Mercado da certificação energética pode valer 150 milhões

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mercado da certificação energética pode valer 150 milhões

Mensagem por luimio »

a partir de janeiro de 2009 o mercado da certificação energética pode movimentar anualmente 150 milhões de euros. nesta altura estarão abrangidos pela legislação todos os edifícios transaccionados, sejam novos ou usados. o valor é estimado por fernando santo, bastonário da ordem dos engenheiros, pressupondo que nesse período serão realizadas por ano cerca de 300 000 transacções.

«considerando que só o custo do processo da certificação poderá variar entre 300 euros e os 500 euros, pode estimar-se que o mercado possa variar anualmente entre os 90 e os 150 milhões de euros», calcula.

esta é também a estimativa de carlos nascimento, sócio da certificação positiva, empresa vocacionada para a prestação de serviços nos domínios do sistema nacional de certificação energética dos edifícios e da qualidade do ar interior. de qualquer modo, o especialista alerta que os custos com estes trabalhos diferem muito consoante o tipo de serviço prestado. «fazer uma auditoria ao hospital de santa maria, por exemplo, ou a uma escola de ensino básico não é o mesmo e tem valores e tempos de intervenção completamente distintos», frisa.

até ao final do ano, de acordo com as previsões da agência para a energia, espera-se que estejam abrangidos aproximadamente 1000 edifícios. com efeito, «é calculável que o mercado possa rondar os quatro a cinco milhões de euros nesta fase inicial», estima filipe bello morais, director da sotecnisol energia, a nova área de negócios criada pela sotecnisol, vocacionada para o fornecimento de soluções de aproveitamento e utilização de energias renováveis e de sistemas de eficiência energética.

tânia nascimento

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”