Teste de Qualidade do Biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Teste de Qualidade do Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

procurei em todo o forum e nao encontrei nada sobre o assunto.
depois de feito o bd, ficou com cara de bd, porem, sempre sobra um pouco de receio em coloca-lo dentro do motor.

exames de laboratorios sao impraticaveis.

precisamos de um teste simples, para que antes de colocarmos em nossos motores, este teste nos de tranquilidade.

deram-me uma sugestao que nao funcionou ( ou o meu bd nao presta... ):

juntar num vidro:
100 ml de alcool isopropilico
10 gotas do bd a ser testado.
aquecer a mistura ate dissolver por completo
acrescentar 2 a 3 gotas de lugol forte 5%.( parece ser um derivado do iodo)
teria que dar uma cor rosea para passar no tal teste...

nao deu... ficou uma cor amarelada.

atras de um teste facil que acho que todos nos estamos correndo atras.

sugestoes sao bem vindas e comentarios tambem...

saudacoes

luciano

Imagem
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

testes caseiros para verificar a qualidade do biodiesel.

o bio precisa ser testado quanto a dois parâmetros fundamentais:

1-percentagem de oleo presente no bio que não transesterificou.

2- existência significativa de contaminantes derivados do processo de transesterificação.

em relação ao ponto nº1 é aceitavel que o biodiesel tenha até 5% de oleo por reagir, para mim porque já usei ovd em percentagens de 20% não vejo porque um bio com elevada percentagem de oleo não possa ser consumido nos motores.
mas como bio é uma coisa e ovd é outra eu pessoalmente tento obter percentagens elevadas de conversão sempre acima de 95%.

teste para verificar a conversão, eu uso o seguinte:

num tubo de ensaio coloco com pipeta exactamente 18ml de metanol anidro (no máximo 0,5% de agua) e 2ml de bio, isto à temperatura de cerca de 25 graus.
agito fortemente e a mistura irá ficar tanto mais turva quanto maior for a percentagem de oleo vegetal presente no bio.
isto acontece porque os diglicéridos e triglicéridos são insoluveis no metanol e formam assim umas gotas muito pequenas que turvam a solução.
passadas 24 horas de repouso aparececem uma gotinhas muito pequenas nas paredes do tubo agarradas ao vidro que, se a percentagem de oleo não reagido for de 5% ou superior, formam uma gota no fundo do frasco. entretanto a solução ficou mais limpida devido à precipaitação do oleo.
se usar quantidades maiores de bio e metanol e se mantiver as proporções pode ser medida exactamente a % de conversão.

quanto aos contaminantes estes podem ser:
sabão
soda caustica
glicerina
metanol

todos são arrastados pela agua de lavavem.
como é que sabemos se o bio está bem lavado?

teste da garrafa que é infalivél.

enche-se uma garrafa de plastico branco e transparente, eu uso as da agua ou coca-cola.
encher até um quarto ou um terço da capacidade com bio.
adicionar outro tanto de agua fria.
agitar fortemente durante 10 segundos, a mistura fica emulsionada tipo leite.
deixar descansar e ao fim de 2 horas já se nota uma boa separação
passadas 24 horas a separação é praticamente total
ao fim de 2 ou 3 dias o bio deve estar todo na camada superior com uma cor um pouco baça(contem alguma agua) e no fundo a camada de agua deve estar limpida (quanto mais turva estiver mais porcaria o bio ainda tem para sair)e deve ser lavado novamente.
atenção que esta limpidez na agua pode levar varios dias a ser aquirida dependendo da temperatra ambiente, pois que uma amostra de bio bem lavado ao fim de 24 horas já está separado mas a agua está um pouco turva levando a pensar que tem sabão e glicerina mas é apenas as particulas de bio mais pequenas que ainda estão emulsionadas.
de notar que não deve existir nenhuma camada entre a agua e o bio. esta camada só aparece normalmenmte na primeira lavagem quando a agua sai tão suja que parece leite.

depois deve ser feito o teste do ph que deve estar proximo de 7.

se tudo correu bem até aqui deve ser feita a secagem até que o bio fique perfeitamente limpido.

depois filtrar e utilizar.
espero que tenha ajudado.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

bem dizido
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Ribman
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jul 13, 2007 12:00 pm

Mensagem por Ribman »

queria só deixar aki o meu contributo http://www.youtube.com/watch?v=r3jgvefa4oi

é o metodo mais simples que conheço, mas segundo a norma americana, n sei se, se aplica a europa, mas mesmo assim a intençao é boa

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

absolutamente.

a nível de legislação não sei , mas eu uso este teste sempre para verificar a conversão dos meus lotes de bio.

funciona na perfeição.

a temperatura optima é de 68 ºf ou seja 20 ºc. se a temperatura for muito elevada o oleo acaba por dissolver tambem no metanol e se for muito baixa o bio tambem não dissolve.

o metanol usado deve ter o minimo de agua possivel. eu uso 99,9% só para testes, para fazer bio uso 99,5%.

de referir que o material tem que estar impecalvelmente limpo e seco.

no entanto embora algum bio não passe neste teste não é caso para jogar fora porque há quem use ovd misturado com gasóleo.
para mim algum oleo misturado no bio não é problema porque só uso b30.
muito mais importante é a lavagem a secagem e o ph antes da filtragem para ir para o carrinho.

Responder

Voltar para “BioDiesel”