Pás do gerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

e umas hélices de um motor fora de bordo?
será que não funcionava? .
funcionava para que ? amacar o pao? fazer bolos? as maiores tipo titanic essas devem pesar umas boas toneladas
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

olá sabelo
obrigado pela resposta, visitei o site e fiquei informado sobre o assunto.
vamos acreditar que as garantias que prestam sobre a privacidade são verdadeiras.

fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm

Pás de Gerador feitas de tubos de Pvc

Mensagem por fernandogoulart »

amigos, as pás são as partes mais fáceis de se fazer.
com tubos de pvc de 90 mm cortando-se e lixando as beiradas, e arredondando-as é fácil, fácil.....

ei fiz em pequena escala, e deu certo, agora fiz as pás de 1 metro, com reforço na parte de trás das pás.

depois eu colocarei as fotos,,,, agora falta arrumar o motor para gerar a energia

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

normalmente as pás são mais largas junto ao eixo e mais finas na ponta. se se invertesse o desenho não seriam mais eficazes? na ponta é onde se fornece mais torque, e é onde está mais espaço para as pás serem mais largas! (estilo os moinhos de tirar água dos filmes antigos do faroeste)

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

as pás necessitam ser mais fortes junto ao eixo de rotação para suportar a força centrífuga do restante, por que a velocidade da ponta é muito maior do que alguma parte perto do eixo.
a pressão do vento por ser constante em cada momento em toda a área varrida pela turbina não difere do centro para a periferia.
no entanto uma pá bem desenhada tem o ângulo de ataque diferente ao longo da mesma para procurar uniformizar as forças ao longo dela.
e será conveniente seguir algumas regras aerodinâmicas de perfil.
não quer dizer que uma pá feita em tubo de pvc não funcione, porém o rendimento e o ruído estao longe dos ideais.
claro que se as coisas fossem assim simples jamais alguém se daria ao trabalho de fazer pás com perfis elaborados se se pudesse fazer o mesmo de forma mais fácil...

fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado

a

as pás de pvc são de baixo custo,,, eu que ja tinha os tubos não me custou nada so meu fim de semana,, mas já que moro em uma ladeira bem ingrime, e os ventos são constamtes, vi seu rendimento e gostei,,, claro que se fosse um profissional seria melhor, mas como estamos falando de baixo custo.... segue minha afirmação, se puderem ser fietas com pvc o custo é baixíssimo, fora só a maleabildade do material,
um unico problema é caso seja feita acima de 1 m de comprimentos as pás são moles, sendo necessário um reforço na parte de trás das hélices. tipo colar um parte d o tubo de pvc para reforço,
eu tenho um monte de adesivo tipo constact para se fazer adesivo de propagando, estou pensando em pegar umas varas de ferro e colocar na partte de tr´s das helices e cobrir com adesivo. bem é so uma ideia
ab raços

luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

eu sei um pouquinho de hélices e aerodinâmica.....

um conselho: não se metam a fazer pás de hélice, porque de certeza não vão ficar nem boas, nem equilibradas, nem centradas...e para se partirem e estilhaçarem oq ue está à volta não há melhor...

uma boa e grande maneira de fazer um gerador eólico, são os de tubo,

já devem ter visto por aí aqueles cata-ventos, feitos de garrafões plásticos....

são rasgados em três partes e abrem os rasgos para fora.

agoram imaginem um tubo exactamente da mesma maneira e maior em altura (2 metros, por ex.); ele com o vento de qualquer direcção roda à volta do seu eixo que ligado a um gerador, tanto directamente como por redutora, produz electricidade.

para ter um exemplo, vejam o que as carrinhas de carga tinham em cima delas para entrar ar e que estavam sempre a rodar.

agora hélices, para quem não sabe, é um bruxedo.... perfis que se vão alterando no alongamento, saber a que velocidade irão rodar... materiais compósitos, passos variáveis, alteração da posição do moinho em relação ao vento, etc, etc.....(a opção seria por as semelhantes a de um helicóptero, que já tem tudo isso, mas que não produz nada que se pareça..)

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

ventoinhas Escreveu:e umas hélices de um motor fora de bordo?
será que não funcionava? .
funcionava para que ? amacar o pao? fazer bolos? as maiores tipo titanic essas devem pesar umas boas toneladas
amacar pao não o faço, amassar pão isso sim e faço-o com as mãos, cozo-o em forno de lenha que possuo e como-o com manteiga de cabra.
bolos já os faço com uma batedeira eléctrica de baixa 'wattagem' e quanto ás pás do titanic, essas estão muito longe e enferreujadas para ir lá buscar. se me desenvolver um kit que não me deixe o óleo vegetal congelar á temperatura que deve estar o oceano atlântico a 3800 metros de profundidade, eu vou lá buscar. construo um batiscafo para tal. com umas janelitas de quartzo e tudo.(era lindo.)
mas já reparei que as suas criticas são algo destrutivas e não construtivas.
se deixar de ser irónico e dizer simplesmente que não dá por isto, ou por aquilo, aqui o fórum andava para a frente.
só dei uma ideia de um tipo que não 'pesca' nada de ventos.
tentei ajudar. acho que este fórum tem esse intuito. (estou-me a repetir).
mas de qualquer maneira, obrigado pela ironia.
faz-me bem rir de vez em quando.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

não é assim tão complicado o equilíbrio estático e dinâmico de um perfil adequado para pá.

