Estava a Perder Gasoleo!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
kokas
Membro
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 1:00 pm

Estava a Perder Gasoleo!!!

Mensagem por kokas »

tenho um peugeot 206 1.9d, com bomba lucas e estava a andar com ovd30 e não tinha sentido nenhum problema, nem a arrancar a frio, nem quebras de potencia!!
mas um dia destes ao chegar a garagem e depois de tirar o carro reparei que tinha um liquido no chão....não liguei como tinha chovido no dia anterior a noite pensei que era disso!!!passou varios dias e o carro nunca mais ficou na garagem, n tive oportunidade de reparar o que estava a acontecer!!
voltei a deixar o carro na garagem passado uns dias e voltei a verificar um liquido no chao...tinha um aspecto parecido com oleo vegetal...
desmontei a parte superior do motor ate chegar a bomba injectora e vi que por baixo da bomba estava "pingado"....vi logo que era uma fuga qualquer da bomba!!!
levei o carro ao mecanico, e depois foi para uma oficina de bombas injectoras e tinha uma fuga num vedante certamente provocado pelo oleo vegetal!!!

este certamente é um efeito provocado pelo ovd nas bombas fracas como a lucas quando se arrisca de mais!!não estou a por este post para alarmar as pessoas, apenas o tou a fazer para aqueles que arriscam com percentagens de 60% e 70% ou mais, que os problemas acontecem!!
na minha foi so o vedante, mas que usa percentagens superiores pode ser a bomba toda!!

continuo a usar ovd mas reduzi um bocado a percentagem!!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá kokas
no meu ponto de vista fizeste bem em continuar a usar ovd e em reduzir as percentagens.
relativamente ao problemas das juntas quero acrescentar o seguinte: a maior parte dos problemas reportados devido ao uso de percentagens exageradas, quer em lucas quer em bosch, referem problemas bem maiores que a deterioração dos vedantes. de facto esse problema parece estar até relacionado com a qualidade do gasóleo que deriva das novas normas de produção, provocando menor capacidade lubrificante, e redução da vida das juntas. finalmente, a diminuição do poder vedante das juntas, num circuito não alimentado por uma bomba de transferência auxiliar deveria promover a entrada de bolhas de ar no circuito de admissão de combustível, uma vez que este está sob baixa pressão constante, e a menos que se trate de uma fuga na parte de retorno, esta sim, sob uma ligeira pressão. de qualquer forma, se quiseres continuar a usar ovd e aproveitar o verão para o fazer, deves proceder à alteração do circuito de retorno (assim, a bomba tem que transferir do tanque uma quantidade muito menor de combustível), e intercalar no circuito, imediatamente antes do filtro, um permutador eléctrico ou hidráulico. estamos a falar de pequenas e bastante económicas alterações mas que podem fazer grande diferença. não esquecer ainda os 2% de gasolina.
saúde da boa!

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”