URGENTE, Cursos SCE, RCCTE,RSECE

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

URGENTE, Cursos SCE, RCCTE,RSECE

Mensagem por pvtereceira »

boas noites.

estou para me inscrever num curso de rccte, acham que vale a pena investir 750 € ou não?

qual o melhor curso dos que falei.

obrigado.

esquezito
Membro
Membro
Registado: segunda set 17, 2007 9:14 pm

Mensagem por esquezito »

na "master d " estao a pedir 1725 euros

Autor do tópico
pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

muito caro eu ia fazer por 750 na ordem dos eng.

esquezito
Membro
Membro
Registado: segunda set 17, 2007 9:14 pm

Mensagem por esquezito »

pois,nao conheço um local de formaçao mais barato

nuno63
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça set 18, 2007 11:15 pm

Mensagem por nuno63 »

o curso do rccte por si só não me parece que valha a pena o investimento.

se pretende apenas conhecer ao detalhe o novo rccte já existem cursos desses entre os 200 e os 300.

estes módulos mais publicitados e que me parece ser os que está a falar, são os módulos acreditados pela adene e que são obrigatórios caso pretenda tirar o módulo de sce (sistemas de certificação energética).

este módulo (sce) valerá já a pena, no entanto aos 750 € terá que somar no mínimo mais 1000€.

poderá parecer muito mas a verdade é que, como deverá saber, a actual legislação exige a certificação energética de todas as fracções, quer na fase de projecto quer após a finalização da construção, de modo a poder atribuir a tão falada etiqueta energética a cada fracção.

actualmente esta exigência afecta apenas as novas construções, mas a partir de 2009 afectará todas as fracções que sejam vendidas ou alugadas.

considerando que actualmente existem cerca de 50 peritos sce e que o custo de uma certificação de uma unica fracção (apartamento) ficará entre 300 €e 500 € é fazer as contas....

Autor do tópico
pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

não é pelo preço apenas é porque um eng. electrotecnico não pode fazer rccte mas pode fazer rsece.

não entendo, e informaram-me à minutos que a taxa de reprovação é de 90%.

que miséria de país.

nuno63
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça set 18, 2007 11:15 pm

Mensagem por nuno63 »

pvtereceira Escreveu:não é pelo preço apenas é porque um eng. electrotecnico não pode fazer rccte mas pode fazer rsece.

não entendo, e informaram-me à minutos que a taxa de reprovação é de 90%.

que miséria de país.
bem o país pode ser uma miséria mas não é assim tanto.

primeiro um eng. electrotécnico pode fazer rccte, rsece e pode ser perito sce.

a imposição regulamentar que existe para se poderem fazer estes projectos/estudos é que se seja engenheiro inscrito na oe, engenheiro técnico inscrito na anet, ou arquitecto inscrito na oa.

o que acontece é que o novo regulamento (rccte) é muito mais complexo que o anterior e entra em pormenores que para quem não contacta com a realidade da obra em si é muito complicado entender (e mesmo para alguns desses....), mas nada impede um engenheiro ainda que de polímeros o faça (e conheço um que o faz)...

em relação à elevada taxa de reprovação, acontce sim no módulo de perito sce. nos módulos de rccte e do rsece (existem 2 módulos do rsece) as taxas são aceitáveis. no módulo de perito certificador não serão de 90% mas andam na casa dos 75%. e isso deve-se à dificuldade do curso em si e à velocidade da formação. todos os módulos são dados em cerca de 3 dias cada o que nem sempre é fácil para toda a gente assimilar tanto conhecimento junto e só quem está muito calejado na matéria é que se safa.

conheço alguns "teóricos" doutorados em térmica a dar aulas em faculdades que chumbaram no curso. prova-se que o contacto com a obra é crucial.

mas acredite que é um óptimo investimento, tanto pelos projectos que pode vir a fazer (os preços que apresentei acima eram para o rccte, os do rsece serão bastante superiores) como pela formação que pode vir a dar pela adene. as primeiras pessoas que tiraram os curos pagaram cerca de 5000 € pelo "pacote" todo, sendo qeu a formação foi dada pela própria adene. agora são essas mesmas pessoas (as que tiveram êxito) que estão a dar a formação nas faculdades e lhe vão cobrar 800 € por cada módulo.

como digo, é fazer as contas.

Responder

Voltar para “Geral”