Motor DC (PRECISO DE AJUDA!!!)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
jmilton
Membro
Membro
Registado: sexta ago 17, 2007 3:10 am

Mensagem por jmilton »

ola...se eu rodar um motor dc 110v ou 200v na saida dele produs 12v?....e quantos rpm precisa para gerar os 12v.....e é dificil de encontrar este motor????
Aerogeradores.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

sim, não se encontra facilmente como os de electroíman.

as rotações necessárias para produzir os 12v vai depender muito do motor, mas com um motor de 110v facilmente se faz os 12v, depois com um controlador de carga conseguimos estabilizar a saída em 12v mesmo que a entrada seja só 5v ou mais de 30.

dá uma olhada nestes videos, é um motor de 110v retirado de uma passadeira rolante (aquelas em que o pessoal costuma correr para manter a linha):

http://www.youtube.com/watch?v=zm8yriwonji

http://www.youtube.com/watch?v=fn2fkf8lnvs

e aqui a minha ultima experiência com um motor de 24v. não consegui muita amperagem, mal consegui acender uma lâmpada de 12v e 5w com rajadas de vento fortíssimas!
http://www.youtube.com/watch?v=zw5gwxdq4_g
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Dracula
Membro
Membro
Registado: sexta ago 17, 2007 11:48 pm

Mensagem por Dracula »

nao ha nada melhor que testar as coisas na pratica, e ser curioso para tentar saber o porques, muitas vezes a pratica nao se revela igual a teoria. sabias que um led emissor pode perfeitamente fazer de receptor? quando submetes o led a luz ele produz energia, descobri isso quando andava em testes com retransmissores de infravermelhos, queimei o led receptor substitui por um emissor e funcionou igualzinho na pratica nao houve qualquer diferenca em termos de alcance.

Dracula
Membro
Membro

Mensagem por Dracula »

Dracula
Membro
Membro

Mensagem por Dracula »

se conseguirem produzir 6v alternos e tiverem um transformador por exemplo 220v para 6v, se ligarem os 6v produzidos diretamente a saida do transformador que era de 6v vao obter 220v nos terminais onde entravam 220v. bem sei que na pratica isto nao é assim tao linear, porque o transformador foi projectado para uma frequencia de 60hz por certo a frequencia do gerador nao sera de 60hz mas sem qualquer sombra de duvida que mesmo que nao produza os 220v vai elevar a tensao dos 6v para muitos +, tendo em atencao que eleva a tensao mas baixa a corrente, podem ate fazer testes com um transformador que tenha saidas por exemplo 1.5v, 3v, 4.5v, 6v, 7.5v, 9v 12v experimentarem ligar a energia produzida entre o comum e tomada intermedia do transformador por exemplo a de 3v, é bem provavel que obtenham entre o comum e a tomada intermedia dos 12v os tao desejados 12v depois de rectificados e establizados, é sem duvida uma solucao economica e simples de obter 12v, para o caso de estarem interessados em experimentar e nao tenham percebido a minha ideia posso elaborar um esquema electrico a fim de me fazer perceber melhor.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

o que dava mesmo jeito era ter uma entrada variavel 3~30v e saída constante de 12v

no caso de um aerogerador... precisamos de uma coisa dessas para carregar a betria!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

existe num outro post deste site um esquema para fazer isso mesmo...

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

sim, e até fui eu que pedi esse esquema, mas é muito complexo para ser eu a executa-lo! eu queria mesmo era encontrar um para comprar e que funcionasse com garantia

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

quando passar pela leiritronica pergunto. só que não passo por lá todas as semanas!

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

não esqueças de perguntar o preço

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

claro! já vi lá aerogeradores pequenos mas a preços grandes!

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

pois

mas a vantagem é que esses é só chegar, montar no poste e ligar os "fios" e esquecer que ele existe.

um home made tem muito mais que isso!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

de facto! mas eu adoro quando tento fazer uma coisa e ela funciona! é uma sensação que não se obtém de outra forma.
de facto é montar e esquecer! o que é mais difícil de esquecer é que custavam 600€.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

de facto é uma verdade. dá muito mais prazer estar "a vida toda" de volta de uma criação nossa mas que funciona, do que pagar ali o dinheiro todo e não ter que me preocupar mais com isso.

prefiro 1000 vezes ter que andar constantemente de volta de manutenções e outras coisas para que tudo fique a funcionar

sardinha
Membro
Membro
Registado: segunda ago 20, 2007 1:42 am

Mensagem por sardinha »

olá a todos.

ninguém me perguntou nada, mas dado que isto é um fórum, sinto-me num certo "direito" de meter a colherada e tentar dar o meu contributo para o assunto.

bem... que confusão aqui vai...
ele é transformadores de "pernas para o ar", ele é dínamos de bicicleta etc etc.

de facto, a melhor solução para um aerogerador de construcção caseira (e de preferencia barata) é com a utilização dum alternador de automóvel.

