Tens paineis solares em casa??

Tem painéis solares na sua habitação?

Não, nem penso vir a investir nisso.
7
7%
Ainda não tenho, mas penso vir a adquirir...
59
58%
Já tenho painéis solares fotovoltaicos
14
14%
Já tenho painéis solares térmicos
21
21%
O que são painéis solares??
0
Sem votos

Total de votos: 101

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Tens paineis solares em casa??

Mensagem por luimio »

vamos ver se os utilizadores aqui do fórum já fizeram ou investiram em painéis solares!
votem na sondagem e relatem a experiência.
se acharam estão a achar um bom investimento, se estão a funcionar como pretendiam, tipos de problemas, despesas manutenção, etc...

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

tenho um painel solar térmico instalado à vários anos. o sistema sempre funcionou muito bem e representa uma redução apreciavel de consumo de energia de outras origens.
resumidamente o sistema é composto pelo painel própriamente dito, um reservatório que está instalado dentro de casa e a bomba de circulação.
quando o adquiri tive um retorno do irs

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

boas,

eu tenho um painel solar para aquecer a àgua

mt bom mesmo

cumpris,
jean
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Mensagem por crazyscientist »

eu tenho 2 paineis "rotex solarix"e um depósito de 200 litros para aquecimento de águas sanitárias e possibilidade de desviar para o circuito de aquecimento central quando atingida a tº desejada no depósito através do uso de uma electrovalvula ligada ao termostato do depósito. o paineis são deste tipo da foto:

Imagem

Imagem

está tudo a funcionar perfeitamente, vai se tendo água quente para tomar banho sem consumir energia fóssil e ainda reduzo o gasto de gasóleo para o aquecimento central.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

mas no inverno... se não houver muita sol, não serve para aquecimento central :\
A caminho dos 92.000km

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

posso te dizer que no ano passado no inverno, com 3ºc de temperatura ambiente e com o sol de inverno que caracteriza bragança, a tº do depósito de aquecimento central subiu aos 25 ºc em menos de 4 horas, estando o aquecimento a gasóleo desligado por não estar em casa nos dias anteriores. assim tudo o que se poupar à caldeira a gasóleo é lucro, visto a caldeira só ter de aquecer dos 25 aos 65ºc em vez dos 3/4ºc aos 65ºc. não tenho feito mais experiencias mas posso dizer que compensa.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por klinzter »

ah! então estás a usar o circuito da caldeira juntamente com o painel solar?

cumpris,
jean
A caminho dos 92.000km

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

aqui vai um esquema simplificado da minha instalação, de referir que no esquema não constam os vários vasos de expansão que evitam "soluços" nas tubagens e arrebantamento das mesmas. a verde é a electroválvula comandada pelo termostáto do termoacumulador (amarelo). as caixinhas com setas são válvulas de sentido unico (anti-retorno).

Imagem

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

os meus pais têm um sistema solar há uns 21 ou 22 anos e continua a funcionar. é um sistema de termossifão com os painéis na parede virada a sul ao nível do tecto do r/c com o depósito de 300l interior, no sótão.
sistema arcaico... os painéis já largaram alguma água mas o calcário já se encarregou de tapar os furos.

foi montado em 1985 ou 86, quando se deu uma grande implementação deste mercado em portugal. custou 200 contos nesse tempo.

tal como agora, qualquer um instalava sistemas solares que depois não funcionavam minimamente. daí que o mercado caiu passado pouco tempo.
claro que, hoje, com a exigência da certificação dos instaladores (já recebi o meu cap de instalador na semana passada ) a qualidade técnica está a melhorar.

cumps
João Nunes

pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Mensagem por pvtereceira »

já agora quem é o distribuidor da rotex no norte?

obrigado.

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

no meu caso quem fez a instalação foi "octavio morais lda" delegação de bragança, e tem sede em chaves. eu escolhi a caldeira dedietrich por ser mais fiável e potente.

