fibro-cimento lusalite -amianto

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

fibro-cimento lusalite -amianto

Mensagem por ventoinhas »

fibro-cimento lusalite -amianto por acaso alguem entendido sabe dar alguma relaçao entre estes materiais ?
é que é assim existe em frança telhas tipo lusalite e que dizem conter amianto e este como é altamente toxico e cancerogenico cada vez que se desmontam tais telhados vem firmas espressamente com todos os equipamentos especiais para poder estrair os ditos e transportalos para locais seguros a minha questao é se existe alguma relacao entre estes materiais ou se existe materiais com amianto e se é previsto alguma norma propia para tais materiais consederados altamente toxicos
la que hajam muitos acidentes de viacao é por culpa dos aotomobilistas que praticam actos inadequados as vias existentes (entre outros )
mas haverem tantos problemas cancerogenicos nao podera haver uma causa plausivel?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

embora não tendo conhecimento inequívoco sobre esta matéria penso que no inicio realmente essas telhas foram construídas usando amianto. (os caços dos travões dos carros também o foram) há já muitos anos que foi interdito e passaram a ser produzidas com outras matéria. a remoção não é o mais perigoso mas sim o seu aparamento ou corte porque liberta poeira e a consequente inalação. isto é o que se ouve dizer nas obras...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

boas,

lusalite foi uma empresa de materiais de construção em fibrocimento.

fibrocimento é um material à base de cimento e amianto.

fibrocimento nt é um material à base de cimento sem amianto, produzido pela cimianto.

amianto é uma matéria-prima altamente cancerígena muito utilizada em tempos passados para produzir materiais para construção civil e indústria automóvel (em componentes de atrito tais como discos de embraiagem e pastilhas de travões).

hoje, por directiva da união europeia, é proibida a utilização do amianto em materiais de onde possa haver a libertação de fibras dessa matéria-prima por serem cancerígenas quando inaladas.

quanto à lusalite, refira-se que esta empresa foi líder de mercado mas, com a nova legislação, decidiu fechar as portas no ano 2000.
a cimianto alterou o tipo de matérias-primas e continua a crescer no mercado nacional, espanha e palop's.

cumps
João Nunes

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”