1 - é fácil de arranjar, como alguém já disse acima em qualquer ferro-velho se arranja uma coisa dessas.

2 - é de facil fixação e montagem, geralmente tem incorporados os respectivos pontos de fixação no motor do carro.

3 - tem a vantagem de poder produzir na saida corrente contínua a relativamente baixas rotações, isto apesar de na saida propriamente dita do alternador a corrente ser alterna, quase todos eles tem acoplado um rectificador que passa a corrente de alterna para contínua, e muitos tem até incluido um regulador de tensão que, independentemente da tensão de saida do alternador (dependente da rotação), fornece sempre à saida uma tensão constante de aproximadamente 12 a 14 volts dc (volts continuos), prontinhos a carragar qualquer sistema de baterias (as tais onde depois vamos "guardar" a energia produzida pelo "gingarelho".
é conveniente acoplar no circuito de saida antes das baterias um ou dois diodos por forma a evitar correntes de retorno ou efeitos de auto-alimentação, mas disso podemos falar depois...

outra "coisinha" de que ninguém se está a lembrar aqui, é a questão do desventamento, ou seja:

é girissimo ver o nosso gerador caseiro a "chispar" durante os periodos de maior vento, mas cuidado, não vá aquilo chispar demais e acabar por destruir algum rolamento, o sistema de de direccionamento (aquele que o mantém sempre virado de frente para o vento com aquela "caudinha" como os moinhos, ou então, como já vi acontecer a um, saltar-lhe uma pá em andamento e sair disparada ao telhado do vizinho do lado, sendo que, se isso acontecer, é garantido que as restantes vão saltar pouco depois, pois o rotor (é o nome da "coisa") fica desequilibrado e tende a partir-se em breve. cuidado com isto e com o que estiver por baixo....

ora... para evitar isso nos aerogeradores "a sério" recorre-se a um sistema também utilizado nos aviões de hélice e nos helicópteros e que consiste em utilizar pás orientáveis que rodam sobre si proprias, inclinando-se e desta forma expõe mais ou menos a sua superfície à força do vento.

quem é que já não meteu a mão de fora da janela do carro na autoestrada e a fez inclinar para cima e para baixo... pois, é esse o efeito.
a ideia é assim pode controlar a velocidade de rotação do rotor expondo mais ou menos superficie da pá à força do vento.

mas voltemos à "coisa"...

como um sistema de pás orientáveis é muito $ofi$ticado em vez de orientarmos as pás, podemos orientar o conjunto todo, ou seja, usando mais uma "caudinha" mas desta vez perpendicular, sempre que o vento aumenta o conjunto começa (por força desta e do proprio vento) a desviar-se para o lado e assim deixa de estar de frente para o vento, diminuindo a acção deste e, consequentemente, a rotação do alternador.

foi muita coisa junta?

bem, vamos lá discutir o assunto, as duvidas, e depois continuamos.

abraços a todos e desculpem ter metido assim o bedelho na discussão..

Autor do tópico
jmilton
Membro
Membro
Registado: sexta ago 17, 2007 3:10 am

Mensagem por jmilton »

oi....consegui um motor dc 90v 8 amp 4000rpm magnetico permanente .de esteira de ginastica consegui tirar de uns 30v sei que vou presisar de um regulador de voltagem....para estabilisar em 12v...
Aerogeradores.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver

jmilton:

era isso mesmo que eu falava!

sardinha: muito bom texto, não sou moderador mas acho que és a pessoa indicada para fazer um pequeno faq sobre aerogeradores caseiros

quanto ao alternador:

eu tenho um de 50a, mas nunca o consegui meter a produzir qualquer corrente. (simplesmente ligava um voltimetro, rodava e nada)

depois disseram-me que era necessário dar-lhe os 12v para ele produzir os 12v... hum... e agora? como sei que ele está a produzir alguma coisa? é obvio que ele vai medir 12v... hellooo!! estou ligado a uma bateria de 12v

se calhar usar o alternador até que não vai ser má ideia! falta desenvolver o "sistema"

