pois é.
calhou-me a pastilha este ano a mim.
tenho andado com uns problemas de manutenção de lâmpadas nas escadas do prédio e lembrei-me de questionar aqui os carolas sobre o seguinte:
que tipo de lâmpadas económicas se devem adoptar nas escadas de um prédio com sensores de movimento.
tenho andado a pensar em substituir as lâmpadas totalmente (visto que este ano tenho poder para isso), mas os meus conhecimentos resumem-se a pouco.
as lâmpadas incandecentes suportam melhor o liga e desliga e são muitas para substituir.
as lâmpadas fluorescentes consomem o equivalente a 3 horas de consumo, no arranque, o que me questiona sobre se valerá a pena usá-las, para periodos de 3 minutos.
as lâmpadas fluorescentes compactas parecem-me uma boa opção, mas a regra dos consumos no arranque mantêm-se????
existirá alguma lâmpada com cor amarela de baixo consumo??? as usadas actualmente são incandescentes de 20w (do chinês)
importante, não pretendo trocar os casquilhos existentes, para não aumentar os custos e assim os restantes condónimos chubarem a minha gestão.
abraço ambientalista
Administração de Condomínio!!
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
então já somos dois...
relativamente ás lâmpadas tenho um problema parecido. embora quase todas sejam fáceis de substituir existe uma no átrio de entrada que só de escada. estou a pensar em substitui-la por outra de leds. é que escada só mesmo o electricista...
as lâmpadas fluorescentes compactas parecem-me uma boa opção, mas a regra dos consumos no arranque mantêm-se????
parece-me que o problema estará mais no facto de elas não gostarem do acende apaga (reduz o tempo de vida) que o consumo da dita no arranque...
pelo que tenho lido as de led são as mais indicadas para essa função mas com a limitação de serem muito direccionais or isso vou continuar a manter as incandescentes até porque o consumo do condomínio ronda os 3€...
relativamente ás lâmpadas tenho um problema parecido. embora quase todas sejam fáceis de substituir existe uma no átrio de entrada que só de escada. estou a pensar em substitui-la por outra de leds. é que escada só mesmo o electricista...
parece-me que o problema estará mais no facto de elas não gostarem do acende apaga (reduz o tempo de vida) que o consumo da dita no arranque...
pelo que tenho lido as de led são as mais indicadas para essa função mas com a limitação de serem muito direccionais or isso vou continuar a manter as incandescentes até porque o consumo do condomínio ronda os 3€...
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
nem hidráulico nem outro de outra espécie è um edifício com 3 andares logo não é obrigatório... estou cá a pouco tempo e já estou farto de subir e descer... mas como é temporário (ainda sonho com a minha casinha) vou aguentando... depois arrendo o apartamento para ajudar a pagar as despesas...netcruiser Escreveu:3€
já vi que por aí não trabalha um elevador hidráulico.
quanto ás lâmpadas, para essas funções só mesmo as de led ou incandescente. todas as outras não se prestam ao acende apaga acende... mas pode ser que apareça por ai alguém com mais conhecimentos...
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
ora viva,
só queria informar quem não sabe, que para além dos balastros convencionais,existem balastros electrónicos para lampadas fluorescentes onde não é necesssario utilizar o arrancador. quanto ao rendimento/poupança ,o fabricante deve ser quem melhor poderá ter essa informação.
saude para todos,
truka.
só queria informar quem não sabe, que para além dos balastros convencionais,existem balastros electrónicos para lampadas fluorescentes onde não é necesssario utilizar o arrancador. quanto ao rendimento/poupança ,o fabricante deve ser quem melhor poderá ter essa informação.
saude para todos,
truka.
Sempre a aprender.