aliás: as pás dos grandes aerogeradores são em mais de 90% manufacturadas e com acabamentos de muita mão de obra simples...

por outro lado há muitos exemplos reais de turbinas feitas por amadores com um rendimento muito parecido ás industriais.

os perfis comumente usados em aviação não são muito adequados à coversão de energia de vento.

aconselho a que os interessados se documentem em instituições oficiais credenciadas. ex.: dos eua a nrel e a awea, que se dedicam até à exaustão a estudos sérios, e que deverão ser por tal referência para nós.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

mas já reparei que as suas criticas são algo destrutivas e não construtivas peco desculpa se fui demasiadamente simplicista so queria dizer que as com tamanho consideravel sao demasiadamente pesadas e as mais pequenas nao chegam a um metro de diametro
a diferenca entre as pas de aero dinamos e as de barcos é que umas sao para aproveitar a pouca energia das deslocacoes do ar e as outras para convertir inergias electricas ou foceis nas deslacacoes da agua
a ideia tem o seo valor nao queria ser ironico mas perdi-me desculpe
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

não é uma questão de desculpas ou não.
tente ser mais 'professor' com que não sabe e menos 'velho dos marretas'.
assim entre todos, aprendemos.

deveria estar no pensamento do dia mas fica bem aqui;

as desculpas não se pedem, evitam-se.

mas está desculpado.

o pão amassado com as hélices fora de bordo, deveria ficar uma boa m.r.a.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

a pressão do vento por ser constante em cada momento em toda a área varrida pela turbina não difere do centro para a periferia.

r: certo. mas se a pressão é constante é relativamente a 1cm2. se se aumentar a superficie na ponta vamos ter mais cm2 logo mais força... ou estarei enganado?

um unico problema é caso seja feita acima de 1 m de comprimentos as pás são moles, sendo necessário um reforço na parte de trás das hélices. tipo colar um parte d o tubo de pvc para reforço,

r: ou usar uma roda de bicicleta. desta forma pode-se prolongar mais um pouco o comprimento! isto se o aspecto visual não for mt importante!

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

olá pessoal,
parece que isto por aqui anda um pouco desorientado
uns querem fazer geradores eolicos com motores de carrinhos de pista,para vender a energia á edp,
outros criticam quem tem ideias que até são viáveis,
ainda há quem goze com a inegurancia,parecendo que já nasceram ensinados.

quanto ás pás de geradores,não há nenhuma que não dobre.
se assim não fosse, grandes vigas de aço teriam que levar os geradores cujas pás tem mais de 50 metros de comprimento.

tambem podemos tomar o exemplo das pás dum helicópetro,onde se pode ver a flexibilidade sem que estas "estilhacem"como alguém aqui alertou essa possibilidade.
um abraço,e mãos á obra.

truka.
Sempre a aprender.

fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Ao Ferra

amigos, em relação a confecção das pás, com tubos de pvc, realmente maiores que 1m ficam moles, mas é facil torná-las mais rigidas, com uma reforço de mais ou menos 80 cm atras das pás do proprio tubo de pvc que sobra. o que notei após a confecção é que as bordas das pás ficam quadradas pelo corte da serra.
o que fiz?? peguei uma faca e arredondei as bordas das pás... ou melhor dizendo as pás teem que ser o mais aerodinamicamente melhor possível.

entendende?? pegue uma faca ou estilete e vá arredondando as bordas quadradas até ficar tudo arredandado.

abraços!

luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

ferra Escreveu:a pressão do vento por ser constante em cada momento em toda a área varrida pela turbina não difere do centro para a periferia.

r: certo. mas se a pressão é constante é relativamente a 1cm2. se se aumentar a superficie na ponta vamos ter mais cm2 logo mais força... ou estarei enganado?
não é bem assim....

a pressão por cm2 no centro é uma e na periferia irá ser outra totalmente diferente derivado à enorme diferença de velocidade que cada ponto tem, ou não é?

a 2ª é totalmente verdadeira em estático e proporcionalmente em velocidade

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

soponho que o que o ferra queria dizer é que sopondo que nao existindo vento algum se o peso duma pessoa for posto em sima da eolienne junto ao veio ela nem se desloca mas se for na ponta voce com a forca do seo braco fala rodar tranquilamente outro exemplo sopondo ter um bastam de 4m longo a 10 cm da ponta voce poe um tronco de arvore o seo peso nao é suficiente para levantar o propio bastam. mas se voce quer levantar o seo carro meta um tronco a dez cm do estremo e com o seo propio peso levantara a viatura ou é mentira ?

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

segundo o que me lembro de fisica, uma alavanca com 1m para um lado com 10kg é levantado com apenas 1k se do outro lado estiver 10 metros de alavanca

f = força
d = distancia

f1 x d1 = -f2 x d2

http://pt.wikipedia.org/wiki/alavanca
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

compreendo o que o luis bar explicou. realmente não tive em conta a variável -velocidade-. mas continuando o meu raciocinio e tendo em conta que a velocidade é a mesma, em relação a uma pá fina uma que tenha mais superficie na ponta consegue extrair mais potencia né? vamos ignorar os vortices deixados pala passagem da mesma e que esta é suficientemente robusta para suportar desta forma os ventos fortes...

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

sim, quanto mais longe do centro menos força é necessário fazer.. mas... quanto mais peso, mais força é necessário fazer.
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

braço potente , braço resistente

Responder

Voltar para “Energia Eólica”