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

viva!
realmente já tinha sugerido a utilização de um alternador. aprofundando um pouco a "coisa" descobri que necessito de cerca de 1500rpm para ele poder começar a fornecer os desejados 12v. como os vamos obter com energia eólica? necessita também de uma corrente de excitação logo, quando está abaixo dessa rotação estará a retirar corrente da bateria! tem de se prever um circuito para interromper a corrente de excitação quando isso acontece!
quanto ao introduzir diodos para evitar correntes de retorno não é necessário! o circuito interno que rectifica a corrente já os possui.

depois disseram-me que era necessário dar-lhe os 12v para ele produzir os 12v... hum... e agora? como sei que ele está a produzir alguma coisa? é óbvio que ele vai medir 12v... hellooo!! estou ligado a uma bateria de 12v

o circuito de excitação é diferente do de carga. lá por se estar a fornecer 12v não quer dizer que ele os vá debitar logo á partida.

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm

Usar alternador de carro

Mensagem por consultor »

olá também,

concordo com o sardinha que seria bom pôr alguma ordem na confusão reinante.
proponho-me escrever amanhã um artigo comparativo sobre os méritos dos vários equipamentos usados como geradores eólicos.

entretanto alguns comentários adicionais ao post do sardinha, as vantagens foram mencionadas, agora as desvantagens:

1 - um alternador de carro (não modificado) só dará a sua potência máxima (750 a 1000 w) acima das 10.000 rpm
2 - as nossas pás rodarão com boa vontade aí a 600 rpm máx.
3 - logo precisaremos de ter um conjunto de engrenagens para multiplicar por 10 mínimo esta rotação. sem passarmos acima das 2000 rpm poderemos ter lá os 12v, mas não conseguiremos extrair dele os muitos amperes que gostamos para carregar as baterias ou fazer funcionar o inversor síncrono para mandar energia para a rede.
4 - o rendimento destas engenagens é miserável, perde-se muito em atrito.
5 - o efeito de travão magnético (cogging) é notável, quer seja com o rotor alimentado pela bateria, quer com o alternador modificado (rotor maquinado e imans de neodímio colados em cima dos dedos do rotor). torna difícil o arranque das pás com vento fraco.

por estas razões muitos foruns consideram os alternadores de carro uma solução fraca.

quanto à questão de se partirem pás ou cair a torre, tem de ser muito bem feito, não se pode enfiar o gerador num pau de vassoura e pôr na varanda.
nos outros paises existe um lei chamada "fall zone" que exige uma distância de segurança do gerador à rua ou ao quintal dos vizinhos, de modo a que se o conjunto tombar com vento forte não possa pôr em risco propriedade ou vidas de terceiros. cá em portugal não sei se existe.
logo a torre e a articulação da cauda são tão importantes como o gerador e as pás, mas são normalmente negligenciadas pelo pessoal.

amanhã há mais.

cumprimentos,
consultor

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

dracula Escreveu:se conseguirem produzir 6v alternos e tiverem um transformador por exemplo 220v para 6v, se ligarem os 6v produzidos diretamente a saida do transformador que era de 6v vao obter 220v nos terminais onde entravam 220v. bem sei que na pratica isto nao é assim tao linear, porque o transformador foi projectado para uma frequencia de 60hz por certo a frequencia do gerador nao sera de 60hz mas sem qualquer sombra de duvida que mesmo que nao produza os 220v vai elevar a tensao dos 6v para muitos +, tendo em atencao que eleva a tensao mas baixa a corrente, podem ate fazer testes com um transformador que tenha saidas por exemplo 1.5v, 3v, 4.5v, 6v, 7.5v, 9v 12v experimentarem ligar a energia produzida entre o comum e tomada intermedia do transformador por exemplo a de 3v, é bem provavel que obtenham entre o comum e a tomada intermedia dos 12v os tao desejados 12v depois de rectificados e establizados, é sem duvida uma solucao economica e simples de obter 12v, para o caso de estarem interessados em experimentar e nao tenham percebido a minha ideia posso elaborar um esquema electrico a fim de me fazer perceber melhor.

não devo perceber nada disto mas.....o standard europeu é de 220/240 v (antigamente 220v) a 50 hz e o americano é de 110/120 v (antigamente 110v) a 60 hz. 220 v a 60 hz também pode haver no standard americano (que é usado no brasil) mas isso não é usado normalmente no sector doméstico (é como a nossa trifásica de 380-400v). o meu problema é que não sei exactamente do que se está a falar por aqui, porque me parece que se tem estado a misturar tudo.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”