QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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QUE PERCENTAGEM DE OVD USAS?

90%
12
10%
70%
6
5%
50%
36
31%
30%
27
23%
20%
20
17%
10%
17
14%
 
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visitante
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Mensagem por visitante »

vivam ....


exacto! a polimerização do óleo no tanque é "evitada"* pela alteração do retorno. o aquecimento reduz o stress causado na bomba pelo aumento da viscosidade do combustível.
*"evitada".. atenuada seria mais apropriado..e não esquecendo a adição de 5% de gasolina..

abraços
[***************]


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

bastante atenuada seria ainda mais correcto. uma vez que a oxidação, que antecede a polimerização é função da temperatura e do contacto com o oxigénio, bem como catalisada pela presença de alguns metais. mas um aumento para o dobro da temperatura mais do que duplica a velocidade de oxidação. uma vez que a presença de óleo oxidado é também um factor de aumento da velocidade de oxidação eu recomendaria uma lavagem periódica do tanque com um pouco de gasóleo. em alternativa pode-se snifar o tanque, os peróxidos que se formam no óleo vegetal fortemente oxidado têm um cheiro agreste a diluente e são sinal de sarilhos a curto prazo.

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orbis
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Mensagem por orbis »

nas temperaturas não se pode falar em dobro.....

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sccf
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Mensagem por sccf »

ok, então acho que o meu proximo passo é o pré aquecimento do óleo.
isso é fácil para uma leiga?
estive a dar uma vista de olhos aos tópicos não encontrei... devo ter visto mal. alguém pode indicar-me em que tópico encontro a resposta?

já agora fry... porque não mudar a pergunta para "quem usa ovu?"

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

reolá a todos
o meu passat já fez de 20.000 km com uma mistura de cerca de 30%.

há alguns dias atrás quando fui abrir o deposito pra atestar novamente veio-me ao nariz um cheiro esquisito tipo tinta de óleo fresca ou coisa do género.

será que se deve ao efeito da oxidação do óleo?

pensei que usando 30% de oleo a oxidação do óleo seria tão insignificante que tão cedo não daria por ela.

por via das dúvidas optei por deixar de atestar o deposito, nas duas vezes seguintes, com a mistura de oleo.

consumidos que foram cerca de 120 litros de gasóleo (dois depósitos atestados) o cheiro a tinta parece que se foi.

a pergunta agora é..... devo fazer mais alguma coisa para limpar o depósito, ou o gasóleo terá sido suficiente para efectuar a lavagem e acabar com os indesejados efeitos da oxidação????

um abraço para os moços, e uma beijoca pras moças que felizmente também já vão aparecendo por aqui.


Autor do tópico
Fry
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Mensagem por Fry »

olá
ok, então acho que o meu proximo passo é o pré aquecimento do óleo.
o ideal será colocares um kit de forma a obteres o rendimento e fiabilidade precisos.

o hynek está mais dentro do assunto.

jinho.
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Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
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hynek
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Mensagem por hynek »

hilário Escreveu:reolá a todos
o meu passat já fez de 20.000 km com uma mistura de cerca de 30%.

há alguns dias atrás quando fui abrir o deposito pra atestar novamente veio-me ao nariz um cheiro esquisito tipo tinta de óleo fresca ou coisa do género.

será que se deve ao efeito da oxidação do óleo?

pensei que usando 30% de oleo a oxidação do óleo seria tão insignificante que tão cedo não daria por ela.

por via das dúvidas optei por deixar de atestar o deposito, nas duas vezes seguintes, com a mistura de oleo.

consumidos que foram cerca de 120 litros de gasóleo (dois depósitos atestados) o cheiro a tinta parece que se foi.

a pergunta agora é..... devo fazer mais alguma coisa para limpar o depósito, ou o gasóleo terá sido suficiente para efectuar a lavagem e acabar com os indesejados efeitos da oxidação????

um abraço para os moços, e uma beijoca pras moças que felizmente também já vão aparecendo por aqui.
eu uso entre ov80 e ov100, já fiz uns 35.000 km. nunca me tinha acontecido isso (tenho a realimentação do retorno). provavelmente é uma consequência do retorno do combustível aquecido ao depósito, o que acelera a oxidação. adicionas 2% da gasolina 95? parece-me que esta gasolina, entre outros benefícios, ajuda ter este problema controlado.

tenta fazer uma coisa assim:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 1969#31969

acho que com 2 depósitos a gasóleo o circuito ficou limpo e podes continuar com ov30.
Um abraço
Hynek
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Hilário
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Mensagem por Hilário »

obrigado hynek, realmente não tenho adicionado gasolina nenhuma acho que deixei de adicionar no principio da primavera, já lá vão uns bons milhares de quilómetros.

quanto ao retorno, eu só tenho um depósito no qual faço a mistura, mas se percebi o bendito retorno é feito para a entrada do filtro do gasóleo, onde combustível do retorno se vai misturar com o que vem do depósito.

parece-me uma boa solução, vou fazer uma visita ao meu mecânico a ver se ele me faz a alteração do circuito.

