uma politica sustentável na matéria dos transportes assenta no principio de um desenvolvimento com garantia da preservação e não comprometimento futuro dos aspectos sociais, económicos e ambientais.
o sector dos transportes tem um forte papel no que diz respeito ao bem estar social e aumento da mobilidade, além de representar a nivel comunitário cerca de 4% do produto interno bruto(pib).
presentemente é bastante evidente a perda de importância dos transportes públicos em favor do uso dos veiculos particulares, com fortes incidências nos centros urbanos, onde os niveis de poluição sofreram grandes alterações.
os transportes têm um papel preponderante na dependência dos produtos petroliferos e forte impacte negativo nas alterações climáticas. este sector tem impactes negativos bastante fortes no meio ambiente, nomeadamente:
- qualidade do ar (emissões de gases com efeito de estufa – gee)
- ruido
- ocupação do solo
- indices de risco de acidentes
- trafego
por outro tem-se apostado na introdução de novas tecnologias(catalisadores, injecção directa) e a reformulação da composição dos combustiveis. estas acções permitiram reduzir as emissões de no2, os cov, o chumbo, o so2 ou as partículas.
a emissão de particulas de tamanho reduzido(sobretudo em motores a diesel), podem induzir a graves problemas respiratorios a reduzir em cerca de 55% a 99% - recomendação da ocde.
em termos de ruido, o uso de barreiras acusticas podem ser uma hipotese com vista à redução dos niveis sonoros. mas por outro lado,a expansão da área destinada às infraestruturas dos transportes, tem repercussões graves e constituem ameaças fortes à conservação da natureza, sobretudo pela fragmentação e perturbação de habitats e redução do espaço destinado a actividades agricolas e florestais.
em termos de gee em 1999, os transportes eram responsáveis por cerca de um quarto das emissões nacionais , aumento em cerca de 68% relativamente a 1990. esta situação é inversa nos principais estados membros.
a tendência actual e a evolução prevista deste sector, constitui uma das áreas de actuação mais difícil e um dos sectores mais críticos em termos de desenvolvimento sustentável. são urgentes as medidas a considerar a fim da minimização dos seus impactes.
estas medidas são da responsabilidade de todos nós, que circulamos todos os dias nas nossas viaturas mesmo quando podemos optar por um passeio lindo a pé, ou de transportes publicos, claro que, estes também deveriam oferecer outras condições aos seus utilizadores.
como podemos convencer a humanidade a andar de transportes publicos se muitas vezes estes não estão acessiveis e muitas vezes são demasiado dispendiosos.....compensando mais o uso das viaturas pessoais?
como podemos viajar de forma segura e saudável para ambiente? teremos que voltar aos tempos passados? vamos continuar a tomar medidas para corrigir os prejuizos que fazemos ao ambiente?ou vamos começar a pensar nele antes de o danificarmos?estas questões requerem respostas urgentes, caso contrário corremos o grande risco de termos que viajar para outro planeta.
Desenvolvimento sustentável e os transportes
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 26
- Registado: segunda mai 07, 2007 5:51 pm
- Localização: Moita
-
- Membro Silver
- Mensagens: 899
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
- Localização: portugal
a soluçao mesmo é encontrar medidas para preservar este planeta nomiadamente cada um de nos se esforçar para encontrar solucoes viaveis .
por exemplo criare corredores ou mesmo estradas esclusivas para transportes publicos ensentivando assim para que cada pessoa nao se faca deslocar individualmente pois a razao que leva as pessoas a utilizarem os veiculos particulares é para ganhar tempo ja que sao falsas economias
por exemplo criare corredores ou mesmo estradas esclusivas para transportes publicos ensentivando assim para que cada pessoa nao se faca deslocar individualmente pois a razao que leva as pessoas a utilizarem os veiculos particulares é para ganhar tempo ja que sao falsas economias
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 217
- Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm