duvida quanto a mistura
hoje comecei a por ovd no carro, comecei com 95% gasoleo 5% ovd, mas dada a boa compatibilidade da minha bomba no proximo abastecimento tou a pensar em paxar ja para 15% de ovd e como tal vou por 17l de gasoleo e 3l de ov. como ja li aqui no forum um topico sobre mistura, gostava de saber a vossa opinião sobre se devo por 15% de gasoleo directo e depois misturar 2l de gasoleo com 3l de ov ou se com uma percentagem tão baixa não irá fazer diferença?
outra questão é se em vez fazer uma mistura no garrafão, não posso tb por 15l de gasoleo, os 3l de vd e os restantes litros de gasoleo por cima? será que depois com o andamento n irá haver mistura?
duvidas de um novato
outra questão é se em vez fazer uma mistura no garrafão, não posso tb por 15l de gasoleo, os 3l de vd e os restantes litros de gasoleo por cima? será que depois com o andamento n irá haver mistura?
duvidas de um novato
Iniciando OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
-
Autor do tópico - Membro
tks
so mias uma kestão para percursos pekenos como 30km/dia posso usar 50% ovd ou devo ficar pelos os 30%? é que ja vi quem dissesse que na ha problema em 50/50 e outros a dizer que sim...
ja percebi que se for uma viagem grande por fazer 50/50 agr percurso +/- citadino é k tou na duvida...
so mias uma kestão para percursos pekenos como 30km/dia posso usar 50% ovd ou devo ficar pelos os 30%? é que ja vi quem dissesse que na ha problema em 50/50 e outros a dizer que sim...
ja percebi que se for uma viagem grande por fazer 50/50 agr percurso +/- citadino é k tou na duvida...
Iniciando OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
para vários percursos curtos e poucos km/dia é melhor ov30. nestas pequenas distâncias o motor nem aquece como deve ser. por isso é melhor não abusar. para distâncias maiores, se a bi for das boas, podem ser usadas percentagens mais elevadas.
se o carro começar fumar mais, se perder potência, aumentar consumo, se deixar trabalhar com suavidade (ouve-se ruído da combustão, detonação) - é sintoma de abuso no ov. como remédio atestar só com gasóleo e aproveitar uma viagem maior (uns 100 km) para limpar os circuitos. o melhor seria numa autoestrada e puxar bem por ele, tipo prego a fundo. até ficar tudo ok.
se o carro começar fumar mais, se perder potência, aumentar consumo, se deixar trabalhar com suavidade (ouve-se ruído da combustão, detonação) - é sintoma de abuso no ov. como remédio atestar só com gasóleo e aproveitar uma viagem maior (uns 100 km) para limpar os circuitos. o melhor seria numa autoestrada e puxar bem por ele, tipo prego a fundo. até ficar tudo ok.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Autor do tópico - Membro
mais uma vez obrigado!
sendo a minha bi compativel, quer dizer que posso ir daqui ao algarve com 50/50 certo? o que para mim ea um espectaculo :p
os meus colegas ate se tao a passar que nao falo noutra cs a não ser no ovd e todos dizem k sou maluko, isto pk soa pessoas fechadas que não investigam as cs....
este forum ta mm demais!
sendo a minha bi compativel, quer dizer que posso ir daqui ao algarve com 50/50 certo? o que para mim ea um espectaculo :p
os meus colegas ate se tao a passar que nao falo noutra cs a não ser no ovd e todos dizem k sou maluko, isto pk soa pessoas fechadas que não investigam as cs....
este forum ta mm demais!
Iniciando OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
-
- Staff Member
sim, podes ir com ov50 até algarve, sem problema. ao chegar lá (10 km antes), abasteces com gasóleo para baixar a percentagem.abc Escreveu:mais uma vez obrigado!
este forum ta mm demais!
boas férias!
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro
- Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm
boas,
eu em viagens longas cheguei a fazer % perto dos 100%...
quando inicio a viagem de 500/600km, arranco com gasoleo e ando para ai 10/15km, após essa distancia o motor está já na temperatura normal de funcionamento... encosto, encho o deposito com oleo e arranco logo de seguida... aqui já tenho perto de 100% ov... pouco antes de acabar a viagem (10/15km) paro e volto a encher o deposito com gasoleo ou ov30/40. assim quando for dar arranque no dia seguinte o circuito já está "ferrado" com gasoleo e já não tem o ov100... e com isto consigo fazer 500/600 km a um custo de .60€/litro... e sem riscos para a mecanica uma vex que o motor só come ov100 enquanto está quente...
mas isto sou eu, claro...
eu em viagens longas cheguei a fazer % perto dos 100%...
quando inicio a viagem de 500/600km, arranco com gasoleo e ando para ai 10/15km, após essa distancia o motor está já na temperatura normal de funcionamento... encosto, encho o deposito com oleo e arranco logo de seguida... aqui já tenho perto de 100% ov... pouco antes de acabar a viagem (10/15km) paro e volto a encher o deposito com gasoleo ou ov30/40. assim quando for dar arranque no dia seguinte o circuito já está "ferrado" com gasoleo e já não tem o ov100... e com isto consigo fazer 500/600 km a um custo de .60€/litro... e sem riscos para a mecanica uma vex que o motor só come ov100 enquanto está quente...
mas isto sou eu, claro...