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Solar

Mensagem por Abiliodinis »

ter paineis solares é um dos melhores investimentos actuais,, tem o retorno do investimento em 4 a 5 anos e depois é só lucro.também temos que pensar no meio ambiente.
eu tenho um painel desde 1984 marca solefil france esta marca já não deve existir ao menos que eu saiba, até hoje as despesas foram duas sondas e levou o acumulador em setembro de 2006, não pode durar sempre, mas o painel ainda está para durar. comprei em maio de 2006 um kit da solco para um familiar, estou satisfeito com este, mas o antigo é melhor.
resumindo á pessoas que compram aparelhagens de som mais caras que um painel solar, e que lucro tiram?
e preciso incentivar talvez mais publicidade cumprimentos

Suarez
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jun 06, 2007 11:59 am

tens paineis solares em casa?

Mensagem por Suarez »

tenho duas centrais de 5 kw e estou a vender a edp.

em casa tenho um painel de 15 w e outro de 120 w.

Investigador
Membro
Membro
Registado: segunda jul 23, 2007 10:33 am

Re: tens paineis solares em casa?

Mensagem por Investigador »

suarez Escreveu:tenho duas centrais de 5 kw e estou a vender a edp.

podes dar mais promenores??
ke tipo de instalação ? eskema? ligação?

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver

estás registado como produtor de energia independente? quando é que obtiveste uma licença? pergunto isso porque quando me andei a informar sobre isso, disserem-me que a edp não passava uma licença a particular há mais de 5 anos .

fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm

Aquecedor caseiro

Mensagem por fernandogoulart »

este aquecedor é caseiro, para aquecer água!

Imagem

pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Mensagem por pvtereceira »

grande aquecedor, pena é o aspecto, mas funciona não?

olhem eu tenho dois paineis gasokol e um depósito de 500l, acabei de instalar na quarta feira e ao meio dia e ao fim do dia já tinha água para dois banhos, hoje tenho 65º no termometro do acumulador, sensivelmente a 1/3 do acumulador. ou seja pelo menos 150 litros de água a 60º, com válvula misturadora à saida já tomamos ontem quarto banhos sem problemas.

fantástico.

pires
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 08, 2007 10:33 pm

Mensagem por pires »

investigador Escreveu:

podes dar mais promenores??
estou interessadissimo em adquirir uma central a quem me devo dirigir sou do algarve

ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Mensagem por ztxnew »

tenho dois painéis térmicos para aguas domesticas que formam um duplo. o sistema é espectacular. este inverno usei a caldeira em função modulante por apenas três semanas.
o painel é duplo com 2x2 mts e tem dois depósitos de 175 litros. a serpentina aquece o primeiro tanque e depois vai aquecer o segundo. do mesmo modo o consumo é feito ao tanque mais quente que é realimentado com agua também quente do segundo tanque. assim é menor a influência da agua fria no volume que abastece directamente a casa.
fiz a ligação do sistema de modo a que por intermédio de válvulas, posso fazer passar a agua pouco quente gerada nos piores dias de inverno, pela caldeira que acaba de a aquecer, consumindo muito pouco gás.
posso também só usar a resistência eléctrica do painel para aquecer nas horas vazias assim como apenas a caldeira, isolando o painel em caso de avaria.

na energia fotovoltaica ainda não consegui entrar.
tenho tentado ler bastante aqui no fórum para evitar perguntas sem nexo, mas para já o meu objectivo seria saber se posso produzir para consumo próprio em paralelo com a rede, de uma forma automatica, ou seja ter alguns painéis que me alimentam a casa durante o dia, com o oscilador em fase com a edp, e sempre que o consumo seja maior que a produção, o fluxo entre da rede.
alguém sabe se isto á possível?

um abraço,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm

Mensagem por Tiengenhocas »

eu tenho um painel marca "tiengenhocas" tem 2 metros de altura 1,20 de largura 10 centímetros de grosso, 11 tubos na vertical com chapa de alumínio, vidros de 4 milimetros na frente. caixa em fibra de vidro
o deposito foi feito de uma bailarina avariada, é inox de 150litros
não tem nada eléctrico
está orientado para inverno, porque de verão aquece de qualquer maneira
temperaturas no deposito: de verão aprox 70 graus, de inverno aprox 90

trabalha há 22 anos sem problemas

tambem tenho 2 pequenos paineis foto voltaicos experimentais, um deles esta num teste de resistencia, tem um espelho a reflectir mais luz solar

Responder

Voltar para “Energia Solar”