aquela coisa da purga por causa do ar.... acontece invariavelmente, de tempos a tempos? ou raramente acontece?

o passat tem uma capa em plástico em cima do motor é uma chatice estar sempre a tirar e por aquela coisa.... não há forma de evitar a entrada de ar no circuito???

obrigado mais uma vez.

um abraço


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

olá hilário
não há necessidade de limpezas suplementares. o cheiro que detectaste provém dos peróxidos que resultam da oxidação do ov, este fenómeno precede a polimerização, mas assim que lavaste todo o circuito preveniu-se a formação dos malditos polímeros. é importante estar atento porque esses peróxidos são um bocadinho corrosivos e com o tempo podem provocar danos a jusante. assim já não há perigo, mas deves seguir as recomendações que te foram feitas.
saúde da boa!
Porreiro, pá!

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

olá manuelcar
acabei de atestar novamente o depósito com gasóleo puro até que apareceu na boca de entrada, acho que estará mais que lavado mas como estou com uma gripalhada daquelas á moda alentejana não consegui definir o cheiro que veio do interior de depósito mas como é a terceira vez que atesto o deposito dessa maneira penso que estará bom agora, de qualquer maneira vou fazer a tal visitinha ao mecânico para efectuar a alteração necessária só espero é que o circuito não ande sempre a ganhar ar, não gosto muito da ideia de ter de andar sempre a mexer nas tubagens, até porque vou acabar por me esquecer disso e só quando parar é que me vou lembrar que tinha de ter purgado a coisa mas enfim tentar pelo menos vou tentar.

o mais que pode acontecer é, se me fartar de andar a fazer purgas por causa do ar, voltar ao esquema original e ter atenção ao cheiro para que aos primeiros ''snifs'' a tinta lavar novamente o depósito.

gostei de saber que estás em forma

aquele abraço

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hynek
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Mensagem por hynek »

a necessidade de purga depende do circuito, se estiver tudo bem apertado, basta purgar de 5 em 5 mil km, talvez ainda menos. o tubo de purga pode passar fora da tampa, para facilitar a verificação e a purga.

uma válvula automática de purga do ar evita estes problemas, mas custa 75 €.
Um abraço
Hynek
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Hilário
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Mensagem por Hilário »

olá hynek...

75 eróis nunca vêm a calhar ia demorar muito atempo até recuperar essa quantia, vou optar por ver se não me esqueço de verificar como está o ar no circuito

um abraço

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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

ola

o sistema que uso por causa do ar e este

Imagem

mas isto e só uma opinião pode não ser compatível com esse carro já me aconteceu o carro parar por causa do ar e isto resolve-me bem o problema

pode ser feito a abertura e fecho de circuitos mesmo com o carro a trabalhar e no fim do ar retirado convém deixar o retorno a admissão.

mas se fizer este sistema não usar nem plásticos (rega) nem material de latão.

abraço
Corsa A1.5D OV40/60

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whitehawk
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Mensagem por whitehawk »

boas!
gostaria de saber se me podem ajudar numa expresso 1.6 de 94 que tenho.
qual a quantidade maxima de ov que puderei adicionar?
será que puderei ir até aos 50%no verão e 30% no inverno?
obrigado.

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hynek
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Mensagem por hynek »

whitehawk Escreveu:boas!
gostaria de saber se me podem ajudar numa expresso 1.6 de 94 que tenho.
qual a quantidade maxima de ov que puderei adicionar?
será que puderei ir até aos 50%no verão e 30% no inverno?
obrigado.
vai por aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3200
Um abraço
Hynek
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whitehawk
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Mensagem por whitehawk »

boas, hynek, eu ja tinha ido a essa parte do forum, mas infelizmente a minha "cobaia" nao aparece aí.
se alguem souber me dar algumas indicações, ou ja tenha testado numa expresso agradecia a ajuda.
obrigado.

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hynek
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Mensagem por hynek »

whitehawk Escreveu:boas, hynek, eu ja tinha ido a essa parte do forum, mas infelizmente a minha "cobaia" nao aparece aí.
se alguem souber me dar algumas indicações, ou ja tenha testado numa expresso agradecia a ajuda.
obrigado.
ok....

pode ser um deste:
renault r5d/extra-express/rapid/1992-96/f8m 736/760/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/bosch/rp opção1
renault r5d/extra-express/rapid/1992-96/f8m 736/761/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/rotodiesel/rp opção3

ou deste:

renault r5d/van/extra-express/rapid/1986-94/f8m 720/730/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/bosch/rp opção1
renault r5d/van/extra-express/rapid/1990-94/f8m 720/730/4cyl./1596ccm/40kw/54,4ps/bhp/4800min-1/rotodiesel/rp opção3
Um abraço
Hynek
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whitehawk
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Mensagem por whitehawk »

boas!
obrigado mais uma vez e desculpa la o lapso pois so li r5.

thank´s.

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MadMax
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Mitsubishi Galant 2.0 TD 98 a OVD10%

Mensagem por MadMax »

até agora sem problemas , e alguns euros mais rico
madmax

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