________
AbRRaço
AbRRaço
-
Autor do tópico - Membro
infelizment n vou ja para o algarve apenas estava a dar como exemplohynek Escreveu:sim, podes ir com ov50 até algarve, sem problema. ao chegar lá (10 km antes), abasteces com gasóleo para baixar a percentagem.abc Escreveu:mais uma vez obrigado!
este forum ta mm demais!
boas férias!
mas fazendo eu bodyboard ao fim de semana fui mt´s quilometros, para 200km deveo ov40? ou ov30? ultima pergutna e e não xateio mais pois ja começo a ficar com uma noção das coisas
proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro
Iniciando OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
-
- Staff Member
[quote="abc"]
infelizment n vou ja para o algarve apenas estava a dar como exemplo
mas fazendo eu bodyboard ao fim de semana fui mt´s quilometros, para 200km deveo ov40? ou ov30? ultima pergutna e e não xateio mais pois ja começo a ficar com uma noção das coisas
proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro [/quote
até podias andar ov50. importa aquecer o motor com uma percentagem segura, i.e. ov30. desde que o motor se mantém quente (aguenta quente umas 2 ou 3 horas, mesmo parado), podes andar a ov50. depois tens de passar para ov30, para ficar preparado para um novo arranque a frio.
basta fazer um investimento reduzido (uns 200 a 300 €) e podes aumentar a percentagem para ov80.
proximo passo é começar a usar oleo usado, depois dos processo todos klaro [/quote
até podias andar ov50. importa aquecer o motor com uma percentagem segura, i.e. ov30. desde que o motor se mantém quente (aguenta quente umas 2 ou 3 horas, mesmo parado), podes andar a ov50. depois tens de passar para ov30, para ficar preparado para um novo arranque a frio.
basta fazer um investimento reduzido (uns 200 a 300 €) e podes aumentar a percentagem para ov80.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm
-
- Staff Member
se tiver realimentação do retorno, a temperatura chega aos 55 ºc. se não tiver, a temperatura na entrada da bi é igual ao que chega do depósito.rê Escreveu:olá a todos
hynek, aproveitando o gancho, poderia me dizer qual a temperatura
mais ou menos do motor na entrada da bi quando o motor esta
quente como vc diz pronto para usar ov50
abraços rê .
quando o motor está aquecido, a bi também está, passa funcionar como permutador e aquece o combustível que passa. assim a mistura passa atingir uns 45 ºc, temperatura com que chega aos injectores, onde aquece ainda mais, e vai ser atomizada com uns 60 ºc.
depende muito do motor e das condições ambientais (temperatura do ambiente). estas temperaturas foram medidas no meu lr, durante verão 2006.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá faria
eu compreendo a tua lógica, mas infelizmente a coisa não funciona assim.
do lado da bomba de injecção, o facto de o motor estar quente não faz grande diferença. podes consultar as tabelas e verificar que uma temperatura de 40º não reduz suficientemente a viscosidade do óleo para este passar por um filtro de 4 ou 5 microns com facilidade. todo o esforço adicional é suportado por uma bomba de injecção que foi desenhada para o gasóleo (!). provavelmente ela não vai partir logo, mas vai seguramente durar menos tempo do que gostarias. do lado da injecção talvez não haja problema, pelo menos é nisso que os fabricantes de kits 2t apostam, mas ainda assim convém ter em mente que a menos de 150º o padrão de atomização produzido pelos injectores é diferente. portanto, no meu ponto de vista, para um carro afinado e que não fuma demasiado, o teu procedimento é correcto para uma mistura não superior a ov50. ov100 exige adaptações a dois níveis.
eu compreendo a tua lógica, mas infelizmente a coisa não funciona assim.
do lado da bomba de injecção, o facto de o motor estar quente não faz grande diferença. podes consultar as tabelas e verificar que uma temperatura de 40º não reduz suficientemente a viscosidade do óleo para este passar por um filtro de 4 ou 5 microns com facilidade. todo o esforço adicional é suportado por uma bomba de injecção que foi desenhada para o gasóleo (!). provavelmente ela não vai partir logo, mas vai seguramente durar menos tempo do que gostarias. do lado da injecção talvez não haja problema, pelo menos é nisso que os fabricantes de kits 2t apostam, mas ainda assim convém ter em mente que a menos de 150º o padrão de atomização produzido pelos injectores é diferente. portanto, no meu ponto de vista, para um carro afinado e que não fuma demasiado, o teu procedimento é correcto para uma mistura não superior a ov50. ov100 exige adaptações a dois níveis.
-
Autor do tópico - Membro
obrigado peloa a ajuda!hynek Escreveu:abc Escreveu:
eu tou a pensar nisso, mas o jipe não é meu e a minah mãe é muito eskesita... para ela o que n é "padrãp" não presta... tou a tentar convencê-la a adapatar o kit pelo menos para ov80 o que ja era muito bom!! mas tá difcil
Iniciando OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
Pajero 2500cc 1998
20€/1L OVD
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm
valeu hynek,
estou trabalhando no retorno, porem antes preciso resolver um probleminha na bombinha manual, mais já estou muito contente
com o que disse, talvez eu consiga aumentar bastante a temperatura
do meu óleo claro que com o limite até os 75º
apesar que pelo que tenho aprendido aqui mesmo com um bom
aquecimento antes da bi, vou ficar no máximo nos 80% e no segundo
tanque 30%, é isso.
abraços a todos rê.
estou trabalhando no retorno, porem antes preciso resolver um probleminha na bombinha manual, mais já estou muito contente
com o que disse, talvez eu consiga aumentar bastante a temperatura
do meu óleo claro que com o limite até os 75º
apesar que pelo que tenho aprendido aqui mesmo com um bom
aquecimento antes da bi, vou ficar no máximo nos 80% e no segundo
tanque 30%, é isso.
abraços a todos rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.