01.10.2007
o presidente da região de turismo rota da luz, pedro silva, anunciou que vai ser proposto o alargamento à ria e ao habitat envolvente da candidatura do barco moliceiro a património da humanidade.
em declarações à lusa, pedro silva precisou que a proposta deverá ser formalmente apresentada na reunião de outubro da comissão regional de turismo, em que têm assento representantes de 29 entidades, nomeadamente autarquias, associações de agentes de viagens, de hoteleiros e de restauração.
a proposta corresponde a uma indicação não vinculativa da unesco e integra o estudo a ser apresentado, que identifica as valências mais elevadas da candidatura, segundo o presidente da rota da luz. "o estudo aponta para uma questão nova, que é a inclusão do habitat, da ria e das salinas, para que a candidatura seja mais forte, o que implica diálogos necessários com as autarquias locais", explicou pedro silva.
no mesmo sentido, o arquitecto rui losa, que coordena o processo e foi responsável pela candidatura do porto ao estatuto de património da humanidade, havia defendido, aquando da apresentação do estudo prévio, que a candidatura deveria abranger a ria de aveiro e ser aproveitada para corrigir problemas ambientais. falando aos jornalistas sobre o estudo prévio para a candidatura da ria e do barco moliceiro a património imaterial da humanidade, rui losa advertiu que o processo poderá demorar alguns anos.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1306208
algumas fotos da ria:







